(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Neste guia completo, você vai descobrir muitas ferramentas de captação de leads disponíveis na internet. Com os dados de potenciais clientes em mãos, fica muito mais fácil dar sequência à sua estratégia de marketing digital, né?

Segundo levantamento da Marketo, 96% dos visitantes que acessam um site ainda não estão preparados para a compra.

Mas, convenhamos, se o usuário chegou até a sua página, é bem provável que ele tenha interesse no que você oferece. Partindo dessa premissa, não seria interessante que esse usuário deixasse algum dado para que você entre em contato posteriormente? É claro que sim!

Daí a importância de contar com ferramentas de captação de leads. Em plena era digital e da consolidação do comércio eletrônico, dificilmente os consumidores tomam decisões por impulso. Agora, eles pensam duas, três e até quatro vezes antes de realizar uma compra.

Em linhas gerais, as pessoas costumam pesquisar os benefícios de determinado produto ou serviço, ouvir a opinião de outros clientes e comparar preços de diversos fornecedores. Depois de todo esse processo, elas tomam uma decisão de compra.

Nesse sentido, a primeira missão da equipe de marketing é captar leads, ou seja, pessoas com potencial para se tornar um cliente no futuro. Uma vez que você já tem os contatos de leads, o próximo passo está em construir um relacionamento sólido.

Nesse processo de decisão, procure evidenciar os benefícios de seus produtos ou serviços e passar outras informações fundamentais. Você pode realizar esse contato diretamente por email, de forma direta e personalizada.

Lembre-se que, quando mais bem informadas, as pessoas tomam melhores decisões. E quanto mais complexa a compra, mais o lead precisa ser nutrido. Veja abaixo como acompanhar e pontuar o lead durante a jornada de compra.

 

 

Por trás das ferramentas de captação de leads

 

Não pense que as ferramentas de captação de leads são a solução para todos os problemas. a tecnologia não é o fim, é apenas um meio que facilita seu trabalho. Não existe mágica.

As ferramentas serão muito importante para executar a sua estratégia e organizar os leads de acordo com definições preestabelecidas por você. Em resumo, você é o responsável por desenhar todo o planejamento de marketing digital, desde a as ações para a captação de leads até as estratégias de engajamento e conversão.

 

1ª etapa: definir a sua buyer persona

 

Em primeiro lugar, você deve criar a buyer persona da sua empresa. Basicamente, isso significa traçar perfis com as características de seu consumidor ideal. Além de dados sociodemográficos, como sexo, idade e classe social, procure analisar aspectos comportamentais. Isso inclui a frequência de compra, hábitos de navegação, atividades de interesse e por aí vai.

 

ferramentas de captação de leads buyer persona

 

Para simplificar esse processo, você pode se basear nos seus próprios clientes. Aqui, recomenda-se integrar sua automação de marketing com CRM para importar todas as informações das pessoas que já realizaram uma compra na sua empresa. Ao analisá-las, procure identificar características em comum e, assim, definir o seu público-alvo.

 

2ª etapa: oferecer algo ao lead

 

Você costuma passar o número de seu celular e endereço de email para qualquer pessoa? Com certeza, não. Ninguém dá dados de contato de graça.

Nesse sentido, você precisa criar iscas para captar leads. Uma loja virtual pode, por exemplo, oferecer um cupom de descontos aos visitantes que acessarem o site pela primeira vez em troca de seus dados. Uma empresa de software pode fazer algo parecido e dar um teste grátis por tempo limitado aos usuários que se cadastrarem.

Tratam-se de ações que estimulam o visitante a deixar seus contatos, né? Afinal de contas, quem não gosta de ganhar uma oferta que atire a primeira pedra.

No entanto, você lembra que nem todos que chegam ao seu site estão preparados para uma compra? Para não deixar passar nenhuma oportunidade, uma sugestão é produzir conteúdos digitais de muita qualidade, que sejam realmente relevantes ao seu público-alvo.

Além de gerar mais tráfego orgânico para o seu site, essa estratégia ajuda a construir uma imagem positiva no mercado. Oferecendo conteúdos que dão dicas para seus potenciais clientes, a sua empresa ganha mais autoridade.

Então, você pode disponibilizar um ebook bem completo para download em troca do nome completo e email do usuário. Caso identifique que a sua persona não tem o hábito da leitura, uma alternativa está em investir em conteúdos em áudio, como podcasts.

 

 

Conheça 3 ferramentas de captação de leads

 

Enfim, produzir um conteúdo condizente com o que seu público-alvo e persona procura é meio caminho andado para captar mais potenciais clientes. Aqui, contar com algumas ferramentas de captação de leads é fundamental para otimizar seus resultados.

Para ajudá-lo, listamos três ferramentas poderosas. Confira:

 

1. Facebook Lead Ads

 

Você não tem uma estratégia de captação de leads só porque não possui um site? Bobagem! Graças ao Facebook Lead Ads, é possível solicitar informações de seus potenciais clientes dentro da própria plataforma. Aliás, mesmo que você tenha um site, ainda vale a pena investir na ferramenta do Facebook para multiplicar seus contatos.

De forma resumida, o Facebook Lead Ads ou Anúncios de Cadastro do Facebook gera um formulário simples para captar os dados de seus leads. É possível personalizar as informações solicitadas, como email e nome completo. Esse processo de captação é muito útil, uma vez que o usuário não precisa sair do Facebook para compartilhar suas informações.

Um detalhe muito importante é que esse formato de anúncio só funciona para dispositivos móveis, o que não é nenhum problema. Afinal de contas, 95% dos usuários brasileiros acessam a internet pelo celular – segundo dados do IBGE. Por isso mesmo, é fundamental você ter uma estratégia mobile para a sua empresa, hein!

Agora, vamos à prática. Para você utilizar o Facebook Lead Ads, é preciso, primeiro, ter uma fanpage. Aí, você deve acessar a página “Gerenciador de Anúncios” da plataforma. Lá, clique no botão “criar nova campanha” e selecione como objetivo de campanha a opção “Geração de Cadastro”, como mostra a imagem abaixo.

 

ferramentas de captação de leads facebook lead ads

 

Na sequência, você precisa definir o perfil dos usuários que serão impactados pelo anúncio, a verba que está disposto a pagar por essa campanha e tempo que ela ficará no ar. Aqui, é interessante oferecer algum material de recompensa, como um ebook, para convencer os usuários a se cadastrarem.

Para otimizar suas campanhas – ter mais retorno gastando menos –, recomendamos fazer o curso Facebook Essencial da Camila Porto. Nele, a especialista em mídia paga ensina como impulsionar suas vendas na plataforma sem ter conhecimento nem grandes verbas de marketing.

 

ferramentas de captação de leads Camila Porto

 
 

2. Quizur

 

Provavelmente, você já respondeu algum teste de personalidade nas redes sociais ou no BuzzFeed. Seja para descobrir “qual é a rede social que mais combina com você”; “qual é o seu perfil de investidor” ou mesmo “quem você é em uma séria famosa da televisão”, esse tipo de conteúdo está em alta e gera bastante engajamento.

Aliás, a sua empresa pode aproveitar essa onda e criar o próprio teste de personalidade, utilizando a ferramenta online Quizur. Além de engajar o seu público-alvo, essa estratégia também funciona muito bem para captar leads. Isso porque, antes de responderem o quiz, os usuários devem preencher um formulário de cadastro.

 

ferramentas de captação de leads Quizur

 

Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo prático. Uma empresa que vende software de segurança digital quer captar mais leads. Para tanto, ela desenvolve um quiz de personalidade para descobrir se o usuário está ou não vulnerável às ameaças virtuais. Desse modo, as respostas podem ter essa variação:

  • Usuário cauteloso! Você conhece as maiores ameaças virtuais e protege bem os seus dados, mas para se defender dos ataques mais complexos é melhor contar com um software de segurança digital;
  • Usuário preguiçoso! Você sabe que é perigoso ter senhas repetidas em todos os serviços online, mas não diversifica. De quebra, baixa arquivos em fontes não confiáveis;
  • Usuário vulnerável! Algum dispositivo que usa corre sério risco de ser infectado, uma vez que você não tem um programa de segurança digital e nem protege bem seus dados.

Olha como essa é uma das ferramentas de captação de leads mais poderosas. Além de engajar bastante, motivando os usuários a compartilharem seus resultados, você aumenta a sua base de contatos. Para completar, já é possível determinar em qual das fases do funil de vendas e marketing cada lead se encontra, de acordo com suas respostas.

Então, nesse exemplo, a empresa de software de segurança pode pensar estratégia para cada tipo de lead. Para as pessoas que obtiveram “usuário vulnerável” como resposta, é mais interessante enviar conteúdos de TOPO do funil, explicando como as ameaças infectam os dispositivos.

À medida que eles consumirem esses conteúdos, estarão mais bem informados. Aí, chegará a hora de fazer uma oferta comercial.

 

3. ville Target

 

Mais uma das ferramentas de captação de leads, o ville Target é uma plataforma de automação de marketing completa. Além de marcar presença em diversos canais digitais e interagir com a sua base de contatos, o ville Target tem recursos exclusivos para captar leads. Confira a seguir:

 

3.1 Landing pages

 

De modo geral, as empresas costumam criar uma página de captura para promover produtos, serviços ou eventos ou mesmo uma landing page de recompensa.

Um professor de educação financeira, por exemplo, oferece algum material rico para download, como uma videoaula de como investir em renda fixa ou uma planilha de controle de gastos. Em troca, para receber o material gratuitamente, o usuário é obrigado a se cadastrar com nome completo e email.

Inclusive, nós do ville Target construímos landing page para divulgar nossos ebooks.

 

ferramentas de captação de leads landing page ville target ebook

 

Veja no exemplo acima, da landing page que divulga nosso Guia Definitivo do Instagram para Negócios, que inserimos imagens de ilustração, frases curtas, um Call to Action chamativo e um formulário descomplicado.

 

ferramentas de captação de leads landing page ville target ebook 2

 

Ao rolar a página mais para baixo, é possível visualizar os principais tópicos abordados no nosso ebook.

Oferecer um material que seja realmente útil e relevante ao seu público-alvo é apenas o primeiro passo para captar leads. Outro detalhe importante é que a sua landing page precisa proporcionar uma ótima experiência de navegação aos usuários. Veja o que fazer:

  • compor sua landing page com imagens e vídeos leves, que façam sua página carregar rapidamente;
  • utilizar uma Call to Action eficiente, de modo que o botão de chamada para a ação, como BAIXE GRATUITAMENTE, tenha destaque no meio da página; e
  • deixar em evidência depoimentos positivos de usuários que já baixaram o seu material. Recorrer à prova social no marketing é uma das melhores maneiras para convencer seu lead a tomar uma decisão.

E você não precisa ser nenhum expert para criar uma landing page efetiva. No ville Target, graças ao recurso de arrastar-e-soltar, você seleciona imagens, vídeos, textos e botões de Call to Action para compor a sua página.

Quer mais? Pois todas as suas páginas de captura criadas no ville Target já são adaptadas para todos os tamanhos de tela. E sabemos o quanto ter uma página web responsiva é importante hoje em dia, uma vez que 95% dos usuários acessam a internet a partir do smartphone.

 

3.2 Formulários no blog

 

Já comentamos as vantagens em criar um blog corporativo. Além de posicionar a sua empresa como uma autoridade no mercado, subir conteúdos de qualidade de forma regular ajuda a aumentar o tráfego orgânico de seu site.

Aproveite que as pessoas acessam os conteúdos do seu blog para convidá-las a assinar a sua newsletter. Ao longo do texto, você pode colocar um campo personalizado de cadastro com a seguinte chamada “Está gostando desse conteúdo? Então, faça como 50 mil pessoas e se inscreva em nossa newsletter para receber novidades toda semana”.

 

ferramentas de captação de leads formulário no blog

 

Se os usuários se cadastrarem, significa que os seus conteúdos realmente estão ajudando seu público-alvo. É um ótimo feedback, né? De quebra, você ainda aumenta a sua base de contatos.

E, mais uma vez, você pode utilizar o ville Target para inserir formulários no seu site para capturar leads. Para tanto, você deve ir até o construtor de formulários da nossa plataforma e padronizá-lo de acordo com as suas necessidades. Nisso, um link é gerado para que você possa copiar e colar no código fonte de seu blog WordPress, por exemplo.

Gostou? E você pode ter acesso a essas e a outras funcionalidades do ville Target no plano grátis. Nele, você consegue criar 2 landing pages grátis, gerenciar uma lista com 300 leads, disparar até 3 mil emails por mês e administrar 1 conta social.

Cadastre-se agora e acesse a Central de Ajuda ville Target . Comece hoje sua Automação de Marketing!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados