(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Para que seu negócio alcance o sucesso é preciso entender que marketing digital e e-commerce devem sempre andar lado a lado. Confira nossa dica de hoje e entenda o por que!

A evolução digital é algo que acontece de forma cada  vez mais acelerada em nosso planeta, e com essa evolução é normal que o comportamento da humanidade mude indo de encontro com essas novidades. Um bom exemplo é o comportamento do consumidor que tem se alterado cada  vez mais em vários nichos de mercado.

Antes o número de compras online era consideravelmente baixo, já que os consumidores preferiam ir até a loja para efetuar a compra. 

Hoje, a realidade é bem diferente, o cenário aponta que cada vez mais os consumidores têm migrado das lojas físicas para as lojas online, prova disso são os números absurdamente positivos liberados no estudo Webshoppers, realizado pela Ebit que mostra um faturamento de R$ 23,6 bilhões para o comércio eletrônico apenas no 1° semestre de 2018.

Isso significa um crescimento  de 12,1% no e-commerce brasileiro, apenas no primeiro semestre. Esses números mostram bem o quanto a realização de estratégias adequadas e realmente inteligentes, podem impactar e levar o seu negócio ao topo do sucesso.

Marketing digital e E-commerce.jpg

É por isso, que resolvemos esclarecer hoje uma importância que muitas vezes os empresários não levam tanto em consideração que é a importância da junção entre o marketing digital e e-commerce.

Como aplicar o marketing digital em E-commerce?

Que os e-commerce vieram para ficar e facilitar cada vez mais a vida do consumidor, isso é um fato, a grande questão é fazer acontecer, fazer com que o negócio realmente dê certo, como levar o seu negócio à pessoas que realmente precisam do seu produto ou serviço?E assim, como qualquer outro negócio a resposta é o marketing digital.

Assim, como em qualquer outra estratégia de marketing é importante estudar seu mercado, entender seu cliente e suas necessidades, e a partir daí entender quais as melhores ações para levar o seu negócio ao status de sucesso.

De modo geral, é preciso ter dedicação e muito foco na relação entre o marketing digital e e-commerce. Para te ajudar preparamos aqui algumas dicas para te ajudar a aplicar as ações de forma ágil, simples e eficaz!

1. Desenvolva um plano de negócio

Marketing e planejamento andam juntos, isso é um fato mais do que comprovado. Mas, se tratando de um negócio online, essa importância cresce ainda mais, levando em consideração a grande concorrência que existe na área.

A grande maioria das lojas onlines, acabam fechando suas operações em menos de um ano, por não realizarem um plano de negócio eficaz. Por isso, desde o primeiro dia do seu negócio comece a pôr em prática seu planejamento.

Marketing digital e E-commerce.jpg (1)

E a maneira mais eficaz de fazer isso, é através de um bom plano de negócio, já que é através dele que você definira suas metas de curto, médio e longo prazo, assim como os principais objetivos.

É nessa fase também, que você deve realizar sua pesquisa de mercado, assim como levantamento de dados para definir sua persona, para que possa entender como seu produto ou serviço poderá ser útil para ela, e assim definir as melhores ações de marketing para o seu negócio.

Com isso, você poderá desenvolver seu calendário editorial para realização de promoções e divulgações que devem ser feitas diariamente, por sua equipe de marketing. Além disso, tudo deverá ser baseado e planejando seguido a verba liberada para as estratégias de divulgação que você definirá.

2. Invista em Marketing de Conteúdo

Sim, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado em suas vendas, levando em consideração que ele pode começar desde o cadastramento de seus produtos em sua loja. Para isso, tudo o que precisa fazer é inserir descrições otimizadas com as técnicas de SEO, isso te ajudará a ranquear nas primeiras posições orgânicas do Google.

Outra forma de trabalhar com o marketing de conteúdo é desenvolver conteúdos para o seu blog com informações, dicas ou até mesmo tutoriais sobre seus produtos/serviços.

Todos esses conteúdos devem ter qualidade, relevância e uma ótima otimização. Esses conteúdos além de contribuírem para o posicionamento orgânico de sua loja, ainda poderão ser uma excelente porta de entrada para novos leads que podem entrar em sua fila de nutrição e consequentemente converter em novos clientes.

Isso por que o leitor que chegou até  o seu blog, se interessou pelo seu conteúdo, então o que você precisa fazer é transformá-lo em um lead, para isso, invista em Call to Actions que levem-no a se inscrever em sua newsletter para receber mais conteúdos que iram nutri-lo, ou leve-o a uma página de captura com um material rico onde serão cedidas as informações para o próximo passo do funil de vendas.

3. Não esqueça do E-mail Marketing

O e-mail marketing funciona em qualquer estratégia de marketing na internet, mais ele não funciona com uma força tão grande como nos e-commerce. O e-mail marketing é uma boa representatividade do que dissemos no início sobre a necessidade de marketing digital e e-commerce andarem juntos.

Nunca uma estratégia combinou tanto com um negócio, como acontece neste caso. Esse é o principal canal de relacionamento entre seu e-commerce e sua base de leads, levando em consideração que essa é a forma de fazer com que a lembrança de sua marca fique viva em  suas mentes.

Marketing digital e E-commerce.jpg (5)

Só para você ter ideia da importância desse tipo de ação para um e-commerce, pelo  menos 60% dos conteúdos de fundo de funil das lojas virtuais são através do e-mail marketing. Se for feito de forma inteligente, tem tudo para  dar certo.

Sim, porque não adianta enviar e-mail aleatórios sem entender a fase do seu lead, ou encher a caixa de entrada deles com algo sem sentido, ponderar é o segredo, mirar corretamente é o sucesso!

Lembre-se das Redes Sociais – Elas são a cereja do bolo!

Não existe a possibilidade de realizar um plano de marketing para e-commerce e não inserir as redes sociais. Estamos falando do maior ponto de encontro de pessoas do mundo todo! Milhares de pessoas acessam suas redes sociais todos dias, por no minimo 1 hora.

Utilize esse canal para se aproximar mais do seu público, criar uma relação mais intimista com seus clientes ou leads ótimos, e até mesmo se apresentar para leads em potencial. As redes sociais permitem que seus produtos e serviços sejam expostos de forma bem natural, em situações do dia a dia, exemplo disso é a febre dos posts pagos feitos por blogueiras, artistas e Youtubers, cada vez mais frequente.

Realize postagens diárias, intercalando conteúdos relacionados com o seu produto com dicas e dependendo do seu segmento até mesmo aquele meme engraçado da semana. Nas redes sociais você tem uma liberdade maior de ser mais descontraído.

Um exemplo de post bacana, que irá estimular seu público a interagir com sua marca é aquele post que conversa com o público, imagine que você vende acessórios Geek, e está divulgando uma camisa da série La Casa de Papel, poderia fazer algo assim:

“Natal chegando, hora de escolher os presentes… Marque um amigo neste post e ele será obrigado a te dar uma camisa de La Casa de Papel de presente de natal!”

Isso funciona muito! Mas, independente da linguagem utilizada, é importante manter uma frequência, e principalmente presença no maior número de redes possíveis, afinal cada uma tem um perfil e público diferente, que pode interessar você!

Mas, como organizar tudo isso e ainda gerir as informações da loja?

Lembra que eu falei lá no início sobre a conexão cada vez mais frequente do marketing digital e e-commerce? Pois, bem isso se torna uma verdade absoluta quando encontramos softwares como ville Target que além de ser uma incrível ferramenta de automação de marketing que facilita a vida de empresários e profissionais de marketing diariamente, ainda possui facilidades de integração que reduzem o tempo gasto em tarefas de forma gigante.

Marketing digital e E-commerce.jpg

Se você é um visitante assíduo aqui do blog, já conhece a ferramenta e sabe que trata-se do primeiro software de automação de marketing gratuito do Brasil. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta no sistema para  ter acesso limitado às suas funções. Além de realizar todas as ações vitais para qualquer programa de automação de marketing de alto nível do mercado como:

  • agendamento de postagens em mídias sociais;
  • criação de páginas de captura;
  • criação de e-mail marketing;
  • disparo de e-mails marketing;
  • sistema de nutrição de leads e lead score.

O sistema ainda conta com a facilidade de integração com mais de 750 softwares através do Zapier. O Zapier nada mais é do que uma central de integração capaz de transmitir informações através de importação e exportação de mais de 750 softwares, como por exemplo: E-commerce e CRMs.

Para que você entenda melhor, imagine o seguinte cenário: Algum cliente chegou até a fase do carrinho de compras de sua loja virtual, mas não chegou a finalizar, este poderá ser importado para a sua fila de nutrição através do ville Target. É super simples integrar seu software ao sistema de automação.

Basta acessar o dashboard do ville Target e seguir os passos conforme orientação, além disso é preciso ter uma conta no Zapier, você pode criar a sua gratuitamente, existem planos pagos, mas também existe a versão free, opte pela que melhor lhe atender. Caso você não tenha realizado o cadastro no momento da integração no dashboard o site irá lhe conduzir até a página de cadastro de conta no Zapier.

Mas, por que integrar tudo em um sistema?  É seguro?

Essa é uma excelente pergunta, e resposta é tão boa quanto: A integração tem como principal intuito facilitar e agilizar as atividades do dia a dia de sua empresa. Quando falamos de marketing digital e e-commerce a primeira coisa que vem à mente são as ações de atração, porque basicamente tudo gira em torno disso, como falamos acima.

Mas, o marketing digital e e-commerce também diz respeito à organização e gestão inteligente do tempo e das informações que giram em torno de sua empresa. Ao integrar tudo em um único sistema, você tem a facilidade de ter todos os seus departamentos em constante comunicação.

Já que por exemplo, o marketing terá as informações de tudo o que ocorre com o comercial, identificando suas dificuldades e a partir daí definindo estratégias que possam facilitar  o processo de vendas. Assim como o comercial terá acesso aos leads já qualificados para o contato de forma quase que instantânea.

Marketing digital e E-commerce.jpg (6)

Além de tudo disso, a segurança é outro ponto forte, levando em consideração que você terá todas as informações relacionadas ao seu e-commerce em mais de uma plataforma, dando maior segurança em caso de bug em algum dos sistemas como o CRM. Com isso, cresce  a produtividade da equipe, assim como os resultados que andam em paralelo com o desempenho de cada um dos colaboradores.

Outro ponto forte e de extrema importância, é que ao importar  diferentes informações de outros softwares a ferramenta de automação ville Target, dá a você a possibilidade de ter relatórios cada vez mais detalhados e unificados, assim como a opção de relatório de setor a setor.

A avaliação de métricas é uma das fases mais importantes de qualquer estratégia de vendas, e ter acesso a informações interligadas de forma quase instantânea não só facilita e agiliza o tempo de quem as levantava, como também garante maior assertividade nas ações realizadas.

É exatamente por isso, que a conexão marketing digital e e-commerce não pode ser ignorada de forma alguma. É preciso entender que o meio digital está cada vez mais interligado, e a integração de informações é um dos passos mais importantes para que um negócio online seja bem sucedido.

Quer mais dicas do que pode ser feito para alavancar os resultados de sua loja virtual? Baixe nosso e-book 15 Ferramentas de Marketing para sua empresa, e arrase nas vendas! Acesse também o site da ville Target e comece hoje mesmo a integraras informações de sua loja virtual.

Esperamos que esse material tenha ajudado e esclarecido suas dúvidas, nos vemos na próxima, até mais!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !