(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Fazer uma landing page de sucesso não é uma tarefa tão simples quanto parece. Nosso software, o ville Target, permite a criação de landing pages rapidamente e facilmente. Mas, a criação de uma landing page não depende exclusivamente do software, você também precisa saber o que colocar na mesma. No artigo de hoje veremos os erros nas landing pages mais comuns e que devem ser evitados a todo custo.

Tentar entender o processo de criação de uma landing page dessa maneira complementa os conhecimentos vistos nos nossos artigos que explicam como criar uma landing page. Isso porque, desta maneira você consegue ver o que não pode ser feito, uma vez que você já sabe o passo-a-passo básico do processo de criação.

Portanto, sem mais delongas, vamos ver os erros nas landing pages que estão impactando negativamente sua taxa de conversões.

1. Impedir que o visitante saia da landing page

Um dos maiores riscos e erros nas landing pages é justamente impedir que o usuário possa sair da mesma. Veja bem, todas as landing pages que você criar devem permitir que o visitante saia da mesma se ele preferir.

erros nas landing pages exemplo

Claro, este aspecto se refere às landing pages no formato de pop-ups. Que são aquelas que aparecem de maneira automática quando o usuário entra na página. Ou aquelas programadas para aparecer no momento de “exit-intention” que detectam quando o usuário vai fechar a página e mostram para o mesmo uma promoção relevante.

O outro tipo de landing page são aquelas que possuem um endereço específico. Estas não costumam ter botões para saídas porque elas são páginas próprias. E, em geral, o lead chega nestas páginas após clicar em um link que oferece algum material como ebook, curso ou outro material gratuito.

Mas, de volta às landing pages do tipo pop-up, é essencial que você permita que o usuário saia da mesma. E sempre dê algumas opções, coloque um pequeno “X” (de fechar) no topo superior direito. Mas também permita que o usuário saia por simplesmente clicar nas áreas laterais.

Isso porque em geral uma landing page ocupa somente a área central e as laterais não costuma conter muitas informações. Por isso é comum que um clique naquela área permita que as landing pages sejam fechadas e o usuário volte à página anterior.

2. Muita informação e pouca ação

Escrever muito é um dos erros nas landing pages mais comuns. Pare e pense um pouco, qual o objetivo da sua landing page? Na maioria esmagadora dos casos o objetivo é simples: captação de leads. Em alguns casos específicos você pode ter o interesse de sugerir uma compra de um produto também. Nos casos de landing pages voltadas à leads que estão no fundo do funil de vendas.

erros nas landing pages picolés

Mas, de qualquer forma, não devem existir landing pages cujo objetivo é nutrir o cliente. A nutrição ocorre através do ebook que ele baixa naquela landing page. Ou ainda, é possível que o cliente já vá até a landing page nutrido. Ou seja, o artigo que o encaminhou à landing page já falou sobre o serviço e sobre seu produto.

Mas criar uma landing page gigantesca, com muitas informações pode tornar o processo de captação de leads bem mais complexo. O produto deve ser explicado bem antes, a landing page irá apenas guiar o lead, destacando os pontos principais.

Suponha que você quer vender picolé em uma landing page, então você utilizará os principais destaques na mesma. Por exemplo “o mais saboroso da internet”, “o mais gelado”. Por outro lado, você não explicará porque ele é o mais saboroso, escrevendo um texto completo com o processo de fabricação do mesmo, a seleção dos ingredientes e outros aspectos. Isso deverá ser explicado em um artigo, ou email, alguns passos antes do lead chegar na landing page.

Se quiser, você pode ancorar links com o texto “saiba mais”. Assim se o lead quiser saber o porque o seu picolé é o mais gelado, ele será levado à um artigo que explica este aspecto.

3. Botão CTA não é adequado

Um dos piores erros nas landing pages é a exclusão por completo de um botão call-to-action (CTA). Este é o botão principal onde você quer que o cliente clique. Logo, se sua landing page não tem este botão então tem algo extremamente errado com a mesma.

Mas, mesmo em landing pages que possuem um botão CTA, existem vários e vários erros que podem ser cometidos. Por exemplo, algumas páginas podem conter vários botões de cores e tamanhos semelhantes ao seu botão de CTA. Isto pode confundir o lead ou sobrecarregar o mesmo de informações.

erros nas landing pages conteúdo

E lembre-se, pode ser que isso tudo pareça um exagero, mas não estamos afirmando que seu lead não entenderá sua página se ele ficar nela por alguns minutos. Lembre-se que você tem segundos para captar a atenção do seu lead e para que ele decida ficar e preencher com seus dados.

Se sua página não é clara e ele não sabe exatamente o que fazer, é bem provável que ele simplesmente saia da mesma nos primeiros 10 ou 15 segundos.

Também se atente à cor do seu botão CTA. Cores quentes como vermelho e laranja são boas porque chamam a atenção. Mas cores frias como o azul em específico também é interessante porque desperta uma sensação de confiança. Sobretudo, certifique-se que a cor é diferente da cor utilizada ao redor do botão CTA.

4. Formulário muito longo

Existem páginas de captura que parecem um formulário da Polícia Federal. São tantos dados que precisam ser inseridos que você começa a se perguntar se tudo aquilo é realmente importante. E o motivo pelo qual um formulário muito longo é um dos erros nas landing pages é bem simples: formulários longos irão, muito provavelmente, reduzir o número de leads captados.

Uma prática comum é: pedir as informações básicas do lead primeiramente, isso seria, basicamente, o nome e o email do mesmo. Que são as informações absolutamente necessárias para que você trabalhe com email marketing.

erros nas landing pages formulário

Uma vez que o lead submeteu estas informações, você entrega a ele o material prometido (ebook, curso gratuito, etc). E pede, na página seguinte, mais algumas informações. Estas podem ser, por exemplo, o endereço, o site, a empresa e o ramo que ele atua. Enfim, estas informações dependerão da sua estratégia de segmentação de leads.

Se o lead não preencher o segundo formulário, você pode simplesmente colocar o mesmo em uma lista destinada à nutrição. Especialmente para quem está no topo do funil de vendas. Agora, se ele preencher, você pode assumir que ele já está no estágio intermediário ou final do funil de vendas.

Por fim, considere o auto preenchimento de campos, utilização de menus de seleção e qualquer estratégia que possa tornar o preenchimento mais rápido.

5. Falta de otimização para dispositivos móveis

Você provavelmente já acessou algumas landing pages no seu smartphone. E, muito provavelmente, poucas estavam realmente otimizadas para dispositivos móveis. Este é um dos erros nas landing pages mais comuns.

Como é comum esperar que as pessoas baixem ebooks, acessem cursos e façam aquisições nos seus computadores. Então é comum que várias pessoas no marketing optem por criar landing pages pensando somente na experiência em uma tela grande e horizontal.

erros nas landing pages construção

Mas lembre-se que atualmente, no Brasil (e em vários outros países do mundo), as pessoas preferem acessar a internet pelos seus celulares. Então suas landing pages devem ser otimizadas para computadores e a tela vertical e pequena de um smartphone.

Uma dica é utilizar landing pages de apenas uma coluna, evitar a utilização de imagens maiores que 700 pixels e evitar textos muito pequenos. Tudo isso pode ajudar significativamente. E lembre-se de otimizar as imagens para que elas tenham qualidade, mas tenham um tamanho aceitável. Afinal de contas, carregar uma imagem gigantesca em uma internet móvel não será rápido.

6. Alta confiança em vídeos

Ter vídeos nas suas landing pages é aceitável e é uma ótima opção. Mas atenção: um dos erros nas landing pages é precisar que o vídeo seja visto para que o usuário seja convertido. Isso porque a quantidade de pessoas que assistem à um vídeo em uma landing page é muito baixo.

erros nas landing pages vídeo

E é claro, evite práticas reconhecidamente ruins como: vídeos que tocam automaticamente por exemplo.

No geral, seu vídeo deverá ser curto e deverá também servir como elemento ilustrativo. O YouTube permite que você defina qual é a Thumbnail dos seus vídeos. Portanto, se você optou por hospedar o seu vídeo no YouTube, faça uma Thumbnail específica que serve também como uma imagem para aquela landing page.

Assim o vídeo não será algo intrusivo demais e será útil no processo de decisão até mesmo de quem não quiser ver o mesmo. Isso porque eles viram a thumbnail e como veremos a seguir é essencial que suas landing pages tenham imagens.

7. Não fazer o uso de imagens

Você sabia que nós processamos imagens 60.000 vezes mais rápido do que uma informação verbal? Além disso nós somos sempre induzidos a olhar para o rosto das pessoas, fazendo contato visual. E tem mais: temos a tendência de olhar para onde as outras pessoas estão olhando.

Você pode utilizar estas informações para tornar suas landing pages muito mais eficientes. Coloque imagens de pessoas olhando diretamente para o leitor ou para a promoção e o botão CTA. Isso irá certamente chamar a atenção do leitor quanto à sua landing page. Veja a imagem abaixo produzida pelo sticky.AI.

erros nas landing pages mapa de calor

Nela vemos um mapa de calor de onde as pessoas tendem a olhar com mais frequência em uma imagem. Note que somos atraídos a olhar para a face que está olhando diretamente para nós e que o outro bebê também está observando.

Portanto, sempre que possível faça uso deste tipo de técnica. E também observe que várias landing pages, banners e outros materiais de publicidade utilizam esta informação frequentemente. Existem inclusive, várias start-ups voltadas à pesquisa do mapa de calor em páginas da web. Alguns sites contratam estes serviços para otimizar não só suas landing pages, mas também seus sites, redes sociais e outros itens de marketing.

8. Não realizar testes

Por mais que você leia dezenas de artigos de como criar landing pages, e também leia todo este artigo repetidas vezes, ainda existirá espaço para melhora. Os artigos e até mesmo livros tentam cobrir uma quantidade específica de tópicos e conseguem apresentar somente uma quantidade limitada de exemplos e situações.

É na prática que você precisará aplicar estas ideias e sempre existirão algumas dúvidas. Afinal de contas você pode se perguntar: qual o tamanho ideal para o meu botão CTA. E a cor mais adequada? Será que este título está bom o suficiente?

Estas são perguntas comuns no momento de criação das suas landing pages. E saber a resposta de várias destas perguntas pode auxiliar na definição da landing page final e de futuras landing pages.

erros nas landing pages análise

Portanto, sempre faça testes A/B. Já comentamos, o marketing digital oferece a possibilidade de testarmos diversos detalhes. Fazer o uso desta capacidade é o que separa empresas que conhecem as melhores estratégias de marketing das que não sabem como conseguir atrair e conquistar seus clientes através do marketing.

9. Não ter nenhuma landing page

Agora, de todos os erros nas landing pages que citamos, o maior erro possível é não ter nenhuma landing page. Estamos em 2019 e existem várias maneiras de criar uma landing page para o seu site, você pode inclusive, fazer isto gratuitamente, com o ville Target, por exemplo.

Ter uma landing page permitirá que você aumente a taxa de captação de leads para o seu negócio e torne o processo de conversão bem mais simples. As vantagens são muito grandes para que seja possível justificar simplesmente não ter uma landing page.

Se você não sabe como criar uma, não deixe de ler nossos artigos sobre o tema. E não se preocupe, é bem fácil o processo de criação.

E por hoje é só, esperamos que com estas dicas você possa otimizar ainda mais suas landing pages. Fazendo com que elas captem cada vez mais leads, melhorando os números do seu negócio e tornando sua empresa cada vez mais forte e competitiva.

Boa sorte e bons negócios!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !