(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe qual a importância da identidade visual? Esse conceito é muito importante para qualquer empresa, independentemente de se você quer trabalhar com o marketing digital ou não. Por isso, ao criar um novo negócio, é imprescindível que você considere o branding da marca.

Ao abrir uma nova empresa, você provavelmente quer que a sua marca, produtos e serviços sejam reconhecidos com facilidade pelos clientes, certo? É exatamente por esse motivo que é tão importante investir na identidade visual da empresa. Portanto, vamos entender melhor o que significa esse termo e como você pode investir nisso?

Marcas como o McDonald’s, a Coca-Cola, a Renault, a Chanel e outros grandes nomes do mercado nacional e internacional são responsáveis por algumas das identidades visuais mais eficientes. Seus logotipos são reconhecidos pela grande maioria dos consumidores mesmo que não acompanhem o nome escrito da marca. Esse deve ser o seu objetivo ao pensar nos elementos visuais relacionados ao seu negócio! Afinal, essa identidade acompanha todas as suas publicações nas redes sociais, as peças de comunicação do site e até mesmo materiais impressos.

Identidade visual da Starbucks

Mesmo empresas que já têm a identidade visual definida podem pensar em reinventar o negócio. Afinal, essa identidade tem a ver com os valores e a missão de cada empresa e, conforme o tempo passa, isso pode ser alterado. Logo, é preciso considerar que a identidade visual nem sempre precisa se manter a mesma.

Pense, por exemplo, no logotipo da Starbucks. Ele foi se modernizando ao longo dos anos para acompanhar o crescimento da marca. Assim, os clientes se identificam com a identidade o tempo todo!

Ficou curioso sobre como é possível criar uma identidade visual eficiente? Então não deixe de acompanhar o artigo até o final!

Antes de mais nada, vamos entender esse conceito.

O que é a identidade visual?

A identidade visual engloba uma série de elementos como o logotipo da empresa, as cores utilizadas tanto no logo, como em materiais visuais, a tipografia, enfim. São diversos itens que caracterizam a sua marca e facilitam o reconhecimento por parte dos clientes. Em suma, ela é a representação visual da sua empresa.

Todos esses elementos ajudam na construção da sua imagem, tanto no ambiente digital como físico. Por isso, você deve desenvolver a identidade visual com uma agência de confiança, garantindo que ela representa todos os valores da sua marca.

Onde a identidade visual é aplicada?

Identidade visual e guia da marca

A identidade visual desenvolvida deve estar presente em todos os materiais gráficos da empresa, independentemente de se eles serão veículos nas redes sociais, sites e blog, ou até nos materiais físicos. Ou seja, qualquer banner, cartilha, cartão de visita deve ser desenvolvido de acordo com os elementos indicados no guia da marca.

Para manter a padronização, é essencial que a sua empresa desenvolva um guia da marca – o famoso branding book.

A criação desse branding book é importante não apenas para a sua empresa, mas também para clientes que eventualmente precisem aplicar o seu logo em algum material de divulgação próprio. A padronização da comunicação visual transparece profissionalismo, harmonia e cria gatilhos na mente dos usuários de seus serviços.

O guia da marca deve conter todas as informações sobre a utilização do seu logo, as tipografias, imagens que devem ser utilizadas e até mesmo personagens. Ele deve ser uma descrição detalhada de como a marca deve aparecer em guias institucionais de outras empresas e materiais de comunicação.

A disseminação da sua identidade mantém a sua marca no radar de clientes atuais e potenciais, fazendo com que a sua empresa seja reconhecida em lugares variados.

Por quê a identidade visual é tão importante?

Importância da identidade visual

Nós já falamos acima sobre como a identidade visual é importante para ajudar o cliente a reconhecer a sua marca. Porém, existem outros fatores que fazem com que esse conceito seja tão relevante para a sua empresa. Dentre eles, podemos citar:

Padronização

A padronização é uma das principais razões pelas quais a sua empresa precisa ter um guia da marca bem definido. Isso faz com que a qualidade estética dos seus materiais seja muito maior. Estabelecer um padrão para todas as peças de comunicação transmite a imagem de uma empresa bem estruturada e organizada.

Profissionalismo

Da mesma forma, a identidade visual pode fazer com que a sua empresa e, consequentemente, todo o seu modelo de negócio pareçam mais profissionais. Como não é toda empresa que investe em estratégias e planejamento para atrair novos leads, esse cuidado com a padronização de peças de divulgação pode ajudar você a construir uma reputação muito mais positiva.

Agilidade

Layout e identidade visual

Ter um layout pré-definido de acordo com a sua identidade visual ajuda os profissionais de design e comunicação a criarem as peças com muito mais agilidade. Afinal, todas as instruções são padronizadas e é possível desenvolver novos produtos sem precisar pensar em uma forma de harmonizar cores, fontes e outros elementos visuais.

Destaque

Como o mercado costuma ser muito competitivo, é preciso utilizar qualquer ferramenta que você tenha em mãos para se colocar um passo à frente da concorrência. A identidade visual é uma ótima forma de fazer isso!

Identidade e valores

Parece óbvio falar sobre isso, mas a própria identidade é uma das grandes vantagens de investir na comunicação visual. Afinal, a identidade visual da empresa nada mais é que a representação da sua missão, visão e valores. Logo, ela é responsável por ajudar os seus clientes a saberem exatamente como funciona o seu modelo de negócio.

Pense, por exemplo, na Apple. Assim que falamos o nome da marca, provavelmente você já imaginou a maçã mordida ou o novo iPhone. Esses elementos representam a tecnologia avançada e são modernos, dando a ideia de uma empresa que se transforma o tempo todo.

Identidade visual da Apple

A identidade visual tem esse papel. Ela deve ser capaz de traduzir, em imagens, cores e elementos visuais, exatamente o que a sua empresa significa.

Ao considerar todos esses valores que falamos acima, fica mais fácil entender por quê é tão importante construir a sua identidade visual, certo? Portanto, chegou a hora de conferir algumas dicas para isso!

4 dicas para criar a identidade visual

A primeira coisa que você deve saber é que será preciso investir tempo e dinheiro para construir uma identidade visual eficiente para a sua empresa. Logo, é imprescindível que você contrate uma agência de design profissional e de confiança para criar o seu logotipo de acordo com o que você espera e precisa.

Então, quando você já tiver escolhido os profissionais certos, poderá colocar o plano de criação em execução de acordo com alguns passos. São eles:

Junte um time integrado

Não é só o profissional de design que será responsável pela criação da identidade visual. É preciso considerar o nome da empresa, os seus valores, o time e uma série de critérios essenciais para a construção dos elementos visuais.

Logo, é preciso criar uma equipe integrada de profissionais que conhecem o seu negócio a fundo. Assim, ficará muito mais fácil tomar as decisões certas.

Identidade visual: time integrado

Desenvolva um briefing detalhado

Como você provavelmente já sabe, o briefing é como um guia do projeto. Ou seja, ele reúne as instruções para que os profissionais possam fazer o seu trabalho de acordo com o que o cliente espera.

Para a construção da identidade visual, você deve desenvolver um briefing detalhado sobre a sua missão, visão, valores e até mesmo o público alvo da empresa. Dessa forma, os profissionais envolvidos terão uma visão ampla de o que a sua empresa representa para poder transmitir as ideias visualmente.

Escolhe os elementos visuais certos

Você sabia que os elementos visuais são muito importantes para representar os seus valores? Por exemplo, o círculo dá a ideia de continuidade e ciclos. Triângulos representam modernidade. Enfim, cada forma geométrica é responsável por criar um gatilho na mente dos clientes.

Da mesma forma, as cores e a tipografia também estimulam sensações em quem entra em contato com a sua marca. Por isso, você deve escolher os elementos visuais certos de acordo com as suas próprias premissas!

Neste momento, a sinergia entre a sua empresa e o time de design responsável pela criação da identidade visual é essencial para um bom trabalho!

Elementos visuais para identidade visual

Não se esqueça de criar o guia da marca

O guia da marca será um material utilizado por todos os futuros colaboradores e clientes da sua empresa. Por isso, ao criar a identidade visual, é importante acompanhar todo o processo para que este guia seja desenvolvido paralelamente.

Neste material, você pode explicar toda a filosofia da identidade visual antes de partir para a parte técnica. Assim, todos que consultarem o guia terão uma ideia melhor de por quê cada elemento foi escolhido.

Depois, apresente todas as informações sobre como o logo deve ser aplicado, quais são as fontes que completam as combinações e tudo o que for relevante para garantir a padronização das peças desenvolvidas.

Seguindo esses passos, você e a equipe de design poderão abusar da criatividade para construir uma identidade visual eficiente para representar a sua marca!

Quando eu preciso mudar minha identidade visual?

Quando mudar a identidade visual?

Conforme mencionamos acima, a identidade visual pode ser alterada a qualquer momento (embora não seja recomendado que isso aconteça com frequência, já que pode confundir os clientes). Porém, como é possível saber se chegou a hora de mudar a sua identidade?

Para ajudar, você pode refletir sobre os seguintes aspectos:

Sua identidade visual é moderna e atrativa?

Conforme o tempo passa, é normal que os elementos visuais escolhidos se tornem obsoletos. Afinal, as mudanças da tecnologia trazem novas funções para as empresas e é preciso que elas sejam capazes de acompanhar essas mudanças, principalmente no marketing digital.

Então, se você sente que o seu logotipo não é tão moderno quanto poderia, talvez seja a hora de promover uma mudança.

Sua identidade visual ainda representa os seus valores?

É muito comum que a identidade visual seja criada quando a empresa ainda é pequena. Com o crescimento de um novo negócio, é normal que a missão, visão e valores seja alterada para se adequar à novos processos e pensamentos.

Porém, não se esqueça de que a identidade visual sempre deve transmitir esses valores. Logo, se o pensamento da empresa mudou, a identidade visual precisa acompanhar a mudança.

Seu público alvo ainda é o mesmo?

Público alvo para identidade visual

Um dos principais fatores para a construção da identidade visual é o público alvo. Afinal, eles são como a razão de existência da empresa e precisam se identificar com todos os materiais divulgados por vocês.

Caso você perceba alterações significativas no público alvo, é preciso reconsiderar os elementos visuais escolhidos. Dessa forma, você garante a fidelização dos clientes e evita que eles deixem de se identificar com a sua marca.

Esses são os três principais pontos a serem considerados na hora de mudar ou não a sua identidade visual. Analisar esses fatores periodicamente, por exemplo, de ano em ano, é uma ótima forma de garantir que o seu logo e outros elementos visuais não fiquem ultrapassados.

Tenha sempre em mente que a identidade representa quem a sua empresa é dentro do mercado. E, como ela está presente em todos os seus materiais de comunicação e é o primeiro contato do cliente com você, ela deve sempre ser revisitada para acompanhar o seu próprio sucesso.

Identidade visual eficiente

Para isso, lembre-se de que você pode sempre contar com agências capacitadas para entender as suas necessidades e garantir o crescimento contínuo da empresa.

Além disso, a ville Target também pode ajudar você a construir campanhas eficientes de automação de marketing. Assim, você otimiza o seu tempo e da sua equipe, acompanha todas as novas tendências do mercado e pode começar a construir uma reputação online positiva da sua marca!

Então, não deixe de conferir todos os materiais disponíveis para aprender mais sobre marketing digital, redes sociais e muito mais! Aproveite também o plano totalmente gratuito para alavancar o seu negócio e garantir o sucesso. Boa sorte!

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Banner Marketing nas redes sociais

Posts relacionados