(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Sofre para encontrar ideias de conteúdo para blog? Certamente, você não é o único. Criar novas pautas é um dos grandes desafios para quem trabalha com marketing de conteúdo. E são muitas pessoas, viu?

Segundo a pesquisa Content Trends, 71% das empresas brasileiras já adotam essa prática para captar leads. Afinal de contas, sabemos que o processo de compra da maioria dos consumidores começa na internet, mais precisamente no Google.

Portanto, é fundamental produzir conteúdos de qualidade para aparecer bem posicionado nos resultados e, por consequência, levar tráfego qualificado para o seu site.

E um dos segredos para ter sucesso com o seu blog é manter uma frequência de publicações consistente. Mas chega uma hora que parece que você já escreveu sobre todas as coisas do mundo e mais um pouco, não é verdade? Bobagem! Sempre há informações e novidades que merecem ser compartilhadas.

5 maneiras para encontrar ideias de conteúdo para seu blog

Nesse texto, vamos apresentar algumas maneiras que você pode usar para encontrar ideias de conteúdos para seu blog. Vamos lá!

1. O que os seus clientes estão falando nas redes sociais?

O marketing digital transformou a forma de relacionamento entre empresas e clientes, dando início a uma comunicação de duas vias. Na prática, isso significa que você sabe, praticamente de forma instantânea, o que os seus clientes estão falando sobre seus produtos ou serviços.

Para tanto, é fundamental manter uma rotina de monitoramento de redes sociais. Leia – e RESPONDA! – todos os comentários de seus seguidores. Aqui, leve tudo em consideração: críticas, dúvidas e elogios.

encontrar ideias de conteúdo redes sociais

Em meio a esse processo, você pode descobrir que há informações sobre seus produtos ou serviços que não estão muito claros em seu site. Talvez, isso explique uma venda abaixo do esperado. Como consequência, você já ganha ideias de conteúdo para seu blog: esclarecer as dúvidas de seus clientes.

Quanto aos elogios, você pode selecionar alguns clientes para fazer um post, mostrando cases de sucesso. A prova social no marketing pode ser uma ótima ideia de conteúdo e, de quebra, trazer mais vendas para você.

2. Análise de seus posts no blog

Outra maneira para encontrar ideias de conteúdos está em fazer uma análise de seu próprio blog. Uma das informações fornecidas pelo Google Analytics é o número de acessos de suas páginas.

Se um conteúdo gera muito tráfego, pode significar que ele é muito relevante para o seu público-alvo e persona. Sabendo disso, você pode pensar em outras ideias relacionadas ao assunto desse post. O mesmo raciocínio vale para um blog post que tem muitos comentários.

3. Benchmarking com frequência

Você ainda deve incluir na sua rotina o benchmarking no marketing digital. Faça uma pequena lista de seus principais concorrentes e comece a monitorar o que eles andam produzindo em blog, redes sociais e canais do YouTube.

encontrar ideias de conteúdo benchmarking

É claro que você não vai copiar na cara dura o conteúdo. Aliás, além de não ser nada legal, o Google pune as páginas que não produzem conteúdos originais. Mas você pode se inspirar em conteúdos produzidos pelos concorrentes, sim.

4. Referências externas

Algumas novidades de fora demoram a desembarcar no Brasil. Por isso, é interessante buscar referências de blogs estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos. Além de ser uma outra forma de encontrar ideias de conteúdo, você ainda tem chances de ser um dos primeiros a produzir um conteúdo sobre esse tema em português.

Aí, quando esse assunto ganhar força no Brasil e as pessoas começarem a pesquisar por ele na internet, você tem grandes chances de aparecer na primeira página do Google.

5. Google Trends

Utilizar o Google Trends antes de produzir conteúdo é uma mão na roda. Você nem precisa fazer cadastro para usá-lo. Ao entrar no site, já é possível visualizar os assuntos mais comentados do mundo. Aí, o ideal é filtrar a busca por temas de acordo com o seu interesse.

A ferramenta ainda permite fazer um histórico das palavras-chave. No exemplo abaixo, é possível visualizar o volume de buscas pelo termo “marketing de conteúdo” no Google nos últimos 12 meses.

encontrar ideias de conteúdo Google Trends histórico

Para completar, você consegue fazer uma comparação de dois termos para saber qual tem mais volume de busca. Isso pode te ajudar a definir quais palavras-chave otimizar em suas próximas publicações.

encontrar ideias de conteúdo Google Trends comparação

E depois de encontrar ideias de conteúdo para seu blog?

Ao fazer esse exercício regularmente, você não terá mais dificuldade para encontrar ideias de conteúdo para seu blog. Aí, chega à hora de colocar a mão na massa e produzir seus conteúdos.

Para fazer um conteúdo relevante e que realmente se destaque nos resultados de buscas do Google, recomenda-se fazer um texto bem robusto. O tamanho ideal de um artigo de blog para ser otimizado costuma ser de 2.000 palavras. Então, reserve bastante tempo para a sua produção, o que inclui pesquisa de diversas fontes.

Por fim, e não menos importante, você deve divulgar seus posts novos em todos os canais. Isso ajuda a aumentar a sua audiência e, consequentemente, a captar novos leads e estreitar o relacionamento com os clientes antigos.

E você não precisa mais perder muito tempo na questão da divulgação. Entra em cena, a ferramenta de automação de marketing. Com o ville Target, você consegue disparar suas novidades por email para toda a sua base de contatos e ainda realizar o agendamento de posts nas redes sociais.

Sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados