27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

São raras as empresas que não focam suas ações de marketing digital no Facebook e no Google, independentemente do tamanho delas. Não é por menos. Enquanto o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas mensalmente. E as duas gigantes possuem serviços de anúncios para impulsionar o alcance da sua marca. Aqui, estamos falando do Facebook Ads e Google AdWords.

Segundo estudo do Mashable, empresas que contrataram os serviços de anúncio têm um retorno de três a oito reais para cada um real investido em publicidade. Diante desse cenário, não dá para negar que o Facebook Ads e Google AdWords são, sem dúvidas, um dos mais importantes meios de publicidade online.

No entanto, se você quer reduzir custos com marketing digital, é muito importante conhecer cada detalhe dessas duas plataformas. Assim, você otimiza suas ações, ou seja, alcança mais pessoas gastando menos dinheiro.

Facebook Ads, o que é?

Com essa plataforma é possível criar anúncios personalizados para sua audiência no Facebook e alcançar públicos segmentados em toda a rede social. O ideal é que você segmente de acordo com os interesses, região e preferências de compra do seu público-alvo e persona.

o que é facebook ads

Aqui, você tem duas alternativas. Publicar um conteúdo normalmente na sua fanpage do Facebook e impulsioná-lo para alcançar mais pessoas que ainda não curtiram sua página. Por sua vez, os dark posts são anúncios que aparecem na timeline dos usuários com as características definidas por você, mas não ficam expostos na sua página.

Entenda como funciona o Facebook Ads

No começo deste ano, os profissionais de marketing foram pegos de surpresa com a mudança de algoritmo do Facebook. Agora, ele passa a favorecer posts de amigos, grupos e familiares, o que diminui o alcance de posts de marcas no feed de notícias. Isso não quer dizer que marcas não aparecerão no feed.

A partir de agora você vai precisar entender melhor seu público-alvo e seus hábitos dentro do Facebook. Vai precisar entregar conteúdo relevante e genuíno, fazer chamadas de anúncios que estimulem as pessoas a interagirem com você.

Aparentemente, os anúncios não serão afetados, já que antes mesmo da mudança o Facebook os posts patrocinados já eram priorizados. Ter uma estratégia estabelecida de mídias pagas e anúncios pode aumentar do alcance, principalmente com essa mudança.

Google Adwords, o que é?

Aqui, são criados anúncios que aparecerão nas páginas de resultados do maior buscador do mundo. Isso acontece quando um usuário fizer uma pesquisa com as palavras-chave estabelecidas no seu anúncio.

o que é google adwords

Imagine que você venda materiais esportivos. Então, crie uma peça publicitária sobre camisetas de futebol, com um título e pequena descrição. Quando alguém procurar por camisetas de futebol no Google, você aparece em destaque, antes dos resultados orgânicos. Enfim, você está na primeira página do Google. Assim, suas chances de converter aumentam, uma vez que você impacta pessoas que estão procurando exatamente aquilo que você vende.

O que fazer antes e depois de usar Facebook Ads e Google AdWords

Em primeiro lugar, você deve definir metas para cada campanha. Então, quando recorrer ao Google AdWords, é importante ter em mente quantas vendas pretende realizar. Afinal, os anúncios custam dinheiro e você precisa de retorno. O mesmo vale para o Facebook: quantas pessoas você quer engajar com o seu conteúdo?

Você também precisa pensar na qualidade das páginas que os usuários serão redirecionados se clicarem nos seus anúncios. Ela precisa atender às expectativas do usuário e proporcionar uma ótima experiência. Imagine, então, o usuário clicar em um anúncio de promoção de camisas de futebol e cair na página de tênis esportivos? Uma decepção.

Por fim, você deve monitorar os indicadores de cada campanha. Sempre é possível encontrar maneiras de otimizá-las.

Muito além do Facebook Ads e Google AdWords

As duas ferramentas são muito importantes para atrair pessoas que ainda não conheciam sua marca. No entanto, captar novos clientes é muito mais caro que manter um por perto. Portanto, suas ações de marketing devem ir muito além de captar leads e convertê-los na hora.

É preciso engajá-los a todo o momento até fidelizá-los. Até mesmo porque, hoje em dia, o concorrente mora a um clique de distância, né? Por isso, utilize técnicas de Inbound Marketing para produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo em todas as etapas da jornada do consumidor. Assim, você começa a impactar pessoas antes mesmo da venda.

além do facebook ads e google adwords

Além de alimentar suas redes sociais com frequência, procure investir em SEO também. Assim, você consegue diminuir a dependência do Google AdWords. E como os investidores sempre lembram: não coloque todos os ovos na mesma cesta, diversifique suas ações. Assim que captar um lead, procure manter contato com ele através de campanhas periódicas de email marketing.

Em meio a tanto trabalho, é preciso lançar mão de uma ferramenta de automação de marketing. Aqui, estamos falando da plataforma ville Target. De forma resumida, ela cria landing pages efetivas de forma rápida e intuitiva, segmenta sua base de contatos, dispara campanhas de email marketing e ainda faz o agendamento de posts nas redes sociais. Uma mão na roda, né?

Sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados