(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Por mais que muitas pessoas tenham essa vontade, nem todo mundo sabe como começar a empreender online. Afinal, as possibilidades são muito variadas! É possível criar cursos online, desenvolver e-Books, se tornar especialista em blogs, enfim. São tantas opções que fica até difícil escolher qual a melhor para você.

Começar a empreender na internet sem um plano de ação pode fazer com que o seu negócio fique estagnado. Ou pior: ele pode até mesmo ser esquecido! Na maior parte do tempo, isso acontece porque as pessoas não têm a paciência de esperar resultados ou simplesmente deixam de acreditar em suas próprias ideais.

Para evitar que isso aconteça, é preciso que você tenha algumas características de empreendedor e consiga montar um planejamento consistente. A boa notícia é que isso não é difícil!

Ao longo deste artigo, você conhecerá o perfil do empreendedor online, o que é preciso para começar um negócio e algumas oportunidades nas quais você pode investir. Então não deixe de acompanhar até o final!

Quais são as características do empreendedor online?

Antes de começar a empreender online, você deve ter autoconhecimento o suficiente para garantir que você se encaixa no perfil de empreendedor. Algumas das principais características desse tipo de profissional são semelhantes ao modelo tradicional (de quem trabalha em ambientes físicos). Afinal, o empreendedor nada mais é que um empresário que investe em sua ideia.

Empreender online: como começar?

Veja quais são as características essenciais de quem quer empreender:

Liderança

Independente de se você trabalha com um quadro de funcionários ou sozinho, a liderança é uma das principais competências do perfil empreendedor. Isso porque você deve ser capaz de liderar não apenas os seus colegas, mas também a si mesmo.

Paciência e persistência

Os resultados de um empreendimento podem demorar para aparecer. Afinal, geralmente eles caracterizam uma ideia única e inovadora que, muitas vezes, o mercado não está acostumado ou nunca se viu antes.

Portanto, é preciso ser paciente para continuar o trabalho até que surja o retorno. Sem essa característica, as chances de que a sua ideia falhe são muito maiores.

Organização

Empreender online é uma tarefa que exige que o profissional atue em diversas tarefas ao mesmo tempo. A organização, portanto, se torna uma característica imprescindível para gerenciar o seu negócio.

Empreender online: como começar?

Quando você investe na sua ideia, é preciso lidar com orçamento, prazos, cronogramas, funcionários, projeções futuras e muitas outras tarefas. O mal planejamento e falta de organização podem atrapalhar bastante a continuidade do negócio e até mesmo fazer com que você desista da sua ideia antes de colher os frutos do trabalho.

Inovação

Por último, não podemos deixar a inovação de lado. Afinal, ela funciona como a grande premissa de empreender online, já que uma nova empresa precisa ter um diferencial para se destacar no mercado. Bons empreendedores estão sempre ligados nas principais tendências do mercado. Eles são antenados, pensam fora da caixa e são capazes de desenvolver soluções inovadoras para os mais diversos problemas.

Isso é muito importante para quem quer ser um empreendedor online. Afinal, o ambiente digital muda quase que diariamente e é preciso estar sempre atento à todas essas mudanças, principalmente se você quer se manter um passo à frente da concorrência.

Agora que você já sabe quais são as principais características desse tipo de profissional, chegou a hora de falar sobre o que você precisa para, de fato, tirar a sua ideia do papel.

Quais são os primeiros passos para empreender online?

Ter uma ideia

Como já falamos acima, o primeiro passo para empreender online é ter uma boa ideia. Por mais que isso pareça algo difícil ou impossível, acredite: pode ser mais fácil do que você pensa.

Empreender online: como começar?

Como o ambiente online muda o tempo todo, as pessoas podem acabar desistindo de suas ideias porque o mercado parece saturado. Porém, essa versatilidade é uma vantagem! Afinal, a internet tem uma demanda constante por novos produtos. Ou seja, se você sair um pouquinho da sua zona de conforto, já é possível ter uma ideia lucrativa.

Empreendedores online têm a facilidade de poder atuar em diferentes nichos: e-commerce, hotmart, blogs, enfim. Você pode vender infoprodutos, produzir vídeos para o YouTube ou qualquer outro tipo de conteúdo. As ideias são infinitas.

Vale ressaltar apenas que o produto escolhido deve ter um diferencial. Se você cair na mesmice de outros empreendedores, as chances de que a ideia não vá para a frente são maiores.

Investimento

Por mais que seja, sim, possível, ter um empreendimento online sem nenhum capital, poder contar com um orçamento prévio é uma ótima forma de garantir que você terá resultados melhores e mais rápidos. Portanto, guardar dinheiro antes de começar a desenvolver a sua ideia é uma boa saída. 

A maioria dos empreendimentos online envolvem a construção de um site ou blog, anúncios nas redes sociais e no Google Adwords, enfim. São características do marketing digital que envolvem um certo investimento para que possam transparecer profissionalismo.

Conhecimento

O bom entendimento do seu mercado de atuação é uma parte muito grande do processo de começar a empreender online. Quanto melhor você entender o nicho de atuação, mais você será capaz de identificar boas oportunidades de vendas.

Logo, você deve procurar a especialização antes de começar a investir na sua empresa. Existem cursos tanto presenciais quanto online que ensinam as melhores técnicas para diferentes áreas. É possível estudar marketing digital, gerenciamento de conteúdo, técnicas de vendas, enfim. Basta escolher a melhor opção para você!

Empreender online: como começar?

Além de garantir a confiança dos seus leads, o conhecimento fará com que o gerenciamento da empresa seja muito mais fácil.

Pronto! Agora que você já conhece as principais características de um bom profissional e sabe o que precisa para ser um empreendedor online, chegou a hora de, de fato, colocar a mão na massa. Isso significa começar a planejar a tirar as suas ideias do papel para começar a colher os frutos do seu investimento!

Então, o que você pode fazer para garantir que o seu negócio seja um sucesso? Felizmente, separamos algumas dicas para você que quer investir no mercado digital. Confira!

Como começar a empreender online

Desenvolva a sua ideia

Agora que você já teve a sua ideia, chegou a hora de começar a tirá-la do papel. Aqui, você deve montar todo o seu plano de negócios para conseguir transformar o pensamento em realidade. 

Existem algumas perguntas básicas que podem ajudar você nesta etapa. Seguem alguns exemplos: 

  • Que tipo de produto ou serviço você quer oferecer?
  • Quem é seu público alvo?
  • Qual é o objetivo do seu negócio?
  • O que você quer mudar no mercado?
  • Em quanto tempo você espera ver o retorno?

Responder todas essas perguntas faz com que você tenha um norte. Ou seja, um caminho a seguir para conseguir observar o retorno do seu investimento. 

Pesquise sobre o mercado

Conhecer os seus competidores também é uma ótima forma de chegar mais perto do sucesso. Afinal, você sabe qual é a forma de atuação pela qual eles optaram e pode identificar pontos de melhoria no seu próprio negócio.

Empreender online: como começar?

A pesquisa de mercado ajuda você a identificar boas oportunidades de vendas, conhecer o público alvo, acompanhar tendências do mercado e, finalmente, garantir que você fique sempre um passo à frente da concorrência.

Existem diversas agências de marketing especializadas em análise de concorrência. Contar com bons profissionais é, inclusive, outro passo importante para se tornar um empreendedor online.

Procure bons profissionais

Mesmo que você queira trabalhar sozinho (por exemplo, na venda de um infoproduto), é essencial que você possa contar com bons profissionais. Afinal, querendo ou não, o marketing digital exige a integração entre diferentes tipos de profissional. É o caso de um redator, um social media, um desenvolvedor web, um designer, enfim. Ele representa o conjunto de profissões que, juntas, permitem que você comece a empreender online da forma mais profissional e amigável para os clientes. 

A multidisciplinaridade é uma característica muito comum do empreendedorismo nos canais digitais. Uma equipe formada por profissionais especializados em diversas áreas tem muita mais chance de chegar ao sucesso de forma conjunta. Por mais que você mesmo consiga executar todas essas tarefas, o nível de conhecimento avançado aumenta as chances de que você consiga avançar por todas as etapas do empreendedorismo online de forma tranquila, sem se deparar com muitos imprevistos ao longo do caminho. 

Principalmente durante a fase de lançamento, considere formar um time para atuar em sua empresa.

Divulgue os seus serviços

Depois que você já tiver um site, páginas nas redes sociais ou qualquer outro canal utilizado pela sua empresa, é hora de começar a divulgar os seus serviços.

Essa é uma das melhores partes de começar a empreender online. Afinal, você consegue realmente pensar fora da caixa e desenvolver as melhores estratégias para chegar até a sua audiência. Além de usar a criatividade, você consegue aumentar consideravelmente o alcance por meio das ferramentas de divulgação. 

Empreender online: como começar?

Felizmente, o marketing digital oferece diversos canais de divulgação. São exemplos:

  • Publicações nas redes sociais;
  • Links patrocinados;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Criação de uma página no Google Meu Negócio;
  • Estratégias de captação de leads e muito mais!

Por isso, use e abuse da sua criatividade. A grande vantagem de ser um empreendedor online é que as possibilidades de divulgação são enormes. E, quanto mais pessoas souberem dos seus serviços, maiores serão as chances de que as suas vendas sejam altas.

Pense na experiência do cliente

Se você quer realmente alcançar o sucesso, será preciso pensar nos seus clientes antes de tudo. Afinal, eles são o público que vão realmente movimentar os seus ganhos e fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais. Dessa forma, torna-se imprescindível que esses clientes se sintam amparados independente da sua forma de negócio. 

Quando falamos de negócios digitais, pensamos logo em canais de atendimento para os clientes. Instalar um chat de atendimento no seu site pode ser a melhor forma de garantir que eles sempre tenham como entrar em contato com você. Além de ser uma forma de comunicação rápida e instantânea, os chat bots também são ótimas formas de garantir o atendimento.

Além disso, você precisa pensar também na experiência dos visitantes no seu site ou qualquer outra plataforma. Garantir a usabilidade do seu site e facilitar a consulta de informações relevantes também é um fator que conta muito para que a experiência do cliente seja positiva. Tente fazer com que as suas páginas sejam o mais completas possíveis e pense em como o usuário se depara com o site. Alguns fatores importantes para garantir a navegabilidade são:

Ao cumprir esses requisitos, as chances de que os clientes consigam usar o seu site e efetuar uma compra são maiores. Assim, você garante a receita estável.

Empreender online: como começar?

O mercado digital oferece muitas oportunidades para quem quer começar a sua jornada de empreender online. Se você precisa de uma renda extra ou ama trabalhar com a internet, essa pode ser a opção ideal para você alcançar os seus sonhos e construir um negócio duradouro!

E, para ajudar você a alcançar o sucesso, não deixe de conhecer as ferramentas de automação de marketing do ville Target. Além de um software que aprimora diversas etapas de uma campanha, oferecemos também diversos materiais para você aprender tudo o que você precisa saber sobre marketing digital, construção de landing pages para captar leads, gerenciamento de redes sociais e muito mais!

Acesse o site hoje mesmo para começar a investir no seu futuro.

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível. Não se esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !