(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O marketing digital para varejo é uma alternativa muito rentável para empresas que precisavam alavancar suas vendas através da internet. É possível assim, conquistar mais clientes.

No Brasil, o boom do marketing digital para varejo aconteceu em 2017. Hoje em dia é quase inimaginável não levar em consideração o e-commerce como uma opção de compra.

Hoje em dia, é grande a quantidade de pessoas com acesso à internet e quando pensamos em compras online esse número também é cada vez mais crescente.

O varejo encontrou nesse ambiente uma ótima oportunidade de crescimento. Portanto, as empresas que ainda não investiram no comércio online seguem desatualizadas e sem destaque, em relação às outras.

Quanto mais rápido as empresas se adaptarem a essa nova forma de atuação dos negócios, mais vantagens competitivas elas terão. Por isso, existem algumas estratégias que são muito utilizadas por profissionais que trabalham diretamente com marketing digital para varejo.

Primeiramente, é muito importante que sua empresa tenha uma presença na internet e foque em medidas efetivas que engajem e fidelizem seus clientes.

Todos esses esforços tem como objetivo se tornarem vendas. Então, acredite: até mesmo os investimentos em planejamento de marketing digital para varejo precisam ter objetivos claros e bem definidos.

Portanto, o marketing digital tem muito a contribuir para o mercado varejista como um todo. É através dele que são criadas diversas estratégias pensadas, que colocam as empresas em evidência na internet. Quando uma marca tem uma sólida presença online, seu cliente se identifica e cria um laço que resulta na troca de valores.

Portanto, os resultados do marketing digital para varejo podem ser mensurados e a empresa saberá se o público foi realmente alcançado e se os esforços com as campanhas estão sendo benéficos. Saiba mais a seguir.

Marketing digital para varejo: o que é?

Em resumo, o marketing digital para varejo se referem às diversas ações realizadas por profissionais de marketing digital, para empresas de varejo. As metas podem ser:

  • Promover produtos e/ou serviços
  • Aumentar as vendas
  • Se antecipar em relação à concorrência
  • Se aproximar dos clientes e com isso, melhorar a comunicação

Ele tem como base o “mix de marketing”. No artigo “Saiba tudo sobre os 8 P’s do marketing digital“, produzido pela Ville Target, falamos com detalhes sobre esse termos.

Outrossim, o seu objetivo maior é melhorar os processos que se relacionam ao consumo e entender as dinâmicas do mercado. Por esse motivo, é tão importante estar à frente da concorrência e se antecipar.

Vamos entender as principais vantagens em fazer marketing digital para varejo?

Vantagens do Marketing digital para varejo

É possível fazer marketing digital para varejo

O marketing digital para varejo segue como uma alternativa a mais para empresas varejistas. Essa é uma opção mais barata do que o marketing tradicional, e que traz muitos benefícios comprovados. Com um custo mais baixo e a possibilidade de usar a internet, o marketing digital para varejo apresenta algumas vantagens, tais como:

Boa parte dele é automático

A automação já é uma prática comum às empresas que tem em mente a importância de automatizar seus processos e potencializar suas vendas.

Ganhando mais espaço, as empresas de automação, como a Ville Target, são uma mão na roda para empresas de diversos setores, e no varejo não seria diferente.

Através da Ville Target você poderá otimizar suas ações de forma simples, aumentando sua amplitude no mercado varejista. Entre no site e conheça o que a ferramenta pode fazer pelo seu negócio dentro do nicho de varejo.

Nesse setor, o varejista pode definir certas estratégias e ter a possibilidade de mensurar resultados, bem como saber qual a abrangência das suas ações. Ficou interessado? Vamos entender mais nos próximos tópicos.

Possibilidade de maior alcance

Outra vantagem do marketing digital para varejo é que através dele você terá acesso a quantidade de pessoas que tiveram contato com o seu conteúdo.

Saber que milhares de pessoas acessam a internet diariamente e que esse é um ótimo local para tornar sua empresa de varejo um destaque, já faz toda a diferença.

Fortalece a marca

Porque não se tornar referência, ganhando autoridade no mercado e fortalecendo a sua marca? Essa é uma oportunidade de ser visto e lembrado pelo seu cliente.

Através do marketing digital para varejo e das técnicas utilizadas, sua marca sempre será lembrada no momento em que o cliente for comprar algum produto do qual você comercializa.

Por isso, é importante que você saiba usar as duas redes sociais para mostrar o seu potencial, faça anúncios patrocinados e mostre os seus principais valores.

Mensuração

Digamos que você investiu numa ferramenta de automação de marketing digital. E aí, o que posso fazer através dela? Você pode começar analisando seus dados obtidos através da ferramenta. Por meio dela, você terá acesso a dados de redes sociais e do seu blog.

Saberá como andam as suas campanhas e qual o impacto delas na mente das pessoas. Outrossim, poderá saber se os seus anúncios estão sendo eficientes e quantas pessoas foram atraídas para o seu blog ou outra mídia através dele. Portanto, você terá um controle maior sobre o seu negócio.

Segmentação

Através da ferramenta de automação da Ville Target, você poderá conhecer de fato o seu público. Essa é uma chance de segmentá-lo, de acordo com a idade, renda mensal, sexo e outros fatores que serão escolhidos por você. Outrossim, terá acesso não só ao conhecimento do seu público alvo, como também da sua persona.

Através do marketing digital para varejo você irá se destacar do seu concorrente e com isso, terá grandes ganhos.

Põe a empresa em posição de destaque ao utilizar o SEO

Varejo

Você sabia que é possível utilizar estratégias SEO no seu conteúdo para o varejo? É muito comum buscar informações acerca de produtos e serviços por meio do Google. Esse site tem sido a principal fonte de dados para tirar dúvidas ou encontrar soluções de problemas.

Por isso, é interessante colocar seu site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, ampliando as técnicas SEO. Esse trabalho pode ser realizado por um profissional de marketing que entenda de marketing digital para varejo.

Ademais, se não puder contratar uma agência ou alguém especializado, pesquise sobre palavras chave, marketing de conteúdo, utilização de links, escaneabilidade, entre outras técnicas.

Se você chegou até aqui, já entendeu que os benefícios do marketing digital para varejo são muitos e investir em SEO faz parte desse processo para alcançar o sucesso. Portanto, alcançar seu cliente mais relevante, melhorar seu posicionamento e fortalecer a sua marca são pontos que você deve avaliar quando estiver na dúvida se essas ferramentas de marketing digital para varejo são válidas.

Quais as melhores estratégias?

Ficou mais claro para você quais são os principais resultados de investir em marketing digital para o varejo? Sua empresa pode alcançar esses benefícios que citamos nos tópicos anteriores, assim como muitos outros.

No entanto, para que todos os seus objetivos se concretizem, é importante que você tenha escrito todas as etapas no seu plano de marketing. Outrossim, faça uso de plataformas e ferramentas que te ajudem a otimizar o seu negócio, usando pouco tempo e por um custo mais baixo.

Em seguida daremos algumas estratégias que você pode inserir agora mesmo na sua empresa.

E-commerce

Uma das primeiras ações para você que deseja investir em marketing digital para varejo é inserir seu negócio na internet através do e-commerce. Através do e-commerce, o varejista poderá vender os seus produtos de forma direta para o seu cliente, independentemente do local onde ele esteja.

Esse método de venda não exige que intermediário, exceto uma empresa de entrega de encomendas, que pode ser requerido no caso de envio de produtos para o consumidor.

Além disso, o seu cliente poderá ter acesso a muitos outros produtos através da vitrine virtual, ou loja virtual, onde serão expostas todas as opções para ele.

Existem algumas plataformas que permitem ao usuário abrir um e-commerce, de forma simples. Para tal, consulte a ferramenta da Ville Target e veja os planos gratuitos que atenda às suas necessidades.

Redes sociais

Marketing Digital para Varejo

As redes sociais são os principais canais de comunicação entre marcas e usuários hoje em dia. O varejista poderá utilizar os números disponibilizados pelas métricas das redes sociais para criar estratégias que atinjam diretamente o seu público. Vamos entender como?

  • Instagram

Essa tem sido uma das melhores plataformas para quem investe em marketing digital para varejo. Por ter um grande apelo visual, o Instagram possibilita às empresas que criem um perfil e divulguem seus produtos através deles. Muitas empresas do varejo têm aderido à essa plataforma, que é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros.

  • Facebook

Outra alternativa de negócio que você pode começar a fazer é criar uma página no facebook. Por meio dela, você poderá criar promoções e oferecer seus serviços e produtos aos seus seguidores. Outrossim, terá a oportunidade de fidelizar antigos clientes e gerar novos através das suas interações.

A medida que mais pessoas forem curtindo suas publicações, o algoritmo do facebook entenderá que seu conteúdo é importante, e passará a mostrá-lo para outros usuários da plataforma.

Vale lembrar que você deve avaliar qual a linguagem do seu público, conhecendo o público alvo e como seu cliente se identifica com sua marca.

Pinterest

A última dica de redes sociais para varejista que daremos é o pinterest. Apesar de pouco utilizado pelo público geral, essa é uma plataforma que tem um grande potencial de vendas.

Além de ser altamente visual, ela possibilita que empresas mostrem seus produtos visualmente para os usuários da internet. Você pode usar e abusar da ferramenta, que é a queridinha das pessoas que seguem tendências da internet.

Blog

marketing digital

Vamos supor que a sua empresa de varejo precisa divulgar seus conteúdos e sua forma de atuação. Qual a melhor opção? Crie um blog! Essa plataforma é muito relevante, tanto para pequenas, quanto para grandes empresas.

Um blog te ajudará a compartilhar textos e outros tipos de conteúdos relacionados à sua marca, com um custo baixíssimo. Para facilitar sua compreensão, daremos algumas dicas de plataformas que você pode começar a usar agora mesmo.

  • WordPress

O Worpress é uma ferramenta que pode ser usado tanto na versão gratuita quanto na versão paga. As duas são bastante funcionais e ajudam  o varejista a divulgar seus produtos. Se você precisa de um layout mais profissional, opte pela versão paga, que oferece mais funcionalidades e opções de laytout.

  • Tumblr

Essa plataforma é um blog, embora nem todos percebem dessa forma. Através dela, você poderá dar foco a vídeos e imagens, o que é muito relevante para varejistas. Ademais, através da plataforma você escolherá se quer compartilhar as imagens e ter um alcance grande.

  • Blogger

Essa é a plataforma do Google, no qual você pode criar um blog. Eles são criados por meio do Blogspot e podem ajudar o varejista a dar os primeiros passos na divulgação do seu produto online.

Marketing digital para minha empresa

Por fim, existem muitas outras ferramentas que podem ajudar bastante a desenvolver as suas estratégias de marketing digital para varejo. Ademais, você pode utilizar as ferramentas do Google para fazer anúncios e visualizar o andamento das suas promoções. Para isso, existe o Google Adwords.

Outrossim, você poderá segmentar suas listas e fazer e-mail marketing. A Ville Target é a plataforma ideal para você realizar essas e outras ações de marketing digital para varejo. Entende agora porque é tão importante investir em softwares de gestão?

Através desses sistemas, você terá mais tempo para pensar no marketing de conteúdo da sua empresa, ou em formas de otimizar e melhorar os seus produtos que serão oferecidos ao seu consumidor final.

Portanto, se você é varejista e quer ter mais lucros e aumentar sua cartela de clientes, é muito importante que você leve em consideração todas as dicas que demos neste artigo e coloque-as em prática.

Outrossim, não esqueça de contar com a ajuda da Ville Target para melhorar cada dia mais o seu negócio. Se for preciso, contrate uma agência de marketing digital para varejo ou faça uma consultoria de marketing para te ajudar a lidar com os processos relacionados ao seu negócio.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !