(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Todos sabemos a importância da utilização do marketing digital para que você promova sua empresa. Mas, se você decide investir em marketing digital é importante saber quais são as ferramentas de marketing digital mais utilizadas. Por isso resolvemos criar este artigo onde mostramos quais são as técnicas de marketing digital mais comuns atualmente.

É importante notar que saber quais são as principais ferramentas de marketing digital não significa copiá-las cegamente. Na verdade, uma vez que você sabe o que é mais popularmente utilizado você tem espaço para utilizar as mesmas ferramentas de maneira inovadora. Veja as dicas que sugerimos ao longo do artigo para evitar cometer erros comuns.

Email Marketing

Está é a principal técnica de marketing digital utilizada no Brasil. Mas isso não significa que as empresas vêm utilizando o email marketing da maneira mais correta possível. Um dos exemplos mais clássicos de má utilização são aqueles casos em que o simples acesso em um website te cadastra em uma lista de email. Sem que você sequer tenha feito cadastro no próprio site, quanto mais na lista de newsletter.

A maioria das pessoas tende a ignorar estes emails ou sair destas listas de email imediatamente. Logo, se você quer que sua estratégia de email marketing seja eficiente, você precisará garantir algumas coisas:

-Garanta que seu lead quer receber informações sobre sua empresa, não o coloque em listas sem a permissão.

-Envie conteúdo de qualidade para seu lead, se seu objetivo é nutri-lo, então faça-o corretamente.

-Evite enviar mensagens com uma frequência muito alta. Isso pode fazer com que você perda seus leads.

-Se atente às métricas e estatísticas de abertura dos emails e taxa de cliques (CTR).

Ferramentas de criação de landing pages

A criação de landing pages é outra técnica comumente utilizada pelas empresas. E faz sentido, afinal de contas as landing pages são muito eficientes na aquisição de leads, quando consideramos todas as ferramentas de marketing digital.

Adicionalmente, quem já criou uma landing page sem o auxílio de uma boa ferramenta, sabe como esse processo é complicado.  O que torna a utilização de ferramentas feitas para isso ainda mais importantes.

ferramentas de marketing digital landing page

Ao criar landing pages para o seu negócio, se atente às seguinte dicas:

-Seja bem claro, simples e direto

Evite títulos imensos e textos gigantes. Crie uma landing page que seu potencial lead achará simples o suficiente para valer a pena ler.

-Utilize botões de CTA bem claros e destacados

Não cometa o erro de criar um botão CTA (Call to action) pequeno, ou com uma cor que tem baixo contraste com o restante da página. Se sua landing page é azul, crie um CTA laranja ou vermelho por exemplo.

-Seja claro o que você quer que seu potencial lead faça

Não crie uma landing page onde você não vai direto ao ponto. Se você quer o email de um lead em troca de um material exclusivo, seja bem claro. Coloque uma caixa onde ele pode inserir o email e um botão para que ele receba o material.

-Não crie “becos sem saída”

Essa é uma das técnicas de marketing digital mais condenadas. Consistindo na criação de landing pages onde a única maneira de sair da página é através do preenchimento de um formulário com um email, preferencialmente válido. Não faça isso! Crie landing pages com botões do tipo “X”, para fechar. Ou simplesmente permita que a landing page seja fechada no momento em que seu visitante clica fora da área do texto e formulário.

Ferramenta de Análise de SEO

A ferramenta de análise de SEO serve para garantir que seu blog segue as melhores práticas SEO. Não adianta ter um site ótimo em termos de tecnologia digital empregada, com ótimo conteúdo, onde você oferece um ótimo produto se seu site está escondido.

ferramentas de marketing digital seo

Uma boa ferramenta de analise SEO vai te informar se seu site está bem otimizado, quais são as páginas mais bem ranqueadas e onde você deve melhorar. Tudo isso visando obter um bom posicionamento em pesquisas orgânicas, o que significa um bom posicionamento no Google.

Ferramenta de resultados e estatísticas

Ao criar uma campanha de marketing, medir o resultado e o impacto da mesma é essencial. Com esses resultados a sua empresa consegue descobrir quais campanhas funcionam e quais não são tão populares. Assim ela pode planejar campanhas futuras de uma melhor maneira.

Isso é verdade para o marketing tradicional e é verdade para o marketing digital também. Principalmente considerando que você sabe exatamente quantas pessoas interagem com suas campanhas digitais.

ferramentas de marketing digital estatísticas

Veja bem, se você distribui panfletos, você não sabe se quem pegou o panfleto realizou a leitura do mesmo ou se a pessoa fazia parte do seu público-alvo. Por outro lado, no marketing digital você consegue saber qual a porcentagem de pessoas que teve interesse no conteúdo. E saber se essa pessoa realizou uma aquisição justamente graças ao email ou anúncio visto.

Ferramenta de automação de marketing

Uma ferramenta de automação de marketing serve, justamente, para automatizar vários dos processos previamente citados. Uma plataforma como o ville Target, por exemplo, permite que você faça a criação de landing pages para o seu website. Isso com o objetivo de capturar leads, naturalmente.

 

 

Uma vez que você captura este novo lead, você pode começar a nutrir este lead através de ferramentas como o email marketing. Essas ações de nutrição são muito bem complementadas por ferramentas de rastreamento do lead. Pois assim você sabe o que seu lead acha mais interessante entre os produtos que você oferece. E, consequentemente, sua ferramenta de automação enviará conteúdos mais alinhados com as preferências do lead.

Por fim ferramentas de automação podem, até mesmo, pontuar as ações do lead. Cada email aberto, produto adicionado ao carrinho, página aberta, tudo vale ponto. Uma vez que seu lead atinge determinada pontuação você pode considerá-lo nutrido e direcioná-lo à sua equipe de vendas.

Por fim, ferramentas de marketing digital, em especial o ville Target, também te oferece todas as estatísticas relevantes. Você pode então avaliar a eficiência de cada ação efetuada. Se tiver interesse na aquisição do ville Target, visite nossa página de planos e veja qual é o mais adequado para o seu negócio. Temos inclusive um plano totalmente gratuito.

Posts relacionados