(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Hoje, vamos mostrar duas formas de utilizar o email marketing: fluxo de nutrição e newsletter. Você sabe a diferença entre eles? Sabe como usá-los? Se a resposta para essas perguntas é não, acompanhe nosso texto e descubra quais resultados eles podem proporcionar.

Mas, antes, vale destacar alguns benefícios do email marketing. Para se ter ideia, pesquisa da empresa Hubspot afirma que 74% dos consumidores preferem receber promoções, ofertas e novidades das empresas por email do que por outras fontes. Isso sem falar que o email marketing chega a converter três mais do que as redes sociais.

Para completar, o email marketing permite uma comunicação mais direta e personalizada com leads e clientes. Por isso, um profissional de marketing digital de sucesso nunca abre mão dessa poderosa ferramenta.

Embora façam uso do mesmo recurso (o email) e apresentem um baixo custo, fluxo de nutrição e newsletter têm finalidades distintas. Saiba mais abaixo:

 

O que são fluxo de nutrição e newsletter?

 

1. Newsletter

 

Fortalecer o relacionamento de sua empresa com seus leitores e potenciais clientes. Essa é a principal função da newsletter. Como o nome já deixa a entender, trata-se de um boletim informativo que é dirigido a um grupo de pessoas.

Contudo, é importante ressaltar que a newsletter é enviada para um público que já manifestou, de forma clara, interesse em receber o seu material. Por essa razão, nem pense em comprar listas de emails, hein!

 

fluxo de nutrição e newsletter o que é newsletter

 

Fazer disparos para contatos que conhecem sua empresa é muito mais eficiente. De modo geral, 90% do conteúdo de uma newsletter é educacional, trazendo conteúdo gratuito ou institucional sobre sua empresa. Os outros 10% oferecem promoções e descontos.

Afinal de contas, ninguém aguenta ser bombardeado por ofertas todo santo dia, né? Por isso, é muito importante encontrar ideias de novos conteúdos para blog para mantê-lo sempre atualizado.

 

1.2 Os detalhes da newsletter

 

Toda estratégia de marketing digital exige que você conheça muito bem seu público-alvo e persona. A história não é diferente quando falamos de uma newsletter.

Com base nas informações de seus assinantes, como preferências, renda e localização, faça uma segmentação para realizar envios mais certeiros. Defina, também, quais são suas metas. Você quer promover algum evento ou apenas estreitar o relacionamento com seus clientes a ponto de fidelizá-los?

 

 

E, claro, determine uma frequência de envios moderadas, de modo que seus assinantes não se irrite com a quantidade de mensagens e nem se esqueçam da sua empresa.

Cores e o design contam muito em uma newsletter. Por isso, não cometa excessos. Procure equilibrar textos, imagens e links na sua peça. O ville Target já possui alguns templates prontos que você pode usar para as suas campanhas. Mas, caso preferir, existe a possibilidade de importar templates de email para o ville Target.

 

2. Fluxo de Nutrição

 

Também conhecido como workflow, o Fluxo de Nutrição tem uma função bem mais específica que a newsletter. Enquanto esta visa manter a relação e assegurar confiança, aquele quer levar o cliente para um nível mais avançado no funil de vendas e marketing.

Vamos a um exemplo para deixar mais claro. Imagine que você criou uma landing page grátis para promover um ebook sobre os serviços da sua empresa.

 

fluxo de nutrição e newsletter o que é fluxo de nutrição

 

Naturalmente, quem baixou o material tem interesse nos seus serviços. Sabendo disso, você pode enviar uma sequência de emails sobre o tema dando mais informações do mercado e destacando os benefícios da sua empresa. Enfim, você passa a treinar e educar clientes com automações para uma futura compra.

À medida que esse lead se relaciona com as suas mensagens, ele fica mais preparado para tomar uma decisão. Nesse, o último email do seu fluxo de nutrição pode ser uma oferta.

 

2.2 Os pontos fundamentais do Fluxo de Nutrição

 

De posse do seu objetivo já definido, para montar um fluxo de nutrição, defina um “gatilho”, através de uma landing page, que te ajudará a incluir o interessado na lista de segmentação.

Por exemplo, um webinar sobre um determinado assunto pode servir como “gatilho” para chamar a atenção dos participantes a aderir a um curso que reforce o conhecimento na temática. Utilize outros critérios, como sexo e estágio na jornada de compra para tornar sua segmentação mais robusta.

 

fluxo de nutrição e newsletter pontos fundamentais

 

O tempo de envio das mensagens é fundamental e deve ser estabelecido de acordo com o tempo gasto para a compra do produto. Por exemplo, vender roupas ou calçados, que podem ser decididos mais rapidamente, permite o envio de emails com um dia de diferença. O que não cabe para a aquisição de algo mais complexo, como um imóvel ou um seguro.

Finalmente, é preciso lembrar que mensagens longas não prendem atenção. Da mesma forma, é preciso zelar por uma linguagem adequada ao seu público que caiba em três parágrafos.

 

Utilize o ville Target para criar fluxo de nutrição e newsletter

 

As duas estratégias de email marketing funcionam tão bem que são adotadas tanto por multinacionais quanto por microempresas. Pelo menos, uma delas não pode faltar no seu planejamento de marketing digital.

E, para facilitar a sua vida, conte com uma plataforma de automação de marketing completa, como o ville Target. De modo geral, a ferramenta permite segmentar e programar envios de campanhas.

De quebra, a plataforma fornece as principais métricas de email marketing, como taxa de abertura e clique. Dessa forma, você consegue avaliar o desempenho de todas as suas ações.

Não perca mais tempo e cadastre-se no ville Target e comece a criar fluxo de nutrição e newsletter agora mesmo!

 

GIF animado email marketing

 

Posts relacionados