(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A Black Friday passou e todos estão animados: os consumidores por conseguirem comprar seus sonhos de consumo a um preço acessível e os lojistas por faturarem bastante. De acordo com dados da consultoria Ebit, a data movimentou 2,1 bilhões de reais. Trata-se de um avanço de 10,3% em relação ao faturamento do ano passado. E, agora, o que fazer de marketing depois da Black Friday?

Errou quem respondeu relaxar e aproveitar o recorde de vendas. Uma vez que você trouxe muitos visitantes novos para o seu site, é hora de trabalhar para que eles voltem mais e mais vezes. Enfim, trabalhe para transformar esses compradores recorrentes em clientes fiéis.

Se você ficar braços cruzados, os compradores só voltarão a aparecer na próxima data promocional… e sabemos que não é isso que você deseja. Então, veja o que você deve fazer de marketing depois da Black Friday:

Faça uma análise de suas vendas

Para dar o passo seguinte, é preciso entender quais foram os seus erros e acertos nas campanhas para a Black Friday. Por exemplo, é possível identificar a origem de tráfego para o seu site: eles vieram mais das redes sociais, buscas orgânicas ou da sua landing page?

fazer depois da black friday analise dados

Mais que isso: suas campanhas de email marketing surtiram o efeito esperado? Se você utilizou o ville Target para dispará-las, saiba que a ferramenta fornece uma série de métricas para você avaliar o desempenho delas. Entre elas, podemos destacar as taxas de abertura e clique e o número total de emails entregues e falhados.

Ao levantar todos esses dados, você consegue apontar quais ações deram os melhores resultados e aquelas que precisam de ajustes.

Quase 30% dos pedidos na Black Friday foram via smartphones

Ainda de acordo com os números da consultoria Ebit, quase 30% das compras durante a Black Friday foram realizadas via smartphones. Isso representa um avanço de 81,8% em participação quando comparada ao mesmo período do ano passado.

fazer depois da Black Friday compras pelo smartphone

Na prática, isso significa que os consumidores não só iniciam a compra pelo dispositivo móvel, como também a finalizam por ele. Então, para não perder nenhuma venda, o seu site, bem como suas ações de marketing, devem ser responsivas. Em outras palavras, suas peças de email marketing e landing pages devem proporcionar uma ótima experiência tanto aos usuários desktop quanto aos mobile.

Mais uma vez, o ville Target te ajuda. Com uma área de construção, é possível criar landing pages responsivas de forma rápida e intuitiva. Isso sem falar que você consegue importar templates responsivos de email marketing para a nossa plataforma.

Segmente sua base de contatos

Após registrar um pico de vendas por conta da Black Friday, certamente você captou muitos leads novos, aumentando a sua base de contatos. Mas lembre-se: quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade.

Para que suas próximas campanhas funcionem, você deve direcioná-las ao público certo. Nesse sentido, faça uma segmentação da sua base de contatos adotando alguns critérios. Aqui, você pode dividi-los conforme a faixa de preço dos produtos comprados, pela frequência de compras, região e por aí vai.

Faça campanhas de email marketing

Agora que você segmentou a sua base de contatos, fica mais fácil criar e disparar novas campanhas de email marketing. Quer ver um exemplo? Imagine que uma loja virtual de São Paulo que venda para todo o Brasil. Ela, então, decide dar frete grátis aos moradores da capital paulista durante um mês.

Nesse caso, é recomendável enviar essa promoção apenas para seus clientes de São Paulo. Uma vez que você segmentou sua base de contatos por região na plataforma ville Target, basta disparar essa campanha para o público de São Paulo.

Não é só isso. Você pode, ainda, enviar peças de email marketing com ofertas de produtos relacionados aos itens comprados por cada cliente. Enfim, suas chances de fazer a comunicação certa com as pessoas certas aumentam consideravelmente.

Não se esqueça das próximas datas comemorativas

Quanta coisa você pode (e deve) fazer de marketing depois da Black Friday, hein! Aliás, criar ações em datas comemorativas é fundamental para atrair e captar novos leads. No entanto, você deve fazê-las com antecedência. Deixar tudo para cima da hora não passa uma boa impressão ao seu público.

fazer depois da black friday próximas datas

A propósito, que tal já agendar seus posts de Feliz Natal nas redes sociais hoje mesmo? Assim, sua empresa pode ser a primeira a interagir com seus seguidores nessa data tão especial. Para tanto, basta se cadastrar no ville Target. Nele, você consegue agendar posts no Facebook, Instagram e Twitter rapidamente!

Boas vendas!

Posts relacionados