(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você investiu em marketing, criou estratégias para reter seus colaboradores, mas continua vendo sua equipe desmotivada. Saiba o que é endomarketing e como ele pode ser benéfico para o seu negócio.

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que pode ser vantajosa tanto para você, quanto para o seu funcionário. Através dele, você conseguirá desenvolver ações que tem o objetivo de melhorar a reputação e a imagem que seus colaboradores. Eles podem ser fornecedores, funcionários ou clientes têm da sua empresa.

Sendo assim, é possível ter equipes mais motivadas, diminuindo assim os índices de rotatividade. Além disso, as empresas que se preocupam com o endomarketing geralmente são vistas como boas empresas para trabalhar.

Você já ouviu falar naquelas organizações nas quais os funcionários “vestem a camisa” e tem o prazer de dizer que trabalham nelas? Essas empresas são vistas como a “empresa dos sonhos”, pois proporcionam ao colaborador um crescimento tanto profissional quanto interpessoal.

São essas as empresas que promovem encontros entre funcionários, eventos em datas comemorativas e os famosos “happy hours”.

Ademais, as empresas que buscam capacitar as pessoas que nela trabalham geram valor por se mostrarem preocupadas com o crescimento dos seus funcionários. Afinal de contas, colaboradores que crescem individualmente tem muito a oferecer para suas empresas.

Se você ainda não sabe o que é endomarketing, leia este artigo e saiba mais a fundo o que significa essa estratégia de marketing. Ela tem mudado bastante a forma como as empresas se comportam diante do mercado. Além disso, essa é uma ótima forma de se destacar da concorrência.

Pensar o marketing de dentro pra fora pode gerar retornos positivos. Portanto, vamos entender o que é endomarketing e como aplicar essa estratégia na sua empresa?

O que é endomarketing?

Entenda o que é Endomarketing e como pode ajudar sua empresa

Estratégia do marketing institucional muito comum no mundo organizacional, o Endomarketing tem como objetivo promover ações internas nas empresas.

O grande objetivo é ampliar a visão que as equipes têm das empresas, como um bom lugar para se trabalhar. Ou seja, promover uma imagem positiva diante de todos é o foco das empresas que investem, de forma inteligente, em endomarketing.

No entanto, muitas organizações não fazem ideia de o que é endomarketing e como ele pode trazer muitos benefícios. Esse é um dos conceitos que ainda causam confusão em alguns gestores, que confundem o termo com comunicação interna.

No entanto, comunicação interna refere-se às ações realizadas por uma empresa para que alguma informações circule entre os funcionários. Pode ser um comunicado, um memorando, ou um aviso de lançamento de jornal ou revista interno.

Já o endomarketing está associado a cultura da organização. Quais são os seus valores e como ela trata os seus funcionários? O endomarketing tem muito mais haver com uma espécie de consciência coletiva, na qual os colaboradores são peças chave. Empresas que investem em endomarketing tendem a valorizar seus funcionários, o que os torna mais ativos, motivados e felizes com seu cargo.

Embora a comunicação interna e o endomarketing sejam termos diferentes, eles podem trabalhar em conjunto. Isso porque, o profissional que promove o endomarketing utiliza-se das estratégias da comunicação interna para realizar seu trabalho e promover algumas ações.

Ademais, é muito importante que as empresas percebam que investir nessa estratégia pode influenciar de forma positiva os colaboradores. Eles devem ser o foco principal das ações promovidas pelas empresas, e devem ter o poder de opinar em todos os momentos.

Agora que você já sabe o que é endomarketing, vamos entender como as empresas podem se beneficiar dessa estratégia?

Qual a importância do endomarketing para as organizações?

o que é Endomarketing

O que você sabe sobre cultura das organizações? Esse é um termo que se relaciona a valores, comportamentos e crenças dos indivíduos que trabalham em determinada empresa. E principalmente dos gestores e pessoas que estão em cargos maiores.

Portanto há um chamado “padrão cultural” em todas as empresas, que é fundado nos altos cargos, perpassando por todos os níveis hierárquicos.

Muitas empresas ainda têm uma visão de que o líder é a peça principal do quebra cabeça. No entanto, todos os colaboradores, seja lá qual for o setor em que atua, tem importância nas empresas que cultivam uma imagem positiva.

O que queremos dizer é que, essas empresas possuem uma postura mais linear, o que significa que todos têm poder de fala. Isso não se restringe apenas à chefia.

Se sua empresa não atua dessa forma, talvez seja a hora de rever algumas posturas e comportamentos. É claro que cada uma tem metas e projeções diferentes.

No entanto, empresas que se preocupam com a relação entre seus colaboradores e que os estimula, tendem a ser mais bem vistas. Ou seja, elas são entendidas por todos como “a empresa dos sonhos”, como falamos no início deste artigo.

Esse conceito é muito bem recebidos por empresas que têm muitos funcionários da geração Y e Z, que se adaptam bem a esse tipo de cultura. Isso porque muitas dessas pessoas cresceram em ambientes nos quais não existe uma figura de chefia.

Quem nunca se imaginou trabalhando numa empresa que promove eventos de socialização? Ou até mesmo aquelas empresas que valorizam seus funcionários através de bonificações e outros benefícios? Organizações assim são consideradas os melhores lugares para se trabalhar.

Agora que você já sabe a importância e o que é endomarketing, vamos entender quais os benefícios principais?

Porque investir em endomarketing?

Esse novo modelo de empresa, que prioriza o bem estar e desenvolvimento dos colaboradores, ainda é algo recente. Algumas empresas ainda desconhecem as vantagens dessa nova cultura organizacional, e essa é uma da principais causas da decadência de muitas delas.

Por isso, antes de estabelecer suas metas, você deve saber os benefícios que o endomarketing pode trazer para a sua empresa. Listamos alguns, como:

Motivar Colaboradores

Colaboradores

Segundo a famosa Teoria da Pirâmide de Maslow, as pessoas trabalham mais quando estão sobre influência de fator importante: a motivação.

Essa motivação vem quando as suas necessidades básicas são atendidas. Essas necessidades referem-se também ao status, auto realização e estima, que são fundamentais para que o colaborador se sinta especial.

A medida que as necessidades mais básicas são atendidas, o nível da pirâmide tende a subir. O ideal é que as empresas saibam o que é endomarketing e desenvolvam ações que promovam o desenvolvimento profissional, como planos de carreira. Essa é um dos principais motivadores para que o colaborador permaneça na empresa.

Diminuir a rotatividade

Existem diversos fatores que determinam a alta rotatividade nas empresas, ou o que os profissionais chamam de turnover. Além da ausência de motivação, baixos salários são um dos principais motivos de desânimo e consequente afastamento.

No entanto, o pagamento de baixos salários não é um dos únicos motivos que fazem as pessoas se desinteressar pelas empresas que trabalham. Muitas deixam seus empregos que tem uma alta remuneração para trabalhar em locais onde a realização profissional é maior.

Uma vez que passamos mais tempo nas empresa do que em casa, muitas pessoas tem buscado trabalhar em ambientes agradáveis. Essa é uma tendência cada vez mais comum nos dias atuais e os mais jovens, principalmente, tendem a priorizar a satisfação pessoal e profissional antes do dinheiro.

Por esse motivo que as ações de endomarketing são importantes. Elas revelam uma necessidade constante do ser humano, de reconhecimento e bem estar. Pedir o feedback dos seus colaboradores pode trazer muitos benefícios para sua empresa e um deles é reter aquele ótimo funcionário que está desanimado com o seu posicionamento.

Melhora no relacionamento das equipes

Você já percebeu o quão importante é que sua equipe esteja além de motivada, integrada? O bom relacionamento dentro da sua equipe pode ser algo muito benéfico para o seu negócio como um todo. Portanto, funcionários engajados trabalham melhor em equipe.

Você pode estimular isso através da realização de eventos corporativos. No entanto, iremos falar mais adiante sobre isso neste artigo sobre o que é endomarketing.

Desenvolvimento dos colaboradores

Se você chegou até aqui, significa que deseja saber mais sobre o que é endomarketing e como aplicar na sua empresa.

Nesse tópico, você conhecerá outra vantagem dessa estratégia, que é ter um profissional mais qualificado e completo. Por isso, muitas empresas que já atuam com endomarketing sentem que seus colaboradores estão cada vez mais motivados a crescer junto com a empresa.

Profissionais com mais vontade de aprender e compartilhar seus conhecimentos são as melhores pessoas que você pode ter em sua empresa.

Para conseguir isso, você pode começar investindo em parcerias com escolas, cursos e universidades, no qual o seu colaborador terá desconto. Ademais, tenha também uma biblioteca colaborativa no seu ambiente de trabalho. Garantimos que essa é uma ação que pode trazer efeitos altamente positivos para você.

Algumas estratégias que você deve levar em consideração

Supomos que você já sabe o que é endomarketing e todos os benefícios que terá ao implementar na sua empresa. Vamos saber como fazer isso?

Melhore a comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna é fundamental para ter um bom ambiente. Por isso, deixe que os processos sejam visualizados por todos os seus colaboradores. Ademais, dê a eles voz e espaço para que expressem as suas opiniões.

Deixe-os também fazer sugestões de melhorias. Isso possibilitará que eles se sintam importantes e valorizados, e isso é o que você mais quer ao ler este artigo sobre o que é endomarketing, não é mesmo?

Promova eventos e palestras

Engana-se quem acha que desenvolver eventos motivacionais não fazem a menor diferença. Eles, juntamente com as palestras, são fundamentais para motivar a sua equipe. Além disso, muitas interações podem vir dessa ideia também.

Por isso, realize eventos que possibilitem ao colaborador uma oportunidade de crescimento e de planejamento de metas, juntamente com a empresa.

As palestras acrescentam bastante no âmbito da formação profissional e pessoal de cada um. Funcionários estimulados a aprender e conhecer mais tem mais chances de encarar de forma positiva as demandas do dia a dia.

Por isso, as empresas mais atuais precisam se atualizar e começar a estimular seus funcionários por meio do endomarketing.

Elabore pesquisas de satisfação

Marketing

Não só seus clientes como também seus colaboradores merecem participar de pesquisas de satisfação. Eles serão o seu principal termômetro para saber como a sua empresa está se saindo no mercado.

Por isso, solicite ao setor de RH que inicie pesquisas para saber a real necessidade dos seus funcionários.

Elogie-os sempre

O reconhecimento é uma das principais moedas de troca que você pode oferecer ao seu colaborador, além do incentivo financeiro. Todo bom funcionário deseja receber reconhecimento e ser elogiado pelo trabalho que realiza.

Promova treinamentos e capacitações

Treinamentos e capacitações são uma das melhores ações promovidas pelas empresas. O grande objetivo é melhorar a qualificação do seu colaborador e como consequência, melhorar as práticas no ambiente de trabalho, elevando a satisfação de todos.

Por isso, implemente um programa de treinamento e assuma o compromisso de formar pessoas, não só funcionários.

Evento Sociais: eles são fundamentais

Os eventos sociais são oportunidades únicas de gerar um relacionamento entre todos da empresa. Isso porque colaboradores de todos os níveis poderão entrar em contato uns com os outros, promovendo um ambiente de troca.

Além disso, os valores da sua empresa serão percebidos nesses eventos e sua marca será vista como moderna e preocupada com o funcionário.

Ademais, promova esses eventos em datas especiais, como final de ano, festas importantes do calendário e principalmente no aniversário da empresa. Além disso, premie os funcionários e clientes mais engajados nessas confraternizações.

Quer melhor ideia para conhecer de perto seu colaborador que você mal encontra na empresa, porque são de setores diferentes? Aplique todas as dicas que demos e se precisar, releia este artigo sobre o que é endomarketing e perceba os resultados positivos.

Como implementar o endomarketing na minha empresa?

Agora que você já te demos todas as dicas sobre o que é endomarketing e como implementar na sua empresa, é hora de colocar em prática. Para te ajudar, contrate uma agência de marketing promocional que ofereça os melhores serviços de endomarketing que você precisa.

Outrossim, contrate também uma ferramenta de automação que te ajude nos processos internos ou na divulgação dos seus eventos. A Ville Target pode ser a solução que você precisa para desenvolver ações de marketing digital para os seus colaboradores, que são os seus principais clientes.

Através da ferramenta, você poderá criar e-mails marketing com listas segmentadas e gerenciar as suas redes sociais de forma simples. Se precisar de outros conteúdos sobre marketing e outras estratégias, acesse o blog da Ville Target e conheça mais.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !