(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Vamos supor que você esteja iniciando um negócio, mas não sabe por onde iniciar sua estratégia de marketing. Antes de tudo, conheça a sua persona. Neste artigo você saberá o que são personas e porque ela é fundamental para o seu negócio.

Possivelmente, você já ouviu falar muito sobre personas, público alvo e segmentação. Mas o que você não sabia é que as personas são a parte inicial para o desenvolvimento de qualquer estratégia de marketing. Elas são a base para que de fato você saiba qual o seu perfil e para quem você irá falar.

As personas são vistas como personagens fictícios, que são criados a partir de dados do público e do cliente de determinada empresa. Quando você sabe o que são personas e a identifica na sua empresa, fica mais fácil de produzir conteúdos direcionados.

Sendo assim, as personas podem ajudar seus redatores e produtores de conteúdo a desenvolverem temas que seu cliente real terá interesse. Como consequência, suas vendas aumentarão e as chances de seu público te ignorar serão menores.

Por isso, é importante que você faça uma pesquisa, levante dados sobre o perfil do seu cliente. Após saber o que são personas, invista também em técnicas de copywriting para otimizar as suas estratégias de marketing.

Outrossim, oriente seus esforços para o desenvolvimento de um bom marketing de conteúdo. Através dele, você será capaz de criar textos incríveis e assim atrair mais leads, aumentando seu índice de conversão.

Então, não deixe de ler este artigo, saiba o que são personas e entenda como elas são criadas . Em seguida, desenvolva uma estratégia eficaz para seu negócio.

O que são personas: saiba o seu conceito

Entenda melhor o que são personas e como isso pode lhe ajudar

As personas são consideradas como as novas soluções para entender as reais necessidades do consumidor. O mundo tem mudado bastante e com ele novas formas de relação e contato entre as pessoas e a tecnologia.

As pessoas têm usado cada vez mais a internet para resolver seus problemas, e sua empresa precisa estar conectada com as novas tendências.

Normalmente as personas são definidas como aqueles perfis criados com base no seu cliente ideal. A partir dele, você entenderá o que seu cliente deseja, facilitando as estratégias de marketing.

Esse conceito é diferente do de público alvo, que é o que falaremos nos próximos tópicos. O que importa aqui é que você entenda o que são personas. Elas serão fundamentais principalmente para a equipe de marketing formular e tirar as estratégias do papel.

Quais os benefícios de conhecer a sua persona

Saber como atrair clientes é uma das tarefas mais difíceis das empresas. No entanto, aquelas que se preocupam em descobrir que é a sua persona, saem em vantagem. Saber o que são personas pode, portanto, trazer muitos benefícios e um deles é a fidelização.

Por esse motivo, é importante desenvolver estratégias para descobrir qual a persona da empresa. A partir daí, as outras estratégias podem ser colocadas em prática com mais segurança, pois você saberá para qual perfil está falando.

As chances de ter prejuízo são menores e os resultados positivos maiores. Listamos mais algumas vantagens das personas.

Segmentação e posicionamento

As personas são ótimas para descobrir o posicionamento da sua empresa, em relação aos produtos e serviços. Através dela, você terá mais facilidade no momento de realizar pesquisas de mercado e desenvolver conteúdos. Além disso, poderá escolher as melhores palavras chave para a sua estratégia SEO.

Ademais, sua empresa poderá segmentar a lista de leads de forma mais assertiva, diminuindo assim a perda de tempo. Por exemplo, ao gerar sua estratégia de e-mail marketing, você poderá criar listas e incluir nelas clientes com perfis semelhantes.

E por falar em listas, você pode criá-las utilizando a ferramenta de automação de marketing da Ville Target. Através dela, você poderá realizar disparos de e-mail marketing e assim otimizar suas estratégias.

Campanhas de marketing melhor direcionadas

Com personas bem definidas, as suas campanhas de marketing estarão cada vez mais bem elaboradas. Uma vez que elas solicitam informações importantes acerca do seu cliente, você poderá criar um conteúdo e promoções para atrair a atenção do seu cliente.

Outrossim, poderá determinar quais os meios ou plataformas que serão utilizadas nas suas campanhas. Assim, você chegará cada vez mais perto do seu cliente e entenderá o seu comportamento e hábitos de consumo.

Melhora a autoridade da marca

Você sabia que as personas também fazem parte das estratégias de Inbound Marketing? Elas tem o objetivo de melhorar o relacionamento com os clientes através do conteúdo produzido pela sua empresa.

Para chegar nos seus objetivos, você precisa criar estratégias que gerem valor para o seu cliente. Ademais, essas estratégias precisam ser bem estabelecidas, atender as expectativas do público e valorizar a sua marca.

Por isso, saber o que são personas irá te ajudar a se aproximar do seu cliente e assim entender as suas necessidades.

Alinha os processos entre marketing e vendas

Já vimos que saber o que são personas e descobrir quem são as suas melhora a autoridade da marca, segmenta o seu público, o que pode te auxiliar nas suas campanhas. Além de todos esses benefícios, as personas te ajudam a alinhar as suas equipes de vendas e marketing para que assim possam surgir resultados positivos

As personas também são responsáveis por te ajudar a saber em quais canais digitais os seus clientes interagem de forma efetiva. Assim, você irá identificar quais os principais gatilhos para fazer com que a sua audiência compre seu produto.

O ROI das empresas é beneficiado

Você sabia que saber o que são personas pode impactar no ROI do seu marketing? A empresa poderá economizar recursos ao descobrir quem são as pessoas que realmente vão se interessar pelo seu serviço ou produto.

Todos esses benefícios podem te ajudar a criar estratégias melhores e garantir que seus investimentos tenham resultados positivos.

Personas x Público Alvo: entenda o que cada um significa

Conhecer tanto sua persona, quanto o seu público alvo, é fundamental antes de desenvolver qualquer estratégia de marketing digital. No entanto, há algumas diferenças entre os dois, que devem ser levadas em consideração, e que falaremos a seguir.

O público alvo oferece informações gerais sobre o seu cliente, enquanto no caso da persona, as informações são mais detalhadas. Por esse motivo, existe toda uma equipe de marketing por trás dos processos de busca e utilização de linguagens que se aproximem da sua persona.

Ainda tem dúvidas? Vamos explicar melhor. A persona é uma das principais ferramentas do marketing digital e por isso são indispensáveis. O marketing digital tem como objetivo divulgar produtos ou serviços e saber o que são personas pode te ajudar a tomar atitudes mais assertivas.

O objetivo principal da persona é adquirir informações acerca do público alvo e desenvolver estratégias para que materiais interessantes sejam produzidos.

Enquanto isso, o público é definido a partir da sua situação social, demográfica e econômica, que consumirá seu serviço ou produto. Essa é uma das etapas principais para iniciar um plano de marketing digital. As principais informações colhidas desse público são:

  • Gênero
  • Idade
  • Estado Civil
  • Hábitos de compra
  • Formação
  • Região do país
  • Profissão

Esses dados são altamente relevantes antes de criar qualquer estratégia de marketing. Por isso é tão importante estudar o mercado, e os hábitos de consumo das pessoas para assim criar um panorama do seu ambiente.

Se você chegou até aqui, já sabe o que são personas e a diferença entre elas e o público alvo. Pois saiba no próximo tópico como criar personas que tenham relação com o seu negócio. Essa pode ser a grande diferença entre uma marca bem sucedida ou não.

Qual o processo de criação de personas

Inicialmente, para criar personas é necessário que você identifique as características do seu cliente. A partir daí, será criado um perfil semi fictício, com o perfil real de seu consumidor.

Você deverá levar em consideração o comportamento, o local onde ele vive e os fatores psicológicos. Ademais, atente-se também aos anseios e dores dele, para saber qual tipo de conteúdo deverá ser elaborado para ajudá-lo.

Para criar sua persona é necessário:

Conheça o perfil do seu cliente

O que seu cliente consome? Onde ele trabalha? O que faz no momento livre? Quais são as suas maiores buscas na internet? Analise todas essas questões antes de criar a sua persona.

Tudo isso parece ser simples, mas são importantíssimas para você se guiar nesse momento inicial de descoberta de o que são personas e quem são as suas.

No entanto, se a sua empresa ainda não conseguiu descobrir a sua persona, ou tem uma dificuldade em colocar suas ideias em prática, conheça os benefícios de conhecer as dores e comportamentos do cliente.

Não faça suposições

Se sua empresa já tem anos de mercado e não sabe quem é a sua persona, é capaz que esteja sendo aleatório quanto ao público. Por isso, é importante que você não ache que conhecer sua persona seja perda de tempo.

Trabalhe em cima dela. Lógico que a experiência que você tem conta muito, mas para criar estratégias efetivas, é fundamental ter certezas.

Então, acompanhe a mudança de comportamento do seu cliente e crie um relacionamento com ele. Tenha uma relação para que ele lhe repasse informações importantes que servirão para criar a sua persona.

Elabore questionários

Assim como dissemos em vários pontos deste artigo, faça perguntas sobre o seu público ideal. Faça questionários com todas as perguntas que você faria para descobrir quem é a sua audiência.

Comece a estruturar a sua persona

o que são personas

Digamos que você já tenha as informações mais básicas sobre sua persona. Se as respostas dos entrevistados forem parecidas, talvez você já tenha conteúdo o suficiente para saber quem é a sua persona inicial.

Então “batize” a sua persona. Dê a ela um nome, uma cara e um perfil. Você terá em mãos o seu primeiro personagem, saberá seus gostos, hábitos de consumo e comportamento. Será uma persona “tangível” e a partir dela, será possível criar conteúdos direcionados para ela.

Por exemplo:

“Marcos, 28 anos, educador físico, esportista, solteiro, renda de R$2.500 reais. Vive com os pais, atua como professor de academia e tem planos de abrir um negócio próprio com amigos. É amante de esportes, participa de corridas de rua e faz constantes buscas na internet sobre corridas em várias partes do mundo. Ama o que faz e gosta de ajudar as pessoas”.

Pronto, Marcos é a persona principal da sua empresa e é para ela que você irá desenvolver as estratégias, que envolvem produção de conteúdo, etc. Entendeu?

As personas secundárias são geradas a partir da leitura do questionário. Então concentre-se em descobrir quem é a sua persona principal e depois descubra as outras e monitore-as. Acompanhe as mudanças de comportamento e o que você pode fazer com isso.

Prontos para inserir a sua persona na sua estratégia?

Agora que você já sabe o que são personas e como identificá-las no seu negócio, comece a se comunicar com ela em todas as etapas do funil de vendas. Cada fase do funil de vendas é um tipo de conteúdo que você deve disponibilizar para o seu cliente.

Quando o conteúdo é direcionado para ele, o seu público verá sua empresa como uma grande parceira, onde poderá encontrar as soluções de seus problemas. Essa é uma das formas de fidelizá-los e de aumentar a sua autoridade.

Por isso, é importante que você entenda o que são personas e conheça bem a sua, para oferecer o que há de melhor para seu cliente. Estude seu mercado e as alterações nos hábitos de consumo das pessoas. Mas lembre-se, as personas são o ponto inicial de qualquer estratégia de marketing.

Para te ajudar no seu planejamento, contrate uma ferramenta de automação de marketing digital, como a Ville Target. Através do sistema, será possível desenvolver o seu negócio, colocando em prática estratégias de e-mail marketing, criação de landing pages gratuitas e monitoramento de redes sociais.

Ademais, confira os artigos sobre marketing digital que estão disponíveis no blog da Ville Target. Lá você poderá encontrar dicas de conteúdo que serão fundamentais no momento de desenvolver sua persona. Outrossim, saberá como escrever conteúdos que irão atrair o seu cliente, fidelizá-lo e contarem para outras pessoas o quão importante é o seu serviço ou produto.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !