(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é CRM e como sua gestão pode melhorar o relacionamento entre sua empresa e seus clientes? Leia este artigo e entenda a importância do CRM para a sua empresa. 

Administrar o tempo para suas estratégias é dos problemas que você enfrenta hoje em dia? Pois saiba que você não está sozinho nessa. Muitas pessoas gostariam de ter mais horas no dia para resolver questões que levam tempo. Com esse mundo cada vez mais acelerado, temos a sensação de que nos falta mais tempo do que nos sobra.

Se isso fizer sentido para você, provavelmente o CRM seja a ferramenta que você precisa para otimizar algumas estratégias. Uma delas, é melhorar a sua relação com o cliente, uma vez que a sigla significa “Gestão de Relacionamento”.

Ele é um software que tem a função de conduzir uma relação com o seu consumidor, com foco na fidelização e satisfação. Esse relacionamento ocorre por meio da automação, que organiza os processos e tem como benefícios o aumento dos lucros e a redução dos gastos.

Esse termo pode ser desconhecido para você, já que apenas profissionais de marketing tem conhecimento de determinadas estratégias. Se esse for o seu caso, continue conosco para saber a importância do CRM e porque você deve passar a estudar mais sobre isso.

Implementar o CRM pode ser uma das melhores soluções para sua empresa resolver problemas. Neste guia falaremos sobre qual a importância do CRM, bem como os benefícios e como implementar na sua empresa.

O que é CRM?

Como está o relacionamento com o seu consumidor? Se você não sabe a importância do CRM ou da gestão de relacionamento com o cliente, pare tudo para ler este artigo da Ville Target.

O Customer Relationship Management (CRM) é um software que todas as empresa deveriam investir. Ele personaliza as interações com os consumidores e por esse motivo muitas empresas têm adotado essa solução de negócio. 

No entanto, o CRM não é somente uma tecnologia e precisa do conhecimento do ser humano para funcionar. Vamos entender mais adiante.

Qual a importância do CRM na sua empresa?

Antes de implementar um CRM na sua empresa, é muito importante que você entenda que ele não é apenas o sistema. Será necessário criar todo um planejamento com ações para que a utilização do software traga algum resultado positivo para a empresa.

No entanto, se você ler este artigo e anotar todas as dicas que daremos aqui, será fácil perceber a importância do CRM para sua empresa.

Um dos principais benefícios encontrados está na melhoria da experiência dos usuários quando entram em contato com a marca. Esse é o principal objetivo quando se inicia uma estratégia CRM. O foco é direcionar as ações para promover a satisfação do cliente.

Essa estratégia do Inbound Marketing contribui na geração de mais negócios, no aumento do ticket médio e na retenção dos clientes. Falaremos com mais detalhes nos próximos tópicos.

Quando se trata dos processos internos, o CRM pode ajudar a sua empresa a concentrar as principais informações num só lugar. Ou seja, há a redução de ruídos e dados importantes podem ser acessados mais rapidamente e sem burocracias.

Ademais, o CRM possibilita a automação de tarefas, que é um das melhores coisas que o marketing digital trouxe. A automação facilita as rotinas diárias das empresas e torna os processos mais ágeis. Como consequência, toda a equipe ganha, pois a produtividade pode aumentar vertiginosamente.

Se você deseja desenvolver e implementar o CRM como estratégia na sua empresa, é preciso que, ao adquirir a plataforma, você também faça um planejamento de como todas as ações ocorrerão. Para tal, contrate um profissional de marketing digital ou uma agência digital que te oriente nessa missão.

Agora que você já sabe a importância do CRM e de implementar na sua empresa, vamos entender melhor algumas das principais vantagens?

Benefícios de implementar o CRM

Ferramenta

Você pode estar nesse momento se perguntando “qual benefício terei ao inserir o CRM na minha empresa?”. Neste artigo, te daremos alguns motivos para você levar essa estratégia a sério.

A seguir, listamos alguns benefícios que irão despertar o seu interesse em investir no CRM hoje mesmo. 

Ampliar sua visão de negócio

Muitos gestores têm visões limitadas sobre o seu próprio negócio. Isso acontece porque às vezes eles estão tão focados nos resultados que esquecem das rotinas diárias e dos mínimos processos, que também merecem atenção.

Se você é gestor e não consegue visualizar de maneira holística todos os processos, é hora de rever sua forma de gerir a sua empresa. Através do CRM, será possível ter uma visão maior sobre o que acontece nela.

Ademais, alguns recursos desse sistema te possibilitará centralizar algumas informações, que ficarão disponpiveis para todos, inclusive colaboradores. Tudo isso fará com que a tomada de decisões seja mais ágil, mesmo naqueles projetos em que muitos setores da instituição são envolvidos.

Através do CRM, será possível coordenar setores específicos ao mesmo tempo em que acompanha de perto outros setores que se relacionam

Você conseguirá também identificar os maiores problemas que afetam o funcionamento da empresa. Assim, poderá trabalhar em cima do que vem atrapalhando o alcance dos seus objetivos. Em resumo, o CRM te dará uma visão onde você poderá agir de forma mais certeira.

Por isso, é altamente relevante que você, gestor, tenha conhecimento sobre a importância do CRM.

Sustentabilidade na produtividade

Como estimular a criatividade do funcionário é um dos principais desafios dos empresários. Ter uma equipe que funciona em pleno vapor ainda é o sonho de consumo de muitos eles. 

No entanto, a produtividade sustentável, que é a se mantém durante um longo tempo, ainda é uma dúvida recorrente. Pois isso já é possível ao investir em CRM. Ele promove um ganho na produtividade do colaborador, o que é algo benéfico para todos. 

O que acontece é uma melhora nos processos diários e na comunicação. Essa é mais uma importância do CRM, que otimiza bastante as horas de cada pessoa envolvida na sua empresa.

Tenha controle sobre os Follows-up de venda

importância do CRM

Se você já conseguiu vender seu produto logo no primeiro contato, está de parabéns. Infelizmente, essa não é uma realidade de muitas empresas, que precisam recorrer ao follow-up para finalizar um processo de venda.

E é nesse momento de acompanhar o seu cliente que alguns vendedores se veem com certas dúvidas ou mesmo se atrapalham. Isso se deve a falta de organização ou pelo medo de parecer invasivo. Como resultado, muitos leads são deixados de lado após os primeiros contatos, o que significa uma grande perda.

Cerca de 80% dos contatos requerem pelo menos 5 follow-ups antes de realizarem uma compra. Ou seja, ao entender isso e a importância do CRM, você terá mais chances de reter mais clientes e acompanhar de forma mais eficiente os seus clientes.

Planejamento inteligente

O planejamento estratégico é uma das partes mais importantes que você deve dar atenção. É nele que você terá a base de onde você quer chegar.

Para ter essas informações, é muito importante que você atualize seu planejamento sempre que possível. É através dele que as possíveis mudanças podem vir a ocorrer. E é aqui que o software do CRM pode te ajudar, pois ele centraliza todas as informações sobre a sua empresa.

O principais dados que podem ser armazenados são:

  • Histórico dos seus clientes (de interações e compras)
  • Informações sobre os seus clientes
  • Setores e seu desempenho

Acompanhe o desempenho da sua empresa

Você sabia que o CRM é uma ferramenta bastante útil para acompanhar a sua empresa em tempo real. A análise do desempenho é importantíssimo, e nem sempre ficará claro para você sobre os sinais de fraqueza que seu negócio pode mostrar.

A importância do CRM vem exatamente nesse momento de avaliação, dando a você uma visão realista sobre o todo. Ademais, é possível analisar as mínimas informações, como por exemplo quantos leads um vendedor consegue transformar em clientes em potencial.

Ticket médio

O CRM impacta de forma positiva nas suas vendas e isso é cada vez mais visível na leitura desse texto. Outrossim, essa ferramenta tem o poder de aumentar a produtividade, aprimorar as vendas e ajudar de forma significativa no planejamento estratégico.

Portanto, essa já é uma ótima razão para você implementar na sua instituição essa ferramenta super valiosa.

Fortaleça a sua marca

Entenda a importância do CRM para sua empresa

Você se preocupa com a sua gestão de marca? Caso você nunca tenha ouvido falar nesse termo, pare tudo agora para ler nosso artigo sobre branding e gestão de marcas

Esse é um termo que se refere a forma como você se posiciona no mercado e como os clientes a veem. Ou seja, o seu comportamento impacta na forma como seus clientes, parceiros, concorrentes, etc te enxergarão. 

Através do CRM, será possível, de forma indireta, fortalecer a sua marca e melhorar o seu posicionamento diante do cliente. Isso é algo bastante positivo e mostra mais uma vez a importância do CRM

Ademais, o CRM te ajudará a converter mais clientes, acompanhá-los e ter melhores resultados nos seus negócios. No caso da existência de algum problema, uma equipe estará de plantão para auxiliar o seu cliente. 

Outrossim, será possível tomar decisões de forma mais ágil, orientando-se através de dados. Por fim, o CRM é responsável pela fluidez de muitos processos. Além disso, sua marca estará melhor posicionada no mercado.

Depois de ler este artigo, ainda resta alguma dúvida sobre a real importância do CRM nas suas estratégias de vendas

Quais as etapas para implementar um CRM?

Agora que você já sabe todos os benefícios e a importância do CRM sendo implementado na sua empresa, vamos conhecer as etapas principais de implementação desse sistema, começando pelo planejamento até a análise da estratégia.

Planejamento Estratégico do CRM

Toda ação ou implementação de sistemas novos de uma empresa deve passar pela parte de planejamento. Ela será a base de todas as estratégias da sua empresa. Por isso, você deve:

  • Fazer uma análise da sua empresa: fazendo uma análise geral da sua empresa, é possível saber sobre o contexto de implementação da estratégia CRM e quais as reais necessidades do seu negócio. Como você está se relacionamento com seu consumidor? O que será preciso? Qual o orçamento existente? Essas e outras perguntas serão importantes para que você tenha uma visão holística do seu negócio.
  • Definir seus principais objetivos: Após o mapeamento do cenário, trace as suas metas. O que você realmente quer alcançar ao investir em CRM? Desmembre todas as suas metas. Ademais, defina os seus KPIs para saber se no fim, atingiu seus objetivos.
  • Escolher a sua equipe: essa é a etapa onde toda a equipe estará envolvida. Portanto, reveja as responsabilidades de cada um dentro da sua estratégia.
  • Escolher a sua ferramenta de CRM: a ferramenta que você irá utilizar, será determinante na sua estratégia. Por isso, escolha uma que faça integração com outras ferramentas, permita a geração de relatórios e tenha uma boa capacidade para armazenar dados.

Execução da sua estratégia de CRM

Agora chegamos a etapa de execução da sua estratégia de CRM. Aqui você deverá criar um fluxograma com cada processo e usar todos os dados da etapa anterior para configurar a ferramenta. Além disso, deverá alinhar juntamente com a sua equipe o uso da ferramenta.

Análise da sua estratégia de CRM

Chegamos a parte na qual analisamos se as estratégias chegaram ao seu objetivo principal. Aqui você deverá analisar os KPIs e se orientar por elas. A partir daí, você poderá ajustar sua estratégia a fim de eliminar o que não deu certo. 

Percebe que implementar um CRM é uma ótima oportunidade para a sua empresa? No entanto, lembre-se que o sistema não trabalha por si só. Ele exige um conhecimento humano para configurar a estratégia e a ferramenta, de forma a alcançar seus principais objetivos.

Agora ficou mais claro para você entender a importância do CRM na sua empresa. Quando você coloca seu consumidor como o foco principal, perceberá que os resultados poderão ser mais que positivos.  

Portanto, se quiser conhecer essa e outras estratégias de marketing digital, acesse os conteúdos do site da Ville Target. E não deixe de conhecer os planos dessa ferramenta de automação.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !