27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Moda. Esporte. Decoração. Mercado financeiro. E muito mais. Você já pensou em falar sobre tudo o que você mais gosta (e entende) e, de quebra, descolar uma graninha? Pois saiba que existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com blog.

De hobby a profissão, muitas pessoas largaram seus empregos formais para se dedicar exclusivamente a vida de blogueiro. E, acredite: há muita gente ficando muito rica com isso.

Um caso emblemático é da italiana Chiara Ferragni. Ela criou o blog de moda The Blonde Salad em 2009 e, cinco anos depois, já estava faturando 6 milhões de euros por ano. Do total da receita, 30% vinha de propaganda e parcerias com empresas de moda, enquanto os 70% restante era da venda direta de sapatos da marca da blogueira.

4 maneiras de ganhar dinheiro com blog

Talvez, você não chegue a faturar tanto quanto a italiana, mas é possível viver de blog, sim. Para ajudá-lo, decidimos apresentar quatro maneiras de ganhar dinheiro com o blog e, mais à frente, com ter sucesso com um.

Mas, antes de apresentar as maneiras de ganhar dinheiro com blog, é importante salientar que essas dicas servem, também, para quem apenas mantém um canal no YouTube ou um podcast. Afinal de contas, os conteúdos não se limitam a textos, né? Isso sem falar que produzir vídeos e podcast está cada vez mais acessível.

Vamos lá, então!

1. Publieditorial para empresas

Mais à frente, vamos dar dicas de como fazer o seu blog bombar, mas já vamos adiantar uma aqui: defina um tema para escrever, de preferência um que você tenha amplo domínio. Assim, você se torna uma referência e pode buscar parcerias com empresas.

Por exemplo, imagine um blog de viagens que dá dicas de hospedagem e lugares para comer de diversas cidades turísticas do mundo inteiro. A partir do momento que o blog começa a crescer em audiência, empresas do setor de turismo passam a enxergar nele um ótimo canal de divulgação, né?

Então, uma corretora que trabalha com seguro viagem pode entrar em contato com o blogueiro para ele realizar um publieditorial. Trata-se de um blog post que traz informações úteis aos leitores e, ao mesmo tempo, anuncia algum produto ou serviço.

Aqui, há vantagens para todos os envolvidos. O investimento do anunciante é muito mais barato do que de uma mídia paga e, de quebra, ele consegue impactar um público que tem condições de comprar seus produtos ou serviços. Do ponto de vista do blogueiro, ele ganha dinheiro e ainda mantém seu blog sempre atualizado.

Aliás, essa é uma das maneiras de dinheiro com blog de Luiz Jr. Fernandes, editor do portal Boa Viagem. Na imagem abaixo, por exemplo, é possível visualizar um publieditorial que o blog fez para uma ferramenta online de cotação de dólar, algo que as pessoas pesquisam bastante antes de viajarem para o exterior, né?

maneiras de ganhar dinheiro com blog publieditorial Boa Viagem

Na seção Mídia Kit do blog Boa Viagem, é possível visualizar as estatísticas do portal e de suas redes sociais. Trata-se de uma maneira bem inteligente de convencer as empresas de investirem em anúncios no blog.

maneiras de ganhar dinheiro com blog mídia Kit Boa Viagem

2. Google Adsense

Mais uma das maneiras de ganhar dinheiro com blog está em se cadastrar no Google AdSenses. Basicamente, trata-se de um programa de afiliados que dá a possibilidade de que de os usuários dos serviços Google (YouTube, Blogger, entre outros) a ganharem dinheiro com seus conteúdos.

Então, você cede um espaço do seu blog para que uma série de anunciantes, também cadastrados no serviço do Google, divulguem seus produtos ou serviços nele. Isso também acontece nos canais do YouTube. Quem nunca teve o vídeo interrompido por uma propaganda?

E, claro, a propaganda veiculada está diretamente relacionada ao tema do blog. Por exemplo, um blog que fala de culinária deve receber anúncios de restaurantes, lojas de vinho e por aí vai.

maneiras de ganhar dinheiro com blog Google AdSense

O blogueiro começa a ganhar dinheiro a partir do momento que o anúncio receber cliques dos visitantes. Lembrando que cada clique deve gerar apenas centavos para o seu bolso. Portanto, não dá para ficar rico do dia para a noite, hein!

É importante frisar, também, que o Google reconhece falsos cliques. Por isso, não adianta você ficar clicando várias vezes no anúncio, porque isso não funciona. É melhor fazer seu trabalho honesto e atrair um grande público.

Há algumas vantagens desse programa de afiliados em relação a outros. A primeira é que o serviço é de uma das empresas mais respeitadas do mundo. Por fim, você recebe o dinheiro em dólares. Em tempos de alta da moeda, você consegue descolar uma boa grana!

3. Peça doação

Imagine um programador que atualiza um blog dando dicas de como utilizar determinadas linguagens de programação. Então, ele cria vídeos tutoriais e guias com passo a passo. Enfim, faz um trabalho bem útil para essa comunidade, mas sem cobrar nada.

Quando perceber que o blog está crescendo bastante e tem uma audiência bem consolidada, ele pode destacar um pequeno aviso na página. Nele, pode pedir doação dos leitores para ajudá-lo a continuar produzindo e oferecendo conteúdos de qualidade “de graça”.

E existem inúmeras ferramentas que facilitam o processo de doação de apoiadores. Aqui, podemos destacar a Trackmob, que oferece soluções tecnológicas para melhorar o relacionamento de blogueiros, empresas e, sobretudo, ONGs com os doadores.

4. Venda produtos / infoprodutos

Por fim, utilizar o seu canal para vender produtos ou infoprodutos é mais uma das maneiras de ganhar dinheiro com blog. Aproveite a audiência consolidada para vender produtos que você sabe que o seu público tem interesse.

Nesse caso, o blog funciona como um canal de captação de clientes. Ao produzir conteúdos de qualidade, você atrai um público interessado em seus produtos, e a venda fica muito mais próxima de ser concretizada.

maneiras de ganhar dinheiro com blog vender produto

Uma blogueira que fala sobre maquiagem, por exemplo, pode ter uma pequena marca de batons e cosméticos. Nisso, ela pode redirecionar os visitantes de seu blog para sua pequena loja virtual e realizar vendas de seus produtos.

E essa estratégia não precisa se resumir a quem vende produtos físicos. Muito pelo contrário. Se você domina um assunto e tem muito conhecimento para compartilhar e vender, pode criar ebooks, materiais completos e até cursos online para vender em seu blog.

Aliás, a Alura, uma escola de cursos online de tecnologia, faz exatamente isso. Voltado especialmente para o público de programadores, a empresa atualiza semanalmente seu blog para captar leads quentes. Nisso, ela aproveita para divulgar suas dezenas de cursos online para que os visitantes do blog possam se especializar em suas áreas.

Dicas para fazer seu blog bombar

Mas essas maneiras para ganhar dinheiro com blog só funcionam quando você tem uma audiência grande e fiel. Afinal de contas, ninguém quer divulgar sua marca em um blog que vive às moscas e sem credibilidade, né?

Caso você não tenha muito conhecimento, é fundamental aprender marketing digital para colocar em prática diversas ações que dão mais visibilidade ao seu blog. Mas não é só isso. Veja o que você precisa fazer para seu blog bombar na internet!

1. Defina um tema para seu blog

Quando decide criar um blog, você precisa definir um tema principal para tratar nele. Querer falar sobre todas as coisas que acontecem no mundo torna o seu trabalho de construir uma audiência fiel muito complicada, quase impossível.

E a escolha do assunto que será abordado em seu blog deve ser de uma área que você domina bastante. Assim, você consegue produzir conteúdos realmente relevantes e, quem sabe, tornar-se uma referência nesse setor?

2. Siga um calendário editorial

Um dos segredos para ter sucesso com o seu blog é manter uma rotina de publicações. Aqui, vale a pena criar um calendário editorial e segui-lo à risca. Por exemplo, você pode definir que vai atualizar seu blog duas vezes por semana: às quartas e sextas.

maneiras de ganhar dinheiro com blog calendário editorial

Dessa forma, você tem tempo para pesquisar mais e, assim, fazer um conteúdo bem completo e relevante para o público-alvo e persona do seu blog. E, melhor, eles já sabem quando o seu blog será atualizados.

Mas sabemos que manter uma frequência de postagens é muito complicado, principalmente quando parece que você já escreveu sobre tudo o que tinha direito. Entre diversas dicas para encontrar ideais de conteúdo para blog, estão buscar referências de sites estrangeiros e monitorar aquilo que seus leitores estão comentando nas redes sociais.

3. Invista em SEO

Para levar audiência para o seu blog de forma orgânica, você precisa investir em SEO. Trata-se de um conjunto de boas práticas que visam posicionar o seu site nos primeiros resultados de busca para determinadas palavras-chave, o que leva pessoas qualificadas para o seu blog.

Entre as boas práticas, podemos destacar a qualidade e originalidade do conteúdo produzido. Como consequência, a tendência é que as pessoas pessoas compartilhem suas postagens em outros canais e fiquem mais tempo navegando em seu site.

O Google enxerga isso com bons olhos, entendendo que o seu conteúdo é, de fato, relevante. Para proporcionar uma boa experiência ao usuário, lembre-se de aplicar a técnica de escaneabilidade e de produzir artigos extensos.

Questões mais técnicas também são levadas em consideração. Por isso, preocupe-se com a velocidade de carregamento do seu blog e de fazer dele uma página web responsiva. Até mesmo porque sabemos que 95% dos usuários de internet se conectam pelo celular, de acordo com dados do IBGE. Caso o seu blog não proporcione uma boa experiência mobile, dificilmente ele construirá uma audiência sólida.

4. Relacione-se com seus leitores

Não adianta trazer um grande volume de usuários para uma única postagem do seu blog. Você precisa trabalhar para que o seu público se torne fiel, a ponto de querer acompanhar todos os seus posts e divulgá-los. É mais ou menos o processo de fidelização de clientes que as empresas devem fazer.

Nesse sentido, você deve abrir espaço para que seus leitores façam comentários nas suas publicações. E, claro, procure responder a TODOS, mesmo as críticas. Quando você faz isso, estimula para que outros usuários comentem. Afinal de contas, eles sabem que receberão uma resposta.

maneiras de ganhar dinheiro com blog relacionamento

Claro, esse contato deve ser estendido em outros canais de comunicação, não apenas na seção de comentários de seu blog. Procure interagir com o seu público em todos os lugares, principalmente nas redes sociais.

Você pode atualizar sua fanpage do Facebook, publicar uma frase motivacional no Twitter e criar enquetes no Instagram Stories. Enfim, opções não faltam para você se relacionar com a sua audiência.

Aqui, é interessante pedir para a sua audiência sugerir pautas de posts. Além de ajudá-lo a pensar em novos conteúdos, você deixa seu público feliz ao correspondê-lo. Isso também contribui na construção de uma audiência fiel.

Por fim, você pode (e deve) solicitar os contatos de seus leitores para manter um relacionamento periódico e mais próximo com eles por email. Ao longo de suas postagens, crie campos personalizados para captar os contatos de seus leitores. Neles, você pode convidá-los a assinar sua newsletter para que eles não percam nenhuma novidade de seu blog.

Nisso, você deve enviar, com frequência, seus novos conteúdos. Mas essa estratégia demanda um pouco de conhecimento nas ferramentas de email marketing para que suas mensagens não caiam na caixa de SPAM de seus contatos, né? Para evitar isso, vale a pena conferir o vídeo abaixo.

5. Utilize a automação de marketing

Pesquisar novidades. Elaborar pautas. Produzir conteúdos robustos e relevantes. Relacionar-se com os leitores, respondendo a todos os comentários. A vida de blogueiro demanda muito mais trabalho do que você possa imaginar.

Você precisa tratar o seu blog como uma marca. Sabendo que a maioria das empresas está presente nas redes sociais e estabelece uma comunicação direta com seu público-alvo via email marketing, você deve fazer o mesmo.

Entra em cena, aqui, a automação de marketing. Com ela, você não perde mais tempo fazendo tarefas operacionais e repetitivas, tornando o seu dia muito mais produtivo.

No ville Target, por exemplo, é possível realizar o agendamento de posts nas redes sociais. Você administra seus perfis do Facebook, Instagram e Twitter em um só lugar. É muito mais prático.

Quer mais? Pois a plataforma permite criar campos personalizados de cadastro para você captar os emails de seus leitores. Na sequência, você programa o disparo de newsletters para a sua base de contatos. Esse trabalho garante que o seu blog sempre esteja recebendo visitas.

Se você ainda está começando a trabalhar com o seu blog e tem um orçamento apertado, não tem problema. O ville Target possui um plano gratuito que oferece todos esses recursos para você. Então, não há mais desculpas para não aplicar a automação de marketing, hein!

Agora que você já conhece algumas maneiras de ganhar dinheiro com blog, mãos à obra e boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados