(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Ser empreendedor é o sonho de várias pessoas. A simples ideia de ter mais liberdade, flexibilidade e, com o tempo, ganhos maiores, é definitivamente muito sedutora. Alguns anos atrás, ser um empreendedor significava ter que investir em uma estrutura física e, em alguns casos, diversos equipamentos. Atualmente uma nova modalidade está ganhando cada vez mais força: o empreendedorismo digital.

O motivo pelo qual as pessoas vêm optando por investir no empreendedorismo digital cada vez mais são diversos. As vantagens incluem menores custos iniciais, uma flexibilidade ainda maior e alta escalabilidade. Se você se interessou pelo assunto, siga lendo este artigo pois nós iremos aprofundar ainda mais neste tópico. Discutindo as principais vantagens e estratégias para se dar bem neste negócio.

O que é empreendedorismo digital?

Primeiramente é importante definir o que exatamente é o empreendedorismo digital. Podemos dizer que o empreendedorismo digital é uma forma de empreender de maneira totalmente online. Ou seja, toda negociação acontecerá através de pedidos feitos de maneira digital. Sem a obrigatoriedade de um contato físico entre vendedor e comprador.

empreendedorismo digital empreendedor

Plataformas de vendas online, também conhecidas como e-commerce, são exemplos comuns de empreendedorismo digital. Mas existem outros tipos de formas de empreender na internet. Cursos e aulas online são ótimos exemplos, assim como os influenciadores através de canais do YouTube.

As vantagens do empreendedorismo digital

O motivo pelo qual o empreendedorismo digital está se tornando cada vez mais popular é simples. As vantagens deste modo de empreender simplesmente superam o empreendedorismo tradicional. Não que empreender com uma estrutura física seja ruim, mas, se seus recursos para determinados negócios, o empreendedorismo digital é simplesmente mais atrativo.

Além disso o aumento no número de pessoas com acesso à internet de alta qualidade, associado às formas seguras de pagamento. Ou seja, existiu o desenvolvimento de toda uma estrutura que permitiu que as pessoas considerassem investir no mundo digital.

Mas, a estrutura não é suficiente sem vantagens interessantes. Vamos ver os principais atrativos das pessoas que buscam investir no empreendedorismo digital.

Flexibilidade de horários

Ser empreendedor, de maneira tradicional, já permite uma certa liberdade no horário de serviço. Mas, se você trabalha com uma loja de vendas, ou até mesmo vendas de porta em porta, você estará limitado ao horário comercial.

empreendedorismo digital relógio

Ao optar por trabalhar digitalmente, o empreendedor certamente terá uma maior liberdade de horários. Isso porque, desta maneira, você não precisará manter “sua loja aberta”. Como os pedidos são feitos de maneira digital, você precisa apenas garantir que os mesmos sejam enviados para os clientes no momento correto.

Isso no caso em que existem vendas. No caso de cursos e vídeos, sua liberdade é ainda maior, visto que o maior desafio será na gravação e na edição dos mesmos. Uma vez que esta etapa é finalizada, seu trabalho será tirar dúvidas e dar suporte a quem adquirir o curso.

Investimento inicial menor

Outra vantagem importante do empreendedorismo digital é o menor investimento inicial. Supondo que você decida investir em um e-commerce, por exemplo. Sua necessidade única será um local para estoque de produtos. No começo um cômodo livre da sua casa ou apartamento, ou uma garagem pode ser suficiente. Naturalmente isso depende do tipo de negócio, mas em várias situações isso pode ser o mínimo necessário para começar.

O mesmo tipo de negócio, quando abordado de maneira mais tradicional, significaria investir no aluguel de um ponto de bom movimento. Além disso, toda uma estrutura com galpões, prateleiras de mostruário, computadores e cadeiras deverá ser montada. Por fim, existe ainda a pintura e decoração. Tudo isso é necessário em uma loja de venda de produtos em um espaço físico.

empreendedorismo digital investimento

E, pode-se afirmar que outros negócios, como o de cursos exige uma estrutura física similar, pelo menos em termos de custos iniciais. Balcões e prateleiras são substituídos por mesas e cadeiras, por exemplo.

Público amplo

Quando se trabalha localmente seu público é limitado pelas pessoas da região. Muitas das vezes, dependendo da sua estratégia de marketing, você será limitado apenas às pessoas que passam pelo local onde sua loja ou escritório está situado.

Com o empreendedorismo digital, no entanto, seu público é muito mais amplo. Você consegue alcançar o país inteiro se quiser. Ou pode se limitar à somente seu estado. Mas o fato é que seu alcance será muito maior que apenas sua cidade ou sua região.

Facilidade na expansão

Outro detalhe é a fácil expansão. Uma loja ou um espaço que começa a crescer requer uma ampliação para atender o novo público. No entanto, fazer a expansão de lojas e espaços físicos não é sempre tão simples. Muitas das vezes alterações estruturais são limitadas devido às cláusulas de contratos de locação.

empreendedorismo digital expansão

Além disso, em diversas situações não existe a possibilidade de expandir ainda mais o lugar. Isso devido à restrições dos locais, como outros comerciantes nos arredores. Nestes casos pode ser necessário efetuar uma mudança de localização. O que também não é o ideal, visto que seus clientes tradicionais podem não saber da mudança o que acarreta em uma redução no fluxo de pessoas.

Mudanças então exigem um grande trabalho de marketing e divulgação, além do investimento em uma nova estrutura. Considerando pelo menos gastos com decoração e novos equipamentos.

Negócios digitais não sofrem deste problema. Se você está precisando de mais espaço para estoque, a estrutura necessária pra tal é mínima. Além disso, o local do seu estoque não fará tanta diferença para seus clientes na maioria das situações. O que significa que não será necessário investir em uma campanha de marketing focada na divulgação do novo espaço físico.

Estratégias de empreendedorismo digital

Em geral, o conjunto de estratégias mais adequado para o seu negócio irá variar de acordo com o seu público e seu modo de negócio. Aqui listamos as estratégias mais comumente utilizadas no empreendedorismo digital e, pode ter certeza, se você utilizá-las corretamente suas chances de sucesso serão imensas.

1. SEO

Search Engine Optimization, conhecida como SEO, é essencial para empreendimentos digitais. Trabalhar com o SEO é o que permite que seu negócio seja facilmente encontrado pelas pessoas que buscam por produtos e serviços que você oferece em motores de busca, como o Google.

empreendedorismo digital seo

Investir em SEO é uma estratégia de retorno a médio longo prazo e que pode permitir que seu negócio atinja taxas incríveis de acesso e de vendas. A maneira mais prática de trabalhar com o SEO é através de um blog e o marketing de conteúdo. Basicamente você irá escrever artigos e textos que explicam aos seus clientes e leads como seus produtos e serviços podem ser utilizados.

Normalmente você sempre apresentará soluções para problemas comumente enfrentados pelos seus clientes. Assim, ao invés de escrever sobre seus produtos você apresentará o problema, as consequências e as possíveis soluções. Sendo que seu produto ou serviço poderá ser citado como uma das possíveis soluções para o problema.

2. Captação e nutrição de leads

Trabalhar com captação e nutrição de leads é uma ótima maneira de melhorar o alcance e o lucro de determinados empreendimentos. Para outros negócios, no entanto, a gestão de leads é, simplesmente, fundamental. Portanto, independentemente do tipo de negócio que você montou, sempre considere trabalhar com leads.

Essa estratégia se baseia no fato que nem todos seus clientes saberão, no primeiro momento que sequer tem um problema. E, a partir do momento que eles descobrem que possuem um problema, eles também buscarão por soluções e precisarão, de certa forma, ser nutridos.

Leads captados e nutridos por você se sentirão mais inclinados à investirem nos seus produtos. Isto é, considerando que você faça a nutrição de maneira correta. Além de garantir que você realize o contato oferecendo o produto no momento exato em que o cliente está pronto para fazer a aquisição.

Este trabalho é bem sistemático e temos diversos artigos sobre o tema. Portanto se você quer saber um pouco mais sobre isso, dê uma olhada no nosso blog ou neste ebook.

3. Redes sociais

Se você decidiu investir no empreendedorismo digital, uma das melhores maneiras de divulgar seu negócio é através das redes sociais. Os motivos são diversos, trabalhar nas redes sociais é gratuito. Sim, a grande maioria possui anúncios pagos, mas você não precisa pagar, para fazer uma simples postagem.

empreendedorismo digital rede social

Além disso, redes sociais possuem um aspecto interessante que já discutimos em outros artigos. Trabalhar nas redes sociais permite que você trabalhe em estratégias de marketing de prova social. Que é quando uma grande quantidade de pessoas aprovam seu produto, seja por curtir a sua página ou por realizar bons comentários na mesma.

Estas atitudes criam uma sensação maior de confiança, facilitando a aquisição de novos clientes. Existem outras vantagens de trabalhar nas redes sociais. O número de pessoas que você consegue alcançar, a possibilidade de agendamento de posts e a utilização de fotos, vídeos e textos descritivos por exemplo é mais que muitas plataformas de comércio oferecem.

4. Email Marketing

O email marketing é uma espécie de complemento à estratégia de captação e nutrição de leads. Para captar leads você precisará de iscas digitais, páginas de capturas (ou landing pages) e formulários. Mas captar é apenas uma das etapas, você precisa nutrir os leads.

E a nutrição ocorre através do envio de emails com artigos publicados no blog, divulgação de ebooks, vídeo-aulas, seminários e workshops online. Mas nem sempre seu lead se lembrará do seu produto após uma ou duas semanas da data em que ele acessou seu site. Trabalhar com o email marketing permitirá que você “relembre” seu cliente da sua empresa. Além de falar um pouco dos seus produtos e suas soluções.

empreendedorismo digital email

5. Online Ads

Outra estratégia essencial para que você se dê bem no mundo do empreendedorismo digital são os anúncios online, também conhecidos como ads. No começo do seu negócio, investir em anúncios digitais pode não ser tão interessante. Mas a medida que você cresce e entende melhor seus limites e suas possibilidades, é sempre interessante manter uma quantia fixa dedicada aos anúncios digitais.

Dentre as plataformas de anúncios mais conhecidas podemos citar o Google Ads, que permite que seu anúncio seja entregue exclusivamente às pessoas que buscarem por produtos que você oferece. Além disso, o Facebook ads também é uma ótima opção, pois permite que as pessoas vejam seus anúncios de acordo com o padrão de navegação destes usuários.

Outra opção é investir em anúncios em sites locais, principalmente quando você começar seu negócio. Veja bem, as chances são que, no momento em que você iniciar seu negócio, mesmo que digital, você terá vários clientes locais. Logo, investir uma pequena quantia em sites de grande popularidade na região pode ser uma boa ideia. Principalmente nos casos em que você conhece os administradores do site e consegue um espaço por um custo reduzido.

Dica que vale ouro

Antes de começar seu negócio faça os passos básicos comuns em qualquer tipo de empreendimento. Isso envolve uma análise de viabilidade, estudo do público alvo, definição completa da área de atuação. Também pesquise por fornecedores, credores e a expectativa de retorno do investimento.

empreendedorismo digital dicas

Conclusão

O empreendedorismo digital já é popular atualmente e está ficando cada vez mais comum. Ele possui óbvias vantagens sobre o empreendedorismo tradicional, mas também possui características únicas. Logo, espera-se que o empreendedor digital esteja disposto a aprender cada vez mais.

Em termos de divulgação e marketing, sempre considere ferramentas como o ville Target. Com ele você consegue captar, segmentar e nutrir leads. Tudo de maneira bem prática e simples graças à sua interface amigável, artigos tutoriais na nossa base de conhecimento e nosso suporte ao usuário.

Além disso, se você acabou de abrir seu negócio digital e não tem tantos recursos para investir em uma plataforma. Não se preocupe, o ville Target possui um plano totalmente gratuito, ótimo para quem está começando. E, a medida que seu negócio expande, você pode fazer upgrades no seu plano para que o mesmo continue atendendo às suas necessidades.

automacao de marketing

Posts relacionados