(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Como chamar a atenção do cliente através da internet, fazendo com que ele se sinta atraído pelo seu conteúdo? Talvez seja a hora de você conhecer mais sobre o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing, que também é conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias que visam atrair e em seguida converter o público, despertando o seu interesse, sem precisar correr atrás desse cliente.

A forma de fazer marketing nos dias de hoje é bem diferente do marketing tradicional. Atualmente contamos com estratégias SEO, redes sociais e Marketing de conteúdo direcionado para cada empresa.

Outrossim, o comportamento do consumidor mudou drasticamente e hoje é ele quem busca solucionar as suas necessidades, ao invés de aguardar que alguma empresa vá até ele. Por isso, as instituições tiveram que se adaptar a esse novo modelo de negócios.

O Inbound Marketing foi uma solução encontrada para atrair e reter clientes. Empresas inovadoras têm investido pesado nessa nova forma de fazer marketing.

Basicamente, o Inbound Marketing tem alguns objetivos centrais, como:

  • Aumentar a abrangência do negócio
  • Atrair clientes
  • Diminuir custos
  • Geração de conteúdo de qualidade
  • Melhorar os processos

Muitas empresas utilizam estratégias do Inbound Marketing para alavancar o seu negócio digital. Você quer aprender como? Continue lendo esse artigo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing.

O que é o Inbound Marketing?

O conceito de Inbound Marketing se relaciona a criação e distribuição de todo conteúdo que seja voltado a um tipo de público específico. A ideia é comunicar-se com seu cliente, criando um relacionamento de fidelidade com ele.

O Inbound Marketing surgiu inicialmente nos Estados Unidos em 2009 e de lá pra cá muitas empresas, de vários tamanhos, tem aderido às estratégias como forma de melhorar sua autoridade diante do seu público.

Ele se diferencia bastante do marketing tradicional, que é o Outbound Marketing, que é quando a empresa busca primeiramente o cliente. Essa é uma técnica que consiste no envio de e-mail, contato telefônico e pontos de vendas principalmente em eventos. O seu custo é mais alto e a forma de mensuração não é tão precisa quanto no Inbound Marketing.

Enquanto isso, o Inbound utiliza seu conteúdo como maneira de atrair o público, por meio da tecnologia. Ou seja, muitas empresas utilizam-se do e-mail, redes sociais e blogs. Ademais, a comunicação é mais aberta, há uma maior chance de haver engajamento e uma consequente geração de confiança.

O objetivo principal é atrair seu público através de um conteúdo que seja interessante para ele. Uma vez impactadas pelo conteúdo, essas pessoas sentem-se mais à vontade com a empresa, por isso o Inbound Marketing também é chamado de marketing de atração.

O grande dilema da sua empresa será construir um conteúdo de qualidade, que resolva os problemas dos seus clientes, apresentando soluções.

Agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing, vamos conhecer as etapas até a conquista do cliente final?

Etapas do Inbound Marketing

Inbound Marketing: tudo que você precisa saber

A estrutura do Inbound Marketing segue alguns processos, a fim de ter resultados positivos nas estratégias. Abaixo iremos explicar sobre cada uma de forma didática.

Atração

A etapa inicial do Inbound Marketing é atrair o público, uma vez que sem os leads não existe a possibilidade de ter venda. Nesse momento é importante lançar os esforços para a construção de um conteúdo interessante, que atraia o cliente por vontade própria dele.

Como resultado, teremos seguidores mais engajados e irão comprar o seu produto ou serviço de forma mais consciente. A dica que damos é que crie um blog, invista no SEO, em links patrocinados e nas redes sociais para atrair o seu cliente.

Conversão

Depois que você atrai o seu cliente, fica mais fácil de transformá-lo em lead e consequentemente num cliente em potencial. Durante a conversão, o seu cliente passará informações sobre ele na landing page, em troca de um material que você disponibilizará.

Ademais, pode ser qualquer outro benefício. No entanto, se seu site não converte, significa que sua empresa não utiliza bem os conceitos de Inbound Marketing. Por isso, algumas dicas que damos para você atrair seu lead é:

  • Crie ofertas
  • Tenha uma landing page que converte
  • Otimização de conversão
  • CTA (Call to Action)

Relacionar

Produza conteúdos que conversem com seus clientes em qualquer fase do funil. Tenha assuntos interessantes nos vários estágios de compra, com o objetivo de resolver os problemas do seu público.

Por isso, invista no e-mail marketing e veja retorno do seu investimento. Através dele você conseguirá segmentar suas campanhas e saber qual o real interesse dos seus leads, para que assim possam ser enviadas mensagens do seu interesse.

Iniciar o processo de venda

Após a captação de leads, chegou a hora de aumentar as oportunidades do seu negócio. O objetivo desse contato entre o cliente e empresa é gerar uma conexão e aumentar o processo de vendas.

Você poderá utilizar algumas ferramentas essenciais nessa etapa de venda, como a automação de marketing, para potencializar seus resultados e investir num e-mail marketing como canal de personalização.

Se você precisar contratar uma ferramenta de automação para te ajudar, entre em contato com a Ville Target e conte com o apoio de um sistema de automação de ações, disparos de e-mail marketing e agendamento de posts nas redes sociais, por preços acessíveis para o seu bolso. Ganhe tempo nas ferramentas para pensar mais no seu conteúdo.

Análise

Através do marketing digital, é possível mensurar e analisar todos os resultados das campanhas. Todas as ações, desde as interações em posts como as métricas dos sites, tudo deve estar de acordo com as estratégias do Inbound Marketing.

Inbound marketing: quais os benefícios

cliente

Se depois de tudo o que falamos sobre Inbound Marketing, apresentaremos alguns motivos para que você invista logo nessa estratégia. Conheça os benefícios e desenvolva uma marca com mais autoridade diante dos seus clientes.

Se aproxime dos seus clientes

Uma das grandes vantagens dessa estratégia é poder chegar a muitas pessoas, inclusive seu público, que entrará em contato com você através do seu conteúdo.

Portanto, cuide do seu conteúdo e o segmente, para que assim, possa alcançar o público correto.

Alcance seu público

Não é por acaso que o Inbound Marketing é chamado de “marketing de atração”. É através da relação de confiança que é desenvolvida entre empresa e cliente que se realizam as compras. O público se sentirá atraído pelo seu conteúdo, que irá solucionar uma parte dos problemas dele.

Por isso, é interessante que você tenha uma comunicação aberta e direta com seu cliente. Permita todo tipo de feedback construtivo.

Convença os seus clientes

venda

O que melhor que estimular a persuasão para fechar vendas? Essa é uma das maneiras mais eficazes de lidar com um cliente que está na dúvida sobre a compra ou não de determinado produto.

Até mesmo aqueles que entram num site e não tem a intenção de comprar nada, podem ficar propensos a comprar, se a empresa for bastante convincente.

Por isso que hoje em dia muitas empresas usam as redes sociais como forma de se aproximar dos seus clientes. Sabendo que esse é um canal onde seus clientes estarão, fica mais fácil construir uma identidade em cada rede e ser notado pelas pessoas.

Diminua o tempo da venda

Você sabe o que é o ciclo de vendas? É todo os processo desde o primeiro contato com o cliente e a hora em que ele fecha uma venda, levando em consideração todas as etapas.

Quanto mais tempo o cliente leva para se decidir sobre uma compra, mais tempo esse ciclo durará. Por isso, o Inbound Marketing tem como um dos objetivos diminuir essa jornada.

Através dele, você pode focar na construção de um conteúdo personalizado, que considera o funil de venda e as estratégias usadas em cada etapa.

Com um ciclo de vendas menor, os custos também serão reduzidos. E é sobre isso que iremos falar a seguir.

Custos mais baixos

O Inbound Marketing reduz os custos na aquisição e é considerado uma estratégia mais em conta do que as estratégias tradicionais para dar um destaque às marcas.

Outra vantagem é que o negócio não perderá a qualidade ou terá resultados invertidos, muito pelo contrário. Essa é uma estratégia que funciona e que pode ser adotada pelas empresas que desejam um resultado positivo em seus negócios.

Mensure seus resultados

Se você chegou até aqui é porque ficou interessado nos benefícios de implementar o Inbound Marketing na sua organização. Mas para alcançar seus objetivos, é necessário que você se oriente em relação às suas metas. Portanto, mensure os seus resultados para saber se o que foi investido está retornando em forma de lucro.

Esteja presente, acompanhando sua estratégia passo a passo, tanto de redes sociais e marketing de conteúdo, quanto de SEO. Faça um bom planejamento e coloque em prática suas ideias para alcançar mais clientes.

Inbound marketing nas empresas: como começar?

Suponhamos que você seja dono de uma escola ou uma rede de academias. Como o Inbound Marketing pode te ajudar a atrair mais clientes e vender mais? O Inbound pode ser aplicado em vários setores e por esse motivo, sua empresa não pode ficar de fora.

Quando uma empresa investe no Inbound Marketing, o seu marketing torna-se mais eficiente e atrativo. Por isso ele se encaixa em qualquer segmento de mercado, além dos resultados serem visíveis. Acompanhe alguns exemplos:

Inbound em pequenas empresas

O Inbound Marketing é útil para todos os tipos de empresas, das pequenas até as maiores. Por conta do custo-benefício e do crescimento gradual, o Inbound é uma das melhores estratégias para empresas pequenas que desejam se destacar e crescer no mercado.

E-commerce

Inbound

Investir em boas estratégias de marketing pode ser um grande diferencial para muitas empresas. No entanto, para empresas que trabalham com e-commerce é quase uma obrigatoriedade gerar estratégias de marketing digital.

Por isso, invista em blogs, tenha uma presença marcante nas redes sociais e veja seu poder de influência aumentando gradativamente. Como consequência, seu e-commerce irá deslanchar.

Inbound nas agências

As próprias agências de marketing precisam ter um bom marketing para se venderem. Por isso, quando as táticas do Inbound são aplicadas, as empresas já conseguem muitas vantagens diante das outras que não aplicam. Elas tornam sua empresa mais confiável diante dos clientes e mais confiante entre os próprios funcionários.

Inbound em instituições de ensino

As instituições também podem se beneficiar com as estratégias SEO. Você que tem uma escola ou uma faculdade, pode aproveitar as técnicas utilizadas no marketing de conteúdo para criar valor e gerar um conteúdo voltado para temas que giram em torno da educação.

Ademais, contrate uma empresa que possa fazer uma análise do seu negócio e criar estratégias para alcançar seu público.

Faça uma escolha: use ferramentas

Agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing, que tal investir em ferramentas que complementem a sua estratégia?

Pesquisa e conheça as ferramentas de blog existentes no mercado, a forma de utilização e como isso pode ser importante pra vocês. Outrossim, contrate também as ferramentas de automação de e-mail marketing, pois elas desempenham um papel importante nesses processos.

Outrossim, após criar o seu blog, otimize seu SEO e crie um conteúdo que atraia o seu público ideal. Faça uso de ferramentas de métricas também, como o Google Analytics e aproveite os seus recursos.

Mas se precisar de uma ferramenta que reúna boa parte dos benefícios acima, lembre de procurar a Ville Target. Através dela você conseguirá fazer várias ações de forma simultânea.

Ademais, invista seus esforços para adquirir material que fale sobre o Inbound Marketing, ou sobre ações de marketing que melhorem seus resultados. Baixe o ebook que disponibilizamos ao final deste artigo e se informe mais sobre estratégias de marketing, redes sociais, entre outros temas.

Depois de conhecer todos esses benefícios de implementar o Inbound Marketing, o que você está esperando? Contrate uma agência de marketing que te ajude a desenvolver uma estratégia de marketing eficiente e executá-la.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !