27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Ter um grande número de seguidores na página da empresa no Facebook não significa, necessariamente, ter uma fanpage de sucesso. Se os usuários não se engajarem, suas ações na rede social não fazem sentido.

Portanto, o indicador mais importante, aqui, é a taxa de engajamento. Em outras palavras, o número de usuários que interagiu com o seu post em relação à base total de fãs.

Então, imagine uma fanpage que possui 200 mil seguidores e que, em seu último post, recebeu um total de 2.500 interações (comentários, likes, reações e compartilhamentos). Isso significa que sua taxa de engajamento é superior a 1%, o que é considerado ótimo hoje em dia.

A concorrência por atenção no Facebook só aumenta. Afinal, estamos falando da rede social com maior número de usuários, mais de 2 bilhões no mundo. Isso significa que a tarefa de criar uma fanpage de sucesso não é nada fácil. Para tanto, vale a pena conferir as dicas abaixo.

Fanpage de sucesso tem conteúdos relevantes

Tão importante quanto garantir um bom número de fãs, é mantê-los engajados. E qual a melhor forma de fazer isso, a não ser por conteúdos relevantes ao seu público-alvo? E para conseguir essa atenção de sua audiência, procure focar em três objetivos básicos: entreter, motivar e educar.

Ninguém gosta de seguir páginas chatas. Por isso, algumas piadas e imagens divertidas são boas para chamar a atenção e descontrair os seguidores. Até mesmo porque a maioria das pessoas entra no Facebook mais para relaxar do que para se informar.

Em um segundo momento, você também pode publicar mensagens motivacionais para incentivar seu público a agir, tomar decisões e despertar confiança. Por fim, seu conteúdo também deve prestar serviço com informações e opiniões relevantes para o dia a dia.

Com essas três opções, você pode elaborar boas postagens, garantir variedade e presença constante. O estímulo gerado pelas postagens também pode trazer curtidas, interações e compartilhamentos. Tratam-se de um termômetro importante para medir a satisfação da sua audiência.

Disponibilize um recurso de avaliação

Estar sempre aberto às avaliações dos seguidores é muito importante. Por isso, não basta se basear apenas nas curtidas, compartilhamentos e interações pelo inbox. Quanto mais opções, melhor. Então, disponibilize um recurso de avaliação em sua fanpage também.

Eles ajudam a trazer credibilidade para sua marca. E muitas pessoas acompanham a avaliação de quem já usou o serviço ou produto para aderir também.

Os seguidores podem dar de uma a cinco estrelas ao avaliar sua página. O Facebook deve informar uma nota média de acordo com o número de estrelas recebidas, o que pode indicar uma fanpage de sucesso. Comentários sobre pontos positivos e negativos também podem ser publicados por quem avalia.

Como configurar a fanpage para receber avaliações

Para configurar a página de sua empresa no Facebook para receber avaliação, você precisa clicar em “Configurações” e, depois, em “Informações da Página” no menu lateral à esquerda. Classifique sua fanpage na categoria de “Empresa e Organizações” e informe o endereço comercial.

Fanpage de sucesso responde aos seguidores

Já se foi o tempo em que o marketing era uma ferramenta de mão única, na qual apenas as empresas falavam. Graças às redes sociais, os clientes têm voz. Portanto, procure responder a todos os comentários que aparecem em sua página no Facebook, mesmo aqueles negativos.

Isso mostra que – não só para quem comentou, mas também para outros seguidores – que você está preocupado em ouvir as queixas de seus clientes para melhor atendê-los. 

Acompanhe a concorrência

Outra forma de ficar atento ao que dá e ao que não dá resultado é ficar de olho na concorrência. Essa trabalho simples e interessante proporciona boas opções de técnicas que você pode adaptar para o seu negócio. Além disso, você não fica para trás na disputa por um público alvo.

Elabore uma identidade visual caprichada

Mesmo um conteúdo de qualidade precisa de uma boa “embalagem” para chamar a atenção dos usuários. Isso significa, na prática, que uma fanpage de sucesso também cuida da aparência.

Aqui, coloque fotos impactantes no seu perfil e na sua capa. Na descrição, utilize detalhes importantes e, se for o caso, coloque o link de seu site. Personalize bem a sua marca, dessa forma ela é lembrada com mais facilidade.

Use os dados de sua fanpage para outras ações

Como sempre falamos, você não pode ficar preso a uma única ferramenta de marketing digital. É fundamental diversificar seus canais de comunicação. Além de utilizar o Facebook, crie ações em outras redes sociais, faça campanhas de email marketing e construa landing pages.

Para funcionar sua estratégia de marketing digital, todas essas tarefas precisam estar em sintonia. Uma dica é criar conteúdos, primeiramente, no Facebook. Isso porque ele fornece uma resposta imediata da reação de seu público-alvo.

Aí, caso a reação seja positiva para determinada campanha, você pode intensificá-la em suas peças de email marketing. Nessa empreitada, conte com a ajuda do ville Target. Com a ferramenta de automação de marketing, você segmenta sua base de contatos e agenda o envio dos emails.

Posts relacionados