27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Não adianta nada montar um time de marketing eficiente, se os profissionais estão. Eles não vão rendem tanto. Sabendo disso, você tem uma missão: manter sua equipe de marketing motivada o tempo todo.

E não vamos mentir: a missão é bem complicada. Isso porque ela inclui reter jovens talentos, lidar com conflitos e tirar o máximo do potencial de cada colaborador. Muita coisa, né?

7 dicas para manter sua equipe de marketing motivada

Para ajudá-lo, listamos sete dicas que vão lhe ajudar a manter sua equipe de marketing mais motiva. Confira abaixo!

1. Liderança adequada aos tempos atuais

Já se foi o tempo em que os chefes mandavam e os funcionários só obedeciam. Estamos vivendo em tempos de colaboratividade, nos quais líderes e comandados sentam lado a lado e tomam decisões juntos. Se a sua empresa ainda mantém uma estrutura vertical de hierarquia, certamente ela não vai atrair – e tampouco reter – jovens talentos.

equipe de marketing motivada liderança

Sabendo que uma das características da geração Z mais marcantes é ter um posicionamento, a sua empresa precisa se adequar aos tempos atuais. Como líder, procure deixar sempre as portas abertas para também receber feedbacks de seus comandados. Mudar de postura não é nenhuma vergonha.

Muito pelo contrário. Você acaba conquistando a sua equipe com essa atitude, construindo um ambiente muito mais leve para se trabalhar.

2. Comunicação transparente

Pense na seguinte situação: você acorda todo dia e vai ao trabalho. Lá, o seu chefe só aparece para lhe passar novas tarefas. Você entrega tudo, mas não tem um feedback. Isso se repete todo santo dia. Chegará uma hora que você não vai mais se preocupar em fazer o melhor em cada atividade. Afinal de contas, ninguém comenta nada sobre o seu trabalho.

A falta de comunicação no dia a dia é um dos principais fatores de desmotivação. Aqui, é melhor receber uma crítica do que ninguém falar nada a respeito da qualidade de suas entregas.

Portanto, procure dar feedbacks periódicos aos seus colaboradores. Além de apenas apontar críticas ou fazer elogios exagerados, faça ponderações e indique sugestões para que cada profissional possa evoluir a cada conversa.

3. Mais liberdade para experimentar

Por natureza, os profissionais de marketing são pessoas que prezam pela criatividade. Mantê-los engessados a um processo extremamente burocrático é um verdadeiro tiro no pé.

Imagine, então, um profissional do seu time cria uma peça para publicar nas mídias sociais. Mas, antes, o post precisa ser aprovado pelo gestor e também pela diretoria. Só depois de três dias nesse trâmite, a publicação é aprovada.

Esse processo burocrático desmotiva os colaboradores de marketing. Aqui, é interessante dar certa autonomia em situações mais pontuais. Experimentar novas ações. Aliás, há situações que exigem isso. Veja o exemplo do Ponto Frio abaixo.

equipe de marketing motivada autonomia

Caso a empresa tivesse engessado o processo de aprovação de posts nas mídias sociais, a publicação acima nunca seria feita. Ou, então, ela entraria fora do timing, perdendo seu sentido.

4. Mudança de rotina

Mudar a rotina da sua equipe de marketing não se resume a delegar novas funções a cada dia. Pode ser uma mudança de ambiente de trabalho. Que tal organizar a próxima reunião no Starbucks?

Pode parecer bobagem, mas trabalhar em um espaço novo, de vez em quando, contribui bastante para motivar e até despertar a criatividade de seus comandados.

Outra mudança interessante é dar fim àquelas reuniões intermináveis de uma hora que não levam a lugar nenhum. Uma dica é fazer reuniões em pé para que elas sejam breves. Assim, não se perde mais tempo à toa. Sua equipe consegue produzir mais em menos tempo, o que implica uma melhora de qualidade de vida.

5. Estabelecer metas novas

Mais uma das dicas para manter sua equipe de marketing motivada está em aplicar metas periódicas. Um exemplo é fazer com que o time consiga aumentar em 15% a taxa de cliques de suas campanhas de email marketing nos próximos 3 meses.

equipe de marketing motivada metas

Quando você estabelece novas metas, os profissionais vão fazer de tudo para alcançá-las. Mais do que isso, eles começam a entender a importância de cada etapa do processo. Algo como: “para atingir o objetivo, a minha tarefa é fundamental”.

6. Remuneração compatível, plano de carreira e bônus

Chega o final do mês, e o profissional precisa pagar as suas contas. Quando ele tem dificuldades para se sustentar e fazer pequenas economias, é natural que fique desmotivado.

Por mais que um ambiente inspirador seja fundamental, cedo ou tarde, o salário impacta na motivação de seus colaboradores. Nesse sentido, você precisa ser bem transparente na sua política de remuneração. O ideal é que consiga pagar um salário compatível com o que o mercado oferece.

Além disso, procure ter um plano de carreiras bem definidos para cada colaborador. À medida que começam a entregar mais para a sua empresa, eles merecem subir de cargo e, consequentemente, ter um reajuste salarial. Isso sem mencionar alguma forma de bonificação por metas atingidas.

equipe de marketing motivada bônus

Agora, sabemos que nem todas as empresas têm condições de dar grandes bônus. Se trabalha com um orçamento mais apertado, você pode buscar novas alternativas. Nem todos os benefícios precisam ser necessariamente financeiro. Pense em oferecer uma experiência única que nenhum dinheiro seja capaz de comprar.
Outras recompensas para os colaboradores que se destacarem podem ser:
  • dar dias de folgas;
  • pagar um almoço especial;
  • investir em um cursos específicos para que aprendam mais sobre marketing digital;
  • dar uma viagem de fim de semana para a praia ou campo.

7. Delegar funções mais estratégicas

Num primeiro momento, um novo colaborador precisa “botar a mão na massa”. Dessa forma, ele entende como funciona todo o processo. No entanto, sabemos que realizar tarefas mais operacionais todo santo dia se torna algo maçante. Desmotiva o profissional.

Por isso, recomenda-se delegar funções mais estratégicas aos poucos. Assim, o colaborador passa a se sentir cada vez mais importante dentro da empresa, mais valorizado. O profissional entende que ele é parte essencial da equipe.

Ao mesmo tempo, você não pode deixar de executar as tarefas operacionais, né? A solução é contar com a ajuda da tecnologia.

Cada vez mais acessível, você não precisa fazer nenhum investimento mirabolante para tanto. O ville Target, por exemplo, é uma plataforma de automação de marketing que possui planos que cabem no seu bolso. Inclusive, um plano gratuito.

Nele, você tem acesso a todas as funcionalidades da ferramenta, como:

Como a plataforma de automação de marketing executa as tarefas operacionais, a sua equipe só tem o trabalho de elaborar todo o planejamento de marketing digital e acompanhar os resultados. A partir das métricas fornecidas pela ferramenta, é necessário fazer uma análise qualitativa de suas ações.

E, você, como faz para deixar sua equipe de marketing motivada? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Sucesso!

workshop automação de marketing

Posts relacionados