(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

As estratégias de SEO vem sendo muito utilizadas atualmente por empresas que desejam rankear seu site ou blog e dessa forma, conquistar mais clientes. Através desse guia completo sobre SEO, você encontrará soluções para alavancar o seu negócio.

É sabido que tanto profissionais de marketing e gestores de empresas quanto estudantes poderão se beneficiar das técnicas SEO e aplicar nas suas estratégias de marketing. Por isso é importante conhecer cada tática disponibilizada neste guia completo sobre SEO para conseguir tirar proveito de todas elas.

Um dos maiores objetivos das empresas é ter um site com muitas visitas e transformar os números de leads em clientes em potencial. Mas como chegar a esse objetivo? Simples: invista desde cedo em marketing digital, observe e acompanhe o retorno.

Para conseguir estar nas primeiras páginas nos mecanismos de busca, é importante que você siga algumas regras de SEO. Além de você conseguir mais acessos e cliques dos visitantes no seu site, ainda poderá se tornar uma autoridade no seu segmento de mercado.

Outrossim, investir em SEO não é algo caro e as otimizações podem trazer bons resultados. Há uma série de técnicas que você poderá utilizar, com o objetivo de facilitar a navegação e a experiência do seu visitante. Todas essas estratégias chamamos de SEO.

Portanto, não espere o seu concorrente começar a investir em SEO para fazê-lo também. Leia esse guia completo sobre SEO e chegue ao seu objetivo de forma mais rápida, se tornando futuramente uma referência.

Neste artigo você saberá como funciona o algoritmo do Google e como rankear o seu site utilizando as estratégias SEO.

O que é SEO?

“Search Engine Optmization” é o mesmo que SEO, ou “Otimização para mecanismos de busca”, em português. Essa é uma estratégia de marketing digital utilizada em blogs e sites, que tem o objetivo de deixar o site uma posição de destaque através de um esforço de marketing orgânico.

Como consequência, os sites que trabalham com essa ferramenta acabam por se tornar uma autoridade. Eles ganham visibilidade no ambiente digital e por conseguinte podem conquistar mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Portanto, o grande objetivo das estratégias SEO é aumentar a quantidade de pessoas que transitam pelo site. Esse trânsito deve ser de forma orgânica e pode melhorar a visibilidade desse site ou blog.

Se seu interesse sobre esse tema for cada vez mais crescente, é hora de se perguntar como começar a investir em estratégias SEO?

Inicialmente, você pode contratar uma agência de marketing digital ou um profissional especializado para te ajudar nessa tarefa.

Para você saber um pouco mais sobre o que é SEO, iremos te explicar neste guia completo sobre SEO algumas estratégias que você já pode implementar no seu negócio.

Mas, para início de conversa, como funciona o algoritmo do Google?

Saiba como o Google funciona

Google

Uma das melhores formas de iniciar uma estratégia SEO é sabendo como funciona o Google. A partir daí, é possível criar alternativas para trabalhar de acordo com ele.

Os resultados da busca no Google podem vir através dos resultados pagos e dos resultados gratuitos, que chamamos de “orgânicos”.

Os resultados pagos aparecem com a identificação de “Anúncio” ou “Ad”, e geralmente ficam localizados no topo da página. As empresas que investem nesse tipo de anúncio, realizam a ação através do Google Adwords. O que acontece é que elas pagam um valor por clique do usuário.

No caso dos resultados orgânicos, não há investimento financeiro. Ou seja, esses sites aparecem nos mecanismos de busca abaixo dos sites que investiram em anúncio pago.

No entanto, os sites que aparecem nas primeiras posições são aqueles que seguem algumas regras básicas de rankeamento do Google. Ou seja, para a ferramenta de busca, esses sites são considerados relevantes e com uma autoridade maior que os outros, porque apresentam algumas características que melhoram a experiência do usuário.

E que características são essas? O que é preciso para rankear um site ou um blog? É o que você verá neste guia completo sobre SEO.

Quais estratégias posso utilizar para rankear meu site?

Vamos agora às estratégias para rankear o seu site de forma orgânica? Separamos neste guia completo sobre SEO, algumas estratégias simples que você pode colocar em prática no seu site.

Inicialmente, é importante que você saiba que existem dois fatores de rankeamento. O primeiro, o On Page, são aqueles trabalhados dentro da página, mas que interferem nos mecanismos de busca.

Ademais, os fatores Off Page são os externos ao sua página na internet. Ou seja, eles podem representar a autoridade do seu site. Como está a autoridade dele?

Então, vamos às dicas.

Crie um conteúdo de qualidade

Se você deseja melhorar o rankeamento do seu site ou blog, é hora de começar a produzir conteúdo relevante e que faça a diferença. Por isso, invista num marketing de conteúdo para que os mecanismos de busca entendam que o seu site é relevante.

Tamanho do conteúdo

Assim como produzir um conteúdo de qualidade é um importante fator para o rankeamento do seu site, saiba que o tamanho dele também interfere no Google.

o Google funciona buscando os conteúdos que são mais completos e que possa sanar todas as dúvidas do leitor. Portanto, se ele responde a todas as questões do seu leitor e tem uma quantidade razoável de acessos, significa que ele tem relevância.

Caso o leitor não esteja satisfeito com os seu conteúdo, ele com certeza procurará outro site mais completo.

O poder das palavras-chave

Guia completo sobre SEO

Uma das formas de construir um conteúdo de qualidade e atingir seu público através do tráfego orgânico é descobrir as principais palavras chave que devem ser usadas.

Quando o seu cliente faz uma pesquisa nos mecanismos de busca, através de soluções para o seu problema ou na busca de serviços e produtos, ele normalmente busca por meio de palavras chaves.

E é nesse ponto que sua empresa deve prestar mais atenção: como encontrar as palavras chave que você deve usar.

Primeiramente, conheça a sua audiência e o que elas buscam. Depois faça uma pesquisa das palavras chave mais utilizadas no seu segmento.

Seo Title

O SEO Title é o título do seu texto (ou da pesquisa do seu leitor) e tem como objetivo direcioná-lo até o seu conteúdo.

A dica que damos para você escrever um bom SEO Title é colocar a palavra-chave à esquerda, escrevê-lo em até 55 caracteres, de forma mais objetiva possível.

URLs Amigáveis

Outro fator de rankeamento que você deve levar em consideração nesse guia completo sobre SEO são as URLs amigáveis.

Elas são consideradas as palavras-chave que ficam localizadas no endereço do seu site. Portanto, quanto mais “amigável” ou de fácil leitura e aceitação do leitor, melhor ela será. As dicas que damos é que?

  • Ela contenha a palavra-chave;
  • Seja curta;
  • Tenha relação com o título do post;
  • Contenha hífens que separe as palavras utilizadas.

Se possível, evite:

  • URLs sem sentido algum;
  • Utilizar números;
  • URLs grandes demais;
  • Utilizar pontos ou letras maiúsculas.

Heading Tags

Elas são importantes pois identificam quais conteúdos são prioritários na página. O Google poderá, dessa forma, identificar o que é importante e merece a atenção do leitor.

A hierarquia é importante, pois melhora a interpretação dos crawlers e melhora a escaneabilidade do texto, ou seja, a leitura. Outrossim, ela mostra para o Google o que deve ser visto no seu texto, definindo os temas abordados.

Por isso, utilize H1, H2, H3 ao longo do seu conteúdo e palavra-chave sempre no H1 e se conseguir também no H2.

Permanência na página

Você sabia que o tempo em que seu usuário permanece na sua página também é um fator de rankeamento do Google? Essa é uma maneira que o seu buscador encontra de separar os conteúdos de boa qualidade daqueles que não são tão bons assim.

Se o seu leitor ficar muito tempo na sua página, navegando nela, o Google entende que o conteúdo agrada a ele e possivelmente agradará a outras pessoas.

Por isso, invista num conteúdo de qualidade, use frases que liguem uma sentença à outra e escreva uma introdução que seja boa.

Imagens Otimizadas

Melhore o SEO das suas imagens. Outra forma de rankear é melhorar a forma como o Google enxerga suas imagens. Por isso, escreva uma palavra-chave na sua imagem, complete o texto alternativo (alt text) e atente-se ao tamanho da imagem utilizada.

Meta Description

O meta description é um fator que pode influenciar na quantidade de cliques do seu site, embora não seja um fator que tenha influência direta no rankeamento do seu site. Ele tem a função de explicar ao leitor o assunto que será abordado na página, atraindo a atenção do leitor.

Linking building

Está anotando todas as dicas desse guia completo sobre SEO? Esse é o critério mais relevante do SEO off page. É aqui que sua página garante a sua autoridade e poderá se destacar como uma boa referência no Google.

Em outras palavras, todas as vezes que outro site colocar um link do seu site na página dele, o leitor será redirecionado para o seu endereço todas as vezes que clicar no hiperlink. Sua página será citada por outras páginas como uma referência.

Autoridade

Outro benefício do linking building é a conquista da autoridade através dele. Por isso, os domínios que têm mais tempo acabam por ter uma autoridade maior que os novos, por conta do tempo de existência.

Escaneabilidade

Rankeamento

Sites com boa escaneabilidade tem mais chances de terem um bom rankeamento no Google. Esse termo refere-se a forma de leitura dinâmica, onde é possível entender o teor do texto apenas visualizando os tópicos mais importantes.

Por isso, para conseguir ter uma boa escaneabilidade, fala curtos parágrafos de no máximo duas frases e use subtítulos para destacar os assuntos que serão abordados.

Outrossim, escreva um bom conteúdo e acompanhe todas as suas métricas de engajamento. Aplique no seu negócio essas simples regras que separamos neste guia completo sobre SEO para alavancar as suas vendas.

Utilize o Plugin Yoast SEO no WordPress

O WordPress é uma plataforma muito utilizada por empresas dos mais diversos portes, de blogueiros à grandes instituições.

Através do WordPress você pode instalar o plugin Yoast SEO, que te oferecerá muitos recursos, entre eles rankear a sua página no Google e otimizar o seu site.

Essa ferramenta é perfeita tornar o seu blog ou site mais amigável. Através dela, você poderá trabalhar de acordo com os algoritmos dos motores de busca.

É notável a quantidade de pessoas que fazem uso dos motores de busca na tentativa de resolver algum problema. Por isso, uma das melhores formas de chegar nessas pessoas é fazendo a otimização da página do seu blog ou site de acordo com as estratégias SEO.

Agora que você tem em mãos o guia completo sobre SEO, já entende como funciona as ferramentas que poderão te ajudar a rankear o seu site. Mas como todas as técnicas que falamos nesse artigo poderão te ajudar na sua estratégia de Marketing?

Qual a importância do SEO para o meu negócio?

Guia completo sobre SEO. Aprenda agora

Através do guia completo sobre SEO no seu negócio, você poderá ter um crescimento no número de clientes futuramente.

Entenda que a jornada do comprador se inicia na fase de busca. Portanto, você deve ser encontrado pelo seu cliente em potencial para que ele se interesse pelo seu negócio e se torne um futuro comprador.

Você pode iniciar produzindo um conteúdo de qualidade, focado nas palavras-chave e nas frases que poderão impactá-lo. E isso é possível quando você otimiza o seu conteúdo para estratégias SEO.

Geralmente as pequenas empresas tenham um orçamento mais enxuto para estratégias de marketing. No entanto, todas elas podem se beneficiar das estratégias SEO, por ser de baixo custo. Seja lá qual for o tamanho da sua empresa, você também competirá pelo mesmo espaço nos mecanismos de busca do seu concorrente.

Portanto, chegou a hora de você colocar suas estratégias em prática e conseguir mais seguidores para sua empresa. Contrate um especialista em marketing para te auxiliar na criação de estratégias para sua empresa.

Conheça também a ferramenta de automatização da Ville Target, que te proporcionará mais tempo para cuidar de outros setores do seu negócio, como a criação de conteúdo.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !