27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Assim como uma andorinha só não faz verão, um profissional de marketing de sucesso também não desenvolve uma campanha sozinho. Além de poder contar com a ajuda de outros profissionais, ele pode (e deve) recorrer a uma série de ferramentas. Nesse sentido, que tal integrar automação de marketing com CRM?

Enquanto a plataforma de automação de marketing permite mais agilidade na captação e qualificação de leads, um CRM reúne todos os pontos de contato entre consumidores e empresa. Portanto, ao conectar essas duas ferramentas poderosas, você consegue estabelecer um relacionamento mais personalizado com sua base de clientes.

Neste blog, inclusive, já comentamos as vantagens em integrar as áreas de marketing e vendas. Trabalhando em sintonia, é possível obter melhores resultados de forma mais rápida.

Ainda não está convencido das vantagens em integrar automação de marketing com CRM? Então, continue acompanhando este texto para saber mais sobre esse processo. Vamos lá!

4 vantagens em integrar automação de marketing com CRM

Abaixo, listamos quatro vantagens na integração das duas ferramentas. Confira:

1. Compartilhamento de informações

Atualmente, a jornada de compra da maioria dos consumidores começa muito antes do contato com o vendedor. Em meio a tantas informações espalhadas e acessíveis na internet, o usuário pesquisa bastante antes de tomar uma decisão de compra.

Nesse sentido, é muito importante investir na produção de conteúdo relevante para seu público-alvo e persona nos mais variados canais digitais. Dessa forma, você consegue passar uma informação relevante em diversos pontos de contato.

Ao ter um primeiro contato positivo com um potencial cliente, é preciso fortalecer esse relacionamento aos poucos com o objetivo de transformar esse lead em cliente. Nisso, diversas ações são feitas para treinar e educar essa pessoa para a compra.

Quando a equipe de marketing perceber que o lead está maduro para uma abordagem mais comercial, passa seus dados para o time de vendas. E aqui está a primeira vantagem em integrar automação de marketing com CRM.

integrar automação de marketing com CRM compartilhar infos

No entanto, engana-se quem pensa que essa troca de informação é de via única. Os dados do CRM também podem (e devem) ser enviados para a equipe de marketing. Quando você tem acesso às informações de clientes que já finalizaram um negócio, é possível identificar novos perfis e, assim, aprimorar a criação de buyer persona para futuras campanhas.

Isso sem falar que o time de marketing pode aproveitar os dados reunidos no seu CRM para criar uma estratégia de fidelização de clientes.

2. Sem risco de ações duplicadas

Quando você faz a integração entre os dois softwares, o envio de dados acontece uma única vez. Nesse sentido, o risco de haver ações duplicadas entre as áreas de marketing e comercial desaparece. Por exemplo, dificilmente acontecerá de sua empresa enviar uma proposta por email e, ao mesmo tempo, alguém da sua equipe realizar uma ligação por telefone.

3. Visão completa dos resultados

Cada ação realiza pela equipe comercial e de marketing tem uma consequência que pode ser mensurada. Integrando as ferramentas, todos os seus colaboradores têm acesso aos indicadores de desempenho. Por exemplo, o ville Target apresenta as principais métricas de email marketing, como taxa de abertura e clique.

integrar automação de marketing com CRM resultados

Com essa visão completa dos resultados, fica mais fácil tomar decisões mais assertivas. Aí, é possível até estabelecer metas em comum, dividindo a responsabilidade entre todos. A consequência é que os resultados sejam potencializados.

4. Aumento das vendas

Em meio a tantas vantagens em integrar automação de marketing com CRM, a tendência natural é acelerar as suas vendas. Isso porque o comercial não vai mais perder tempo com leads que não estão prontos para tomar uma decisão de compra.

Por sua vez, a equipe de marketing sabe exatamente quais campanhas estão trazendo mais (ou menos) resultados para a empresa. Dessa forma, é possível fazer ajustes ou impulsionar essas ações rapidamente.

Como integrar automação de marketing com CRM na prática

A integração do ville Target via API ou direta com outros softwares ainda está em fase desenvolvimento pela nossa equipe técnica. No entanto, para que você possa aproveitar as vantagens em integrar automação de marketing com CRM o quanto antes, você pode fazer a integração por meio de uma central integradora.

Aqui, estamos falando do Zapier. Nele, você consegue importar ou exportar dados do ville Target para mais de 750 softwares diferentes. Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo prático.

Imagine, então, que você tem um blog feito no WordPress e muitos usuários se cadastrem no formulário da plataforma. Aí, você consegue exportar todos esses dados para a o ville Target e dividir esses leads em diferentes listas. Isso porque o WordPress também está integrado ao Zapier.

Outro exemplo é exportar as informações da sua plataforma de e-commerce para a sua ferramenta de automação de marketing. Então, todos os clientes que compraram na sua loja virtual – e fizeram um pequeno cadastro – automaticamente podem entrar na sua lista de contatos no ville Target. Aí, você pode aproveitar todos os benefícios da automação de marketing para e-commerce.

Enfim, a vantagem em integrar a automação de marketing com CRM utilizando uma central integradora está justamente na economia de tempo e de processos. Isso porque o Zapier faz todo esse processo.

Conheça o ville Target

Lançado no segundo semestre de 2017, o ville Target já conta com mais de 3 mil usuários cadastrados. Desenvolvido com tecnologia de ponta e escalável, o software atua em diversas etapas do seu planejamento de marketing digital. Confira algumas de suas funcionalidades:

1. Agendamento de posts nas redes sociais

Sabemos que para não perder seguidores nas redes sociais, é preciso manter seu perfil sempre ativo. No entanto, isso demanda muito tempo para que você crie posts e ainda faça a publicação.

Isso não precisa ser mais um problema, uma vez que o ville Target permite realizar o agendamento de posts nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter de uma só vez. Assim, sobra mais tempo para você focar em outras atividades-chave do seu negócio.

integrar automação de marketing com CRM agendar posts

2. Construir landing pages

O objetivo final de cada empresa é vender seus produtos ou serviços. Acontece que existe um longo caminho até lá. O primeiro passo está em adotar algumas técnicas para melhorar a captação de leads, que são potenciais consumidores que, de alguma maneira, demonstraram interesse na sua marca e deixaram algum contato. Na sequência, é preciso se relacionar com o lead até que ele vire um cliente.

Existem diversas maneiras para conseguir os contatos dos visitantes de seu site. Para atrair pessoas ao seu site, você pode criar um blog e produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo e persona nele. Aí, você pode solicitar o e-mail delas numa janela, caso demonstrem interesse em receber outros conteúdos do tipo.

integrar automação de marketing com CRM landing page

É possível, ainda, oferecer descontos em produtos e serviços para as pessoas que se cadastrarem na sua base de contatos. Outra maneira está na criação de landing pages sobre uma campanha exclusiva, na qual os usuários são convidados a deixar seus contatos. Por exemplo, para baixar um material gratuito, como um ebook, os usuários devem enviar seus dados (nome e email).

No plano gratuito, o ville Target permite que o usuário construa até duas landing pages grátis de forma rápida e intuitiva. Graças ao recurso de arrastar-e-soltar, você seleciona imagens, vídeos, textos e botões de Call to Action para compor a sua página.

Quer mais? Pois todas as suas páginas de captura criadas no ville Target já são adaptadas para todos os tamanhos de tela. E sabemos o quanto ter uma página web responsiva é importante hoje em dia, uma vez que 95% dos usuários acessam a internet a partir do smartphone.

3. Segmentação de listas

Em meio a tantos clientes, você pode separá-los conforme uma série de fatores, como frequência de compra, interesses em comum, idade e sexo, por exemplo. É possível, aliás, dividir seus leads conforme as fases do funil de vendas e marketing.

Ao segmentar sua base de contatos no ville Target, você tem mais chances de impactar seus clientes, uma vez que você vai disparar determinadas campanhas que realmente vão de encontro aos interesses deles.

4. Disparo de campanhas de email marketing

A partir do momento que você capta leads e aumenta a sua base de contatos, é muito importante dar sequência ao relacionamento com esse potencial cliente.

Que tal enviar mensagens, de forma periódica, que reforcem as vantagens de seu produto ou serviço. À medida que os usuários vão interagindo com suas campanhas, você pode enviar uma oferta? Aliás, esse é um dos benefícios do email marketing.

integrar automação de marketing com CRM email marketing

Quando você tem uma base muito grande de leads, fica difícil enviar um email por vez. Nesse momento, é preciso ter agilidade e ser mais assertivo em sua abordagem. Nesse sentido, o ville Target permite que você crie processos para que suas ações sejam automatizadas.

Imagine, então, uma loja virtual de materiais esportivos. Quando ela lançar uma coleção nova, basta criar uma campanha de email marketing para divulgá-la e agendar o envio de e-mails para toda a base de contatos. O disparo acontece de uma só vez. Em resumo, você faz as configurações da campanha e a ferramenta cuida de todo o resto do processo.

A ferramenta ainda permite criar campanhas de emails sequenciais. Então, essa mesma loja virtual pode enviar uma série de emails relacionados à compra de cada cliente.

Caso uma pessoa compre um tênis de corrida, a loja pode disparar, dias depois da compra, um conteúdo sobre dieta pré-treino. Dias depois, pode ser um email ofertando uma peça relacionada ao tênis de corrida. Viu só como a automação de marketing para e-commerce pode ser muito útil?

E para saber se os seus esforços estão trazendo resultados, é preciso ficar de olho nos indicadores de suas ações. Por isso, o ville Target ainda disponibiliza as principais métricas de email marketing, como taxa de abertura e de cliques.

5. Lead Tracking e Lead Scoring

A melhor maneira de ter sucesso no processo de fidelização de clientes está em conhecê-los profundamente. E é exatamente isso que os recursos de Lead Tracking e Lead Scoring fazem.

Basicamente, o Lead Scoring cria um sistema de pontuação dentro do seu site. Ele é totalmente configurável por você. Por exemplo, cada usuário ganha 50 pontos ao baixar um material especial e abrir um email promocional. À medida que o seu lead realiza diversas ações, ele vai somando pontos.

Aí, você pode decidir que, quando um lead alcançar uma pontuação mínima, significa que ele já está maduro para a compra. É hora de passá-lo para a sua equipe de vendas fazer uma abordagem mais comercial. Aí, entra o processo de integrar automação de marketing com CRM.

integrar automação de marketing com CRM lead tracking e lead scoring

Por sua vez, o Lead Tracking acompanha o seu lead em toda jornada de compra no seu site. Essa ferramenta mostra todas as páginas acessadas e quais ações ele realizou. Então, se um usuário visitou a página de um produto por três dias consecutivos, dá a entender que ele está interessado nesse produto. Você já tem um ótimo argumento para fazer uma oferta para ele.

Gostou? Você pode ter acesso a todas essas funcionalidades (inclusive a integrar automação de marketing com CRM) no plano gratuito. Vale a pena fazer um teste, né?

Caso o seu negócio comece a deslanchar, você consegue fazer um upgrade na sua conta facilmente, sem perder nenhum dado. Então, cadastre-se agora mesmo e tire suas próprias conclusões.

Sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados