(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você não faz ideia de o que é copy, nem a importância de investir nessa estratégia na sua empresa, pare alguns minutos para ler este artigo. Aqui, iremos te explicar o que é copy e algumas técnicas para você converter o seu leitor através das palavras.

Copywriting é um termo do inglês que quer dizer escrever de forma convincente e persuasiva, com o objetivo de envolver o leitor. A conversão acontece quando ele realiza alguma ação, como fechar uma venda.

Por esse motivo, o copywriter tem a missão de escrever e gerar no visitante do site/blog o desejo de comprar. Sendo assim, ele precisa usar alguns gatilhos que irão despertar o interesse do leitor.

Aqui você já consegue entender o que é copy, então vamos te fazer algumas perguntas. Você sabe usar as suas palavras para convencer os seus clientes? Quais estratégias você usa para chamar a atenção dele? Como andam as suas vendas por meio do seu blog ou site?

Se ao responder essas questões, você percebeu que não tem trabalhado bem suas estratégias de marketing ou ainda tem dúvidas sobre o que é copy, é hora de começar a desenvolver as habilidades solicitadas para ser um copywriter de excelência.

Para tal, contrate um profissional de marketing digital, ou uma agência de publicidade que te ajude a desenvolver bem as suas estratégias de marketing. Ademais, ao investir em copy, você conquistará mais clientes, aumentará suas vendas e terá mais lucro.

A princípio, é muito importante que você conheça bem a sua empresa. A partir daí, conseguirá fazer um bom marketing de conteúdo, que é uma das bases do copy. Mas, para entender melhor inicialmente o que é copy, vamos trazer neste guia alguns conceitos importantes para você. Comece a leitura e descubra a relevância deste termo.

O que é copy?

Entenda o que é copy e como criar textos vendedores

Em resumo, copy é a utilização das palavras num texto com o objetivo de persuasão. Bons copywriters usam de forma estratégica esse termo para produzirem textos que possam gerar conversão. Ou seja, a meta aqui é fechar vendas e conquistar leads. Vamos agora saber qual o objetivo do copy para entender melhor?

Qual o objetivo do Copywriting?

A chamada para a ação é o que se espera de uma empresa que investe em copy. Isso significa que as estratégias devem ser utilizadas ao longo de toda a jornada do cliente, para que ele realize alguma ação. Essa ação pode ser fazer um download de algum material interessante para ele, assinar uma newsletter ou apenas ler um conteúdo no blog.

Se você conseguir convencer seu cliente ou cativou a sua atenção de alguma forma, você entendeu bem o que é copy. Deixe claro o quão importante é seu produto ou serviço para seu cliente, e como ele pode solucionar os problemas dele.

Eduque-o de forma sutil, faça bons conteúdos e distribua através de materiais ricos como e-books, infográficos, etc. Por isso, compreenda bem a importância de investir em marketing de conteúdo, que é o que falaremos mais adiante neste artigo sobre o que é copy.

Redação publicitária x Copywriting

O copywriting pode ser entendido como uma ramificação da redação publicitária, mas com algumas diferenças. Enquanto a redação publicitária é uma estratégia de vendas diretas, no copy, o processo acontece por meio de um processo mais persuasivo.

O Copywriting é muito utilizado como uma estratégia do Inbound Marketing, no qual o processo de convencimento acontece de forma sutil e durante a jornada de compra do lead.

Tanto o copywriting quanto a redação publicitária tem a mesma raiz e o mesmo objetivo, que é vender. No entanto, a redação publicitária é algo utilizado já há um tempo, mas também foca na produção de um bom conteúdo.

E por falar em conteúdo, vamos entender agora a relação entre marketing de conteúdo e o que é copy?

Copywriting e Marketing de conteúdo: como se complementam?

o que é copy

Assim como o copy, o marketing de conteúdo é uma estratégia que é utilizado já algum tempo por publicitários. No entanto, com o avanço da internet, ele vem ganhando mais destaque e popularidade. As duas estratégias do Marketing Digital se complementam bastante e principalmente um bom copy não funciona sem um bom conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

Para que você entenda de uma vez o que é copy, é importante que você saiba usar bem o seu marketing de conteúdo. Ele nada mais é do que uma estratégia de vendas utilizada pelas empresas, aplicado ao marketing digital. Portanto, ele se diferencia do marketing tradicional, que era mais agressivo.

O objetivo principal é atrair seu cliente em potencial, cativá-lo para assim poder oferecer seus produtos e serviços. Esse processo deve ocorrer de forma sutil e o cliente deve acreditar que ao fechar um negócio com a sua empresa, ele estará solucionando um problema.

Sendo assim, ao ter mais clientes que buscam por seu conteúdo, a autoridade da sua marca também irá aumentar. O que será ótimo para os seus negócios.

Por isso, é importante que você conheça o perfil e hábitos de consumo do seu público. Assim, poderá oferecer um conteúdo de qualidade.

A função do Copy no marketing de conteúdo

O papel do copy, juntamente com o marketing de conteúdo, é proporcionar uma experiência, dentro do funil de vendas, para o consumidor. Portanto, o que importa não é só vender, mas também cativar o seu cliente, que será conduzido em todas as etapas com conteúdos que interessam a ele.

No fundo no funil, acontecerá a conversão, que é quando cliente se interessa por fechar a compra. Portanto o marketing de conteúdo, juntamente com o copywriting pode ser o que a sua empresa precisa para começar a vender mais e conquistar mais clientes fiéis.

Elabore a sua estratégia de Copywriting

 

Conteúdo

Agora que você já sabe o que é copy, saiba que escrever bem é uma das principais coisas que você deve fazer. Primeiramente, o cliente vai se sentir atraído pelo que tem no seu conteúdo. Por isso, existem três princípios básicos que você deve levar em consideração na hora de produzir seu conteúdo voltado para o marketing digital:

  • Inspirar o seu leitor
  • Criar uma relação de proximidade com a marca
  • Estimular o seu leitor a ter algum tipo de ação em relação ao produto/serviço

Ademais, existem algumas técnicas de copywriting que você pode colocar em prática hoje mesmo, para atrair o seu leitor.

Pesquise bastante

A pesquisa além de ser a primeira etapa, é uma das principais. Portanto, pesquise bastante sobre o seu nicho de atuação, para que assim possa escrever conteúdos atraentes.

Dedique-se a isso durante um tempo, a fim de que seu conteúdo seja visto como uma referência pelas pessoas que te seguem.

Quais os objetivos?

Além de fazer pesquisas para descobrir o seu tema principal, faça uma lista de objetivos. Não importa se seu blog tem muitos acessos, se você não estabeleceu objetivos claros e concretos para seu cliente. Saiba que em cada etapa no funil, o objetivo será diferente.

Para tal, adote um calendário editorial, no qual você poderá programar as suas publicações e acompanhar as suas campanhas. Nesse ponto que chegamos, é válido que a sua empresa contrate alguma ferramenta de automação de marketing digital para te ajudar.

O sistema da Ville Target pode ser fundamental para você nesse momento, pois será possível agendar posts sociais, entre outras ações.

Seja exclusivo

Outra dica que damos para você entender o que é copy é que saia do senso comum. Seja diferente da concorrência e do que você já viu. Saia do básico e produza conteúdos que só poderão ser encontrados no seu site ou blog. Chame a atenção da sua persona, se destaque e ganhe a sua confiança. Um dos elementos principais para ser um bom copywriter é a exclusividade.

Otimização

O copy têm uma relação também com o SEO, que é a otimização do conteúdo para mecanismos de busca. Tenha em mente que estar numa boa posição no Google pode garantir muitos retornos positivos para sua empresa, como aumento da autoridade diante do seu público.

Análise

Por fim, é muito importante que você analise todos os processos através das suas métricas de engajamento. Aqui você poderá contar também com a ajuda da Ville Target.

Através da plataforma, sua empresa poderá gerar relatórios e analisar se os conteúdos estão sendo bem recebidos pela sua audiência. Analise também se as suas estratégias de marketing digital estão funcionando e quais são as que você deve evitar.

A partir daqui, você já pode começar a utilizar as principais técnicas de copy e finalmente gerar os resultados que tanto espera.

Técnicas de Copy que você precisa começar a usar

Técnicas

Agora que você já entende o que é copy e a sua importância, coloque em práticas as estratégias que listamos abaixo:

Quem é o seu público

Para ter sucesso nas suas estratégias de copy, você deverá encontrar seu público alvo. Como falamos anteriormente, defina inicialmente a sua persona, que é aquela que se identifica com seu público ideal.

Defina as principais características, como sexo, interesses, ocupação, idade ou outras informações que você julgue serem interessantes. A partir daí, você irá produzir um conteúdo direcionado para seu cliente, aumentando as chances de conversão.

Utilize o tom e a linguagem certos

Como você tem falado com seus clientes? Estabeleça uma linguagem e um tom para facilitar a comunicação.

Priorize por bons títulos

Agora que você já sabe quem é seu público e como deve falar com ele, vamos ao primeiro passo do conteúdo: os títulos. Ele é a primeira coisa que seu cliente verá ao ter contato com seu conteúdo.

Portanto, busque sempre produzir conteúdos atraentes e que sejam entendidos como relevantes pelos motores de busca. A dica que damos é que crie uma chamada, faça uma provocação ou apresente o tema.

Outrossim, seja direto e vá ao ponto principal, sem ser prolixo ou dar muitas voltas. Não esqueça de inserir uma palavra-chave, caso você invista em SEO. Assim, você irá rankear seu conteúdo mais rapidamente.

Ademais, provoque nele o sentido de urgência e a sensação de que se não entrar no seu conteúdo, irá perder algo. É importante que você se lembre de que o objetivo do copy é fazer com que o cliente faça alguma ação.

Estabeleça uma conexão com seu leitor

Neste artigo sobre o que é copy, você já percebeu o quão importante essa estratégia é boa para os seus negócios. Por isso, crie uma relação entre seu cliente e você.

Escreva um conteúdo no qual o seu leitor sinta-se importante, com a sensação de que aquilo foi escrito para ele.

Apresente pesquisas e números

Uma das técnicas para fazer seu cliente acessar o seu conteúdo é adiantar seu cliente sobre ele. Ou seja, se for produzir um texto sobre dicas de alimentação, inicie o título com “Conheça as 5 dicas de alimentos saudáveis”, por exemplo.

Outrossim, apresente pesquisas e dados, sem esquecer de mencionar de onde tirou essa informação.

Seja persuasivo

Textos persuasivos tem maiores chances de atrair mais pessoas e consequentemente, de converter mais. Essa é uma ótima técnica de Copywriting, que busca convencer as pessoas através das palavras bem utilizadas.

Para chegar a tal objetivo, você deverá explorar princípios da afeição, reciprocidade, provas sociais, autoridade, coerência e escassez. Utilize essas técnicas como base para produzir seus conteúdos.

Escreva bons textos e converta leitores em clientes

Agora você já sabe o que é Copy e as principais técnicas para atrair mais clientes. Portanto, não deixe de incluir essa estratégia no seu planejamento. Contrate um profissional de marketing para te ajudar a produzir bons conteúdos e melhorar os acessos ao seu site/blog. Ademais, invista em marketing de conteúdo. Ele será muito importante para atrair mais sua audiência.

Por fim, contrate a ferramenta de automação da Ville Target. Através dela você poderá automatizar as suas ações, como agendar posts e enviar e-mail marketing. Além disso, irá otimizar as suas estratégias de marketing digital e de Copywriting. Conheça agora mesmo os planos gratuitos e potencialize o seu marketing digital.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !