(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Um dos principais desafios de instituições de ensino à distância é a retenção dos alunos. É uma característica do público e da técnica de ensino. Ações de marketing contínuo podem ajudar, portanto tanto na matrícula de novos alunos como na retenção dos alunos atuais. Além disso, a automação de marketing pode ajudar no envio de mensagens e comunicados. No artigo de hoje veremos como a automação de marketing auxilia instituições de ensino à distância.

Ensino à distância: principais desafios

A modalidade de ensino à distância é bem forte no Brasil. Como existe uma grande quantidade de pessoas que trabalham e querem se qualificar cada vez mais, fazer cursos semi-presenciais ou à distância é a maneira mais prática. Isso sem contar na parte financeira, que é outro ponto essencial para profissionais que tem outras obrigações financeiras e podem investir apenas uma pequena parte do seu orçamento mensal na sua educação.

Portanto, o número de matriculados por semestre tende a não ser um grande problema em várias unidades de escolas de ensino à distância. Sim, é verdade que sempre existem situações em que a quantidade de matriculados foi menor que o esperado. Nestes casos ações de marketing voltadas à divulgação e aumento do interesse nestas áreas podem ser necessárias.

Dito isso, ações de marketing contínuas, que visam divulgar a escola e os cursos, costumam ser o suficiente. Naturalmente que os meses de janeiro, fevereiro, junho e julho merecem um reforço nas campanhas, já que são os momentos de matrícula.

ensino à distância estudante

Mas, se a procura não costuma ser um grande problema, a retenção acaba sendo a peça chave para instituições de ensino à distância. Como este público está dividido entre serviço e estudos (e em alguns casos a família e filhos), a taxa de evasão é muito alta, principalmente em cursos mais longos.

Um último problema em instituições de ensino à distância é que os avisos devem ser passados, em sua totalidade, por email. Sim, alguns avisos podem ser simplesmente postados no portal acadêmico ou sistema interno. Mas, o envio de um email aumenta significativamente as chances do aluno ver a mensagem ou o comunicado. Lidar com essa imensa quantidade de emails nem sempre é fácil.

Automação de marketing como uma solução

Como vimos, existem alguns problemas relacionados às instituições de ensino à distância. Felizmente existe uma ferramenta única que pode ajudar de verdade a resolver vários destes problemas. Não estamos falando de milagres nem de mágicas, obviamente. Ainda será necessário estudo e adequação do sistema para cada escola e para cada problema específico.

ensino à distância ideia

E é exatamente isto que veremos agora, como a automação de marketing pode auxiliar instituições de ensino à distância na solução parcial ou total de três problemas:

  1. Divulgação e atração de novos alunos
  2. Retenção dos alunos
  3. Problemas de comunicação em geral

Apenas atenção na hora da escolha da ferramenta de automação de marketing. É essencial que ela tenha um bom sistema de segmentação de leads, que será essencial neste caso. Além disso, a confiabilidade do sistema de envio de emails também será importante no caso dos emails de comunicados para alunos atuais. Aqui, nós sempre recomendamos o villeTarget que certamente conta com um plano que pode te atender.

Mas, sem mais delongas, vamos às soluções dos problemas.

Divulgação e atração de novos alunos

É essencial que você divulgue sua instituição de ensino, os cursos oferecidos, as maneiras de ingressar nos cursos e outras informações deste tipo. Várias instituições recorrem ao marketing tradicional composto por panfletos, anúncios de TV, outdoors, entre outras ferramentas que não são digitais.

Não existe nada de errado na prática deste tipo de marketing. Mas, do ponto de vista do retorno do investimento, o marketing digital está cada vez mais adequado para este tipo de tarefa. Como uma instituição de ensino à distância visa atrair um público entre 18-40 anos, trabalhar com email marketing e divulgações nas redes sociais pode ser muito eficaz.

A automação de marketing pode ajudar, portanto de duas formas diferentes. Uma delas é através do email marketing, que explicaremos com mais detalhes logo a seguir. A outra é com agendamentos de postagens nas redes sociais. Você pode programar postagens automáticas que divulgam a sua instituição nas redes sociais, os cursos e vários outros aspectos.

Tudo isso em horários estratégicos o que vai garantir uma alta taxa de visualização. Este tipo de agendamento não pode ser considerado 100% automático, visto que a ação depende de um agendamento prévio. Mas ele é muito útil pois não exige que você esteja disponível na hora da postagem. E como o software “não esquece”, não existe o risco da postagem não ser feita diariamente. Considerando que ela foi devidamente agendada.

Começando com o email marketing

O email marketing para instituições de ensino à distância é extremamente similar ao de qualquer outra empresa. Pelo menos no que diz respeito às configurações e infraestrutura inicial. Você precisará, basicamente, de um site para captação de leads e divulgação de conteúdo. Isso já é algo essencial para instituições de ensino à distância, então o primeiro passo já foi concluído.

Em seguida, será necessário criar listas de email com campanhas segmentadas de acordo com o interesse de cada lead. Se determinado lead mostrou interesse no curso de engenharia, então você pode encaminhar emails semanais falando sobre a engenharia, as atribuições de um engenheiro, a remuneração média e por aí vai.

Essa segmentação é essencial para que um lead com interesse em direito, por exemplo, não receba informações irrelevantes de um email que visa despertar o interesse e atrair pessoas que sonham em cursar engenharia (e vice-versa).

Um detalhe é que estamos falando em instituições de ensino superior mas estas dicas são válidas para qualquer tipo de instituição de ensino à distância. Sejam instituições de ensino técnico, cursinhos pré-vestibular online, cursos preparatórios para concurso, treinamentos industriais. Enfim, independentemente do setor específico, estas dicas também são válidas.

Mas enfim, uma vez que você possui diversas listas e campanhas já segmentadas é só aguardar. Os leads serão captados através das páginas de captura e eles receberam informações sobre os cursos regularmente. Faça campanhas específicas nas épocas de matrícula (janeiro/fevereiro e junho/julho). Se este calendário se aplicar ao seu modelo de negócio, naturalmente.

Como já dissemos, em várias situações matrículas podem não ser o principal problema. Com uma estratégia de email marketing bem montada e com uma boa execução. Então as chances de problemas com matrículas serão cada vez mais raros.

Retenção de alunos

A evasão de alunos de cursos pode ter diversas causas. A mais comum é a falta de tempo para realizar todas as atividades no curso, trabalho e família. Nestes casos recomendamos que você mantenha o envio periódico de emails com campanhas que visam manter o interesse do aluno no curso.

São várias as campanhas que podem ser trabalhadas. A primeira e mais básica são os famosos casos de sucesso. Envie, talvez mensalmente, casos reais de sucesso de alunos formados na sua instituição. Estes casos devem contar, em forma de texto ou vídeo, a história de alunos que também tinham dificuldades para lidar com todas as responsabilidades, mas, felizmente conseguiram finalizar o curso.

ensino à distância formatura

Essas campanhas podem ser enviadas para todos os alunos atuais e podem ser mensais, visto que exigem uma grande quantidade de recursos. Mas elas não são as únicas. Além da parte motivacional, também envie campanhas de email que indicam para o aluno onde ele consegue ajuda.

Por exemplo, ao perceber que determinados alunos não enviaram alguma atividade, o sistema pode indicar os recursos disponíveis para alunos com dificuldade. Algumas instituições de ensino contam com monitores em várias cidades, nestes casos o sistema pode enviar um email com o endereço da escola mais próxima do aluno, o nome do monitor da disciplina e o horário de atendimento.

Ou seja, se o problema é a retenção, então existem técnicas de melhorar este indicador através do email marketing. Tanto pela parte motivacional quanto pela parte mais técnica.

Envio de comunicados e exercícios

Pense em uma instituição de ensino presencial. O professor passa todas (ou a grande maioria das atividades) na sala de aula. Se existe uma tarefa, isso é comunicado presencialmente. Nos feriados estendidos os alunos ficam sabendo se haverá aula ou não com os professores presencialmente.

ensino à distância computador

Caso o aluno falte de aula ou não esteja atento no momento do comunicado, não tem problema. Ele tem um contato muito próximo com a grande maioria dos colegas de sala. Logo fica fácil saber se terá ou não aula naquela segunda-feira antes do feriado de terça. Também é fácil de ser lembrado de provas, datas de entregas de trabalho e outras informações importantes.

Mas, no caso de instituições de ensino à distância, a história é diferente. O contato físico com o professor ou até mesmo com os alunos de sala é bem menor. Logo, é essencial que exista uma maneira eficiente de envio de comunicados para os alunos. Qual a solução proposta? Emails, naturalmente!

A utilização de um portal acadêmico onde todos os comunicados são postados é interessante. Mas o problema é que nem todos os alunos checam o portal acadêmico diariamente. O email, por outro lado, é checado diariamente na maioria dos casos. Especialmente considerando que os smartphones modernos avisam sempre que um novo email é recebido.

Automatização de envio de comunicados através do email marketing

Este é um dos usos do email marketing mais incríveis. Veja bem, o email marketing foi concebido como uma plataforma de automatização do envio de emails e campanhas que visam atrair ou fidelizar seus clientes. Logo, o envio de comunicados não é a principal função executada por softwares de email marketing.

ensino à distância email

Mas em escolas este tipo de tecnologia consegue ser a solução perfeita para um problema comum. Primeiramente é essencial que todas as suas turmas e cursos sejam segmentados internamente no seu software de email marketing. Assim turmas do curso A não receberam mensagens direcionadas ao curso B.

Pronto, o próximo passo é basicamente criar os emails e as campanhas quando for necessário. Por exemplo, você pode enviar um comunicado único, informando os alunos alguma alteração relevante. Ou você pode enviar uma série de emails que relembram os alunos de provas que se aproximam.

Sempre que uma nova atividade é adicionada ao site também, você pode enviar uma mensagem aos alunos falando que a mesma está disponível. Enfim, os possíveis usos são diversos, mas todos visam tornar a comunicação mais simples, prática e automatizada. Assim, nenhum aluno poderá dar aquela desculpa que não sabia que tinha exercício avaliativo.

Dica:

O que você faz quando um aluno conclui um curso na sua instituição de ensino à distância? Envia o certificado ou o diploma e pronto? Manda uma mensagem de parabéns? Uma dica bem interessante é a seguinte, tente atrair este aluno para novos cursos que sua instituição oferece.

Se você trabalha com cursos superiores à distância e também oferece especializações, então envie emails para divulgar estes cursos de pós-graduação oferecidos. Se sua empresa trabalha com cursos industriais, então vamos supor que alguém finalize o curso de eletrônica básica, porque não enviar a sugestão do curso de eletrônica avançada?

ensino à distância formado

A dica que estamos dando é basicamente mostre ao aluno concluinte que os estudos não devem acabar quando o cursos atual acaba. Mostre para ele as opções disponíveis e, se quiser dê “condições especiais para formandos”. E lembre-se, as chances de sucesso com este tipo de campanha é muito mais alta porque é um lead que você tem certeza que gosta da área. Além disso ele já conhece a instituição de ensino, um fator que pode ser decisivo.

Onde aprendo mais sobre o tema?

Este artigo é até um pouco longo, mas não é nem de perto suficiente para que você entenda todas as possibilidades do marketing digital. E somente entendendo como a automação de marketing funciona que você poderá utilizá-la na sua instituição com sucesso. Isso porque aí você poderá adaptar a ferramenta para a sua necessidade em específico.

Portanto, para aprender mais sobre o tema, recomendamos que você assista nosso workshop de automação de marketing. O mesmo está em formato de vídeo, mas se você prefere ler, pode verificar nossos materiais gratuitos onde contamos com vários ebooks sobre o tema. Isso é claro, se contar este blog que possui centenas de artigos sobre os mais variados temas.

E, é claro, dê uma olhada nos nossos planos. Como trabalhamos com vários planos diferentes, certamente temos um que atende sua escola, independente do tamanho da mesma.