(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

As ações de marketing de uma empresa são essenciais para que objetivos e metas sejam alcançadas. No entanto, tão importante quanto a execução dessas ações de marketing é o planejamento das mesmas. É exatamente este o objetivo do marketing estratégico, que veremos neste artigo.

O que é Marketing Estratégico

Marketing estratégico pode ser visto como o plano de marketing de uma empresa, ou seja, este conceito compreende todo planejamento do marketing, desde os meios utilizados até as épocas do ano em que cada uma das ações será promovida.

Assim, o marketing estratégico é um plano que se define para o longo prazo e que deverá ser alterado e adaptado ao longo do caminho. Isso porque os meios de divulgação são renovados, principalmente no meio atual onde a tecnologia permite que as mudanças ocorram em uma velocidade impressionante.

marketing estratégico tablet

Alguns dos pontos pré-definidos pelo marketing estratégico são:

-Ações que serão executadas;

-Recursos que serão utilizados;

-Momento em que determinadas campanhas acontecerão;

-Local ou meio de divulgação utilizado;

-Objetivos de cada uma das ações ou de um conjunto de ações;

-Métodos para que se mensure a eficácia das ações de marketing utilizadas.

Logo pode-se perceber que o marketing estratégico é realmente um plano geral que define até mesmo aspectos pouco lembrados, como a avaliação da eficácia das ações. Tudo isso é feito pensando em outro conceito comum: o Marketing de Resultados.

O marketing de resultados já é uma ação que é feita pensando no resultado das ações. São definidos métodos claros que permitem a avaliação do ROI de cada uma das campanhas que serão executadas e o objetivo é utilizar somente as campanhas que permitem um maior retorno do investimento.

Marketing operacional

Se o marketing estratégico visa traçar um plano para as futuras ações e campanhas, o marketing operacional é responsável pela execução do que foi definido. Do ponto de vista prático, é muito mais fácil pular todo o planejamento e ir direto para a etapa de execução do marketing.

A etapa de planejamento é muitas das vezes negligenciada porque a mesma exige um tempo maior do que o esperado. Além disso, comumente o ser humano quer agir logo para que os resultados sejam vistos o mais rápido possível.

marketing estratégico web

No entanto, partir para o marketing operacional antes de preparar seu marketing estratégico da maneira correta é um grande erro. Isso porque, em um primeiro momento pode ser que você veja resultados positivos, quanto você estará utilizando as melhores ideias que teve, mas no longo prazo é possível que você perceba prejuízos e gastos desnecessários com o marketing.

Obviamente isso não quer dizer que o planejamento é melhor que a ação, na verdade ambas vertentes da ideia de marketing devem andar juntas. Essa é a única maneira de garantir que o marketing executado pela sua empresa tenha resultados expressivos. A pergunta que fica então é: quais ações e campanhas devo considerar ao montar minha estratégia de marketing?

Ações, campanhas e ideias modernas de marketing

Uma vez que entendemos a importância do planejamento do marketing da sua empresa, vamos agora explorar algumas ações de marketing moderno que devem estar no seu marketing estratégico.

Marketing Digital

“O mundo é digital”, por incrível que pareça, essa é uma frase comum em comerciais de TV. Mas, para ser sincero as empresas que utilizam essa frase ou alguma variação da mesma estão promovendo produtos digitais, como sites e aplicativos. Mas, o que é importante de se ter em mente é que esta frase é verdadeira! O mundo é, de fato, digital.

Logo é essencial que no momento de trabalhar no marketing estratégico da sua empresa, várias ações de marketing sejam executadas no meio digital. E mais, como aqui estamos definindo também redes sociais e aplicativos de comunicação, você deve também divulgar todas as campanhas que não serão digitais através das redes sociais.

De certa forma, o conceito de marketing digital está entre as maneiras que você pode executar o marketing operacional. E este é certamente o método mais importante para a maioria esmagadora das empresas.

O que é preciso para ter um marketing digital de qualidade?

Definir a utilização de meios digitais no seu marketing estratégico exige que sua empresa atue de maneira digital. Parece óbvio, mas muitas empresas evitam estratégias básicas digitais como um website, contas ou páginas nas principais redes sociais, envio de email marketing, entre outros.

Então vamos entender uma coisa muito importante: para que você execute ações digitais e tenha uma grande influência no meio digital é essencial que sua empresa possua:

Um website

Ter um website não é apenas para que você coloque o endereço do mesmo nos seus cartões de visita e na assinatura dos seus emails. Na verdade, o website é um componente essencial para que você complete sua estratégia de marketing digital.

marketing estratégico crescimento

Ele pode ser utilizado para o motivo mais lógico: divulgação dos seus serviços, preços ou contatos para orçamentos, relatos de clientes satisfeitos, fotos dos seus produtos e seções de artigos e notícias.

A maioria dos itens acima tem como objetivo garantir que seu cliente saiba onde comprar seu produto. Mas alguns dos itens tem como objetivo permitir que seu cliente encontre você através de busca pela internet, é o caso das seções de blogs e artigos. Neste local você pode produzir conteúdo otimizado para SEO, mas este é um assunto para outro tópico: Marketing de Conteúdo.

Páginas nas redes sociais

É essencial que sua empresa conte com páginas nas redes sociais, sendo que o Facebook é hoje essencial para qualquer empresa. O Instagram tem apresentado um crescimento interessante e é também uma das principais redes sociais do mercado. Twitter, LinkedIn são outras redes sociais que são grandes, mas que não contam com o mesmo alcance do Facebook, por exemplo.

Uma empresa que deseja alcançar o maior número de pessoas possíveis deve estar em todas as redes sociais. No entanto, não adianta simplesmente criar uma página, é importante interagir com seus seguidores, mantê-la atualizada, responder por perguntas de seguidores, e tudo mais.

Como a criação de páginas nas redes sociais não são, por si só, um custo adicional, recomendamos a criação das mesmas. Mas, evite criar páginas apenas para ter, tente divulgar conteúdo nas mesmas e interagir para que as pessoas também te encontrem nas mídias sociais.

Uma rede social que não comentamos foi o YouTube. O serviço de armazenamento de vídeos do Google é essencial para qualquer empresa que deseja ter vídeos dos seus produtos, sejam eles incorporados no seu próprio site ou na própria plataforma. Mas é claro a criação de vídeos exclusivamente para a plataforma pode trazer diversos benefícios para sua empresa, logo esta é certamente uma das ações a serem consideradas no seu marketing estratégico.

Email marketing

No momento de trabalhar o marketing estratégico é importante definir técnicas de captação de leads e nutrição dos mesmos. A captação é feita, principalmente, através do seu website (mais um motivo para possuir um website). Já a nutrição é feita através da divulgação de artigos, vídeos, posts e envio de emails.

O email marketing é uma técnica que é praticamente impossível de ser executada sem a utilização de ferramentas específicas para esse propósito. Softwares de automação de marketing, como o ville Target, possuem diversos recursos, mas um dos mais úteis é a segmentação dos seus leads e a possibilidade de envio de campanhas de email personalizadas.

Claro, o ville Target possui outros recursos como: lead tracking, lead scoring, criação de landing pages que você verá que são essenciais, tanto no momento de tomada de decisões (marketing estratégico) quanto no momento de executar (marketing operacional).

Com isso finalizamos as técnicas de marketing digital que devem ser consideradas durante seu planejamento no marketing estratégico. Vamos agora ver outra técnica essencial que foi, inclusive, citada, o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

Embora hoje em dia esta técnica seja mais conhecida, além de ser amplamente executada pela maioria das empresas no ambiente digital, esta técnica não é, necessariamente dependente do marketing digital.

Qualquer empresa que produz (ou produziu, no passado) revistas, artigos, vídeos, matérias de jornais com o objetivo de explicar seu produto para seu cliente ou lead, executou uma ação de marketing de conteúdo. Ou seja, marketing de conteúdo é uma ação que visa mostrar ao seu cliente como seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

marketing estratégico gravação

Nos tempos modernos, a produção de artigos de marketing de conteúdo na internet acaba sendo uma necessidade por outro motivo: “Search Engine Optimization” ou SEO, que em português significa otimização de motores de busca. A verdade é que se você escreve artigos, com o foco em um marketing de conteúdo, que estão otimizados para motores de busca, você consegue aumentar a chance de ser encontrado pelos seus clientes.

Quais são os pontos principais do marketing estratégico

Ao pensar em marketing estratégico, como já falamos, você deve pensar em um planejamento. Logo, os pontos principais se referem ao entendimento da sua empresa, da sua marca e do seu público-alvo. Vamos então entender os pontos mais importantes do marketing estratégico.

Entender o seu negócio, sua marca e o mercado

Para realizar um marketing estratégico é importante que você tenha uma ideia do que a sua marca representa, e o que de fato é o seu negócio. Isso porque na hora de planejar seu marketing você está também, de certa forma, planejando objetivos ou definindo como alcançá-los. E para isso é importante que você saiba exatamente qual é o foco da sua empresa.

Também é importante entender o mercado, sendo que este engloba tanto a sua empresa, os concorrentes, seus clientes, seus fornecedores e os parceiros. Entender todo este sistema pode auxiliar, e muito, na definição da sua estratégia de marketing.

Determinar a capacidade da sua empresa

Aqui estamos falando de limites que toda empresa possui. O marketing estratégico leva em consideração estes limites por alguns motivos:

  • Evitar definir objetivos e metas que estão muito além do que é atualmente possível para empresa;
  • Possibilidade de comparação e de avaliação da eficácia das ações de marketing, com base não só nos objetivos traçados como também na capacidade geral da empresa.

Conquistar boa presença digital para sua marca

Outro ponto extremamente importante para o marketing estratégico é a conquista de uma presença digital adequada para sua marca. Já exploramos este tema no artigo, ou seja, basta seguir as dicas já propostas para alcançar este objetivo.

marketing estratégico rede social

Direcionamento de tráfego online

Este é outro tópico parcialmente ligado ao anterior. Quando falamos em direcionamento de tráfego, nos referimos àquelas situações em que alguém busca por um produto e é direcionado para seu website.

Mas quem faz esse encaminhamento? Se estamos falando de meios digitais, o direcionamento é feito pelos motores de busca (através de SEO), blogs (próprios e de parceiros), redes sociais, publicidade online, entre outros elementos. Sendo este outro ponto importante no que diz respeito ao marketing estratégico.

Conversão de visitantes em leads e de leads em clientes

Esta é a chave do marketing estratégico e da grande maioria das ferramentas de marketing. Afinal de contas, o objetivo das empresas é sempre crescer e, para isso é importante que você transforme o seu público visitante em leads. Essa transformação é feita, em geral, através de recursos como landing pages, que oferecem algum produto, serviço ou conteúdo em troca de informações do seu cliente.

Outra facilidade de softwares de automação de marketing, como o ville Target, é a possibilidade de criar landing pages de maneira simples e sem nenhum conhecimento de programação de computadores.

marketing estratégico planejamento

Uma vez transformado em lead, seu cliente será nutrido através de conteúdos feitos e enviados para o mesmo. Esse processo pode ser mais lento para algumas empresas, ou pode ser muito rápido. O importante é sempre respeitar o cliente e nutri-lo até que você consiga seu objetivo que é transformá-lo em seu cliente.

Otimizar a experiência e fidelizar seus clientes

Este é o objetivo final do marketing estratégico. E vale lembrar que esse processo de aquisição de leads e clientes ocorre de maneira contínua. Por esse motivo você deve sempre reavaliar suas estratégias para garantir que esse sistema de captação de novos clientes fidelizados nunca seja interrompido.

Com isso finalizamos o artigo de hoje, caso você esteja interessado em utilizar nosso software você pode verificar nossos planos aqui. Note que temos até um plano gratuito feito pensando em micro empresários que estão começando seus serviços e não possuem recursos ou público para investir em planos mais robustos.

workshop automação de marketing

Posts relacionados