(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Diversas pesquisas apontam os benefícios da automação de marketing. De acordo com a consultoria Gartner, as empresas que investem na solução aumentam o faturamento em 10% no período de seis a nove meses. No entanto, implementar automação de marketing exige alguns cuidados para o tiro não sair pela culatra.

No mundo em que vivemos, uma coisa é certa: não dá mais para fugir da tecnologia. Ela está em todo lugar, otimizando processos e tarefas pessoais e profissionais. Vejamos: você não precisa mais perder tempo na fila do banco para pagar um boleto. Com alguns toques no celular, é possível solicitar um carro particular na porta da sua casa.

Dentro do contexto corporativo, a tecnologia assume um papel cada vez mais protagonista. Mas isso não significa que tudo é um mar de rosas. Se implementar automação de marketing de qualquer jeito, você pode ter prejuízo. Ao invés de uma solução, a tecnologia se torna uma pedra no seu sapato.

Para que isso não aconteça, continue acompanhando este texto.

Como implementar automação de marketing com sucesso

Ao implementar automação de marketing na sua empresa, você terá um investimento financeiro (da contratação de software) e de tempo para aprender a mexer na ferramenta. Por isso, existe algum tipo risco envolvido nessa decisão. Para que o processo seja feito com sucesso, siga as seguintes dicas:

1. Mudar a cultura da empresa

Se você for uma startup, pode pular essa dica. Ela faz mais sentido para empresas bem tradicionais que gostam de manter tudo como está e resistem às mudanças. Afinal de contas, em time que se ganha não se mexe, né?

Não é mais bem assim. Nos últimos anos, temos visto o crescimento exponencial de empresas de tecnologia. Um exemplo claro que as organizações precisam ficar atento às mudanças do mundo é a falência da Blockbuster.

Consolidada no mercado de locação de filmes e séries, a empresa ignorou o avanço da tecnologia streaming. Resultado: acabou sendo engolida pelo Netflix e outros serviços.

Poderíamos citar muitos outros exemplos. Mas já deu para entender que o primeiro passo para implementar automação de marketing está na mudança de mentalidade. A ideia é enxergar a tecnologia como uma aliada, não uma inimiga que substituirá seu trabalho.

Essa mudança dá muitos frutos positivos. Além de otimizar os processos, a sua empresa passa a ser bem vista pelo mercado e desejada por profissionais qualificados.

2. Entender que automação de marketing não é mágica

Basta contratar um software de automação de marketing e… pronto: as vendas começam a acontecer, certo? Muito errado!

A tecnologia apenas ajuda a executar seu trabalho e a otimizar processos operacionais. Ela é um meio, não o fim. O que continua fazendo mesmo a diferença é a estratégia adotada no seu planejamento de marketing.

É preciso deixar isto bem claro: por trás de toda boa tecnologia, é necessário humanos trabalhando (muito bem). Em outras palavras, os bons resultados só acontecem quando existe a união entre a competência de profissionais de marketing de sucesso e a eficiência da ferramenta tecnológica.

3. Montar uma equipe eficiente

Contratar uma ferramenta de automação de marketing não resolve todos os seus problemas, mas contribui bastante para a produtividade da área. Isso, é claro, se você montar uma equipe de marketing eficiente, com profissionais multidisciplinares.

implementar automação de marketing equipe de marketing eficiente

Na prática, isso significa que o seu time deve ser capaz de elaborar um fluxo de email marketing, criar posts criativos nas mídias sociais, fazer marketing de conteúdo de forma eficaz, medir o desempenho de suas ações e por aí vai.

4. Estudar as melhores opções do mercado

Depois de seguir as dicas acima, você já está pronto para implementar automação de marketing com sucesso na sua empresa. Só falta um detalhe: escolher um software.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem muitas ferramentas de automação de marketing nacionais de qualidade. E até recomendamos o uso delas, uma vez que você não fica sujeito à variação do dólar e ainda conta com um suporte em português.

Mas é nas funcionalidades que você deve voltar suas atenções. De modo geral, o software que você contratar precisa atender às suas necessidades. Mesmo sendo um negócio físico, é preciso marcar presença nos mais variados canais digitais. Isso porque o processo de compra do consumidor tem início na internet.

Assim sendo, a plataforma de automação de marketing precisa ter funções para captar leads, gerenciar suas postagens nas redes sociais, disparar campanhas de email marketing, segmentar e qualificar sua lista de contatos, entre outras.

Quer uma sugestão? Conheça o ville Target

Agora que você já sabe como implementar automação de marketing sem erros, está na hora de conhecer uma ferramenta nova do mercado. Aqui, estamos falando do ville Target.

Desenvolvido com tecnologia de ponta e escalável, o software atua em diversas etapas do seu planejamento de marketing digital.

1. Funcionalidades

Abaixo, fizemos um resumo dos principais recursos da ferramenta. Confira:

  • Agendamento de posts nas redes sociais: para não perder mais tempo subindo posts diariamente nas redes sociais, o ville Target permite agendar as publicações no Facebook, Instagram e Twitter de uma só vez. Assim, sobra mais tempo para você focar em outras atividades-chave.
  • Criação de landing pages efetivas: graças à função arrastar-e-soltar, você consegue construir uma página de captura em pouco tempo. Basta selecionar imagens e vídeos salvas no seu computador e jogá-las na área de construção do ville Target. De quebra, suas landing pages ficam responsivas, adaptando-se a todos os tamanhos de telas.
  • Disparo campanhas de email marketing: você pode programar o envio de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos. Na hora da criação das peças, é possível importar templates de email para o ville Target. Para completar, a ferramenta fornece todas as métricas de email marketing para você avaliar seu desempenho.
  • Lead Tracking e Lead Scoring: esses recursos permitem acompanhar todas atividades dos usuários dentro do seu site. É possível, inclusive, atribuir pontos para cada ação que eles fizerem na sua página web. Dessa forma, você conhece melhor seu público-alvo e consegue fazer ações personalizadas mais assertivas.

2. Planos flexíveis que cabem no seu bolso

Um dos objetivos do ville Target é democratizar o acesso à automação de marketing. Para tanto, temos diversos planos que cabem no orçamento da sua empresa. Inclusive, um gratuito. Nele, você pode utilizar todos os recursos de modo limitado. Por exemplo, criar 2 landing pages grátis e enviar 3 mil emails por mês.

À medida que suas ações começam a dar bons resultados, você pode dar um upgrade na sua conta. Lembrando que no ville Target você é livre para ir e vir quando quiser, sem nenhum tipo de multa ou taxa.

3. Treinamento

Não se aprende a mexer em tudo do dia para noite em uma plataforma tão completa quanto o ville Target, né? Nesse sentido, quem assina algum dos planos pagos do ville Target tem direito a duas horas de treinamento via Skype. Aqui, temos dois objetivos:

  • demonstrar todas as funcionalidades para que o usuário possa explorar a ferramenta ao máximo; e
  • fazer com que o usuário consiga implementar automação de marketing rapidamente.

Além do treinamento, disponibilizamos diversos materiais de apoio. Aqui, estamos falando de vídeos tutoriais e telas de passo a passo que você pode acessar na nossa Central de Ajuda. Nela, as dicas estão divididas por tópico para que você consiga dar um passo por vez.

Quer mais? Pois na página de Configurações da plataforma é possível habilitar diversos recursos de ajuda:

implementar automação de marketing treinamento ville target

  • Habilitar Vídeos Tutoriais: Exibe em diversas partes do sistema tutoriais que vão lhe ajudar a fazer os cadastros e fazer seu marketing digital. É recomendado deixar ativado.
  • Receber emails de ajuda de uso do ville Target: O sistema envia periodicamente emails com dicas, tutoriais e lembranças. É recomendado deixar ativado.
  • Habilitar slides de ajuda: Quando realizar login, o sistema irá lhe mostrar uma janela com conteúdo de ajuda.

4. Suporte técnico

Mesmo depois de tanta ajuda, sabemos que problemas surgem em momentos delicados. Mas não queremos que eles virem uma bola de neve! Por isso, estamos disponíveis no chat online em horário comercial.

Você ainda pode solicitar o suporte técnico via ticket a qualquer horário. Para tanto, basta seguir o passo a passo:

a) A partir do Dashboard, vá ao menu no canto superior direito e clique no seu avatar com a setinha ao lado. Irá aparecer um menu suspenso, com algumas opções. Clique em Conta, conforme imagem abaixo.

implementar automação de marketing suporte ville target 1

b) Ao clicar na opção Conta, aparecerão várias seções em uma coluna horizontal no topo (ver seta em Tickets de Suporte). A seção Meu Perfil é destacada por padrão. Clique na opção Tickets de Suporte. Nessa página, você abre um pedido de ajuda e ainda pode conferir todo o histórico de suportes anteriores.

implementar automação de marketing suporte ville target 2

Agora não há mais desculpas para errar na hora de implementar automação de marketing na sua empresa, né? Cadastre-se agora mesmo e veja como o ville Target pode impulsionar seus negócios.

workshop automação de marketing

Posts relacionados