(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Por mais que um profissional de marketing de sucesso precise ser multidisciplinar, não é possível dar conta de todas as tarefas. Isso porque um ótimo planejamento de marketing digital trabalha em diversas frentes ao mesmo tempo. Surge, então, a necessidade de montar uma equipe de marketing eficiente.

Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas devem ter essa preocupação. Muito pelo contrário. Independentemente de tamanho e setor de atuação, todas as empresas precisam montar uma equipe de marketing eficiente.

Afinal de contas, é ela quem será responsável por dar visibilidade aos produtos ou serviços da empresa, além de estreitar o relacionamento com os clientes com o objetivo de fidelizá-los. Em resumo, o marketing é parte fundamental para o crescimento de vendas e, por consequência, da receita da empresa.

Felizmente, as companhias brasileiras já entenderam a importância de contar com um departamento de marketing. De acordo com levantamento da consultoria Bain & Company, devem ser investidos 16 bilhões de reais em campanhas de mídia online em 2020.

É claro que o número de funcionários de um departamento de marketing varia de acordo com o tamanho da empresa. Em caso de uma PME, cujo o time de marketing seja enxuto, os profissionais podem (e devem) exercer mais de uma função. É normal um único profissional pensar a parte estratégica e colocar a mão na massa, ser bem operacional.

 

Quais os profissionais que não podem faltar em uma equipe de marketing eficiente

 

Há algumas vagas que são indispensáveis dentro de um time de marketing. Selecionamos algumas da principais vagas que você deve preencher no departamento. Confira a seguir:

 

1. Analista de mídias sociais

 

As redes sociais não servem apenas para publicar fotos de cães e gatos e fazer textões. É possível fazer negócios nelas, até realizar vendas pelo Instagram.

Com mais de 100 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, as empresas precisam marcar presença nelas. Sabendo que as pessoas procuram distração nessas plataformas, não é interessante produzir apenas conteúdos vendedores.

 

equipe de marketing eficiente analista mídias sociais

 

É preciso mesclar com peças que engajem e dialoguem com os assuntos do momento. Dessa forma, você reforça a imagem da sua empresa entre os seus seguidores.

Mas o trabalho do analista não se resume a publicar novos conteúdos nos perfis. Ele precisa realizar o monitoramento de redes sociais, isto é, acompanhar os resultados de suas ações e as menções que os usuários fazem sobre a sua empresa. E, claro, responder a todos os comentários – positivos ou negativos.

 

2. Analista de SEO

 

Atualmente, o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. Em muitas oportunidades, o buscador funciona como uma porta de entrada de potenciais clientes para muitas empresas.

Dentro desse contexto, não dá mais para abrir mão de um trabalho de SEO. Aparecer na primeira página do Google, além de transmitir mais credibilidade, leva mais usuários para a página da sua empresa. Uma oportunidade e tanto para conquistá-los e convertê-los, hein!

 

equipe de marketing eficiente analista SEO

 

Entra em cena, o analista de SEO. Esse profissional é responsável por planejar – e colocar em prática – toda a estratégia de otimização do site da empresa. Isso inclui entender a importância dos backlinks; selecionar palavras-chave com bom potencial de ranqueamento; criar URLs amigáveis; ter conhecimento em Google AdWords e aplicar SEO para imagens.

Para tanto, ele precisa acompanhar os resultados de suas ações e trabalhar alinhado com a equipe de conteúdo. Lembre-se que uma equipe de marketing eficiente precisa trocar informações constantemente.

 

3. Gestor de conteúdo

 

Sabendo que marketing de conteúdo dá resultado, é fundamental que uma equipe conte com um gestor de conteúdo. Ele coordena toda a produção de materiais da empresa, desde blog posts e ebooks até infográficos campanhas de vídeos.

De modo geral, produzir conteúdos tem dois objetivos distintos: foco na otimização de SEO (para posicionar o site nas primeiras páginas do Google) e fazer a nutrição de leads e clientes (manter potenciais compradores sempre engajados com a sua marca).

Nesse sentido, o gestor de conteúdo precisa conhecer muito bem o público-alvo e persona da empresa. Assim, ele consegue entregar um conteúdo de qualidade e relevante.

A gestão de conteúdo também demanda muita disciplina e organização do profissional responsável. Isso porque não é interessante ficar muito tempo sem entregar algo novo para o seu público. Por isso, é fundamental elaborar – e seguir à risca – um calendário editorial.

 

4. Designer e editor de vídeos

 

Uma imagem vale mais que mil palavras. Quando falamos de campanhas de marketing digital, essa máxima faz ainda mais sentido. Produzir posts de blog sem imagens de acompanhamento tornam o texto pesado e cansativo para os leitores.

Portanto, quando for disparar campanhas de email marketing, criar landing page grátis e produzir peças para as redes sociais, você deve ter uma preocupação visual.

Por mais que existam muitos bancos de imagens gratuitos, uma equipe de marketing eficiente deve contar com um designer para tratar bem o conteúdo visual e desenvolver um logo para a empresa. 

 

equipe de marketing eficiente designer

 

Produzir conteúdos em vídeo também deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Basta ver a relevância que as principais redes sociais dão a esse tipo de conteúdo.

Para se ter uma ideia, 80% dos usuários do Twitter assistem a vídeos na plataforma. Segundo pesquisa da Experian, um email marketing com um link para um vídeo apresenta taxas de conversão de até 21%. Impressionante, não?

De modo geral, os vídeos, sobretudo de campanhas de marketing, não podem ser longos para fazerem sucesso e viralizarem na internet. Portanto, um editor de vídeos precisa transformar uma produção audiovisual curta em algo extremamente relevante e de qualidade. Assim, fica mais fácil aumentar a audiência do seu canal no YouTube.

 

Além de uma equipe de marketing eficiente

 

Como você percebeu, uma equipe de marketing eficiente conta com profissionais versáteis e com grande capacidade de fazer análises qualitativas. Eles devem ter uma visão estratégica e, ao mesmo tempo, saber executar diversas tarefas.

Nesse sentido, contar com uma ferramenta de automação de marketing pode deixar essa equipe ainda mais eficiente. Isso porque o software fica responsável por executar algumas atividades operacionais e apresentar um relatório de resultados das ações, como as principais métricas de email marketing.

Quer uma sugestão? O ville Target possui inúmeros recursos que fazer você perceber todos os benefícios da automação de marketing. Vamos detalhá-los abaixo:

  • Agendamento de posts nas redes sociais: para não perder mais tempo subindo posts diariamente nas redes sociais, o ville Target permite agendar as publicações no Facebook, Instagram e Twitter de uma só vez. Assim, sobra mais tempo para você focar em outras atividades-chave.
  • Criação de landing pages efetivas: graças à função arrastar-e-soltar, você consegue construir uma página de captura em pouco tempo. Basta selecionar imagens e vídeos salvas no seu computador e jogá-las na área de construção do ville Target. De quebra, suas landing pages ficam responsivas, adaptando-se a todos os tamanhos de telas.
  • Disparo campanhas de email marketing: você pode programar o envio de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos. Na hora da criação das peças, é possível importar templates de email para o ville Target. Para completar, a ferramenta fornece todas as métricas de email marketing para você avaliar seu desempenho.
  • Lead Tracking e Lead Scoring: esses recursos permitem acompanhar todas atividades dos usuários dentro do seu site. É possível, inclusive, atribuir pontos para cada ação que eles fizerem na sua página web. Dessa forma, você conhece melhor seu público-alvo e consegue fazer ações personalizadas mais assertivas.

Para atender a empresas de todos os tamanhos, o ville Target disponibiliza seis tipos de planos, inclusive um gratuito. É importante destacar que todos os planos oferecem os mesmos recursos, limitando apenas a quantidade de vezes que você pode usá-los. Por exemplo, no plano gratuito, você pode enviar 3 mil emails por mês, enquanto, no mais premium, o envio é ilimitado.

Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo e bons negócios!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados