(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você utiliza o Instagram Stories no marketing da sua empresa? Se essa tática ainda não foi implementada por você e sua equipe de marketing existe uma grande razão para começar a utilizá-la. Essa razão é simples: popularidade. E existem diversos outros motivos, dentre eles podemos citar a simplicidade na utilização de stories. Além da versatilidade oferecida na maneira de interagir os stories publicados.

Mas calma, parece muita coisa e vamos entender tudo isso com bastante calma. No artigo de hoje veremos primeiro um pouco da história deste modo de compartilhamento. Em seguida veremos os motivos pelos quais você deve utilizar este modo. Ficou curioso? Então siga lendo.

História dos Stories

Compartilhar sua vida através de stories foi algo popularizado pelo Snapchat ainda em 2013/14. Embora o Snapchat nunca tenha chegado à popularidade que o Facebook tinha na época, ele certamente competia como a segunda ou terceira maior rede social em alguns mercados. Em especial o norte-americano.

instagram stories smartphone

Mas a dificuldade aparente na monetização fez com que este modo ficasse cada vez menos popular e ao fim de 2015 parecia que nunca mais veríamos algo neste sentido. Mas em 2016 o Instagram lançou o Instagram Stories e todo mundo viu isso como uma cópia do Snapchat. O que era verdade, mas o interessante é que ainda assim o modo se popularizou.

Compartilhar através de stories se tornou tão popular que o Facebook também tem um modo deste tipo. Atualmente, até o WhatsApp conta com um modo de Stories. É verdade que essas três companhias são do mesmo grupo, mas isso não muda o fato que os Stories só aparecem em todas estas redes sociais devido à popularidade. De fato, dados estatísticos provam isso.

As estatísticas e a popularidade

Quando falamos em qualquer assunto é sempre bom conseguir provar com números. E, para provar que o Instagram Stories é realmente algo popular nós fomos atrás justamente destas provas. E, de acordo com o site Statista o modo de Stories do Instagram contava, no mês de junho deste ano, com 400 milhões de usuários diários.

Para colocar isso em perspectiva, o Instagram possui cerca de 1 bilhão de usuários mensais, este número indica que 40% da sua base de usuários utiliza o Instagram Stories. Agora imagine a quantidade de pessoas que, embora não publique nada, visualize todos os status. Por fim, se ainda estiver duvidando, é válido ressaltar que até mesmo o YouTube entrou na onda e conta com um modo de Stories.

instagram stories estatística

Os recursos são ótimos

Apenas porque um modo é popular não quer dizer que este modo é ótimo para uma empresa. Felizmente este não é o caso com o Instagram Stories. O modo é repleto de recursos que são feitos sempre pensando no usuário final e nas empresas. Você pode utilizar o Instagram Stories para fazer perguntas, pedir opiniões, compartilhar fotos, vídeos, GIFs. Além disso, os filtros e efeitos são ótimos para dar um efeito especial na sua postagem.

Atualmente as empresas estão utilizando o Instagram Stories das mais variadas maneiras. Algumas optam por promover promoções para os usuários. Basta eles deslizarem para cima que eles vão direto para a página da promoção. Outras preferem anunciar novidades através do modo.

Note que tanto as promoções quanto as novidades tinham um pequeno “problema” com postagens comuns. Uma vez que a promoção acabava você continuava com aquela postagem na sua página. Note que classificamos isso como um “pequeno problema” porque é, de fato, algo pequeno que nunca realmente incomodava muitas pessoas.

Mas, ter estas novidades e promoções sendo divulgadas por um período específico e, depois, ter as mesmas excluídas da sua linha do tempo pode ser útil. Tudo depende da situação, e o Stories adiciona, pelo menos, mais flexibilidade. Principalmente pelo fato que, se preferir, você pode também manter um histórico com os stories mais importantes para sua empresa no perfil da mesma.

instagram stories computador

O Instagram sendo uma das principais redes sociais

Estamos falando muito do modo de Stories para empresas mas é importante lembrar que várias empresas sequer contam com um Instagram. E isso até fazia algum sentido, até cerca de dois ou três anos atrás. Quando o Facebook ainda era a principal rede social com um domínio quase absoluto.

Mas, atualmente o Instagram está grande o suficiente para não ser considerado apenas relevante. Na verdade, com um bilhão de usuários ativos mensais, podemos dizer que o Instagram é essencial para qualquer empresa. E, de certa forma, o Instagram é a rede social na qual as inovações parecem sempre dar certo.

O Instagram Stories foi um verdadeiro sucesso. Se você estava impressionado com o número de usuários ativos atualmente, mais de dois anos após o lançamento do modo. Saiba que os primeiros 100 milhões de usuários ativos diários aconteceram apenas no mês de lançamento.

Outro recurso que parece ser relativamente popular é o IGTV. Que, atualmente, é um modo quase experimental. Neste modo a ideia é publicar vídeos longos, através da rede social. Algo não suportado até então e que já está criando seus adeptos. Tudo indica que, no futuro, é possível que o IGTV se torne ainda mais relevante. Isto tornaria a rede social ainda mais importante para empresas que utilizam o marketing digital.

O futuro do Instagram e dos Stories

O próprio Zuckerberg afirmou: “Eu acredito que isto [stories] são o futuro. As pessoas querem compartilhar [fotos, vídeos, mensagens] de maneiras que não ficam disponíveis para sempre”. Ao longo da conferência na qual o CEO disse isto ele também confirmou que quer ter certeza que tanto o WhatsApp, quanto o Instagram e Facebook realmente abracem este novo modo de compartilhar.

Por este motivo podemos dizer que começar a utilizar o Stories não será um tempo perdido. Então se você ainda não compartilha nada através dos Stories seja do WhatsApp da sua empresa, ou o Instagram, saiba que é um ótimo momento para começar. Você aprenderá a maneira mais eficiente de fazer tais publicações e estará pronto para um futuro não tão distante.

Se você já conta com o ville Target, então você tem acesso à ótimas ferramentas de inbound marketing. Trabalhamos tanto com a automatização do envio de email marketing quanto com todo o processo de nutrição e acompanhamento dos leads. Mas um dos recursos mais interessantes para você que possui um Instagram, Facebook ou Twitter é a possibilidade de agendamento de postagens.

Assim você consegue programar postagens para momentos em que seus seguidores estão mais ativos. Em geral o horário que isso ocorre é entre 11h e 14h. Assim, mesmo que você ou o responsável pelo marketing esteja ocupado em determinados dias, a postagem ainda será realizada.

Você pode checar nossos planos e ver qual que melhor se adequa à sua empresa. Por hoje é só. Boa sorte e bons negócios!

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !