(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A quantidade absurda de informações acessíveis transformaram o hábito do consumidor. Agora, ele tem mais conhecimento para tomar decisões. Embora ainda existam as compras por impulso, elas não são tão mais corriqueiras assim. Atualmente, os consumidores passam por diversas fases do funil de vendas e marketing.

Nesse sentido, as empresas precisaram se adaptar a esse dinamismo, ter maior empatia com os consumidores e analisar suas necessidades. Antes de virar cliente da sua empresa, ele precisa ser visitante, tornar-se um lead e enxergar uma oportunidade. Depois desse processo, quem sabe ele não acaba comprando com você?

Para tanto, é preciso marcar presença em cada uma das fases do funil de vendas e marketing. Caso a sua empresa consiga fornecer informações que resolvam os problemas em cada etapa da jornada do consumidor, ele fica mais próximo de virar seu cliente.

Quais são as fases do funil de vendas e marketing?

Ele acompanha e conduz o cliente pela jornada de compra. Elaborado com várias etapas, ele auxilia no processo de compra dos seus leads, com a intenção de convertê-los a clientes, com fluidez e assertividade.

quais são as fases do funil de vendas e marketing

Aqui, podemos observar pelo menos quatro fases do funil de vendas e marketing:

1) Aprendizado: por enquanto, o comprador não faz ideia que ele tem um problema ou uma oportunidade de negócio à vista. Portanto, a sua missão é despertar o interesse no seu público-alvo e persona quanto aos seus serviços e produtos. A ideia é fazê-lo avançar nas fases do funil de vendas e marketing.

2) Reconhecimento: aos poucos, ele passa a entender que, de fato, existe um problema. Então, ele começa a fazer mais pesquisas para encontrar uma solução.

3) Consideração: a essa altura do campeonato, o comprador já está ciente que existem soluções para o seu problema. Aqui, ele precisa de um empurrãozinho para avançar para a etapa da compra. Nesse caso, vale recorrer a frases que criam senso de urgência nas suas campanhas de email marketing, como “Últimas oportunidades”, “Promoção por tempo limitado” e por aí vai.

4) Decisão de compra: por fim, o comprador está decidido a adquirir determinado produto ou serviço. Sua última busca se concentra em encontrar uma solução com o melhor custo-benefício. E isso não se resume a preço. Procure evidenciar os diferenciais competitivos do seu produto ou serviço para atribuir mais valor agregado nele.

Como acertar suas ações nas fases do funil de vendas e marketing

Identifique seu público-alvo

Para quem você direciona suas campanhas? Quem se interessa por seu produto ou serviço? Você precisa saber com quem pretende falar para perceber em qual estágio ele está no relacionamento com sua marca.

fases do funil de vendas e marketing público-alvo

É uma fase importante, pois você precisa entender como esse lead decide pela compra. Dessa forma, você consegue direcionar as ações para o potencial cliente certo.

Qualifique sua lista de clientes

Fique de olho no seu tráfego e descubra quem são as pessoas que estão dispostas a ter um relacionamento com sua empresa. Isso quer dizer quem são os usuários que poderão disponibilizar um endereço de email em troca de algo. A lógica é a seguinte: quem não está disposto a fornecer um e-mail, não está interessado no seu produto.

Uma forma simples de qualificar seus leads é com uma landing page que oferece algo de valor em troca de um contato. Aqui, é fundamental inserir um Call to Action eficiente.

Mas não deixe de oferecer algo bacana para seus leads. Que tal um ebook ou mesmo um desconto? E para construir páginas de captura, não há segredo: a plataforma do ville Target possui modelos de landing pages que realmente convertem!

Eduque seu potencial cliente

Muitas vezes o futuro cliente disponibiliza seus contatos, mas ainda não pode ou não está preparado para comprar algo. Portanto, prepare seu público com informações interessantes. Aqui, pode ser conteúdos em vídeo, blog, infográficos. O importante é chamar atenção e engajar seu potencial cliente.

Aliás, é fundamental treinar e educar seus clientes com automações. Por exemplo, imagine uma imobiliária. Ela cria uma landing page para anunciar o lançamento de um empreendimento. Aí, você pode programar campanhas de email para todos que se cadastrarem.

fases do funil de vendas e marketing automações

No primeiro email, você cita os benefícios do empreendimento. No próximo, pode dar dicas de financiamento imobiliário. Por fim, quando ele já estiver mais preparado para a compra, você faz uma oferta. Lembre-se que cada uma das fases do funil de vendas e marketing exigem uma abordagem diferente.

Com o ville Target, é possível automatizar campanhas de email marketing. Assim, você não precisa enviar um email por vez para todas os leads captados.

Crie um relacionamento sólido

Estar presente em todas as fases do funil de vendas e marketing é a melhor maneira para criar um relacionamento sólido com seus clientes.

Lembre-se que a concorrência é muito acirrada e, às vezes, está a um clique de distância. Por isso, mantenha contato mesmo com as pessoas que ainda não compraram com você, mas já demonstraram interesse.

O pós-venda também é muito necessário, ou seja, não abandone as pessoas que já compraram. Talvez, não seja o momento para fazer uma nova oferta, mas você pode fazer uma pesquisa de satisfação e dar instruções de como aproveitar melhor o produto adquirido.

Enfim, é fundamental continuar o diálogo com o cliente, seja por meio de disparos automáticos de email, atualização do blog ou posts frequentes nas redes sociais.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados