27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Já existem muitas ferramentas online, como o ville Target, que permitem criar landing page grátis. Portanto, nem a falta de recursos financeiros é mais desculpas para você não criar uma, hein!

Extremamente útil, a landing page não pode ficar de fora do planejamento de marketing digital de nenhuma empresa. Podemos traduzi-la como a página de entrada ou página de conversão. Nela, você oferece um material exclusivo, um produto ou um serviço, com o objetivo de captar leads.

E você não precisa ser nenhum expert em programação para construir uma página web de conversão. Graças aos recursos de arrastar-e-soltar do ville Target, você monta uma landing page grátis de forma rápida e intuitiva.

Nesse guia especial, vamos apresentar tudo o que envolve a estratégia de landing page, além de ensinar como construir uma realmente efetiva.

Vamos lá!

 

Por trás de uma landing page grátis

 

Fazer uma landing page só porque está “na moda” é um erro. Aliás, surfar no modismo só faz sentido quando você tem um propósito, um objetivo.

Então, antes de colocar a mão na massa, é preciso definir qual será a sua estratégia com a landing page. Para ajudá-lo, criamos um exemplo hipotético abaixo. Confira.

 

1. Definição do objetivo

 

Imagine uma franquia de escola de idiomas. Ela tem como objetivo expandir sua marca para outras cidades. Nesse sentido, o primeiro passo é captar leads, ou seja, pessoas interessadas em se tornarem franqueadas.

 

landing page grátis objetivo

 

Um caminho para esse objetivo está em criar um material gratuito que aponte todas as vantagens em se tornar um franqueado de uma escola de idiomas, além de apresentar dados desse mercado. Ao final do material, vale destacar os benefícios da marca em questão.

 

2. Criação do material gratuito

 

Nesse exemplo, a escola optou por criar um ebook completo e disponibilizá-lo gratuitamente para download em uma landing page. Boa escolha.

É possível utilizar alguma das ferramentas para criar ebooks, como InDesign, ou contratar um designer para fazer esse trabalho. Você pode encontrar profissionais capacitados em plataformas de prestadores de serviços, como o GetNinjas e o 99Freelas. Nelas, dá para negociar um valor que caiba no seu orçamento.

 

3. As vantagens da Landing page e o relacionamento com seu lead

 

Com o material finalizado, a escola cria uma landing page para divulgá-lo. Aqui, é interessante solicitar informações dos usuários que pretendem baixar o ebook. Além de nome e email de contato, a escola pode fazer a seguinte pergunta: “dentro de quanto tempo você pretende investir em uma franquia de escola de idioma?” e dar opções, como “nos próximos 6 meses”, “daqui um ano” e “nunca”.

A partir das respostas dos usuários que baixaram seu ebook, a escola consegue segmentá-los em alguns grupos. Quem respondeu que pretende investir em uma franquia de escola de idiomas nos próximos seis meses, por exemplo, devem receber uma abordagem mais “agressiva” da sua equipe de vendarketing. Afinal de contas, eles estão próximos de tomar uma decisão.

Mas isso não significa que a escola deva descartar os outros usuários que baixaram seu ebook. Muito pelo contrário. Eles também são potenciais candidatos a franqueados, só que estão em outras fases do funil de venda e marketing.

Por isso, vale a pena estreitar o relacionamento. Como a escola já tem o email de contatos dos usuários interessados, ela pode disparar emails esporádicos que reforcem os benefícios de se investir em uma franquia de escola de idioma e, por fim, convidar os possíveis candidatos para bater um papo.

 

 

5 passos para ter sucesso com a sua landing page grátis

 

Na verdade, quando constrói uma landing page grátis, você tem um investimento: de tempo. Ou seja, se ela não der bons resultados, você sai perdendo nessa história. Por isso, listamos algumas ações que você deve aplicar para construir landing pages efetivas. Confira:

 

1. Descrição da oferta

 

Como explicamos acima, toda landing page tem como objetivo a conversão do usuário: seja para captar seus contatos ou para vender um produto. Para tanto, é preciso fazer uma descrição breve e objetiva sobre a sua oferta. Afinal de contas, você deve vender sua ideia e eliminar quaisquer dúvidas que o visitante possa ter.

Quando fizer a descrição da sua oferta, não se esqueça de utilizar termos-chave, principalmente em títulos e intertítulos. Trata-se de uma estratégia para ganhar pontos de SEO e, assim, colocar a sua página de captura bem posicionada nos motores de busca.

Em uma landing page, também deve-se aplicar a técnica da escaneabilidade. Na prática, isso significa que o usuário precisa captar as informações mais relevantes logo de cara. Por isso, recomenda-se usar bullet points com sentenças mais curtas e destacar informações em negrito. Essas estratégias facilitam a leitura do visitante.

Imagine, então, criar uma landing page para divulgar o último ebook da sua empresa. Nela, é interessante destacar, em tópicos, quais serão os temas abordados no material exclusivo. Ao fazer isso, o usuário pode ficar mais inclinado a baixar o seu ebook gratuito.

 

2. Depoimentos positivos

 

O que a empresa fala sobre a própria oferta é uma coisa. Importante, é claro. No entanto, quando outros usuários reforçam os benefícios da sua oferta, isso tem muito mais relevância. Aqui, estamos falando da prova social no marketing.

Nesse sentido, vale a pena incluir depoimentos de clientes que já foram beneficiados de alguma forma com a sua oferta. Por exemplo, uma empresa de educação financeira constrói uma landing page para divulgar uma série de vídeos aulas sobre investimento na Bolsa de Valores.

Aqui, é interessante inserir uns três depoimentos positivos de pessoas que já assistiram às aulas. Pode ser um empurrãozinho que falta para convencer o visitante a se cadastrar na sua landing page.

 

3. Uso de imagens e vídeos

 

Vamos combinar: não é nada atraente uma página web com apenas textos, não é verdade? Por isso, recomenda-se inserir elementos visuais que dialoguem com aquilo que você está dizendo. Além de tornarem a sua landing page visualmente mais bonita, as imagens servem para complementar uma informação.

 

landing page grátis imagens

 

E quando falamos em construir uma landing page grátis, também nos referimos à ilustração. Existem muitos bancos de imagens gratuitos por aí para você recorrer, selecionando fotos para compor o fundo da sua página de captura. Quanto às imagens de seus produtos, é preferível que você mesmo tire as fotos.

Por fim, você ainda pode apostar em conteúdos em vídeo. Pode ser para apresentar a equipe da sua empresa, o que transmite mais credibilidade. Ou mesmo os depoimentos positivos de usuários podem ser feitos em vídeo.

 

4. Call to Action eficiente

 

Fazer os três primeiros passos já é o suficiente para convencer os visitantes da sua landing page a converterem. Agora, se você não investir em um Call to Action eficiente, todo o seu esforço terá sido em vão.

 

landing page grátis call to action

 

Na prática, isso significa que você deve criar botões de chamada para ação que se destaquem em meio às informações da sua página de conversão. Para tanto, utilize cores chamativas e contrastantes às da sua landing page e insira expressões objetivas, como “Baixe agora mesmo” e “Compre aqui”.

 

5. Formulário objetivo

 

Por mais convencido que o visitante esteja de baixar seu ebook, ainda existe uma possibilidade de ele desistir na última hora. Isso pode acontecer quando o formulário é muito longo e solicita uma série de dados.

É claro que é importante pegar algumas informações de seus usuários para planejar estratégias de marketing para engajá-los futuramente, mas você não precisa fazer todas as perguntas do mundo num primeiro momento.

Como você já sabe que ele tem certo interesse nos seus produtos ou serviços (afinal, ele está baixando um material seu), captar um nome e um email de contato já significa bastante coisa. Aos poucos, você vai descobrindo outras informações sobre seus leads.

 

Exemplo de uma landing page grátis

 

Nós do ville Target construímos landing page grátis para divulgar nossos materiais exclusivos, seguindo boa parte dessas dicas.

 

landing page grátis ebook ville target

 

Veja no exemplo acima, da landing page que divulga nosso Guia Definitivo do Instagram para Negócios, que inserimos imagens de ilustração, frases curtas, um Call to Action chamativo e um formulário descomplicado.

 

landing page grátis ebook ville target 2

 

Ao rolar a página mais para baixo, é possível visualizar os principais tópicos abordados no nosso ebook.

 

Construindo uma landing page grátis ville Target

 

No plano gratuito do ville Target, você tem acesso a todos os recursos da plataforma, de modo limitado. Nele, é possível criar até duas landing pages, cadastrar 300 leads e disparar 3 mil emails por mês.

Aqui, vamos mostrar o passo a passo para criar uma landing page grátis dentro da plataforma:

1) Na tela inicial, vá até o menu principal, no topo da página, e clique na opção “Conteúdo” > “Landing Page”. Nisso, clique em “Cadastrar Landing Page”.

 

construindo uma landing page grátis passo 1

 

2) Na sequência, vincule a sua landing page a uma lista. Dessa forma, todos os usuários convertidos na sua página de captura devem ser incluídos na lista selecionada.

 

construindo uma landing page grátis passo 2

 

3) Para que sua landing page seja publicada, é preciso ter um site. Então, nessa etapa, você deve criar um domínio personalizado para a sua página de captura.

 

construindo uma landing page grátis passo 3

 

4) Agora, está na hora de colocar a mão na massa. Clique no ícone indicado ao lado para acessar o construtor de landing page do ville Target.

 

construindo uma landing page grátis passo 4

 

5) No construtor, o ville Target disponibiliza uma série de elementos visuais prontos para você selecionar e arrastar, como botões de Call to Action. Você também pode inserir imagens próprias.

 

construindo uma landing page grátis passo 5

 

6) Depois de arrastar todos elementos, você consegue editá-los. Para tanto, basta clicar na opção “Conteúdo”, no topo da página. Aí, você pode clicar no sobre o texto para editá-lo. Simples assim.

 

construindo uma landing page grátis passo 6

 

7) Você ainda pode editar textos, imagens e formulários, definindo cores de fundo, tamanho e estilo da fonte.

 

construindo uma landing page grátis passo 7

 

8) Tudo pronto? Depois de salvar sua landing page, ela deve aparecer na sua lista. Aí, você só precisa abrir o sub-menu e clicar na opção “Publicar landing page”.

 

construindo uma landing page grátis passo 8

 

Divulgação da sua landing page grátis

 

Para que haja conversão, é preciso levar visitantes até a sua landing page, né? E os usuários só vão entrar na sua página de captura, se você fizer um ótimo trabalho de divulgação. Aqui, aproveite todos os canais online que você tem à disposição para levar o público-alvo e persona da sua empresa até a sua landing page.

 

1. Email marketing

 

Provavelmente, você já tem uma boa base de clientes cadastrada. Uma vez que eles já compraram ou interagiram de alguma forma com a sua empresa, é possível que eles tenham interesse na oferta da sua landing page.

Nesse sentido, vale a pena utilizar uma ferramenta de automação de marketing para disparar um email para toda a sua base de contatos, contando a sua novidade. Nele, insira um link para que os usuários sejam redirecionados até a sua landing page.

 

divulgar landing page grátis email marketing

 

Por fim, não se esqueça de aplicar as técnicas de um email marketing matador, como criar um título chamativo e inserir Call to Action.

 

2. Redes sociais

 

Também não custa nada divulgar sua landing page nas principais redes sociais. Partindo da premissa que os seus seguidores curtem a sua empresa, eles devem ter interesse na sua oferta.

Para não perder tempo publicando uma chamada para a sua landing page em cada plataforma, faça uso do recurso de agendamento de posts nas redes sociais do ville Target. Em um único lugar, você divulga sua landing page no seu perfil do Instagram, Facebook e Twitter. Simples, não?

 

3. Mídia paga

 

Aqui, é preciso tirar um pouco de dinheiro do bolso. Mas o investimento compensa. Ferramentas de mídia paga, como Facebook Ads e Google AdWords, direcionam seus anúncios para pessoas que têm interesse na sua oferta, mas ainda não conhecem a sua marca.

Para tanto, você pode definir uma série de critérios para os seus anúncios. No Facebook Ads, por exemplo, você pode definir o perfil dos usuários que devem ser impactados com o seu anúncio. Por sua vez, o Google AdWords permite que você escolha os locais e horários para veicular a sua campanha.

 

4. SEO para landing pages

 

Diferente da mídia paga que apresenta resultados imediatos, investir em SEO dá resultados a médio e longo prazo, mas consistentes. Ao aplicar as melhores práticas de SEO, você pode colocar a sua landing page na primeira página do Google e, assim, levar um público orgânico e qualificado até ela.

Existem agências especializadas em SEO, como a SEO Marketing e a SEO Master que podem acelerar os resultados da sua estratégia. Caso você tenha verba suficiente, vale a pena fazer esse investimento.

Do contrário, você mesmo pode adotar algumas das práticas: utilizar as palavras-chave em locais estratégicos da sua página de captura, como títulos e intertítulos. Quando for inserir imagens, procure deixá-las leve para que elas não comprometam a velocidade de carregamento da sua landing page. Uma página que demora muito para carregar prejudica o posicionamento nos motores de busca.

Outra questão técnica que vale bastante para SEO é criar uma página web responsiva. Sabendo que a maioria dos usuários fazem pesquisa pelo smartphone, o Google prioriza, nos resultados, sites que se adaptam a todos os tamanhos de telas. Aqui, está mais uma vantagem em utilizar a plataforma ville Target. Todas as landing pages criadas nela são responsivas.

 

landing page grátis responsiva

 

Então, cadastre-se no ville Target e comece a fazer uma landing page grátis agora mesmo!

automacao de marketing

Posts relacionados