(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O Instagram já virou uma das redes sociais favoritas dos usuários, sendo que muitos passam mais tempo rolando pela timeline de fotos do que pelo próprio Facebook. Por conta da base de usuários e da facilidade com que pode ser utilizada, a plataforma consolidou a importância de pensar no marketing digital para Instagram para garantir o sucesso de uma empresa. E é impossível falar nisso sem mencionar o Instagram Ads.

Uma das grandes vantagens em investir nesta modalidade é que as redes sociais aproximam os clientes da empresa. Isso faz com que sejam criados laços mais próximos e de confiança com as marcas. Por meio da produção de conteúdo online, você mantém a sua empresa no radar dos consumidores e pode instigar o desejo de aquisição dos seus produtos.

Além disso, o conteúdo interativo no Instagram gera engajamento, aumentando a sua exposição online.

Antes de começarmos a falar sobre o Instagram Ads, vamos conhecer alguns dos principais diferenciais desta rede social. Assim, você entende melhor a importância de começar a produzir conteúdo específico para ela e pode começar a desenvolver campanhas pagas.

 

Veja por quê você deveria investir no Instagram:

 

Base de usuários

 

O último levantamento do Instagram mostrou que a plataforma já conta com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. Esse número é impressionante e mostra a força dessa rede social no quesito atração de clientes.

 

Instagram Ads

 

Aliás, vale mencionar que diariamente são criadas centenas de novos perfis pessoais e comerciais no Instagram. Ou seja, não fazer o mesmo pode ser perda de dinheiro!

 

Instagram Business

 

Quando ficou claro que essa era uma plataforma importante para as empresas, a companhia lançou o Instagram Business, uma funcionalidade do aplicativo voltada para o mundo dos negócios.

O Business permite a inserção de links na sua biografia, em posts e até mesmo nos Stories (falaremos sobre essa funcionalidade mais à frente), potencializando a conversão dos seguidores para o seu website.

Além disso, é possível analisar métricas que vão além dos likes e reposts, garantindo que você conheça melhor o seu público alvo e possa trabalhar em campanhas de acordo com esses dados coletados.

Por último, é preciso ter um perfil comercial para investir no Instagram Ads. Logo, essa é a opção ideal para quem quer começar a construir a reputação social da marca nesta plataforma.

 

Marcação de produtos

 

Uma das melhores funcionalidades ao pensar em marketing digital para Instagram é a possibilidade marcar os produtos em seus posts. Principalmente se você trabalha em um e-commerce, esse mecanismo potencializa (e muito) as suas vendas por meio da rede social.

 

Instagram Ads

 

Se você trabalha em uma loja de roupas, por exemplo, é possível postar as fotos das peças vendidas em modelos e já incluir um link para que as clientes possam comprar essas roupas. Muito mais fácil, certo?

 

Linha do tempo cronológica e de acordo com o interesse

 

Os posts que aparecem na linha do tempo dos usuários seguem dois critérios: a cronologia e o interesse. Isso significa que os primeiros conteúdos na timeline serão sempre os postados mais recentemente por páginas com as quais este usuário interage com frequência.

Isso significa que quanto mais você incentivar a interação com a página da sua marca, maiores serão as suas chances de que o seu conteúdo apareça o tempo todo para os clientes.

 

Instagram Stories

 

Quer garantir que você está no radar dos seus clientes? O Instagram Stories permite que você poste conteúdo visual que desaparece no período de 24h. Essa funcionalidade é uma das favoritas dos usuários, portanto é imprescindível que você produza esse tipo de conteúdo.

A dica é usar os Stories para anunciar novos produtos, mudanças em horário de atendimento da sua empresa e outras informações importantes. Também é possível criar enquetes para entender os seus seguidores e pedir a opinião deles sobre os serviços oferecidos.

 

IGTV

 

Uma das novas funcionalidades é a IGTV, uma seção de vídeos verticais que podem contar com duração de até 1h. Ela funciona mais ou menos como o YouTube e é um ótimo investimento para marcas.

 

 

A IGTV é uma ótima plataforma para criar a aproximação entre empresa e cliente. Invista em vídeos que destaquem a sua marca e contem com gatilhos mentais para instigar o desejo de compra nos usuários!

 

Influenciadores digitais

 

Essa rede social conta com uma rede de influenciadores digitais enorme e é impossível pensar em marketing digital para Instagram sem considerar esses usuários.

Os influenciadores digitais são os usuários que contam com uma grande base de seguidores e, por isso, são considerados formadores de opiniões. Eles têm o poder de influenciar nas suas vendas e até mesmo no estilo de vida dos usuários que acompanham esses perfis.

Por isso, investir na parceria com influenciadores digitais é uma ótima técnica para aumentar a sua base de clientes, criar relevância para o seu perfil no Instagram e, consequentemente, incrementar as suas vendas.

Vale lembrar que muitas vezes essas publicações de influenciadores também passam pelo Instagram Ads. Logo, sua visibilidade se torna ainda maior!

 

Hashtags

 

Por mais que pareçam simples, as hashtags são essenciais para a sua campanha. Elas permitem que conteúdos similares sejam reunidos em uma única pesquisa, possibilitando que você destaque conteúdos importantes da sua marca.

 

Instagram Ads

 

Além de permitir essa reunião de informações importantes, as hashtags também servem para ajudar os usuários a descobrir conteúdos de interesse. Por isso, ao produzir conteúdo para a rede social, é imprescindível que você entenda o funcionamento das tags e quais são os termos mais procurados para aumentar o alcance das suas postagens.

 

Anúncios pagos

 

Agora chegamos no assunto principal deste texto: o Instagram Ads.

O Instagram também permite que empresas anunciem os seus posts, fazendo com que mais usuários visualizem o seu conteúdo. Esses anúncios podem ser feitos em postagens da linha do tempo ou no Instagram Stories.

O investimento depende apenas da empresa, assim como o tempo de veiculação de cada campanha. É possível distribuir o seu orçamento para diversos posts e segmentar a campanha, garantindo que as impressões geradas serão de pessoas que podem se tornar seus clientes.

Investir em mídia paga é uma ótima dica para começar a construir a sua base de seguidores!

Vamos falar um pouco mais sobre esta funcionalidade.

 

O que é o Instagram Ads?

 

Essa funcionalidade permite que você anuncie tanto as publicações do seu feed como os Stories publicados. É por meio dela que você escolhe o tipo de anúncio, público alvo, orçamento e diversas outras informações importantes para a criação dos posts patrocinados.

 

Instagram Ads

 

Essa rede de anúncios faz parte do Facebook Ads: ou seja, o seu funcionamento é bastante similar ao desta rede social.

Porém, um dos grandes benefícios do Instagram é que o preço dos anúncios costuma ser menores do que no Facebook. Os modelos de CPC (Custo Por Clique – ou seja, você paga quando o cliente clica em sua página) e CPI (Custo Por Impressão – modelo no qual a cobrança é feita quando o post aparece na timeline de um usuário) são relativamente mais baratos e apresentam mais resultados que no Facebook.

 

Existem 5 formatos principais de anúncios no Instagram Ads:

 

Carrossel

 

O carrossel é o modelo utilizado para divulgação de uma publicação com diversas imagens. Ou seja, ele é feito quando você quer que mais de um produto seja divulgado para os clientes.

É possível adicionar até 10 fotos em um carrossel, embora seja recomendado que você não passe de 5. Assim, o cliente rola a tela para o lado e consegue ver mais de uma publicação ao mesmo tempo.

 

Foto

 

Já o modelo de anúncios de foto é o mais tradicional no Instagram. Ao contrário do carrossel, apenas uma foto é impulsionada.

 

Instagram Ads

 

A vantagem deste formato é que uma única foto tem mais chances de prender a atenção de um cliente do que diferentes publicações. Logo, as chances de conversão são maiores.

 

Vídeo

 

Os vídeos também podem ser anunciados com facilidade no Instagram. No lugar da imagem, é possível produzir o conteúdo visual de até 60 segundos e também contar com a opção do carrossel para conteúdo mais extenso.

 

Stories

 

Os Stories fazem mais sucesso que as próprias publicações do feed no Instagram. Por isso, investir neste tipo de anúncio pode trazer bastante resultados para a sua marca.

O anúncio funciona tanto para imagens como para vídeos. Aqui, porém, é preciso atentar-se apenas ao tamanho do conteúdo, já que existem as limitações de margem onde são inseridos os botões do próprio Instagram.

 

Anúncio de coleção ou vitrine

 

Conhecidos como anúncios de coleção ou vitrine, essa funcionalidade é muito recente no Instagram e é totalmente voltada para e-commerce. Ao optar por esse modelo, você tem a opção de anunciar um catálogo de produtos e direcionar os usuários para a sua loja com muito mais rapidez e eficiência.

 

Instagram Ads

 

Todos os anúncios podem ser segmentados de acordo com os seguintes critérios:

  • Localização;
  • Interesses;
  • Comportamento;
  • Dados demográficos;
  • Públicos semelhantes (como o lookalike do Facebook);
  • Públicos personalizados de acordo com os critérios definidos pela sua marca e;
  • Direcionamento automatizado (nesse caso, o próprio Instagram Ads define o público para o qual a campanha será veiculada).
 

Como agendar seus posts nas redes sociais

 
 

 

Dicas gerais para investir no Instagram Ads

 

Calcule o seu ROI

 

O ROI (Retorno de Investimento) é um cálculo que permite a projeção de quanto você precisa gastar para conseguir o lucro desejado. Ele é realizado por meio da seguinte fórmula:

 

 

Calcular o ROI ajuda você a gerenciar melhor o seu orçamento e programar o investimento em diferentes publicações.

 

Conheça o seu público alvo

 

Entender bem quem é a sua audiência é um dos principais ingredientes para o sucesso de uma campanha de marketing digital. Isso porque a análise do público define o tom da sua campanha. Ou seja, fica mais fácil desenvolver a linguagem, formato, elementos visuais e tudo o mais que compõe um plano de comunicação.

É por isso que a compreensão da audiência e da persona de uma marca é tão importante no universo digital!

 

Não impulsione todas as publicações

 

O valor baixo dos anúncios geralmente brilha os olhos de quem trabalha com redes sociais. Porém, é importante frisar que os anúncios devem ser restritos à apenas algumas publicações. Se você começa a investir em todas as imagens, os usuários podem acabar denunciando a sua conta.

Isso porque o conteúdo começa a ser classificado como spam e irrelevante. Logo, você tem o direito de criar anúncios suspenso e pode ser penalizado por isso.

 

Instagram Ads

 

O ideal é que o impulsionamento seja feito em publicações específicas para as quais você tem um objetivo. O que nos leva à próxima dica…

 

Invista em CTAs

 

Em todos os modelos de anúncio no Instagram Ads, é possível incluir botões de CTA (Call to Action). Ou seja, você consegue incitar o usuário a tomar uma determinada ação, como clicar no seu perfil, entrar na sua loja, ser redirecionado para uma landing page e etc.

Investir em CTAs é muito importante para garantir os resultados que você espera de uma campanha paga. Por isso, não deixe de incluir os botões.

 

Aprenda mais sobre Instagram Ads e marketing digital

 

Você sabia que o ville Target conta com materiais inteiramente gratuitos que ajudam você a entender mais sobre marketing digital? São e-Books sobre os mais variados temas e que podem ser consultados a qualquer momento para você se tornar especialista no tema.

Leia mais sobre a gestão de redes sociais, inbound marketing, e-mail marketing e mais. Confira dicas para desenvolver as melhores campanhas online e aproveite para deixar a criatividade rolar solta.

Além disso, não deixe de conhecer também o software de automação de marketing que permite que você automatize diversas etapas de uma campanha. Além de agendar posts nas redes sociais, você consegue também enviar e-mail marketing em massa, criar landing pages eficientes, captar, nutrir e pontuar novos leads.

Portanto, não deixe de acessar o site hoje mesmo para conferir tudo o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a crescer!

Restou alguma dúvida sobre o Instagram Ads? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

 

Banner Marketing nas redes sociais

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !