27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Já deve ter acontecido isto: você acessa uma fanpage do Facebook e, logo, recebe uma mensagem da empresa. Normalmente, ela se mostra disponível para atendê-lo e tirar suas dúvidas. E ela consegue atender a centenas de pessoas ao mesmo tempo graças à tecnologia de chatbot.

De forma resumida, o chatbot é um computador programado para oferecer respostas automáticas para (quase) todas as suas dúvidas. No mundo dos negócios, as empresas investem nessa tecnologia para automatizar processos burocráticos e repetitivos.

Entre as vantagens em usar chatbot na sua empresa, estão a agilidade no atendimento (essencial nos dias de hoje) e a redução de custos. Afinal de contas, você não precisa recorrer à contratação de funcionários para solucionar problemas simples de seus clientes. Isso sem falar que a tecnologia consegue responder seus clientes 24 horas por dia 7 dias da semana.

Um ótimo exemplo de como esse recurso funciona na prática é o uso da KLM. A companhia aérea implementou o chatbot para auxiliar sua equipe de suporte humano, que lida com mais de 16 mil interações de clientes por semana.

O principal objetivo da inteligência artificial é orientar os clientes quanto ao status do voo, mudanças de portão e por aí vai. Em seis meses de operação, o assistente virtual da KLM já enviou quase 2 milhões de mensagens para mais de 500 mil clientes. Impressionante, não?

5 estatísticas de chatbot

Se ainda não está convencido da eficiência dessa tecnologia, confira cinco estatísticas de chatbot atualizadas!

1. Popularidade dos chatbots é mundial

Uma pesquisa da Mobile Time revelou que existem 56 empresas brasileiras que desenvolvem bots. Apenas no Brasil, existem mais de 8 mil bots que realizam 500 milhões de interações por mês em variados canais (Facebook Messenger, sites na web, apps móveis, Twitter, etc).

estatísticas de chatbot popularidade

Mas o sucesso do chatbot não tem fronteiras. De acordo com o portal Business Insider, mais de 67% dos usuários já conversaram com um assistente virtual para solucionar algum problema. A tendência é esse número subir daqui para frente.

2. Disponibilidade 24 horas é o maior benefício do chatbot

 Segundo pesquisa da SurveyMonkey Audience, 64% dos usuários apontam que o principal benefício do chatbot é a sua disponibilidade 24 horas. Outra vantagem mencionada por 55% dos entrevistados foi a possibilidade de obter respostas instantâneas.

3. Satisfação dos clientes

Mais uma das estatísticas de chatbot vai ao encontro da preferência dos novos consumidores, que prioriza um atendimento rápido e digital. Eles não gostam de conversar pelo telefone.

estatísticas de chatbot satisfação

De acordo com o portal eMarketer, 29% dos consumidores preferem entrar em contato com as empresas via chat. A preferência por chat sobe para 54% quando analisamos apenas o público millennial – pessoas nascidas no final do século XX.

4. Redução de custos para as empresas

Como destacamos no começo deste texto, uma das maiores vantagens de implementar o chatbot está na redução de custos. E isso não é só uma teoria.

estatísticas de chatbot redução de custos

O estudo da Juniper Research mostra que a tecnologia ajudou a diminuir em 20 milhões de dólares os custos das empresas em 2017. A tendência é que a economia gerada pelos chatbots chega a 8 bilhões de dólares por ano já em 2022.

5. Chatbot também vende

Essa é uma das estatísticas de chatbot que pode surpreender. Mais do que reduzir custos, a tecnologia ainda é capaz de convencer seus clientes a realizarem uma compra e, assim, aumentar seu tíquete médio.

Segundo a PwC, 55% dos consumidores estão propensos a selecionar mídias escolhidas por assistentes virtuais. Quer mais? Pois 37% dos usuários ficam felizes em receber recomendações de compras dos chatbots. Como consequência, as empresas podem aumentar em até 20% da sua receita graças à tecnologia.

Além das estatísticas de chatbot

De fato, a automação de marketing veio para ficar, e não só no atendimento. É possível automatizar suas ações de captação de leads e divulgação de produtos e serviços.

Com o ville Target, por exemplo, você pode criar landing pages grátis para captar leads; criar uma régua de email marketing para manter um relacionamento próximo com sua base de contatos e, por fim, realizar o agendamento de posts nas redes sociais. Assim, você marca presença nas plataformas e não se esquece de interagir com seus seguidores em nenhuma data importante.

além das estatísticas de chatbot

Enfim, não deixe para depois! Cadastre-se agora mesmo no ville Target e descubra na prática como a automação de marketing pode impulsionar seus negócios.

automacao de marketing

Posts relacionados