(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabia que conquistar um novo cliente pode ser 14 vezes mais caro do que manter um atual. Quem afirma isso é o Marketing Metrics. No entanto, em meio a tanta concorrência oferecendo produtos e serviços semelhantes, o processo de fidelização de clientes se torna um grande desafio para as empresas.

Com acesso a inúmeras informações, os consumidores pesquisam bastante antes de efetuar uma compra. Nesse processo, eles avaliam qualidade dos produtos ou serviços, reputação da empresa, preço, facilidades de pagamento e muito mais.

Diante desse novo comportamento de compra, a equipe de vendarketing da sua empresa precisa trabalhar mais ainda na fidelização de clientes. Na prática, isso significa que os objetivos do marketing digital vão muito além de dar visibilidade a produtos ou serviços. É preciso transformar consumidores de ocasião em compradores recorrentes.

Enfim, você deve criar estratégias de marketing para engajar seu público-alvo e persona. Afinal, você não investe tempo e dinheiro para atrair um cliente para que ele nunca mais volte à sua loja, né?

Entenda a importância da fidelização de clientes

Já falamos que a retenção de clientes sai muito mais em conta do que tentar conquistar novos, certo? Mas as vantagens desse trabalho vão muito além.

Quando os clientes fazem novas compras na sua loja, você pode encarar essa situação como de um sinal qualidade de seus produtos ou serviços e de seu atendimento. Afinal, ninguém volta à uma loja que não gostou, né?

importância da fidelização de clientes

À medida que os clientes vão se tornando fieis e satisfeitos, a tendência é que eles recomendem a sua loja para amigos e familiares. Aqui, a famosa propaganda de boca a boca pode levar mais ainda mais clientes para a sua loja sem custo nenhum para você.

Aos poucos, esses clientes deixam de ser apenas fieis e passam a ser “advogados” da sua empresa. Basta dar uma olhada nas redes sociais das empresas que investem em branding para construir uma marca forte. Nelas, os seguidores mais fidelizados passam a defender a empresa em todos os comentários.

Estratégias de fidelização de clientes com automação de marketing

Engana-se quem pensa que a única vantagem de utilizar a automação de marketing é poupar tempo. Se bem aplicada, ela também tem uma função estratégica, inclusive, na fidelização de clientes.

De forma resumida, um bom software de automação consegue identificar quais são os clientes mais ativos e engajados da sua empresa. Nisso, a ferramenta faz uma segmentação da sua base de contatos para que cada grupo possa receber uma campanha de marketing específica. Isso otimiza suas ações, apresentando resultados muito mais concretos.

Veja quais estratégias de fidelização de clientes você pode adotar com uma ferramenta de automação de marketing.

1.Campanhas de email marketing assertivas

Entre os inúmeros benefícios do email marketing, podemos destacar sua alta taxa de conversão, acima de quaisquer outras estratégias. Por isso, você não pode abrir mão dessa ferramenta. No entanto, não adianta nada disparar campanhas de email marketing de forma aleatória.

fidelização de clientes email marketing

Afinal de contas, na sua base de contatos há pessoas em todas as fases do funil de vendas e marketing. Na prática, isso significa que você não pode enviar uma oferta de um produto para quem ainda não está preparado para a compra.

Nesse sentido, é fundamental fazer a segmentação da sua base de contatos. Para aquelas pessoas que ainda estão no topo do funil, você pode enviar conteúdos do seu blog que evidenciem a importância e os benefícios de determinado produto ou serviço. Mais para frente, você envia conteúdos que geram vendas.

Quando envia uma oferta para o público certo e na hora certa, você conquista a confiança deles. O ville Target permite que você dispare campanhas de acordo com o momento de compra de cada cliente. De quebra, a ferramenta fornece métricas de email marketing para você analisar o desempenho de seus esforços.

2. Lead Tracking e Lead Scoring

A fidelização de clientes só funciona quando você conhece muito bem seu público-alvo e persona. Sabendo que cada pessoa se comporta de uma maneira na hora da compra, o ville Target disponibiliza duas ferramentas para você entender melhor seus leads. Aqui, estamos do Lead Tracking e Lead Scoring.

O Lead Tracking permite que você acompanhe o seu lead em toda jornada de compra. Essa ferramenta mostra todas as páginas acessadas por ele dentro do seu site. Por sua vez, o Lead Scoring cria um sistema de pontuação dentro do seu site. Então, à medida que o seu lead realiza diversas ações dentro do seu site, ele vai somando pontos.

Aí, você pode fazer a seguinte campanha: quando os usuários alcançarem 50 pontos, por exemplo, você envia um cupom de desconto por email. Isso os motiva a continuarem visitando e comprando no seu site.

3. Manter redes sociais atualizadas

Por fim, manter as redes sociais atualizadas é muito importante. Isso porque os seus clientes vão até elas para fazer elogios, sugestões e até reclamações. Caso você abandone os seus perfis sociais, os seus clientes vão ter a sensação de que a sua empresa não liga muito para eles. Que você só quer vender.

Nesse sentido, recomenda-se criar muitos posts que geram engajamento entre os seus seguidores. Além de destacar os seus produtos, dê dicas para os seus clientes de como usá-los. Você também pode defender uma causa. A nova geração adora empresas que compartilham dos mesmos propósitos dela.

Para manter todos os seus perfis atualizados, recomenda-se utilizar uma ferramenta que faça o agendamento de posts nas redes sociais. Assim, você não perde muito tempo no seu dia a dia.

4. Utilizar chatbot no atendimento

De nada adianta oferecer produtos e serviços de qualidade a um preço competitivo, se o atendimento da sua empresa deixar a desejar. Mais do que nunca, os clientes querem se sentir valorizados, únicos.

Aliás, é normal muitas pessoas preferirem pagar um pouco a mais por um produto ou serviço em uma empresa só por conta do ótimo atendimento. Atender bem ao cliente significa estar sempre à disposição para solucionar suas dúvidas.

Como não existe horário para fazer uma compra na internet, nem sempre é possível prestar um atendimento em tempo real. Mas a automação de marketing está aqui para ajudá-lo mais uma vez.

Já é possível recorrer, de forma prática e barata, às vantagens em usar chatbot em seu site e em algumas redes sociais. Trata-se, basicamente, de um robô que “conversa” com seus clientes via chat.

fidelização de clientes chatbot

Ele é programado para responder às perguntas mais comuns e simples que o seu público-alvo costuma fazer. Essa tecnologia permite que você ofereça um bom atendimento fora do horário de expediente ou quando há muita demanda e seu equipe não dá conta de atender todo mundo.

Agora que você sabe como utilizar a automação de marketing para fidelizar seus clientes, está na hora de colocar a mão na massa.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados