27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Neste guia completo, vamos apresentar algumas ferramentas de inbound marketing que você pode (e deve) utilizar no dia a dia.

Mas, antes, é importante reforçar o que significa inbound marketing, né? De forma resumida, trata-se de sua estratégia para divulgar a sua marca sem incomodar os potenciais clientes com propagandas chatas. A ideia é atrair a atenção por meio de conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo.

Até mesmo porque, vamos combinar, ninguém aguenta mais ser bombardeado por propagandas de produtos ou serviços o tempo inteiro. Aliás, essa técnica de divulgação nem funciona mais, uma vez que o consumidor tem o poder de decidir o que ele vai consumir.

Não adianta mais lotar a caixa de entrada do email de seu cliente, se você não tem nada de interessante a oferecer. Ele simplesmente vai excluir suas mensagens e, pior, talvez até classifique como SPAM.

Seus anúncios nas redes sociais competem com as publicações de amigos e familiares de seus leads. Na prática, isso significa que anúncios que falam mais do mesmo sobre produtos ou serviços serão ignorados.

Enfim, o marketing de intromissão deu lugar ao marketing de permissão. Em outras palavras, o consumidor que vai atrás daquilo que você tem a oferecer. Dessa forma, é preciso criar conteúdos que ajudem o seu público-alvo e persona a resolver um problema e, no meio a isso, divulgar seu produto ou serviço de modo sutil.

Para fazer o básico, usando bem os conceitos de inbound marketing você precisa:

  • Criar e distribuir conteúdo;
  • Integrar equipes;
  • Usar multicanais;
  • Personalizar sua abordagem.
 

Vantagens de investir em inbound marketing e automação

 

Como você pode ver acima, trabalhar com marketing digital é um desafio constante. Em meio a tantos conteúdos disponíveis na internet, é preciso sempre fazer algo a mais para chamar (e conquistar) a atenção de seus leads. O vídeo abaixo explica alguns benefícios da automação de marketing.

 

 

Embora o desafio seja grande, há muitas vantagens de investir em inbound marketing. Confira algumas delas a seguir:

 

1. Presença multicanal

 

Uma das primeiras vantagens é justamente marcar presença nos mais variados canais de comunicação com  os clientes. Sabendo que a maioria dos consumidores realiza pesquisa na internet antes de tomar uma decisão de compra, é muito importante estar presente em diversos canais, como redes sociais, email e blogs.

Se um usuário pesquisar um termo relacionado ao seu negócio no Google, ele pode acessar um post de seu blog corporativo. Ou então visualizar uma mensagem interessante do seu perfil nas redes sociais. Enfim, é possível alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo por um preço muito mais acessível que as mídias tradicionais, como espaço em jornais e tempo na TV.

 

2. Relacionamentos duradouros

 

Por mais que essa estratégia não gere vendas imediatas, seu retorno pode ser compensado a médio e longo prazo. Isso porque você oferece conteúdos que são tão realmente relevantes para seu público-alvo que eles vão se lembrar da sua empresa no momento de compra.

Mais do que isso, existe a possibilidade de as pessoas compartilharem esses conteúdos em suas redes sociais, aumentando o alcance do seu negócio. É a famosa mídia espontânea. Os seus potenciais clientes fazem a propaganda por você. No fim das contas, o retorno sobre o investimento acaba sendo muito maior do que você imaginava inicialmente.

Vale lembrar também que a estratégia de inbound marketing não impacta as pessoas apenas antes, mas também após a compra. Uma opção é enviar um email com oferta de produtos complementares. Ao manter contato com as pessoas que já fizeram negócio com a sua empresa, você fica mais próximo de fidelizar esse cliente.

 

vantagens inbound marketing

 

3. Tudo pode ser mensurado

 

Outra vantagem incrível dessa estratégia é a possibilidade de mensurar todas as suas ações online – e em tempo real! Boa parte das ferramentas de inbound marketing fornece uma série de dados que permite você acompanhar o desempenho de suas campanhas.

Por exemplo, uma ferramenta de automação de marketing fornece as principais métricas de email marketing, como taxa de abertura e clique. Caso perceba que os resultados estão abaixo do esperado, é possível mudar de estratégia o quanto antes. Por isso, fique sempre atento aos indicadores.

Mas não é só isso. Além de fazer uma análise quantitativa, faça uma qualitativa. Procure tirar insights dos dados gerados de suas ações. Quem sabe você não descobre quais são os canais que seus potenciais clientes mais interagem?

 

Principais ferramentas de inbound marketing

 

Em plena era digital, você não precisa executar toda a sua estratégia na unha. Aliás, isso nem é possível. Além de uma equipe de marketing eficiente, procure contar com a ajuda da tecnologia para otimizar seu trabalho.

Para ajudá-lo, resolvemos criar uma lista com as principais ferramentas de inbound marketing disponíveis no mercado – muitas de baixo custo e algumas até gratuitas. Não dá para marcar bobeira e perder essas oportunidades de alavancar os resultados da sua empresa. Aproveitamos também para colocar abaixo um vídeo nosso que possui dicas de ferramentas gratuitas para você começar do zero, confira:

 

 

1. Ferramentas de conteúdo

 

Fazer marketing de conteúdo de forma eficaz tem como objetivo atrair  e engajar potenciais clientes, além de manter o relacionamento com quem já comprou com você.

Uma vez que você utilizou ferramentas de captação de leads, é preciso nutri-los de maneira efetiva, gerando bons resultados e conversões. Para tanto, é preciso produzir conteúdo relevante e de qualidade. E as ferramentas abaixo podem otimizar seu trabalho:

 

1.1 Google Keyword Planner

 

Chegar ao topo dos resultados de busca é difícil, manter-se nele… mais ainda! Investir em SEO exige uma investigação para saber qual é tendência do momento entre o seu público-alvo. Dá para saber, inclusive, o volume de pesquisas mensais para cada termo.

 

ferramentas de inbound marketing Google Keyword Planner

 

Com o Google Keyword Planner, integrada ao Google AdWords, você vai saber quais palavras-chave fazem a diferença ao escrever sobre um determinado tema. Para ter mais dados específicos, recomenda-se trabalhar logado a uma conta.

 

1.2 SEMrush

 

Para saber se o seu esforço com SEO e marketing de conteúdo está trazendo o retorno esperado, vale a pena criar uma conta no SEMrush. Isso porque essa poderosa ferramenta proporciona uma visão global de seus resultados.

 

ferramentas de inbound marketing SEMrush

 

É possível, por exemplo, visualizar o seu tráfego mensal, descobrir quais palavras-chave que você está ranqueado melhor e identificar os sites que estão linkando para o seu blog. Faça um teste sem compromisso na versão gratuita – com algumas limitações.

 

2. Ferramentas de imagens

 

Vamos ser sinceros: campanhas de marketing sem imagens não têm a menor graça, né? Elementos visuais são muito importante para impactar e chamar a atenção de seu público-alvo, desde que eles dialoguem com a sua mensagem.

A seguir, listamos algumas ferramentas para você encontrar e editar imagens para suas campanhas de marketing. Confira!

 

2.1 Pixabay

 

Pode usar e abusar desse banco de imagens gratuito. O Pixabay reúne ilustrações, vetores, vídeos e imagens diversas. Ao todo, são mais de 680 mil fotos em alta resolução, divididas por categoria, orientação de página, cor e tamanho.

 

ferramentas de inbound marketing Pixabay

 

Como o site possui uma versão em português, você pode fazer a busca no nosso idioma. No entanto, se a pesquisa for feita em inglês, é possível obter melhores resultados.

 

2.2 Freepik

 

O Freepik é um banco de imagens bastante famoso. Ele disponibiliza o uso de imagens gratuitamente, mas é importante que você dê os créditos. Isso se torna desnecessário se você optar por virar um assinante de seu serviço.

 

ferramentas de inbound marketing Freepik

 

Há planos com valores variados, pagos mensalmente, e uma opção para que você baixe fotos apenas um mês. Ele também fornece imagens em vetor e ícones. Você pode escolher ilustrações de diversas categorias. Vale a pena conhecer.

 

2.3 Canva

 

Agora, não basta baixar os arquivos de um banco de imagens gratuito e usá-los a torto e a direito. Como muitas empresas também utilizam as mesmas imagens, é importante que você as edite: mudando o tamanho e até, se possível, inserindo o logo da sua empresa. Isso ajuda a criar uma identidade visual da sua marca.

 

ferramentas de inbound marketing Canva

 

Aqui, a sugestão é recorrer à ferramenta gratuita Canva. De forma intuitiva, você consegue criar logos, editar imagens, fazer apresentações e muito mais! Suas produções gráficas vão parecerer coisa de profissional de design. Não é por menos que já são mais de 10 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

 

3. Ferramentas de redes sociais

 

Segundo relatório da agência We Are Social, há mais de 130 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Certamente, boa parte do seu público-alvo está nessas plataformas.

Na prática, isso significa que você precisa marcar presença nessas plataformas. Lembrando sempre que os seus posts devem ser relevantes aos seus seguidores, hein! Aqui, algumas ferramentas de inbound marketing podem ajudar a executar um bom trabalho nas redes sociais.

 

3.1 PixelMe

 

O PixelMe encurta links com qualquer tipo de Pixel, diferente de outras concorrentes. Ao clicar no link, você consegue saber quais ações os usuários realizaram dentro da sua página. Esse recurso ajuda bastante nas campanhas de remarketing.

 

ferramentas de inbound marketing PixelMe

 

Para completar, encurtadores de links permitem que você faça uso de outros elementos para compor o seu post, sem que isso deixe a mensagem cansativa.

 

3.2 Percentage Calculator

 

O trabalho nas redes sociais envolve elaborar relatórios e analisar alguns indicadores de marketing digital, como taxa de engajamento e crescimento do número de seguidores. Aqui, o Percentage Calculator funciona como uma mão na roda.

 

ferramentas de inbound marketing percentage calculator

 

Enquanto você apenas insere os números totais das suas redes sociais, essa ferramenta online calcula automaticamente os índices. Você não precisa mais quebrar a cabeça para descobrir uma taxa, por exemplo.

Aí, a parte analítica dos resultados fica sob a sua responsabilidade. Caso a taxa de engajamento caia drasticamente, é bom acender o sinal de alerta e tentar encontrar o erro.

 

3.3 Repost

 

Lembra da importância de fazer a prova social no marketing? Acontece que o Instagram tem um problema. Diferente do Facebook, a plataforma de fotos e vídeos não tem a opção de compartilhar uma postagem.

Então, quando um usuário marca a sua empresa em uma postagem elogiando o seu produto ou serviço, não é possível compartilhá-la diretamente pelo aplicativo. Para não perder a oportunidade de mostrar para os seus seguidores um cliente satisfeito, você pode recorrer à ferramenta Repost.

 

ferramentas de inbound marketing Repost

 

Disponível para Android e iOS (iPhone), ela permite replicar facilmente a publicação de outros usuários, dando os devidos créditos.

 

4. Ferramentas de análise e monitoramento

 

Com ferramentas de inbound marketing que monitoram o feedback de seu público-alvo e fornecem dados sobre suas ações, você consegue tirar insights para suas próximas campanhas.

 

4.1 Scup

 

As redes sociais são um canal de comunicação de duas vias. Nelas, os consumidores têm poder de voz. Se ficarem contentes com o atendimento e serviço de uma empresa, vão compartilhar suas satisfações.

Por outro lado, se eles se sentirem prejudicados, vão botar a boca no trombone. Aqui, é preciso agir rápido para que a publicação não viralize e manche a reputação da sua empresa.

Desse modo, fazer o monitoramento de redes sociais é uma atividade indispensável no dia a dia. Isso porque elas são um ótimo termômetro para saber como está a imagem da sua empresa em relação aos seus clientes.

Mas sabemos que é impossível acompanhar tudo o que acontece nas redes sociais por conta própria. Entra em cena a ferramenta de monitoramento, como o Scup. Com ela, você cadastra palavras-chave que quer acompanhar em todas as redes sociais.

 

ferramentas de inbound marketing scup

 

Nisso, a plataforma online rastreia todos os posts públicos com essas palavras-chave e apresenta todos os resultados. Aí, compete a você classificar as publicações como “positivo”, “neutro” ou “negativo”.

Por fim, o Scup exibe estatísticas e gráficos correspondentes. Você pode fazer um teste gratuito por sete dias. O plano básico custa a partir de 500 reais.

 

4.2 Google Analytics

 

Essa é uma ferramenta democrática. Usada por empresas de pequeno e grande porte, o Google Analytics apresenta uma série de métricas poderosas para você avaliar o desempenho de suas ações.

 

ferramentas de inbound marketing google analytics

 

Entre as principais informações fornecidas pelo Google Analytics, podemos destacar número de visitantes, fontes de tráfego e taxa de rejeição. O mais interessante é que você pode limitar um período para fazer essa análise e até comparar a evolução de um mês para outro.

 

5. Ferramenta de automação de marketing: ville Target

 

Com os benefícios da automação de marketing, você consegue transformar processos operacionais e repetitivos em algo automático e inteligente. Essa ferramenta trabalha em todos os momentos de sua estratégia, desde a captação até o engajamento e conversão de leads.

 

ferramentas de inbound marketing ville target

 

Desenvolvida com tecnologia de ponta e escalável, a plataforma ville Target apresenta uma série de funcionalidades. Veja as principais a seguir:

  • Agendamento de posts nas redes sociais: para não perder mais tempo subindo posts diariamente nas redes sociais, o ville Target permite agendar as publicações no Facebook, Instagram e Twitter de uma só vez. Assim, sobra mais tempo para você focar em outras atividades-chave.
  • Criação de landing pages efetivas: graças à função arrastar-e-soltar, você consegue construir uma página de captura em pouco tempo. Basta selecionar imagens e vídeos salvas no seu computador e jogá-las na área de construção do ville Target. De quebra, suas landing pages ficam responsivas, adaptando-se a todos os tamanhos de telas.
  • Disparo campanhas de email marketing: você pode programar o envio de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos. Na hora da criação das peças, é possível importar templates de email para o ville Target. Para completar, a ferramenta fornece todas as métricas de email marketing para você avaliar seu desempenho.
  • Lead Tracking e Lead Scoring: esses recursos permitem acompanhar todas atividades dos usuários dentro do seu site. É possível, inclusive, atribuir pontos para cada ação que eles fizerem na sua página web. Dessa forma, você conhece melhor seu público-alvo e consegue fazer ações personalizadas mais assertivas.
 

vantagens em utilizar HTTPS landing page ville Target

 

E o melhor: todos esses recursos estão disponíveis no plano gratuito. Conhecemos então várias ferramentas e as vantagens em adotar inbound marketing nas campanhas de marketing de sua empresa. Usar ferramentas de automação também podem ajudar muito a escalar e otimizar trabalhos repetitivos.

Além claro, de conseguir uma comunicação muito mais personalizada e voltada para sua persona. 

E aí, você usa outras ferramentas de inbound marketing? Compartilhe conosco nos comentários! Desejamos Sucesso e Bons negócios.

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados