(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você precisa de um especialista para avaliar os resultados da sua empresa, mas ainda não conhece o que é uma auditoria de marketing?

A tecnologia tem nos proporcionado muitos benefícios e as empresas que conseguem se atualizar nesse quesito saem na frente.

No entanto, é necessário que as marcas tomem alguns cuidados para que suas campanhas sejam eficientes. E é aí que uma auditoria de marketing entra em ação.

Em resumo, a auditoria pode englobar desde as áreas mais simples às mais complicadas de uma empresa. O objetivo é analisar tudo, começando pelo desenvolvimento da marca, o preço dos produtos, o investimento realizado até a distribuição em cada área.

Ela será responsável por fazer uma avaliação detalhada de todas as suas estratégias de marketing. Portanto, seu objetivo é garantir a eficiência das suas ações, visando ter resultados positivos.

É possível também que se analise os porquês de uma possível crise, o que vem sendo feito em cada departamento, bem como os acertos e erros. Ademais, é feito todo um apanhado das oportunidades que podem ser geradas e a necessidade de investimentos na correção de falhas futuras.

Sendo assim, neste artigo mostraremos o conceito de o que é uma auditoria de marketing. Outrossim, mostraremos os benefícios de contratar um especialista em auditoria e algumas dicas valiosas para você que deseja implementar na sua empresa.

O que é uma auditoria de marketing?

O que é uma auditoria de marketing

Quando uma empresa contrata o serviço de uma auditoria, seu foco principal é avaliar se ela vem acertando ou não nas suas ações. Portanto, uma auditoria de marketing revisa e considera todas as estratégias de marketing da empresa, no intuito de detectar os pontos mais fracos dela e verificar se o investimento tem sido positivo.

Outrossim, através dela é possível saber se o público vem aceitando o trabalho realizado por uma empresa. Então são analisadas as questões voltadas:

  • Segmentação do público
  • Rentabilidade e custos otimizados
  • Se a empresa responde rápido em momentos de crise
  • Velocidade ao tomar decisões

Outrossim, a auditoria de marketing pode ser adotada por aquelas empresas que objetivam melhorar suas ações. Devido as atualizações provocados pela tecnologia, aquelas empresas que tiveram que se adaptar ao novo cenário são as que mais precisam de uma análise mais apurada.

Por isso, antes de iniciar, verifique algumas etapas importantes:

Definição dos canais auditados

Defina quais serão os canais principais, onde haverá o monitoramento e se há a real necessidade da auditoria nesses locais. Identifique as campanhas que tem tido problemas e a inconsistência nos resultados de alguns canais.

Até mesmo os resultados das pesquisas no Google podem ser alvo da auditoria, uma vez que envolvem várias campanha como links patrocinados, etc.

Verifique as ferramentas utilizadas

Após escolher os canais, escolha uma empresa que tenha experiência nesse ramo. Ela poderá definir a confiabilidade e viabilidade de todas as ações de análise e dos resultados. A exemplo disso, temos o facebook e o google que tem ferramentas destinadas a essas plataformas.

Tempo de análise

Quando você conhece os objetivos da sua empresa e entende o que é uma auditoria de marketing e sua importância, fica mais fácil iniciar uma análise. Defina um período para que a auditoria ocorra, juntamente com a empresa contratada.

Inicie suas ações

Após finalizada a auditoria, é importante que todas as informações sejam usadas para otimizar o seu negócio, de forma inteligente. Por fim, se o auditor encontrar irregularidades em relação aos números apresentados, sua empresa poderá ser autuada.

Desenvolva estratégias que possam otimizar suas campanhas, através de uma auditoria de marketing.

Pronto, você já sabe o que é uma auditoria de marketing e em qual contexto ela deve estar inserida. Vamos aos benefícios de contratar uma empresa para cuidar disso para você?

Quais os benefícios de fazer uma auditoria?

As vantagens ao se contratar um serviço de auditoria de marketing são muitas. Você pode adotar as estratégias na sua empresa e ver mudanças acontecendo. Confira:

Reduza seus custos

Uma das vantagens da inspeção é conseguir reduzir os custos na execução de campanhas. Portanto, garanta um diferencial no seu negócio, otimizando a eficiência das suas campanhas.

Transparência

Outro benefício de contratar um serviço de auditoria de marketing é a possibilidade de controlar suas campanhas e ações. Isso pode evitar que você seja enganado ou vítima de alguma ação fraudulenta.

Agora que você já conhece os benefícios da auditoria de marketing, saiba o que é necessário para começar a monitorar sua empresa.

O que preciso saber ao iniciar uma auditoria na minha empresa?

Antes de iniciar qualquer atividade, a empresa que tem interesse em contratar uma auditoria de marketing deve primeiramente criar um Plano de Ação. Ele guiará a empresa nas ações que forem realizadas pelo marketing da organização.

Posteriormente, já com os objetivos e características da auditoria de marketing, são passíveis de análise as seguintes áreas:

  • Objetivos, missões da empresa;
  • Qual o nicho de mercado ou o seu segmento;
  • Análise geral do negócio e das unidades (conheça os departamentos, as ações e comportamentos e o plano estratégico individualmente);
  • Análise do mercado (deverão ser analisados o segmento, as dimensões, hábitos de consumo dos clientes e os processos de compra, entre outros.);
  • Qual é a concorrência (características dos concorrentes, o que vem sendo feito.);
  • Posicionamento da empresa;
  • Produtos oferecidos e sua política (estratégias e gestão de marca, produto diante do mercado);
  • Como o marketing atua dentro da organização (verificar se existe plano de marketing);
  • Como ocorre a distribuição dos produtos;
  • Preço ofertado e promoções (avaliar a publicidade, orçamento e eficácia);
  • Financeiro e rentabilidade.

Após feito o levantamento dessas informações, sua empresa estará apta a iniciar uma auditoria de marketing. Você deverá definir o plano de marketing de acordo com os objetivos da organização do qual está inserido.

Auditoria de marketing digital: como implementar?

auditoria de marketing

Agora você já compreende o que é uma auditoria de marketing, vamos colocar em prática. Abaixo, daremos algumas dicas de como implementar uma auditoria de marketing digital na sua empresa.

Se beneficie da tecnologia

Hoje em dia, muitas empresas utilizam a tecnologia como uma ponte nas suas estratégias de marketing digital. Ademais, a auditoria de marketing digital também pode utilizar a tecnologia nas ações.

Muitas delas utilizam como suporte tecnológico sistemas e softwares, onde é possível acompanhar as tarefas e os prazos das demandas. A exemplo temos a ferramenta de automação da Ville Target, que automatiza o marketing e ajuda a captar leads para o seu negócio.

Faça o monitoramento das métricas

Acompanhar as métricas permite com que avaliemos o desempenho e o resultado das estratégias implantadas. O Marketing de conteúdo é uma dos métodos que podem ser otimizados através do acompanhamento das métricas. Falaremos mais adiante sobre a importância da auditoria no marketing de conteúdo.

Essa estratégia permite que usuários sejam atraídos a partir dos conteúdos desenvolvidos pelas empresas. Esses conteúdos podem ser materiais com informações como artigos, ebooks, etc.

Outrossim, podem ser benefícios sobre os produtos e serviços de determinada marca e ajudam a definir com o que a marca se preocupa. Essa estratégia também pode ser beneficiada com as técnicas SEO de otimização para motores de busca.

O número de visitantes de uma página também é um medidor que ajuda a entender se as estratégias aumentaram o tráfego no site/blog. Além disso, é possível saber qual o conteúdo mais acessado.

Por fim, é importante descobrir quais são os materiais mais interessantes para os usuários e monitorar as métricas da sua página. Quando você entende o que é uma auditoria de marketing e as estratégias utilizadas, as chances da sua empresa ter um retorno positivo são grandes.

Utilize sistemas

Durante o processo de uma auditoria de marketing, ordene as fases que determinarão um resultado, como a avaliação de impactos e coleta de informações.

Se possível, realize constantemente auditorias e estabeleça cronogramas para acompanhar os seus resultados durante a auditoria de marketing.

Relatórios são importantes

Além de todas as ações que listamos anteriormente, é importante incluir na sua estratégia a elaboração de relatórios sobre as etapas ou sobre a conclusão.

Essa ação facilita o início dos procedimentos na auditoria de marketing e identifica o seu progresso. No entanto, é importante frisar que os benefícios das estratégias de marketing digital são gradativos e aumentam com o passar do tempo. Ou seja, não existem benefícios visíveis de um dia pro outro.

Faça análises

Ao promover as auditorias de marketing digital, se atente a objetividade nas análises. Se for o caso, contrate especialistas externos ou conte com a ajuda de especialistas no assunto.

Em suma, você já sabe o que é uma auditoria de marketing e tem em mãos dicas valiosas para realizar um acompanhamento na sua empresa.

A auditoria pode ajudar a melhorar seu conteúdo

marketing de conteúdo

Um bom conteúdo produzido por uma empresa é uma das partes mais importantes da sua estratégia de Marketing Digital. Ele tem o poder de atrair leads e transformá-los em clientes.

Além disso, ele melhora o seu posicionamento e aumentar a confiança que as pessoas tem na sua marca. Sendo assim, quem deseja melhorar o seu marketing de conteúdo pode apostar numa auditoria de conteúdo.

Muitas marcas não tinham uma estratégia bem estabelecida de marketing e o seu conteúdo não era uma prioridade. Isso resultava em um tráfego baixo e resultados pouco expressivos.

No entanto, hoje em dia as empresas têm tido uma preocupação muito maior com o que quer passar para seu público. Portanto, entender o que é uma auditoria de marketing pode ser o passo inicial para a resolução de problemas na produção dos conteúdos.

Contrate uma agência que trabalhe com auditoria e que possa identificar os problemas relacionados ao seu conteúdo. Basicamente, uma auditoria de marketing pode ajudar no processo de alinhamento do seu seu conteúdo com a sua estratégia de marketing digital.

Ela ajuda a sua empresa a identificar algumas falhas e lacunas também no conteúdo, indicando as melhores formas de modificar essas questões.

A auditoria é feita por profissionais de marketing digital experientes, que avaliam as estratégias que não estão dando certo. Ademais, é importante que você saiba que uma auditoria de conteúdo pode indicar:

Quem é o seu cliente

Que seu conteúdo está sendo produzido para pessoas que não são o seu público. Por isso, defina quem é o seu cliente e estabeleça um conteúdo que converse com ele. Quando você produz um conteúdo para pessoas que não são seus clientes ou não desenvolve assuntos interessantes, ele passa a ser visto como algo indesejado.

Em qual fase do funil de vendas seu consumidor está

Através da auditoria de marketing você conseguirá identificar a jornada do cliente. Ao saber o que é uma auditoria de marketing, você entenderá que um bom conteúdo em cada etapa do funil de vendas poderá levar seu cliente para a conversão. Como resultado, a quantidade de pessoas que desistem será menor também.

Se o seu conteúdo tem baixo alcance ou é ineficaz

É por meio de uma auditoria que irá investigar todos os detalhes que se descobre se seu conteúdo é realmente informativo para o seu público.

Se sua taxa de rejeição for alta, pode significar que seus visitantes não estejam tão dispostos a consumir seu conteúdo. Por isso, reveja suas ações após uma auditoria de marketing.

Se seu conteúdo está otimizado ou não

Por meio da auditoria, sua empresa poderá saber se os conteúdos estão sendo otimizados e se aparecem nos mecanismos de busca.

Você pode verificar se os critérios SEO, como utilização de palavras-chave, presença de subtítulos, divisão de parágrafo e preenchimento de tags estão cumprindo as regras para ter um bom rankeamento.

Por isso é importante contratar uma auditoria de marketing que possa avaliar o conteúdo do seu planejamento. Ela poderá conduzir sua empresa, identificando as falhas dentro da sua estratégia de conteúdo.

No entanto, apenas a auditoria de conteúdo não será o suficiente para resolver todas as questões da sua empresa. Mas, ela poderá solucionar muitas das suas dúvidas e tornar seu negócio mais produtivo. Por isso, contrate uma solução digital que possa te ajudar nisso.

Ademais, se você precisar se informar sobre soluções digitais para seu negócio, acesse o blog da Ville Target. Confira nossos materiais sobre marketing digital, ou baixe o nosso ebook para conhecer mais sobre a nossa plataforma.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !