27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

De acordo com pesquisa da Arekestall, 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca. Na prática, isso significa que, se o seu site aparece nos primeiros resultados do Google, é bem provável que receba um bom fluxo de visitantes.

Acontece que muitos deles ainda não estão preparados para fechar negócio com você, eles ainda estão na fase de pesquisa. E de nada adianta levar muitos usuários para o seu site, se eles forem embora sem deixar seus contatos. Aqui, é fundamental ter uma estratégia para captar leads.

Afinal de contas, vamos combinar: se visitaram o seu site, eles têm, de alguma maneira, interesse em seus produtos ou serviços. Enfim, são clientes em potenciais que você não pode simplesmente deixá-los embora sem mais nem menos. Pelo menos algum contato, um e-mail que for, você deve conseguir para dar sequência ao relacionamento.

A seguir, entenda a importância de captar leads para o seu negócio e veja como fazer isso com eficiência:

O que é lead?

Se ainda não está claro o que significa lead, vamos tirar essa dúvida agora mesmo. Trata-se, basicamente, de qualquer pessoa que demonstrou interesse nos produtos ou serviços da sua empresa e, de quebra, deixou algum dado para que você entre em contato com ela.

Imagine, então, uma escola de idioma. Uma mãe entra na unidade e pergunta se há curso de inglês para seu filho de oito anos. Ela ainda pergunta valores e horários disponíveis e, depois, diz que vai pensar um pouco. Antes de ela ir embora, é fundamental que um funcionário dessa escola solicite algum dado, como e-mail ou telefone da mulher, para dar continuidade no atendimento. Em outras palavras, captar leads.

Como captar leads no mundo online

No mundo online, captar leads exige mais trabalho que pessoalmente. Isso porque o usuário não se sente obrigado a fornecer seus dados. Ele pode, simplesmente, sair do seu site quando quiser.

O primeiro passo para captar leads está na atração de potenciais clientes para o seu site. Se você tem uma empresa de serviço, procure criar conteúdos extremamente relevantes em um blog. Ao longo do texto, peça que o usuário deixe seu e-mail, caso ele queira receber mais conteúdos do tipo. Outra maneira está em oferecer o download de um e-book ou de uma planilha, um material mais robusto, em troca do e-mail do usuário.

Uma loja virtual pode ser mais ousada e dar 10% de desconto na compra para o usuário que cadastrar o e-mail no site. Enfim, há muitas iscas que você pode usar para captar leads. O importante é não apostar todas as suas fichas no formulário de cadastro de seu site, ainda mais se ele for extenso demais, o que faz os usuários desistirem do preenchimento.

O que fazer depois de captar leads

Boa parte dos visitantes do seu site estão cadastrando seus e-mails? Parabéns! No entanto, captar leads é apenas uma parte do trabalho. É preciso ir muito além. Agora, é importante classificar todos os contatos de acordo com seus objetivos e interesses.

Imagine que você tenha uma loja virtual de roupas e acessórios. Se um lead demonstrou interesse nos produtos de moda feminina, não adianta enviar promoções de peças masculinas. Esse lead deve receber campanhas de e-mail marketing de produtos femininos. Assim, você fica mais próximo da conversão.

Portanto, lembre-se de classificar sua lista de contatos conforme seus interesses. Na sequência, envie campanhas para manter esses usuários por perto. Afinal, eles são clientes em potencial e estão próximos de comprar de você.

Conheça a ferramenta de automação de marketing ville Target

Toda essa estratégia, desde o processo de captar leads até a conversão, exige muito trabalho que pode ser encurtado com uma ferramenta de automação de marketing. A plataforma ville Target deixa essas tarefas muito mais rápidas e eficientes para você.

De forma intuitiva, você cria campos personalizados para cadastro de leads. Na sequência, em poucos minutos, você cria listas segmentadas e programa suas campanhas de e-mail marketing. Automatizar todos esses processos faz com que você tenha mais tempo e energia para se dedicar nas ações que realmente interessam para o seu negócio.

Cadastre-se já no plano gratuito do ville Target

Como se não bastasse oferecer inúmeras funcionalidades, o ville Target é a primeira plataforma grátis de automação de marketing do país. Isso mesmo, você não paga nada para usar e abusar de todos os recursos disponíveis na ferramenta, sem limitação de tempo.

Na versão gratuita, é possível captar até 300 leads, disparar 3 mil e-mails por mês, criar 3 campanhas e 2 landing pages. Que tal dar uma impulsionada na sua estratégia de marketing digital agora mesmo?

automacao de marketing

Posts relacionados