(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Planejar. Organizar. Elaborar pautas. Editar. Programar publicações. Por fim, analisar os indicadores de desempenho. De fato, a gestão de conteúdo envolve uma série de atividades e é um dos maiores desafios de quem trabalha com Inbound Marketing.

Se a gestão de conteúdo não for realizada com a dedicação necessária, existe o risco de comprometer o alcance dos objetivos esperados no trabalho da marca de sua empresa. Por isso, contar com a ajuda de um profissional especializado é a melhor saída.

Sabendo que marketing de conteúdo dá resultado, não dá para abrir mão dessa importante tarefa. No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre as responsabilidades do profissional que fará a gestão de conteúdo da sua empresa, continue acompanhando este texto.

Passo a passo da gestão de conteúdo

Por trás de toda estratégia de marketing de conteúdo, existe um planejamento a ser cumprido à risca pelo profissional responsável. Ele deve seguir, mais ou menos, essa sequência:

1) Definição do público-alvo

Todo conteúdo precisa ter um público-alvo para consumi-lo. Nesse sentido, o primeiro passo está em criar a buyer persona da sua empresa.

gestão de conteúdo público-alvo

Sabendo para quem você está escrevendo, fica mais fácil selecionar palavras-chave e produzir conteúdos que geram vendas.

2) Elaboração de pautas

Quando conhece bem o seu público-alvo e persona, você sabe exatamente quais são os seus maiores problemas. Isso facilita bastante essa etapa.

Você deve elaborar pautas que ajudem a solucionar as dores dos seus clientes. De preferência, para todas as fases do funil de vendas e marketing. Por fim, elabore as pautas do seu projeto buscando referências de fontes confiáveis. Afinal de contas, o seu objetivo é produzir conteúdos de qualidade, né?

3) Calendário editorial

Qualidade não é suficiente para que uma estratégia de marketing de conteúdo dê certo. É preciso, também, de consistência. Como o Inbound Marketing é um trabalho com resultados a longo prazo, subir um conteúdo aqui e outro acolá não funciona. Por isso, recomenda-se fazer um calendário editorial.

gestão de conteúdo calendário editorial

Por exemplo, publicar três posts por semana no blog; atualizar as redes sociais com dois conteúdos diários e subir um vídeo no canal do YouTube a cada quinze dias. O ideal é respeitar aquilo que foi definido com antecedência.

4) Edição

Enquanto um redator faz a criação do conteúdo, compete ao gestor fazer a sua edição. Além de eventuais correções gramaticais e de grafia, é importante analisar se o conteúdo em questão cumpre o seu objetivo inicial.

gestão de conteúdo edição

O formato também é relevante. Por isso, o profissional deve saber como aplicar a técnica da escaneabilidade.

O perfil de um bom gestor de conteúdo

Organização é palavra-chave na vida desse profissional. Somente assim ele consegue colocar todas as ações em prática. Ter bastante interesse e vontade de aprender também é um requisito muito importante do gestor de conteúdo. Se tiver afinidade com o ramo de atuação da sua empresa, será um diferencial a mais.

Além de gerenciar a produção e a qualidade do conteúdo, o profissional precisa saber controlar o seu tempo. Como o mercado é muito dinâmico, ele precisa ter flexibilidade para colocar uma novidade em ação o quanto antes. Demorar para aplicar as tendências de marketing pode pegar mal para a sua empresa.

Uma visão analítica pode levá-lo a enxergar os assuntos mais quentes por outros ângulos e ajudá-lo a desenvolver um conteúdo diferenciado e relevante. O que requer ainda uma boa dose de ousadia e criatividade.

Métodos que agilizam a produção de conteúdo

Sempre é bom utilizar métodos diferenciados para agilizar a gestão de conteúdo, sem comprometer a qualidade do serviço. Um desses métodos é assinar a newsletters de sites relevantes e com objetivos semelhantes aos seus. Isso pode ajudá-lo na hora da elaboração da pauta.

agilizar a gestão de conteúdo

Orientar um outro profissional para produzir conteúdos de qualidade também é uma maneira de ganhar tempo. No entanto, é preciso selecionar um profissional competente, que tenha uma boa comunicação oral e escrita. Caso contrário, você acaba perdendo muito mais tempo com trabalho de refação.

Automação para divulgar e interagir com seu público

O trabalho de gestão de conteúdo não termina com a edição e publicação em seu site. Muito pelo contrário. Para que o seu conteúdo atinja o maior número de pessoas e, assim, capte mais leads para você, e fundamental divulgá-lo em diversos canais.

Aqui, vale a pena disparar uma newsletter semanal com os conteúdos inéditos para a sua base de contatos. Mais do que isso, fazer chamadas nas redes sociais. Assim, você pode alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua empresa. Isso sem falar que elas dão um resultado imediato. Muitos compartilhamentos e reações significam um bom trabalho.

Para não perder tempo nessa etapa de divulgação, o gestor de conteúdo pode recorrer à ferramenta de automação de marketing. Com o ville Target, você consegue criar campanhas de email marketing para serem enviadas de forma automática. A plataforma ainda permite fazer o agendamento de posts nas redes sociais.

Quer mais? Pois o ville Target apresenta uma série de métricas de email marketing para que você possa avaliar o desempenho de suas campanhas. Caso elas não estejam dando o resultado esperado, vale a pena fazer algumas adaptações da gestão de conteúdo. O que não pode faltar é cuidado na hora de relacionar um conteúdo a sua marca.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados