27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

À medida que o Facebook perde força (e usuários), o Instagram ganha mais relevância. Muitas empresas já perceberam isso e passaram a focar mais suas ações na plataforma de vídeos e fotos.

Esse movimento não chega. Com a mudança de algoritmo do Facebook, o alcance das publicações diminuiu drasticamente. Ao mesmo tempo, muitos usuários perderam o interesse na plataforma. Segundo estimativa da eMarketer, 2,8 milhões de usuários norte-americanos deixaram de usar o Facebook.

Mas não é só isso. O Instagram é uma rede social muito mais dinâmica e “flexível”. Ele consegue incorporar as novidades do mercado rapidamente em sua plataforma. O Stories é um ótimo exemplo de como o Instagram foi potencializado aproveitando um recurso do Snapchat.

Com a possibilidade de criar enquetes no Instagram Stories e inserir hashtags de forma eficiente, você consegue pensar em diversas estratégias de marketing para engajar seu público-alvo.

Ainda não está convencido? Então, confira só essas estatísticas do Instagram e veja por que ele é a rede social do momento.

 

8 estatísticas do Instagram (atualizadas!)

 

1. Base de usuários em alta

 

Ao todo, o Instagram conta com uma base de 800 milhões de usuários ativos mensais, sendo 500 milhões diários. Isso representa um avanço de 40% nos últimos dois anos.

Segundo a própria plataforma, o crescimento se deve, principalmente, à adição da funcionalidade de Stories. São mais de 300 milhões de usuários que utilizam o recurso diariamente contra 170 milhões do Snapchat, o maior rival do Instagram.

 

2. Fotos ainda geram mais engajamento

 

Embora criar conteúdos em vídeo seja uma forte tendência na internet, as fotos ainda são as queridinhas dos usuários no Instagram. De acordo com o site Adweek, elas geram 36% mais engajamento do que os vídeos.

O que pode explicar esse fenômeno é o fato de as pessoas ainda publicarem muitos vídeos na horizontal. Isso não favorece os usuários que usam a rede social pelo smartphone, que é a maioria.

 

3. Hashtags potencializam suas publicações

 

Inserir hashtags em suas publicações é uma ótima estratégia para ser descobertos por potenciais clientes, além de categorizar seus conteúdos. Pesquisa da TrackMaven afirma que posts com pelo menos uma hashtags geram 12,6% mais engajamento que aqueles que não têm.

A mesma pesquisa fala que o ideal é utilizar 11 hashtags por publicação. Se você não tem muita criatividade para criá-las, vale a pena recorrer a algumas ferramentas para o Instagram. Elas dão dicas de quais hashtags estão em alta no momento.

 

estatísticas do instagram hashtags

 

E as empresas já perceberam a força que elas têm. Segundo levantamento da Simply Measured, sete entre dez hashtags no Instagram são de marcas. Faça o mesmo!

 

4. Usuários seguem empresas

 

Mais uma das estatísticas do Instagram afirma que, de todos os perfis ativos no Instagram, mais de 80% seguem, pelo menos, uma empresa e 60% descobrem um novo produto ou serviço pela plataforma.

Desde março do ano passado, mais de 120 milhões de usuários chegaram a visitar o site ou ligar para a empresa após visualizar alguma publicação dela.

 

5. Maioria das empresas estão no Instagram

 

Diante dos dados acima, não é de se estranhar por que todos os tipos de empresas, das pequenas às mais consagradas, marcam presença na plataforma. De acordo com o próprio Instagram, 70% das empresas norte-americanas têm uma conta na rede social.

E a plataforma deixou de ser apenas um canal de interação entre empresas e clientes. Com o novo recurso, é possível realizar vendas diretamente pelo Instagram.

 

6. Prova social funciona na plataforma

 

Não cansamos de reforçar a importância da prova social no marketing. Quando muitas pessoas elogiam a sua empresa, fica muito mais fácil de convencer seus leads de comprar o seu produto ou serviço.

 

estatísticas do instagram prova social

 

E isso pode ser facilmente percebido no Instagram. Segundo estudo da Gartner L2, um conteúdo de um usuário mostrando o seu produto aumenta em até 4,5% a sua taxa de conversão.

Por isso, vale a pena monitorar o que todos os usuários estão falando de você na plataforma. Quando houver posts de usuários dentro da sua loja ou elogiando a sua marca, vale a pena compartilhá-los.

 

7. Jovens dominam o Instagram

 

Todo planejamento de marketing digital começa na identificação do seu público-alvo e persona. Quando você conhece seus costumes, interesses e comportamento de compra, fica muito mais fácil crias suas ações de marketing, né? Isso inclui definir quais canais de divulgação você deve usar.

Sabendo que mais da metade dos usuários (59%) têm entre 18 e 29 anos, uma empresa que tem jovens como público-alvo não pode ficar de fora do Instagram.

 

estatísticas do instagram jovens

 

Na mesma linha de raciocínio, não vale a pena uma empresa que oferece serviços e produtos para a terceira idade investir na plataforma. Isso porque os usuários com mais de 65 anos respondem apenas por 8% do total.

 

8. Maioria dos posts não são vistos

 

Diariamente, mais de 95 milhões de fotos e vídeos são compartilhados na plataforma. Em meio a tantos conteúdos, o seu post precisa ter um grande diferencial para se destacar e encontrar potenciais clientes, né?

Para piorar a situação, o novo algoritmo prioriza publicações de acordo com os últimos engajamentos de cada usuários. O resultado disso tudo é que 70% dos posts do Instagram não chegam a ser visualizados.

Diante desses dados, faz-se ainda mais necessários pensar em outras formas de impactar seu público-alvo. Inserir hashtags e marcar locais em suas publicações podem ser decisivos para encontrar potenciais clientes.

Também vale a pena criar anúncios no Instagram Stories. A vantagem dessa estratégia é que você pode direcionar seus anúncios para um público segmentado, que realmente tem interesse naquilo que você tem a oferecer.

 

Além das estatísticas do Instagram

 

Depois de analisar essas estatísticas do Instagram, você já deve estar convencido de que a plataforma pode ser um ótimo canal para o seu negócio, né?

O primeiro passo para se dar bem aqui está em criar um perfil comercial. Assim, você consegue fazer anúncios dentro da plataforma, além de visualizar indicadores de marketing digital importantes para a tomada decisões.

Outro ponto importante é ser frequente na plataforma. Quanto mais conteúdos relevantes você publicar para os seus seguidores, mais chances de sucesso você tem. Mas sabemos que você tem (MUITAS) outras tarefas para fazer no dia a dia.

Por isso, o ville Target oferece a funcionalidade de agendamento de posts nas redes sociais. É possível programar todos os seus posts do mês no Instagram, Facebook e Twitter em pouco tempo.

Quer mais dicas de como se dar bem na plataforma de fotos e vídeos mais popular do mundo? Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente nosso Guia Definitivo do Instagram para Negócios.

 

 

Posts relacionados