27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Por mais que a internet já seja uma realidade para mais de 102 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE, ainda existem pessoas que duvidam que marketing digital é investimento. Essa turma acredita que fazer ações online é custo. Mero engano.

A internet diminui a distância entre as pessoas, aproximando marca de consumidor. Em meio a tanta concorrência, estreitar o relacionamento com o cliente é uma maneira de fidelizá-lo. Por isso, estar presente na web é tão importante. Mas, por outro lado, seus concorrentes também estão no universo virtual. Então como se destacar?

É aqui que entra o investimento em marketing digital. Existem diversas estratégias para a sua empresa ser descoberta pelo seu público-alvo, aumentando as chances de conversão. Se isso ainda não está claro pra você, vamos detalhar as principais razões pelas quais o marketing digital é investimento e não deve encarado como custo.

Marketing digital não é um marketing convencional

A melhor forma de diferenciar seu marketing digital do marketing convencional é saber se você está investindo bem ou está apenas tendo gastos. Esta resposta pode ser obtida de forma fácil, através do detalhamento do retorno apresentado em cada campanha. Algo que o marketing digital oferece como principal vantagem.

Você pode enviar email marketing, desenvolver links patrocinados no Google, impulsionar posts no Facebook, LinkedIn e Instagram, usar técnicas de SEO – otimização para ferramentas de busca – e por aí vai.

São muitas estratégias em jogo e, por isso, é importante saber, por exemplo, de onde estão vindo as maiores taxas de conversão. E será que, no geral, seu saldo é positivo? Para essa resposta, o cálculo é simples: se o total de vendas tiver um valor superior ao dos custos, significa que você fez um ótimo investimento.

Além disso, marketing digital é ROI – sigla em inglês para retorno sobre investimento –, não apenas veiculação de anúncios. É preciso trabalhar com anúncios bem planejados, elaborados para ter uma alta taxa de conversão.

Mensurar resultados e produzir relatórios

Pode parecer difícil, em alguns casos, enxergar o retorno do investimento feito em marketing digital. Só que você não pode trabalhar às cegas, não é mesmo? Por isso, a sua agência ou o seu profissional de marketing precisa lhe enviar periodicamente um relatório dos desempenhos. É preciso saber se e quanto de dinheiro está entrando graças às campanhas.

No marketing tradicional, isso é praticamente impossível de medir com precisão. Por sua vez, o marketing digital oferece essa resposta quase que instantaneamente.

Maior potencial de conversão

Mais um motivo que o marketing digital é investimento está no pontecial considerável de conversão na internet. Segundo dados da consultoria Ebit, o comércio eletrônico brasileiro faturou 21 bilhões de reais somente no primeiro semestre deste ano.

Na prática, isso significa que os usuários não apenas são impactados no mundo virtual pelas campanhas das empresas, mas também compram diretamente no canal online.

Alcance de público qualificado

Outra vantagem do marketing digital está na possibilidade de segmentar suas campanhas para usuários que se enquadram no perfil de seu público-alvo. Certamente, além de estar interessado no que você tem para oferecer, esse público está, por consequência, mais propenso a comprar, o que aumenta suas chances de conversão.

Não se trata apenas de afinidade pelo tipo de serviço, mas também pela região de atendimento, estilo de linguagem, data e horário… Detalhes que um trabalho de marketing digital bem feito e focado pode atender perfeitamente.

Acompanhando o mercado

Na internet, cada clique importa, cada indicador faz diferença. Lembre-se que a tática de marketing que você está adotando também pode ser realizada pelo seu concorrente. A diferença entre um possível cliente encontrar você primeiro que uma outra empresa que oferece o mesmo produto ou serviço está no uso apropriado das estratégias de marketing digital.

Elas garantem a exposição, a relevância e o engajamento que você precisa para sair na frente, atrair e fidelizar mais cliente que o seu concorrente. Por isso, não deixe de monitorar as ações da concorrência para fazer diferente e melhor, é claro!

Com tantas razões que lhe garantem um retorno seguro, é possível afirmar, portanto, que o marketing digital é investimento. E o melhor de tudo é que pode ser um investimento acessível graças às ferramentas disponíveis em abundância no mercado.

O que é automação de marketing?

Assim como a automação industrial, a automação de marketing otimiza o tempo de trabalho. Trata-se, basicamente, de uma ferramenta que automatiza pequenas tarefas de marketing cotidiana. Um exemplo é o e-mail de carrinho abandonado que a maioria das lojas virtuais dispara, automaticamente, quando um usuário não finaliza a compra.

Além de otimizar tempo, a automação de marketing enxuga custos operacionais. Com o ville Target, uma plataforma grátis de automação de marketing, você consegue criar landing pages para captar mais leads e programar o envio de campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos de uma só vez.

Não perca mais tempo, faça o cadastro gratuito agora mesmo.

Posts relacionados