(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A campanha de e-mail marketing integra a lista de melhores estratégias para quem trabalha com marketing digital. Isso porque essa ferramenta de comunicação tem o poder de melhorar o relacionamento com o cliente, incitar o engajamento e aumentar consideravelmente a quantidade de vendas da sua empresa.

Logo, se você ainda não trabalha com e-mail marketing, acredite. Você pode estar perdendo tempo e dinheiro!

Para potencializar as suas vendas, preparamos esse artigo completo com a explicação de o que é uma campanha de e-mail marketing, dicas para você elaborar a sua e mais. Além disso, você conhecerá uma ferramenta eficiente e com planos gratuitos para desenvolver e enviar a sua campanha de e-mail marketing.

Ficou curioso? Então não deixe de ler este artigo até o final!

Antes de tudo, vamos falar um pouquinho sobre o que é essa ferramenta.

O que é e-mail marketing?

Você provavelmente já recebeu um e-mail com uma espécie de banner virtual de alguma loja ou empresa. Esse conteúdo visual é conhecido como e-mail marketing e serve para você entrar em contato com o cliente diretamente pela sua caixa de entrada.

Por meio do e-mail marketing, você pode:

  • Celebrar datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças;
  • Enviar promoções e condições exclusivas;
  • Lançar novos produtos e serviços da sua empresa;
  • Destacar produtos mais vendidos do catálogo;
  • Criar campanhas sequenciais;
  • Informar sobre alterações no modelo de funcionamento da empresa e muito mais!

Por tratar-se de uma ferramenta bastante versátil, é possível usar a criatividade para criar campanhas inovadoras de acordo com as suas necessidades. Por isso, ela se tornou uma grande aliada dos profissionais de marketing digital.

Para quem eu posso enviar o e-mail marketing?

Para saber quem é o público alvo, você precisa primeiro entender quem são os leads.

A forma mais fácil de descrever o conceito de lead é como consumidor potencial. Antes mesmo de tomar a decisão da compra, as pessoas que se enquadram no perfil de compra da sua empresa podem ser consideradas como leads. Isso porque muitas vezes elas têm um problema ou a vontade de comprar um produto, mas nem sempre decidiram qual a melhor empresa para fechar o negócio.

O trabalho do profissional de marketing digital é justamente transformar esses leads em clientes. Para isso, você deve criar conteúdo de acordo com cada etapa do funil de vendas. Com isso, você guia o lead pela jornada de compra desde o momento da identificação do problema até a compra efetiva.

Para captar esses leads, geralmente são utilizadas as landing pages. Também conhecidas como páginas de captura, essas páginas incluem botões de CTA (Call to Action) e formulários para os clientes inserirem seus dados de contato.

Para isso, as informações podem ser trocadas por infoprodutos, como e-Books, podcasts, webinars e mais.

Assim que você recebe essas informações, sua base de leads começa a se formar. Esse geralmente é o público alvo da sua campanha de e-mail marketing.

Quando eu devo enviar uma campanha de e-mail marketing?

Como já mencionamos acima, essa ferramenta pode ser utilizada com diversas finalidades. Portanto, não existe uma receita única de quando você deve formar uma campanha.

O e-mail marketing é muito utilizado para enviar parabéns em datas como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal e Ano-Novo. Nesse caso, ele pode ser enviado tanto para os clientes, como para os parceiros da empresa e até mesmo os colaboradores da organização.

No caso de promoções exclusivas, o e-mail marketing pode ser a melhor forma de avisar os leads dos preços promocionais. O ideal é que ele seja enviado alguns dias antes de começar a oferta, assim os clientes podem se programar para a compra.

A Black Friday também é uma data muito importante para campanha de e-mail marketing. Como ela é totalmente voltada para o comércio, preparar uma campanha no mês de Novembro pode fazer toda a diferença nas suas vendas.

Além desses casos especiais, você pode criar alguns e-mail marketing padrões para manter o relacionamento com o cliente. Nesse caso, basta criar um cronograma com todo o conteúdo que você deseja trabalhar e começar a preparar o envio.

Qual a quantidade ideal de e-mail marketing?

Um dos erros mais comuns de uma campanha de e-mail marketing é exagerar na quantidade enviada. Além de correr o risco de ter o seu endereço eletrônico classificado como spam, você pode fazer com que o próprio cliente se canse das suas mensagens e acabe bloqueando seu conteúdo.

Geralmente, a quantidade ideal é de até 2 e-mails por semana. Com esse número, você se mantém no radar do consumidor sem causar o famoso “flood” de informações.

Porém, lembre-se de que isso não é uma regra. Existem diversas campanhas que trabalham com o formato sequencial e exigem uma continuidade do e-mail. Mas o melhor a fazer mesmo é restringir a quantidade de informações enviadas ao máximo.

Eu deveria investir em uma campanha de e-mail marketing?

Existem muitos benefícios em trabalhar com essa estratégia. Dentre eles, podemos citar o relacionamento com o cliente, como já falamos acima. Ao receber as suas mensagens, o cliente se torna mais próximo da sua empresa e tem mais chances de pensar na marca quando precisar de um produto ou serviço.

Além disso, o e-mail marketing costuma ser bastante fácil de criar. O conteúdo visual depende da sua identidade e do tipo de mensagem que você quer passar.

A quantidade de pessoas que recebem o e-mail também é bastante alta. Com a ferramenta certa, é possível enviar inúmeros e-mails de uma só vez sem perder muito tempo com a tarefa manual.

Por último, vale ressaltar que o conteúdo visual é bastante apelativo para a maiorias dos clientes. Mais que um blog ou texto nas redes sociais, o e-mail marketing tem o poder de transmitir uma mensagem de forma extrovertida, rápida e objetiva. Logo, essa pode ser a estratégia perfeita para você aprimorar a forma como trabalha com o marketing digital e conquistar novos clientes.

Agora que você já sabe o que é o e-mail marketing, quem recebe esse conteúdo e as vantagens de investir nessa estratégia, chegou a hora de conhecer uma ferramenta poderosa para te ajudar nessa tarefa.

Como usar o ville Target para uma campanha de e-mail marketing

O ville Target é uma ferramenta de automação de marketing. Ela já conta com milhares de usuários ativos e oferece a vantagem de otimizar o tempo da sua equipe, automatizando tarefas que costumavam ser manuais.

Uma dessas funcionalidades é justamente a criação, gerenciamento e acompanhamento de uma campanha de e-mail marketing. Além disso, é possível também gerenciar publicações nas redes sociais, rastrear e classificar o lead e até mesmo construir landing pages para atrair novos consumidores para a sua empresa.

Logo, ela pode mudar significativamente o dia a dia do seu departamento de marketing.

Vamos conhecer quatro funcionalidades que estão diretamente ligadas com a campanha de e-mail marketing.

Construção de landing pages

Como você já viu, as landing pages são a forma mais eficaz de atrair e captar novos leads. Por meio do ville Target, você constrói essas páginas com um simples botão de arrastar.

Existem diversos templates já prontos para você criar a sua página com muito mais facilidade. Além de escolher o modelo que mais combina com a sua empresa, você pode também adicionar botões de CTA (Call to Action) e personalizar os campos de informações.

Com o plano gratuito, é possível construir duas landing pages. Ou seja, você consegue testar a ferramenta, economizar no seu orçamento e melhorar o processo de captação de leads!

Além disso, todas as páginas criadas são adaptáveis para diferentes tamanhos de tela. Logo, a navegabilidade do seu site não é prejudicada com a construção.

Segmentação de listas

A funcionalidade de segmentação de listas permite que você crie mailings separados para diferentes perfis de clientes. Assim, a sua campanha de e-mail marketing fica muito mais direcionada para o público certo.

O conteúdo direcionado costuma fechar uma venda de forma muito mais fácil que o conteúdo enviado sem distinção de público.

Lead scoring

Por meio do ville Target, você pode aplicar um sistema de pontuação para cada ação que o lead realiza no seu site.

Por exemplo, se um cliente faz o download de um infoproduto, ele pode ganhar 50 pontos dentro do sistema. Ao abrir um e-mail marketing, ele soma mais 30 pontos. Ao visitar uma determinada página, são adicionados mais 15 pontos. E assim segue!

Quando o cliente atinge uma pontuação mínima, ele é considerado preparado para a venda. Assim, você pode investir em técnicas mais profundas de venda para aumentar as chances de que ele compre os seus produtos.

Isso é importante porque você pode usar o sistema de pontuação para separar clientes que se interessam pela campanha de e-mail marketing. Com isso, você evita prejudicar o engajamento e mantém o interesse no conteúdo enviado.

Disparo de e-mail marketing

Por último, não podemos deixar de citar as funcionalidades voltadas diretamente ao e-mail marketing. Com o ville Target, você consegue enviar campanhas de forma automatizada. Como a maioria das caixas de e-mail não trabalha com o envio em massa, é imprescindível contar com a ferramenta para evitar qualquer problema no disparo.

Além disso, você consegue agendar o envio para os melhores dias e horários. Dessa forma, você não precisa fazer o disparo na hora e pode inclusive utilizar a ferramenta fora do horário comercial e aos fins de semana.

Com a criação de listas segmentadas, você envia diferentes campanhas de acordo com o perfil de cada público!

Como o disparo acontece de uma vez só, seu processo fica muito mais eficiente e você evita perder tempo com o envio de mensagens individuais.

Depois que você enviar a campanha, é possível contar também com as métricas do ville Target para acompanhar os resultados. Com a taxa de abertura e cliques no e-mail marketing, você analisa o engajamento e pode identificar as campanhas de sucesso. Além disso, é possível identificar pontos de melhoria para que os resultados sejam contínuos.

Viu só como o ville Target pode ajudar você a criar uma campanha de e-mail marketing de sucesso? Agora, basta colocar a mão na massa e deixar a criatividade rolar solta para desenvolver as melhores estratégias de marketing digital.

Com o tempo, você será capaz de identificar os conteúdos que geram mais engajamento e vai se tornar um especialista na arte de criar uma campanha de e-mail marketing. Boa sorte!

Além do e-mail marketing

Se você ainda não conhece os benefícios da automação de marketing, então você pode estar perdendo muito tempo com tarefas manuais que podem ser otimizadas.

O universo do marketing digital oferece inúmeras possibilidades para quem quer criar a relevância da empresa no ambiente online. Com a otimização para mecanismos de busca (SEO), o inbound marketing, o gerenciamento de redes sociais e até mesmo as campanhas de mídias pagas, você pode ganhar mais investindo menos.

Por isso, é essencial que você conheça tudo sobre as melhores estratégias de marketing digital.

Para isso, você pode contar com os e-books gratuitos do ville Target e aprender mais sobre esse universo digital. São diversos livros sobre ferramentas de marketing digital. Veja tudo sobre a criação de conteúdo nas redes sociais. Aprenda também sobre estratégias para conquistar o ambiente online e muito mais!

Com esse conteúdo, você conhece as melhores técnicas para alavancar o seu negócio e alcançar o sucesso.

E o melhor de tudo é que você pode contar com planos totalmente gratuitos para ajudar você nessa trajetória! Então não deixe de acessar o site hoje mesmo para conferir os benefícios da ferramenta e dos materiais desenvolvidos para você.

Restou alguma dúvida sobre a campanha de e-mail marketing? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma. Aproveite também para deixar a sua sugestão de tema para as próximas semanas.

Por último, não deixe de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !