(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Criar uma campanha de marketing de alta qualidade depende de dois fatores: a qualidade da campanha em si e se a mesma é ou não aplicada ao público correto. Veja bem, de que adianta criar uma ótima campanha de um produto para pets e apresentar a pessoas que não tem um pet? O Facebook lookalike é uma ferramenta feita pensando no direcionamento das suas campanhas para as pessoas que, de fato, terão interesse na mesma.

Mas você sabe o que é o lookalike? Sabe como criar campanhas com tal recurso? Quais são os pré-requisitos e como otimizar estas campanhas? No artigo de hoje vamos explorar exatamente estes aspectos. Portanto, basta seguir lendo se quiser saber mais.

O que é lookalike

O termo vem do inglês e pode não ter uma tradução direta adequada. Para nossos propósitos, vamos interpretar o mesmo como “Público semelhante”. Ou seja, o Facebook Ads permite que você escolha um público-alvo que se assemelha à determinado público, que você escolhe.

Uma das vantagens desta ferramenta, são nos casos em que você não conhece exatamente seu público. Ou melhor, você conhece as pessoas que tem interesse no seu produto, mas não sabe como definir este público. Ou seja, faltam informações demográficas ou tais informações não são suficientes para definir seu público.

lookalike

Assim tudo que você precisará é um público que servirá de modelo. O Facebook então fará sua mágica para definir quais são os interesses deste público e buscar pessoas com perfis semelhantes. Uma das vantagens de tal ferramenta é que o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo, sendo que mais de 120 milhões destes estão no Brasil.

Definir seu público e encontrar pessoas com características similares certamente não será algo complexo. Não quando você possui tantos dados para avaliar. Logo a capacidade da ferramenta é incrível.

Quando utilizar e quando não usar o Facebook Lookalike

Um dos melhores usos da ferramenta é quando você quer expandir seu público. Com base na sua audiência atual, pessoas que interagem com a sua página, suas postagens, ou até mesmo visitantes do seu site. Você pode utilizar as características destas pessoas para atingir pessoas dentro do próprio Facebook com características similares.

Para empresas pequenas isso permite uma rápida expansão no mercado nacional. Mas empresas grandes, que desejam expandir internacionalmente, também podem encontrar audiências similares em diversos países do mundo.

Mas a chave é o seguinte: Lookalike é extremamente útil sempre que você quer aumentar sua audiência. Seja para aumentar o número de seguidores, ou aumentar a popularidade dos seus produtos.

lookalike

Além disso, se você tem um produto que é diferente dos produtos que você trabalhava anteriormente. Pode ser que a ferramenta de criação de audiências similares não será muito útil.

Suponha ainda no exemplo dos pets, que você trabalha com produtos para gatos e cachorros. Você então decide criar um produto para pássaros, talvez divulgar tal produto com uma audiência que é similar à sua audiência atual não será a melhor opinião. Isto porque pode ser que pessoas que tem cachorros e gatos não tenham pássaros, ou simplesmente não há uma correlação entre os públicos.

De uma maneira geral, utilizar o lookalike para o lançamento de novos produtos pode não ser uma boa ideia.

 Como criar uma campanha com o Facebook lookalike

O processo de criação da campanha é bem simples. Na verdade a única diferença é na hora de selecionar o público da campanha. E é aqui que você terá que avaliar com calma qual será seu ponto de partida para suas campanhas que visam expandir seu público.

O primeiro passo é definir uma fonte. Isto indica o público no qual o Facebook irá se basear para escolher pessoas similares. Por exemplo, você pode escolher pessoas que passam mais tempo no seu site. Ou você pode optar por escolher as pessoas que assistem, pelo menos, 75% dos seus vídeos.

Outra maneira de escolher é limitar às pessoas que tiveram algum tipo de interação com a sua página em determinado período. Você pode, por exemplo, selecionar pessoas que interagiram com você nos últimos 365 dias.

lookalike

As opções são realmente bem amplas. Você pode, por exemplo, selecionar um grupo de pessoas que visitaram uma página específica no seu site. Assim, se você trabalha com múltiplos produtos, fica mais fácil criar campanhas dedicadas à produtos específicos. Basta selecionar como público base aqueles que visitaram a página do produto em específico.

Uma vez que você define o público fonte você deverá definir o tamanho do público-alvo da campanha. Este público pode ser composto de 1% até 10% da população do país no qual a campanha será divulgada.

Naturalmente que quanto menor o público, maiores serão as similaridades entre o público base e o público semelhante. Mas isso não significa que escolher 1% é a melhor opção sempre. Faça testes com públicos que variam entre 1% e 5%, isso ajudará você a determinar o melhor tamanho da audiência com base no seu tipo de negócio.

Dicas para criar campanhas lookalike com qualidade

Quanto à audiência base:

A maneira exata na qual o algoritmo funciona é, naturalmente, um segredo do Facebook. Mas podemos inferir que o Facebook irá buscar similaridades no público que você selecionou e buscar tais similaridades nas outras pessoas.

lookalike

Sua audiência de base deverá ter, ao menos, 100 pessoas em um único país. Mas o Facebook em geral recomenda uma audiência que possua entre 1.000 e 50.000 pessoas. Assim fica mais fácil determinar as similaridades dentro da audiência e procurar estas características comuns nas outras pessoas da plataforma.

Utilize uma audiência base de alta qualidade:

Você pode criar sua campanha com base nas milhares de pessoas que simplesmente curtiram um post seu. Ou você pode criar uma campanha com base nas pessoas que visitaram seu website e concluíram uma compra.

A diferença entre as campanhas é que uma utilizará um público realmente interessado no seu produto (inclusive realizaram uma ou mais aquisições). Enquanto a outra utilizará um público que simplesmente interagiu com postagens, mesmo que os mesmos não sejam, sequer, seguidores da sua página.

A qualidade da sua audiência base é importante porque ela ajuda o Facebook a escolher pessoas que realmente estarão interessadas no seu produto.

Se você quer ajuda na hora de criar posts no Facebook e deseja também agendar tais postagens para que a publicação seja feita no melhor momento possível. Então não deixe de checar o ville Target. Uma plataforma de marketing digital que possui diversas ferramentas únicas e essenciais para que você desenvolva seu marketing na internet.

Por hoje é só, boa sorte e bons negócios!

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !