(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Entenda como funciona hoje a trajetória do marketing digital e o mercado de trabalho, e o que pode ser feito para se destacar em um mercado promissor, mas cada vez mais competitivo!

O marketing digital é uma área que tem oferecido uma infinidade de oportunidades do que diz respeito às empresas, empreendedores, empresários e profissionais. Isso porque está área tem um mar de oportunidade no que diz respeito a crescimento.

Hoje uma empresa que investe em marketing digital tem muito mais chance de se desenvolver no mercado e se tornar um destaque em seu meio do que o seu concorrente que ainda insiste em continuar realizando ações off-line.

Com essa realidade cada vez mais notória para os mais diferentes segmentos, torna-se vital buscar esse tipo de serviço para que os negócios prosperem. Com isso, também cresce a demanda por profissionais de marketing digital.

Se você já é da área e quer entender como pode se diferenciar em meio ao mercado, ou quer iniciar uma carreira neste meio cada vez mais oportuno, confira a seguir algumas dicas essenciais para quem quer se tornar o número 1 em marketing digital!

Antes de mais nada em que ponto você se encontra?

É vital entender antes de mais nada em que estágio você se encontra no marketing digital e o mercado de trabalho. Pode ser que você já esteja a algum tempo batalhando e correndo atrás de visibilidade, prestígio e reconhecimento em sua profissão.

Mas, também pode ser que você tenha descoberto todo esse mundo agora e, esteja buscando formas de entrar é agarrar boas oportunidades. Avalie na relação abaixo onde exatamente você se enxerga:

Iniciante – Você até pode ter uma noção do que é o marketing digital, mas ainda não possui experiência de mercado, ou dos assuntos de forma mais aprofundada, mas apesar de tudo é uma pessoa dedicada e que está disposta a focar de forma intensa na aprendizagem envolvendo o mercado.

Intermediário – Apesar de não haver anos de experiência você sabe exatamente o caminho que deseja traçar. Provavelmente já dedicou horas aos estudos envolvendo marketing digital e o mercado de trabalho, e até quem sabe já realizou alguns jobs na área. Está na fase de conquistar experiência, para aprender cada  vez mais e ganhar confiança no que faz. Continue sua jornada!

Avançado – Você já conquistou confiança para realizar as tarefas envolvendo o dia a dia na área. Sabe se desenvolver bem em um debate sobre o marketing digital e o mercado de trabalho. Realiza as tarefas envolvendo a área de forma quase que natural, sem dificuldades ou qualquer outra insegurança. Consegue identificar erros e necessidade alterações para melhorias de forma super satisfatória.

Expert – Você está no nível em que precisa apenas estar se atualizando com as novidades do mercado, já que possui diversos cases de sucesso que representam exatamente a qualidade do seu trabalho.

Tem o costume de levar todo o seu conhecimento para outras pessoas, com o objetivo de ajudar outras pessoas a chegarem no seu patamar.

Como pode observar existem diferentes “níveis” de experiência em que uma pessoa possa se enquadrar, pode ser que você esteja no início e rapidamente passe para o último, basta ter dedicação e força de vontade, isso vai muito de cada um.

Algumas pessoas podem levar anos para chegar ao ponto final, outras meses, tudo depende única e exclusivamente de você. Se dedica duas horas por dia no mercado digital, não vai ter a mesma agilidade de quem está se dedicando em tempo integral, é óbvio.

Mas, acontece também os casos de profissionais experts que enfrentam dificuldades para se destacar, ou para conquistar novos trabalhos, serem reconhecidos e tantos outros problemas.

Marketing Digital e o Mercado de Trabalho_ Fique ligado!.jpg (5)

Qual será o problema nesses casos? Antes de mais nada, é importante entender que ninguém sabe tudo, e que independente do estágio em que você se encontra estar em constante aprendizado é essencial para o sucesso.

Posso falar por experiência própria que em todos esses anos, os profissionais de alto nível que conheci que estão consolidados e possuem sua marca no mercado colhendo extremo sucesso, são profissionais que estão dia após dia aprendendo algo novo.

A pessoa que tem a arrogância de dizer que não precisa aprender algo por que já sabe, ou se recusa a receber orientações sobre algo, tende a construir um muro à sua volta que ao longo do tempo impossibilita que ela enxergue ou consiga agarrar as oportunidades.

Você deve ser um profissional que pensa fora da caixinha não apenas durante as oportunidades que venham a surgir, mas em tudo que gire em torno de sua carreira. Focar no aprendizado dá a chance de descobrir novos talentos, afinal o que mais existe são áreas diferentes dentro do marketing digital.  

As áreas no Marketing Digital

Social Media

Toda empresa independente do segmento precisa ter um responsável para realizar a gestão de suas mídias sociais, com o principal foco de aproximar a audiência da marca, afinal cada vez mais o público tem interagido e se tornado mais exigente.

É notório o crescimento das redes sociais nos últimos anos, essas passaram de um canal de comunicação para uma excelente oportunidade de vendas, divulgação e proliferação da marca, mas para isso é preciso ter conhecimento de todas as suas métricas e formas de desenvolvê-las.

O profissional tem como principal intuito realizar a análise do público alvo e persona em questão, para que possa iniciar o planejamento de publicações que devem ser feitas durante todo o mês, o desenvolvimento de peças publicitárias, assim como as chamadas, assim como analisar os resultados para garantir as melhorias contínuas.

A um tempo atrás algumas empresas optaram por realizar internamente essas tarefas, mas cresce a visão de que o preparo é crucial para o sucesso da estratégia. Por isso, se gosta e tem facilidade com as mídias sociais essa pode ser uma boa oportunidade.

Redação

Você gosta de escrever? Adora ficar horas em frente ao computador aprendendo sobre coisas novas, e se aperfeiçoar através de novas técnicas da área? Então provavelmente a área de redação é o ideal para que você invista seu tempo.

O redator tem como principal intuito desenvolver conteúdos relevantes, informativos, envolventes e que possam educar a audiência ao ponto de despertar uma necessidade que até então era desconhecida e levá-lo para a solução que obviamente será o produto ou serviço da empresa.

Esse profissional é um dos principais responsáveis por manter a audiência no site, ou seja, responsável por manter em alta o tráfego, gerando leads e realizando a nutrição através do funil de vendas.

E-commerce

Essa é uma área que pode ser dividida em várias outras, mas vamos focar aqui no que diz respeito realmente ao marketing digital e o mercado de trabalho.

Esse profissional é responsável por realizar a estratégia de venda da loja virtual, por isso é imprescindível ter conhecimento de toda a logística, precificação, além do entendimento de métricas para apresentação.

Marketing Digital e o Mercado de Trabalho_ Fique ligado!.jpg (4)

É um mercado que tem crescido demais no Brasil, só para você ter uma ideia, 9 em cada 10 pessoas, realizam compras ao menos 1 vez no ano em lojas virtuais.

Mídias Pagas

Os anúncios pagos são uma ótima oportunidade de atrair novas oportunidades a curto a prazo, levando em consideração que você estará aparecendo apenas para pessoas que realmente estão em busca pelo seu produto ou serviço naquele exato momento.

Isso dá às empresas, uma grande facilidade no momento de captar novas oportunidades, já que o tempo com “filtragem”  é muito menor se você realizar a criação de anúncios relevantes e que atendam aos critérios de cada site.

Se você gosta desse tipo de função, adora estudar sobre CPC, CPA, CTR e todas as siglas conhecidas pelos profissionais da área, pode comemorar porque a área de anúncios pagos tem crescido absurdamente com o surgimento do Facebook e Instagram Ads.

As empresas sabem bem que não é algo simples de ser feito, e que se for feito de maneira errada pode acarretar  em rios de dinheiro indo embora do orçamento mensal. Com isso, os profissionais que possuem conhecimento na área possuem um grande valor.

Afinal, você será o responsável por aumentar a receita de toda a operação, é você que levará as oportunidades para o comercial da empresa. Apesar de ser muito valorizado, o profissional de mídias pagas também deve ser muito preparado e estar em constante aprendizado devido às muitas modificações de regras que ocorrem a todo instante.

Profissional de SEO

Search Engine Optimization (SEO) trata-se de uma das realizações mais importantes de qualquer empresa, não importa o segmento. Como já falamos diversas vezes estar na internet, é estar caminhando com o mercado.

Com isso, estar bem posicionado pode ser uma garantia de sucesso, por estar a frente da concorrência no momento exato, O profissional de otimização, pode cuidar de toda a operação, ou focar em uma em específico.

Marketing Digital e o Mercado de Trabalho_ Fique ligado!.jpg (3)

Isso porque a otimização, vai desde a criação do site, até as ações nas mídias sociais, no blog, e-mail marketing, etc. Ou Seja, o profissional deve estruturar toda a estratégia, desenhar o projeto e guiar a equipe durante a execução.

Se tem interesse , nesta área em específico, procure estar sempre atento as novidades do mercado, isso porque toda a estratégia funciona a partir do algoritmo do Google que constantemente é alterado.

Se aprofundando na área para alcançar as metas!

Sim, você já identificou em que fase se encontra no marketing digital e o mercado de trabalho, já conheceu as diferentes áreas em que pode se aprofundar ou iniciar e entendeu que o segredo maior é estar sempre renovando seu conhecimento. Agora, o grande porém é como?

Procure sites informativos que possam levar até você um conteúdo informativo é que lhe ajude a estar sempre antenado com as novidades do mercado. Aqui na ville Target disponibilizamos vídeos super interativos com muita informação que podem te ajudar.

Outra dica além do fator conhecimento é buscar formas e soluções de otimizar o tempo, assim como melhorar os resultados do seu trabalho. Uma solução bastante eficaz para o mercado são as ferramentas de automação de marketing digital.

Essas ferramentas possibilitam que você possa desenvolver suas tarefas que antes poderiam levar horas ou até dias em minutos, como por exemplo: agendamento de postagens, criação de fluxo de e-mails, lead score, integração com software e muito mais!

A grande maioria das plataformas são pagas e contam com valores extremamente altos, principalmente para profissionais independentes e pequenas empresas. A ville Target é a uma ferramenta de automação de marketing digital a que disponibiliza planos gratuitos para facilitar ainda mais os seus processos.

Nela você pode realizar a criação de landing pages, e-mail marketing, criação de listagens e mensuração de resultados gratuitamente. Para ter acesso a outras ferramentas da plataforma existem planos super em conta que podem ajudar demais a sua nova etapa.

Por que independente de iniciar uma carreira em uma agência, iniciar uma empresa, investir em uma carreira de freelancer, contar com ferramentas que possam contribuir para um trabalho mais dinâmico e satisfatório para você e seus clientes é fundamental.

Visite o site da ville Target e saiba mais, entenda como podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados e metas!

Confira também esse material gratuito que separamos para você, nele você encontrará informações para entender como a automação pode te ajudar a ser um profissional campeão e se destacar no marketing digital e o mercado de trabalho.

Posts relacionados