(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é o link building e como essa estratégia pode ajudar o seu blog a crescer cada vez mais? Essa técnica engloba o conjunto de princípios do SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização Para Mecanismos de Busca). Isso significa que é uma parte essencial da otimização do seu site para ajudar o Google a encontrar a sua página.

Ao longo deste artigo, vamos entender melhor o que significa o link building, como você pode utilizar footprints para encontrar os diretórios certos e o que é o SEO em si. Ou seja, continue lendo até o final para conferir diversas dicas de conteúdo para construir a sua reputação online!

Antes de tudo, vamos aprender o que é SEO.

 

SEO: o que é e como aplicar?

 

SEO (ou Search Engine Optimization – traduzido para otimização para mecanismos de busca) é o nome dado ao conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas online no geral para os mecanismos de buscas. O Google é o principal referencial para desenvolver essas estratégias.

Para entender como funciona o SEO, primeiro você precisa entender como funciona o próprio mecanismo de busca.Quando você pesquisa algo no Google, existem dois tipos de resultado: anúncios e orgânicos. Os anúncios ocupam as três primeiras posições da página e são sinalizados como “ads”.

 

o-que-é-SEO

 

Para ocupar esse espaço, os sites investem em anúncios com o Google Adwords.
Os demais resultados da página são os orgânicos. Ou seja, são sites que não precisaram investir em links patrocinados para aparecer entre os primeiros resultados.

Isso é possível por meio da otimização!
Quando você otimiza a sua página para mecanismos de busca, você garante que o seu site pode ser facilmente encontrado pelos robôs do Google. Esses bots são feitos para identificar conteúdos positivos para os usuários.

Ou seja, são os responsáveis por garantir que a sua página fique entre os primeiros resultados.
O Google trabalha para os usuários.

Portanto, ele analisa uma série de critérios em todas as páginas para garantir que o conteúdo mostrado vai, de fato, ajudar quem realizou a busca.

 

Veja abaixo quais são os principais critérios e técnicas de SEO:

 
  • Título do site na busca;
  • Tempo de carregamento da página;
  • Uso de palavras-chave;
  • Otimização de imagens para os mecanismos de busca;
  • Conteúdo descritivo, claro e conciso para os usuários;
  • Uso de cachê e HTML otimizado.

Esses são apenas alguns dos critérios utilizados. Se você seguir todas essas estratégias, as chances de que a página apareça entre os primeiros resultados é muito maior.
Agora, vamos falar sobre uma das técnicas mais eficientes para garantir a sua presença online: o link building.

 

O que é link building?

 

O link building consiste em uma estratégia para conseguir links em outros sites que redirecionam para a sua página. Além de atrair novos clientes, essa técnica também ajuda a construir a reputação positiva do seu site para o Google. Afinal, se diversas páginas recomendam o acesso ao seu site, isso provavelmente significa que o conteúdo é positivo!

Em suma, o link building é uma forma de mostrar para o Google que o seu site é “popular” na internet. Quanto mais links você tiver atraindo para a sua página, maiores são as chances de que o Google entenda o seu site como relevante para os usuários.

 

o-que-é-link-building

 

Pense como o seu networking do mundo virtual! No mundo real, é importante que você conheça pessoas certas e forme uma grande rede de contatos para identificar novas oportunidades de emprego. Essa rede pode ajudá-lo a encontrar novas empresas, identificar possibilidades de parceiros e fornecedores, construir o seu nome no mercado de trabalho e muito mais.

É justamente assim que o link building funciona no meio digital. Ele é uma rede de páginas que melhoram a reputação do seu site e indicam o seu conteúdo para milhares de usuários.

 

As principais fontes de obtenção de links geralmente são:

 
  • Artigos de blog;
  • Diretórios;
  • Fóruns;
  • Especialistas da área;
  • Tutoriais e Guias;
  • Associação de Profissionais;
  • Locais para Guest Post;
  • Redes Sociais;
  • Widgets;
  • Ferramentas Online;
  • Reviews de Produtos;
  • Vídeos.

Identificar os melhores canais depende muito de qual o nicho de atuação do seu site e onde a sua audiência costuma navegar.

 

Qualquer link é positivo para o link building?

 

Essa é uma das principais dúvidas de quem começa a trabalhar com essa estratégia. E, infelizmente, a resposta é não.
Como já mencionamos acima, cada site tem um valor para o Google. A otimização é importante porque é uma estratégia que faz com que o mecanismo de busca classifique a sua página como relevante para os usuários.

E como ficam os sites que não têm essa classificação positiva?
A premissa do link building é que sites de qualidade recomendem a sua página. Esses serão os links de valor, ou seja, que realmente trarão benefícios para a sua empresa.

 

link-positivo-para-o-link-building

 

Agora, se páginas que não têm essa reputação indicarem o link, existe uma grande chance de que o Google desconsidere o seu próprio site.
Dentre os fatores que podem prejudicar a qualidade do link, podemos citar:

Número de links que apontam para fora da página: um bom artigo deve ser capaz de indicar conteúdos positivos. Se a mesma página indica diversos links externos, isso pode poluir o site e atrapalhar a leitura do usuário.

Qualidade do site: antes de classificar um link como positivo, verifique a qualidade da página. Os textos são bem escritos: A página é bem construída? Tudo isso é muito importante!

Espaço para anúncios: você provavelmente já se irritou com a quantidade de anúncios que recebeu ao acessar um site. O spam também é uma característica que diminui o valor de um link para o Google.

Agora, você já sabe o que pode afetar a qualidade dos links. Então que tal entender o que são footprints e como essa técnica pode ajudar na construção do seu plano de marketing digital?

 

Footprints: o que são e como podem ajudar no link building?

 

Um conceito que ganha cada vez mais espaço no mercado de marketing digital é a utilização de footprints para link building. Ao aliar essas duas estratégias, é possível não apenas fortalecer a identidade da sua marca, como também atrair novos visitantes para o seu site em pouco tempo.

 

o-que-são-footprints

 

O que é footprint?

Primeiro, vamos entender o que são footprints. Esse conceito significa “pegadas” e funciona como uma forma de identificar características que são padronizadas no seu site.
As footprints podem ser:
– Sentenças iguais em botões de ação (como, por exemplo, “adicione um comentário”, “compre agora” e etc);
– Padronizações no uso de palavras-chave;
– E, principalmente, comandos que ajudam você a fazer uma pesquisa avançada no Google.
Neste último caso, podemos citar alguns dos comandos que reconhecem essas marcas padronizadas no conteúdo de sites. São exemplos:
(Not):
Este footprint permite que você exclua termos específicos da sua busca, ou seja, coisas que você não deseja ver nos resultados. Por exemplo, caso você queira pesquisar sobre flores, mas não queira ver resultados de rosas, você pode digitar “flores -rosas” na barra de busca e esse tipo específico não será exibido entre os resultados.
~ Sinônimos:
O sinal ortográfico “~” representa o comando de sinônimos, ajudado você a procurar por termos relacionados ao da sua pesquisa. Para utilizar este tipo de footprint, basta adicionar o “~” na frente da palavra buscada.
Intitle:
O Intitle é muito importante para o marketing digital porque permite que você encontre uma determinada palavra-chave no título de um site ou artigo. Com isso, o Google exibirá apenas os resultados em que a keyword está realmente em foco e excluir páginas onde ela somente é citada. Para isso, basta digitar “intitle: flores”.
Location:
Assim como o intitle:, o comando “location:” pesquisa páginas cuja localidade seja a informada na pesquisa.
Inurl:
Esse footprint permite que você encontre resultados em que a palavra-chave está na URL do site. Por exemplo, se você pesquisar por inurl:blog, o mecanismo de busca exibirá apenas páginas que tenham a keyword “blog” em seus endereços eletrônicos.
Palavra exata pelo comando (“)
Ao colocar uma palavra entre aspas, o Google entende que você precisa de resultados em que esse termo em específico apareça no texto.

 

Como utilizar as footprints para o link building?

 

Para ajudar você a encontrar essas oportunidades, separamos alguns comandos comuns que podem ser o primeiro passo para você começar a montar a sua base de link building.

Confira abaixo alguns exemplos de comandos para encontrar sites ideais. Lembre-se de que esses comandos devem ser digitados no Google e preenchidos de acordo com o que você precisa encontrar. Assim, os resultados mostrados podem ser ótimas oportunidades de link building!

 

Comandos para identificar sites que aceitam Guest Posts:

 
  • inurl:contribuidores
  • inurl:colunista
  • “guestpost”
  • “contribua com * site”
  • “seja um colunista”

Exemplo: digite no Google “contribua com * site”. Assim, o Google mostrará uma lista de sites que aceitam guest posts. Uma dica extra é acrescentar uma palavra-chave relacionada ao tema do seu site para que a lista seja mais segmentada.

 

Comandos para identificar diretórios:

 
  • “adicionar url”
  • “adicionar site”
  • “submeter url”
  • “submeter site”
  • “sugerir * url”
  • “sugerir site”

Exemplo: digite no Google “submeter ville Target”. Os resultados serão sites que aceitam que o blog seja incluso em seu diretório.

 

Comandos para identificar oportunidades de patrocínios e doações:

 
  • “Empresas que apoiam”
  • “Patrocinadores”
  • “Nossos Patrocinadores”
  • “Agradecimentos”
  • “Apoio”
  • “Nossos Doadores”
  • “Parceiros”

Esses termos, quando digitados no mecanismo de busca, mostram resultados relacionados às empresas que aceitam patrocínios. Se você tem o capital para doar, é uma ótima forma de conquistar links.

Agora que você já conhece os principais comandos, chegou a hora de começar a encontrar as melhores oportunidades para o seu site e aproveitar os diversos benefícios que o link building faz pelo seu negócio online.
Para isso, você pode contar com a ajuda de algumas plataformas.

 

Veja abaixo quais são 2 as melhores ferramentas de link building:

 

Majestic
Essa ferramenta conta com o seu próprio crawler para identificar oportunidades de links. Por isso, ela é essencial para qualquer profissional que trabalha com essa estratégia!

Com a ajuda dessa plataforma, é possível ver links novos, links perdidos, quais e quantos domínios indicam a sua página e muito mais. Portanto, seu principal uso é para análise de links.

Google Search Console
O Google oferece uma ferramenta dentro do Google Webmaster Tools que permite que você identifique quais links são considerados. Dessa forma, fica mais fácil garantir a qualidade dos links que apontam para a sua página.

Uma de suas grandes vantagens é que a plataforma é totalmente gratuita.
Agora que você já sabe mais sobre o link building, footprints e conhece ferramentas eficientes para ajudar a sua estratégia, chegou a hora de falar sobre como é possível conseguir novos links.

 

Confira as principais técnicas de link building para o seu site:

 

Guest post

O guest post funciona como uma espécie de participação especial em um site. Isso significa que você vai escrever um artigo para uma página cujo conteúdo é similar ao seu. Assim, o artigo será linkado para o seu próprio blog.

Links de concorrentes

Essa estratégia consiste em analisar os links obtidos pelos seus concorrentes para identificar oportunidades para o seu negócio. A premissa é de que os mesmos sites que linkam para a página da sua concorrência podem fazer o mesmo por você. Apesar de ser algo mais trabalhoso, essa prática é essencial para que você não perca oportunidades.

Influenciadores digitais

Os digital influencers conquistam cada vez mais espaço no ambiente digital. Isso significa que que firmar parcerias com esse público pode ser uma estratégia eficiente para atrair novos clientes.
Para isso, é essencial que você identifique quem são os influenciadores mais próximos do seu público alvo.
Pronto! Agora, você já está preparado para colocar em prática algumas das principais técnicas de link building.

 

influenciadores-digitais

 

Lembre-se de que construir essa rede de links é uma ótima forma de garantir que o Google classifica a sua página como relevante. Afinal, esse é o melhor jeito de atrair novos visitantes que podem ser convertidos em clientes fiéis. Boa sorte!

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir os demais conteúdos sobre marketing digital, comunicação online, link building, copywriting e diversas outras estratégias que podem fazer toda a diferença para o crescimento da sua empresa.

Caso tenha restado alguma dúvida, inclua o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo a definir as melhores estratégias de link building para a sua empresa.
E não se esqueça também de compartilhar o conteúdo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Escrito por
Beatriz Garcea Farias

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados