27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Não é segredo para ninguém os benefícios do email marketing. Entre eles, destacam-se o baixo custo, a alta conversão e a possibilidade de estabelecer uma comunicação direta e personalizada com seus clientes. Mas você só vai perceber essas vantagens quando criar um email marketing matador.

Quanto maior o seu objetivo, são mais detalhes que você precisa se preocupar antes de disparar suas campanhas. Enviar um email marketing, por exemplo, não é o mesmo que enviar um email informal para o seu amigo.

Entre os objetivos do email marketing, podemos destacar a abertura do email e os cliques nos links que ela traz consigo. São muitas responsabilidade para que o email marketing seja de qualquer forma.

Como as campanhas são disparadas para um grande número de pessoas, o processo de criação de um email marketing matador exige tempo e muito estudo. Afinal de contas, é preciso convencer que boa parte da sua base de contatos abra, leia e interaja com a sua mensagem.

7 passos para criar um email marketing matador

Antes de trazermos algumas dicas práticas para criar um email marketing matador, é preciso deixar claro que essa estratégia só funciona quando você dispara suas campanhas para o público certo. Por exemplo, não adianta nada enviar uma promoção de fraldas para quem não tem filhos, né? Não faz sentido.

Portanto, o primeiro passo está em construir de forma orgânica uma base de contatos que realmente tenham interesse nos seus produtos ou serviços. Em hipótese alguma compre listas de email, hein!

O ideal é que você aplique algumas técnicas para melhorar a captação de leads para pegar os contatos dos usuários que visitam o seu site e consomem seus conteúdos.

Na sequência, entra o trabalho de gestão e qualificação dos leads captados. É importante você segmentar a sua base de contatos, adotando uma série de critérios. Pode ser pelos interesses em comum, frequência de compra, dados demográficos e por aí vai.

passos para criar um email marketing matador

Quando você faz isso, a taxa de conversão de seus emails marketing tendem a aumentar significativamente. Mas não é só isso. Veja, a seguir, sete passos para criar um email marketing matador.

1. Faça títulos atraentes, impossíveis de serem ignorar

O título é o primeiro contato do cliente com seu email marketing. Por essa razão, é preciso escrever um título que seja impossível de não abrir a mensagem.

Para garantir isso, seja bastante claro em poucas palavras. Evite passar de 70 caracteres. Aqui, é importante desenvolver o dom de resumir todo o conteúdo enviado. Do contrário, há o risco de que tudo que você escreveu nem seja lido.

2- Personalize o seu email marketing

Apesar de você não estar criando um email para um amigo, existe a necessidade de ser pessoal no email marketing. Hoje, as pessoas querem saber quem está por trás do nome da empresa ou do site. Então, use o seu nome para criar uma conexão mais forte com o leitor.

email marketing matador personalização

Da mesma forma, é importante citar o nome de quem recebe sua mensagem. As pessoas gostam de ser chamadas pelo nome. Isso é um sinal de educação. Esse detalhe pode aumentar as chances de cliques dentro do email.

3- Vá direto ao que interessa

Escrever um email marketing muito longo pode ser fatal, uma vez que você está exigindo do leitor tempo para a leitura. Se ele perceber que você está enrolando demais, vai abandonar a leitura no meio do caminho. Portanto, vá direto ao ponto.

Ajuda muito se você enviar email apenas quanto tiver algo, de fato, para dizer. Aliás, isso nos leva a outra dica importante: os emails marketing devem ser enviados com frequência moderada, para que o cliente não canse das suas mensagens.

4. Identifique-se para o cliente

Existe a possibilidade do cliente ter se esquecido de quando e onde se cadastrou para receber seus emails. Por isso, recomenda-se incluir uma frase informando porque ele está recebendo o seu email.

email marketing matador identificação

Ao fazer isso, você acaba por evitar o descadastramento no email marketing e algo muito pior: que sua mensagem seja classificada como spam.

5- Menos imagens e mais call to action

Utilizar imagens para compor sua mensagem é uma ótima maneira para não deixar sua mensagem maçante. No entanto, o uso excessivo de imagens pode prejudicar sua interação com o cliente. E isso implica uma baixa taxa de cliques.

Aqui, procure dar preferência para o uso de links nos textos e de botões de Call to Action eficientes. Trata-se de uma estratégia para incentivar o remetente à conversão.

6. Campanhas responsivas

Uma das curiosidades do email marketing é que 53% das mensagens são abertas em dispositivos móveis. Nesse sentido, você precisa desenvolver campanhas responsivas, ou seja, que sejam adaptadas para todos os tamanhos de telas.

Então, importar templates de emails marketing para sua ferramenta de que sejam responsivos disparo para sua ferramenta de disparo é fundamental. Aliás, fazer isso no ville Target é muito simples!

7. O poder dos P.S.

P.S., sigla do latim “post scriptum” (escrito depois), é uma ótima opção para reforçar um ponto importante da sua mensagem. Pode ser relembrado, inclusive, alguma ação (através do Call to Action) para que o cliente não se esqueça.

Essa é a sua chance de fechar o seu email marketing matador com “chave de ouro”.

Dica bônus: utilize um bom software de automação

De nada adianta perder um tempão para desenvolver um email marketing matador, se na hora de enviá-lo para a sua base de contatos, a ferramenta de disparo te deixa na mão.

Desenvolvido com tecnologia de ponta e escalável, o ville Target tenta garantir a entregabilidade de suas mensagens para todos da sua base de contatos. No plano gratuito, é possível enviar 3 mil emails por mês!

email marketing matador automação

O software ainda permite segmentar sua base de contatos, o que otimiza bastante o seu trabalho. Dessa forma, você consegue enviar as mensagens mais assertivas para cada grupo de clientes.

Para completar, o ville Target disponibiliza as principais métricas de email marketing. Dessa forma, você consegue avaliar, com precisão, o desempenho de suas campanhas.

Aproveite para baixar nosso ebook sobre “O Poder do Email Marketing” e conheça todos os benefícios dessa ferramenta.

GIF animado email marketing

Posts relacionados