(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que são dark posts no Facebook? Essas publicações são específicas desta rede social e servem para atingir públicos segmentados, trazendo muitos benefícios para a sua empresa. Se você quer saber mais sobre a técnica, então este é o artigo certo para você!

As redes sociais são muito importantes para qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação. Isso significa que você deve sempre acompanhar as últimas tendências do mercado para ficar à frente da concorrência. Além disso, elas ajudam a criar laços próximos com os clientes e construir uma reputação positiva para a marca.

E, dentre as principais redes sociais, o Facebook com certeza se destaca. Nos últimos anos, a rede social que foi criada para um público universitário nos Estados Unidos se tornou a plataforma queridinha dos brasileiros, conquistando novos usuários a cada dia.

Antes de mais nada, vamos entender como funciona o Facebook Ads e qual a diferença entre tráfego orgânico e pago.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma da rede social para a veiculação de anúncios para os sua base de usuários, sendo que o Gerenciador de Páginas é um dos mecanismos mais utilizados para cuidar das campanhas, já que é uma ferramenta muito intuitiva.

Existem 10 tipos de anúncios que podem ser realizados pelo Facebook Ads. São eles:

  • Reconhecimento da marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações de aplicativo;
  • Visualização de vídeo;
  • Geração de cadastro;
  • Conversões;
  • Vendas de catálogo e;
  • Visitas ao estabelecimento.

Dark posts no Facebook

Ao decidir qual o melhor tipo de anúncio para o seu website, você define também o orçamento de cada anúncio. É possível anunciar a página ou postagens específicas, sendo que o valor depende do alcance desejado e do tempo de veiculação.

O pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou boleto bancário, sem valor mínimo de investimento.

Para que os links patrocinados no Facebook gerem tráfego para o site, é imprescindível que a página aponte para o site. A ideia é que o Facebook seja utilizado como uma ponte que leva os usuários até o seu site para garantir mais acessos.

O que são os dark posts no Facebook?

Os chamados dark posts são publicações que ficam escondidas na linha do tempo de uma página comercial. Por serem anúncios, eles são segmentados e aparecem apenas para um público específico.

Essa estratégia é muito utilizada por lojas de varejo online. Como são oferecidos diversos produtos, os dark posts no Facebook permitem a divulgação de diferentes segmentos sem que as publicações poluam a linha do tempo de seus clientes.

Dark posts no Facebook

A segmentação pode ser feita por idade, gênero, interesses, demografia, palavra-chave, status de relacionamento e diversas outras informações recolhidas pelo Facebook. Essa variedade permite que você assegure o recebimento da mensagem pelos clientes certos.

E o melhor de tudo: criar um dark post é extremamente simples! Esse tipo de publicação é conseguido com a ajuda do Gerenciador de Anúncios do Facebook seguindo alguns passos simples. São eles:

  • Acesse o Gerenciador de anúncios e clique em “Publicações de Página”;
  • Selecione a página para a qual o dark post será destinado e clique em “Criar Publicação”;
  • Selecione a opção “Criar a publicação sem exibição na página” e defina os detalhes do seu post, como tipo (link, carrossel, foto, vídeo, status ou oferta), URL, texto, foto e chamada de ação;
  • Sempre, sem exceções, marque a opção “Esta publicação será usada somente como um anúncio”;
  • Defina a segmentação da sua preferência com palavras-chave, categorias e públicos específicos;
  • Clique em Criar Publicação.

Pronto! O seu dark post foi criado e será exibido somente para as pessoas que se encaixam no perfil definido por você.

Quais são os benefícios de criar dark posts?

Existem muitos motivos pelos quais os dark posts no Facebook podem ser melhores que as publicações tradicionais para a sua empresa. Dentre eles, podemos destacar:

Controle da linha do tempo

Muitas pessoas se preocupam não apenas com a estética de sua própria linha do tempo, mas também com a quantidade de vezes que as publicações da sua empresa aparecem na timeline dos seus seguidores.

E não é por menos! Quando os posts são excessivos, existem grandes chances de que os usuários deixem de seguir a sua página e, consequentemente, parem de comprar o seu produto.

A criação de dark posts permite que você controle o número de postagens. Além disso, ela evita que a linha do tempo das pessoas que curtiram a sua página seja inundada com publicações. Esse é um dos principais motivos pelos quais as empresas perdem seguidores.

Realização de testes

Quando você trabalha com redes sociais, os testes viram praticamente parte da sua rotina. Afinal, é preciso entender a fundo qual é o perfil da sua audiência, os tipos de publicações que geram mais engajamento e novas estratégias de comunicação.

Os dark posts no Facebook permitem que você realize testes com diferentes audiências sem que eles poluam a sua linha do tempo. A análise é feita quase que sem conhecimento de toda a sua base de seguidores e os resultados são mais segmentados.

Segmentação

Aliás, a segmentação é justamente um dos grandes benefícios dos dark posts. Essa estratégia permite que somente o público que tem interesse em um determinado produto entre em contato com o post, evitando que pessoas que não têm a intenção de compra vejam a publicação e deixem de seguir a página.

Dark posts no Facebook

Isso faz com que as postagens sejam mais assertivas e incentivem o consumo de uma forma mais segura.

Maior alcance das publicações

No primeiro momento, pode parecer que o alcance das suas publicações é menor. Porém, é preciso lembrar que é possível criar posts diferentes para várias audiências, garantindo que a mensagem chega para o público certo.

Por mais que o alcance não seja total, como é o caso das publicações patrocinadas que são exibidas na linha do tempo, tenha em mente que as chances de que as compras sejam efetuadas pelos interessados é muito maior.

Agora que você já sabe da importância dos dark posts e como é possível criar publicações ocultas, chegou a hora de investir nessa estratégia para aumentar o seu alcance e aprimorar o seu planejamento de comunicação e marketing digital. Boa sorte!

Vale a pena investir no Facebook?

É comum que os clientes de agências de marketing digital se perguntem se realmente vale a pena investir dinheiro no Facebook. E a resposta de todos os profissionais que trabalham nesta área é unânime: sim! Vale a pena investir em dark posts no Facebook!

Porém, se você ainda precisa ser convencido de que deveria reservar uma parte do seu orçamento para esta rede social, não se preocupe. Preparamos uma lista de motivos pelos quais você já deveria contar com uma estratégia eficiente de social media. Confira:

Alcance

Dados divulgados pelo Facebook mostraram que, em julho de 2018, o número de usuários brasileiros na rede social chegou a 127 milhões. Vale ressaltar que a mesma pesquisa mostrou que 90% desses usuários usam a plataforma diariamente.

Ou seja, a base de usuários ativos é enorme!

Dark posts no Facebook

Logo, a plataforma se transforma em uma poderosa ferramenta para criar conteúdo e fazer com que mais clientes conheçam a sua marca. Consequentemente, você pode aumentar as suas vendas e fazer com que a sua empresa cresça cada vez mais.

Vale lembrar que é essencial investir em anúncios e dark posts no Facebook para conseguir atingir o maior número de pessoas na rede social. Como a plataforma segmenta as publicações de acordo com o interesse de cada usuário, os anúncios garantem que a mensagem chegue até o público certo.

Baixo investimento

O custo dos anúncios no Facebook também é baixo e depende completamente de você. Ou seja, você define o valor que quer investir de acordo com as necessidades e objetivos de cada campanha.

É possível investir um determinado valor e, então, redirecionar esse crédito para diferentes campanhas. Ao criar o anúncio, você escolhe por quanto tempo ele deve ser veiculado de acordo com o crédito disponível.

O total controle desse budget faz com que seja possível estabelecer os melhores valores e até mesmo economizar nos anúncios!

Interação com os usuários

O Facebook se tornou uma ferramenta muito eficiente para o atendimento ao cliente. Afinal, cada vez mais pessoas preferem utilizar os mecanismos de atendimento online às ligações. Além de não ter o custo do telefone, a frequência com que elas usam a rede social é muito grande.

Dark posts no Facebook

Por isso, o Messenger pode servir como um canal direto de conversa com clientes que querem tirar dúvidas ou solucionar problemas. Isso faz com que o atendimento fique muito mais rápido e, ao mesmo tempo, beneficia os dois lados da moeda.

Além disso, os próprios comentários e curtidas no Facebook fortalecem os laços de relacionamento com o cliente. Isso é muito importante para a fidelização dos consumidores. Da mesma forma, sua marca se mantém na mente das pessoas quando elas querem fazer uma compra!

Reputação da marca

Um dos motivos pelos quais as redes sociais são as melhores amigas dos profissionais de marketing digital é justamente o poder que elas têm de construir a reputação de uma empresa.

Como você já viu, a base de usuários no Facebook é muito grande. Logo, é possível considerar que a maioria dos seus clientes estão presentes nesta plataforma e podem falar da sua marca no ambiente online.

Dark posts no Facebook

Isso faz com que o monitoramento de redes sociais seja imprescindível para descobrir o que os clientes acham do seu serviço. E muito mais que isso! No caso de crises de comunicação, o Facebook pode ser um ótimo instrumento de gerenciamento para reverter a situação.

A comunicação no ambiente digital tem um poder de persuasão muito forte. Logo, você pode alterar o que os clientes pensam da sua empresa de forma positiva.

Além de fortalecer o relacionamento com os clientes já existentes, a reputação positiva no Facebook aumenta as chances de que novos usuários conheçam e se interessem pela sua marca.

Funcionalidades da plataforma

Cada vez mais o Facebook se adapta à realidade das compras e contratações de serviços pela internet. Por isso, as novas atualizações trazem funcionalidades bastante úteis para quem quer aumentar as vendas.

Uma dessas funcionalidades é o botão de compra. Esse botão fica em destaque na página da sua empresa e pode levar diretamente às páginas de compra, tornando o processo muito mais rápido.

Além disso, o Facebook criou também o seu próprio marketplace. Por meio da própria rede social, é possível anunciar produtos com segmentação parecida aos dark posts no Facebook. Por meio da ferramenta, você define critérios de localização e público alvo para venda de serviços.

A tendência é que cada vez mais sejam desenvolvidas funcionalidades voltadas para o e-commerce. Logo, a sua empresa deve acompanhar todas essas novidades do mercado. Assim, você fica sempre um passo à frente da concorrência. Além, é claro, de oferecer os melhores processos de compra para os consumidores.

Dark posts no Facebook

Esses são os principais motivos pelos quais você deveria, sim, investir em anúncios e dark posts no Facebook para aumentar as vendas e atrair novos clientes para a sua empresa.

Como melhorar o marketing digital para o meu negócio?

  • É muito difícil pensar em uma empresa de sucesso sem aplicar técnicas de marketing digital. Essas técnicas podem ser:
  • Anúncios nas redes sociais;
  • Criação de blogs;
  • Gerenciamento de conteúdo;
  • Link building e muito mais.

O investimento nos canais digitais é imprescindível para que você acompanhe o novo pensamento dos consumidores.

A boa notícia é que existem estratégias muito fáceis de serem aplicadas. Elas podem trazer diversos benefícios para o seu negócio. E, para saber mais sobre todas elas, você pode contar com o ville Target!

Além dos nossos demais artigos no blog, você consegue também baixar os nossos materiais totalmente gratuitos para aprender tudo o que você precisa saber sobre marketing digital. Não deixe de acessar o site para conferir todos os e-Books disponíveis para começar a investir no sucesso da sua empresa.

Acredite: você não vai se arrepender!

Restou alguma dúvida sobre os dark posts no Facebook? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar a publicação nas redes sociais!

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !