27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

O Google não ajuda apenas usuários a encontrarem respostas para as suas dúvidas, ele também dá visibilidade para muitos negócios. Para facilitar os processos empresariais e melhorar suas estratégias de marketing, você não pode abrir mão das ferramentas do Google para empresas.

De acordo com a gigante da tecnologia, são mais de 25 milhões de negócios que utilizam alguns dos serviços do Google. Mesmo as companhias que não possuem um site próprio, podem se aproveitar de algumas dessas ferramentas. E o melhor: a maioria é de graça!

6 ferramentas do Google para empresas

Quer saber quais ferramentas do Google para empresas não podem faltar no seu dia a dia? Confira nossa lista abaixo:

1. Google Analytics

Em plena era digital, os dados são o novo petróleo. Com acesso fácil aos indicadores, você consegue saber se suas ações de marketing estão trazendo bons resultados ou não.

ferramentas do google para empresas google analytics

Entre as principais informações fornecidas pelo Google Analytics, podemos destacar o número de visitas em seu site; o tráfego de origem (SEO, email marketing, redes sociais, entre outros); o tempo médio de acesso dos usuários e por aí vai. Em resumo, o Google Analytics permite que você analise o comportamento de quem visita o seu site. Tempo de permanência, de onde vieram, quais as taxas de conversão, etc.

2. Google Meu Negócio

A internet possibilita que muitos negócios funcione remotamente. No entanto, há muitas empresas que ainda dependem de um espaço físico para atender seus clientes. Aqui, estamos falando de restaurantes, clínicas médicas, pet shops, imobiliárias e por aí vai.

Mesmo com um espaço físico, a melhor alternativa para dar visibilidade à sua empresa é investir nos canais digitais. Mais uma das ferramentas do Google para empresas, o Google Meu Negócio  consegue aumentar o número de clientes de seu negócio local.

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google com o nome da sua empresa ou relacionado ao seu mercado de atuação, ele encontra o seu site, suas redes sociais, menções à sua marca e por aí vai. Uma vez cadastrado no Google Meu Negócio, além de todos esses links, será exibido um box, ao lado, com as informações mais importantes da sua empresa.

ferramentas do google para empresas google meu negócio

Aqui estamos falando de endereço, telefone, horário de atendimento e site. Isso sem falar de avaliações feitas pelos clientes. Para deixar ainda mais chamativo esse pequeno anúncio, agora é possível inserir fotos e vídeos no Google Meu Negócio.

Segundo o próprio Google, as empresas que estão cadastradas que fazem isso chegam a receber até 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques para acessar os sites do que as empresas que não incluem as imagens e vídeos.

3. Google Trends

Sabemos que produzir conteúdos relevantes e de qualidade para o seu público-alvo não é nada fácil. Além disso, para que você tenha sucesso com seu blog, é preciso ter periodicidade, isto é, postar com frequência.

Se tem dificuldades para encontrar ideias de conteúdos para seu blog, o Google Trends pode dar uma mãozinha para você. Simples e prático, não é preciso fazer cadastro para utilizar o serviço.

Ao entrar no site, você já pode visualizar os assuntos mais comentados do mundo. A caixa de busca permite que você encontre os assuntos de acordo com o seu nicho de mercado. Os resultados são apresentados em um gráfico bem objetivo. A partir daí, você pode ir filtrando as buscas de acordo com seu interesse.

ferramentas do google para empresas google trends

Para completar, você consegue fazer uma comparação de dois termos para saber qual tem mais volume de busca, como na imagem acima. Isso pode te ajudar a definir quais palavras-chave otimizar em suas próximas publicações.

4. Google AdWords

Essa ferramenta é a fábrica de dinheiro do Google. O Google AdWords é a plataforma de anúncios do mecanismo de busca. Seu funcionamento é simples: quando uma empresa investe em determinada palavra-chave, seu anúncio fica em destaque nos primeiros resultados, podendo aparecer, também, na barra lateral.

ferramentas do google para empresas google AdWords

Como 75% dos usuários só clicam apenas nos primeiros resultados de busca, investir no Google AdWords é o melhor caminho para trazer resultados imediatos. Isso porque você leva para o seu site pessoas que já estão preparadas para a compra.

No entanto, é preciso tomar cuidado com o seu investimento. Existe o risco de gastar mais do que seu retorno. Por isso, é muito importante analisar constantemente seus resultados e otimizar suas campanhas de Google AdWords.

5. YouTube

O YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, também pertence ao Google. Sabendo que produzir conteúdos em vídeo está em alta, você não pode abrir mão dessa ferramenta como canal de divulgação de seus produtos e serviços.

Até mesmo porque o YouTube já é a segunda maior ferramenta de busca da internet. De modo geral, os usuários costumam fazer pesquisas de “como fazer”. Para se ter ideia, 40% dos usuários assistem a vídeos tutoriais na plataforma.

ferramentas do google para empresas YouTube

Criar um canal lá é muito simples. Basta ter uma conta do próprio Google e subir os seus vídeos. Por outro lado, aumentar a audiência do canal no YouTube já são outros quinhentos. É preciso customizar sua página, criar conteúdos relevantes, elaborar títulos e descrições com palavras-chave e por aí vai.

6. Google Drive

Uma equipe de marketing eficiente está sempre em sintonia. Os profissionais precisam estar atentos a todos os projetos. Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos com maior segurança e acessá-los de qualquer lugar.

ferramentas do google para empresas google Drive

No próprio serviço de armazenamento na nuvem, você consegue editar documentos, mesmo usando um smartphone ou tablet. Converter, compartilhar, sincronizar também é possível.

E aí, já conhecia alguma dessas ferramentas do Google para empresas? Aproveite para baixar nosso ebook gratuito para conhecer as melhores ferramentas de marketing.

workshop automação de marketing

Posts relacionados