27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Se você utiliza o email marketing para divulgar seus produtos ou serviços, parabéns! Afinal, trata-se de uma das mais eficientes ferramentas de conversão. Ao mesmo tempo, ela é desafiadora: só funciona se for bem atraente. Para tanto, é preciso inovar sempre no formato e linguagem. Nesse sentido, já pensou na possibilidade de inserir um GIF animado no seu email marketing?

Esse formato de arquivos já tomou conta das redes sociais e dos grupos de WhatsApp. Mas nem só de piadas e imagens engraçadas é feito um GIF. Você pode usá-lo para fazer um rápido tutorial sobre os seus serviços, por exemplo.

Além disso, fazer o próprio GIF animado no email marketing não é nada difícil. Com uma boa dose de criatividade e as ferramentas certas, você consegue criar imagens animadas bem interessantes e capazes de engajar seu público-alvo.

Tipos de GIFs

No seu email marketing, você pode usar vários tipos de GIFs. Quando se trata de uma promoção, por exemplo, é possível usar uma animação que destaque o valor do desconto ou do preço promocional. E quem recebe vê essa informação piscando com cores diferentes – impossível não prestar atenção.

Há também um formato mais didático que mostra repetidamente o funcionamento de um produto para o cliente. Outra forma de demonstração é através da exibição das várias opções disponíveis do serviço, aparecendo uma após a outra.

Vantagens do uso do GIF animado no email marketing

Melhor do que usar uma imagem estática, é usar uma imagem em movimento que chama bem mais atenção. Por isso, você ganha pontos ao usar o GIF animado no email marketing. Por ser uma sucessão de imagens curtas, não há dúvidas de que seu cliente acaba assistindo ao seu GIF até o fim.

O GIF também tem as vantagens de ser popular e trazer mensagens fáceis de serem consumidas. Desse jeito, não há como criar rejeição. E divulgar um produto assim fica bem mais fácil, não é mesmo? Não precisa nem de muitas imagens pra isso.

Precauções importantes ao usar um GIF

Porém, é importante não se empolgar. Apesar de toda essa facilidade, é preciso tomar algumas precauções na hora de criar e usar um GIF animado no email marketing. Para começar, a animação não funciona em Outlook 2007, 2010 e 2013, Windows Phone 7 e Apple Mail 3.0. Esse formato de arquivo também precisa ter leveza para ser acessado facilmente por smartphones.

precauções do gif animado no email marketing

Afinal, muitas pessoas acessam seus emails pelo celular. Por isso, é melhor que GIFs com botão animado não passe de 15KB. Já GIFs animados não devem ultrapassar 70KB. Para isso, é bom evitar animações complexas com muitas fotos ou fotos com alta resolução. Tudo para manter o arquivo pequeno. O mais importante é que sua base de contatos consiga abrir suas campanhas.

Seu GIF não pode passar de 20 segundos, nem ser uma árvore de Natal piscante. Mantenha o destaque no produto principal ou em botões de ação como “confira” ou “comprar”. Assim a eficiência fica garantida.

Tutorial para criar o seu GIF

Há muitos programas que ajudam a criar um GIF. Mas, antes, é preciso definir as imagens que você deseja usar. No Canva, por exemplo, você pode criar imagens de tamanhos variados e recursos que ajudam a personalizá-la. Para montar sua animação, GIFPAL, Gickr, MakeaGif e até o Photoshop são algumas das opções.

Além disso, há o site myspaceGens. Nele, você começa selecionando o tamanho da imagem, a velocidade da transição e depois faz o upload das fotos. Clicando no botão SUBMIT, seu GIF fica pronto.

Conclusão

Novas práticas sempre precisam ser testadas. Especialmente se elas têm um grande potencial, como é o caso dos GFIs. Então, utilize esse elemento no seu email marketing de forma gradual para medir melhor os resultados obtidos.

conclusão gif animado no email marketing

Para disparar suas campanhas de email marketing, utilize uma ferramenta de automação de marketing. O ville Target, por exemplo, permite que você importe seus templates de email marketing – inclusive com GIFs – e envia suas campanhas para toda a sua base de contatos. De quebra, a plataforma fornece métricas fundamentais para você avaliar o desempenho de suas ações.

GIF animado email marketing

Posts relacionados