(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Começamos este artigo com uma pergunta bem interessante. Afinal de contas existe um marketing melhor que o outro? e se sim, qual seria “o melhor marketing”? No artigo de hoje vamos responder esta pergunta focando em três tipos de marketing específicos. O marketing multinível, o marketing de relacionamento e o marketing digital.

Mas é sempre bom lembrar que os conceitos e a conclusão que chegaremos pode facilmente ser expandida. Em outras palavras, nossa resposta final não estará limitada aos três tipos de marketing citados. Ficou curioso? Então siga lendo este artigo!

Vamos começar com algumas definições que servirão de base para o artigo. Com base nelas nós poderemos então definir se existe um melhor que o outro e qual ele seria.

O que é o marketing multinível?

Vamos então começar definindo o marketing multinível. O marketing multinível é um sistema de negócios que se baseia no compartilhamento das comissões com os patrocinadores. Funciona assim: suponha que seu amigo João de convide a fazer parte da sua empresa que trabalha com o marketing multinível. Você se interessa e entra na jogada.

Toda venda que você fizer gerará uma comissão tanto para você quanto para o João, que te convidou. Você gosta tanto da ideia que resolve então convidar sua amiga Maria. Agora, toda a venda que a Maria fizer gerará uma comissão para ela, você e para o João. Além disso, as pessoas “acima do João” também sempre recebem pequenas porcentagem das vendas do João, sua e da Maria.

Muita gente confunde marketing multinível com pirâmides. Mas existe uma diferença essencial. No MMN, (marketing multinível) a receita que os membros recebem é decorrente das vendas. Enquanto isso, em esquemas de pirâmide, que são ilegais, a receita é recorrente de novas pessoas que entram na equipe.

Então temos a principal diferença. No MMN, se o grupo parar de crescer, mas manter a quantidade de vendas, os rendimentos serão mantidos. Enquanto isso, em esquemas de pirâmide, caso o grupo venha a parar de crescer, os rendimentos serão reduzidos de maneira significativa.

Com isso temos um bom resumo do que é o marketing multinível vamos agora entender um pouco sobre o marketing de relacionamento.

Marketing de relacionamento: mantendo contato

O marketing de relacionamento também é conhecido como “pós-marketing”. Essa nova nomenclatura pode dar uma dica do que este tipo de marketing visa. Pois bem, o objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar os clientes. Existem diversas maneiras de fidelizar um cliente, e várias delas podem ser consideradas ações de marketing de relacionamento.

Se seu objetivo é fidelizar o cliente, você pode, por exemplo, criar promoções exclusivas para clientes antigos. Esquemas de acúmulo e pontos são ótimos exemplos de ações de marketing de relacionamento. Você oferece um benefício para o cliente caso ele voe com a sua empresa aérea ou caso ele utilize o seu cartão de crédito. Estes benefícios são pontos que podem ser trocados por serviços e produtos, mas não podem ser trocados por dinheiro.

Se o cliente utilizar o cartão de outro banco ou se ele voar com outra empresa ele não perde os pontos, mas também não ganha novos pontos. Fica claro como fidelizar o cliente com este tipo de estratégia. Mas é importante lembrar que ela não é a única.

Manter a comunicação com o cliente, de maneira geral, é a chave do marketing de relacionamento. Lembre-se, seu objetivo é se relacionar com ele, e para haver uma relação deve haver comunicação. Logo, envio de emails e mensagens em datas comemorativas, por exemplo, são ações que podem ser consideradas pós-marketing.

E lembre-se, todo relacionamento é uma via de mão dupla. Portanto incentive que seus clientes deem um feedback da sua empresa e dos serviços prestados. Receber feedbacks e agir com base nos mesmos é um dos passos essenciais para fidelização de clientes.

E o marketing digital?

O marketing digital pode ser considerado um dos mais amplos entre os três. Isso porque, de certa maneira, ele não tem um objetivo específico. No marketing multinível o objetivo é ter pessoas junto de você para que vocês cresçam juntos. No marketing de relacionamento seu objetivo é fidelizar os clientes. Mas no marketing digital não temos um objetivo, temos na verdade uma limitação.

O marketing digital é toda e qualquer ação de marketing que é executada online. Ou seja, o marketing digital é definido por uma limitação “deve ser uma ação online”. Mas esta limitação não o torna menor ou menos importante que os outros. Muito pelo contrário, pela definição podemos ver que ele é bem mais amplo, visto que a ação “só” deve ser online (e ser uma ação de marketing, obviamente).

Dentre as principais estratégias de marketing digital podemos citar o SEO, que visa permitir que seu site seja visto mais facilmente por motores de busca. Podemos também citar o marketing de conteúdo que visa publicar materiais que explicam problemas que seus produtos e serviços solucionam. E existe também o Inbound Marketing, que visa atrair e converter leads em clientes.

Mas, voltando à ideia inicial agora que sabemos quais são os três tipos de marketing, podemos escolher o melhor entre eles? Talvez poderíamos, mas antes vamos entender melhor como eles se relacionam.

O marketing digital e o marketing de relacionamento

Atualmente é impossível pensar em se relacionar com um grande número de pessoas e não pensar nas redes sociais. Afinal de contas é este o local que você vai conseguir alcançar um grande número de pessoas. Mas, se o objetivo é alcançar um grande número de pessoas as redes sociais não são o único lugar. Podemos também citar o envio de emails em larga escala (email marketing).

A característica em comum de ambos os meios citados acima é que eles são ações de marketing digital. Então, para trabalhar o marketing de relacionamento você poderá, ou melhor, precisará de trabalhar digitalmente. Logo, podemos dizer que o marketing digital complementa o marketing de relacionamento.

Mas existem sim outras maneiras de trabalhar com o marketing de relacionamento. Propagandas em TV, revistas e, em alguns casos, anúncios em outdoors, podem ser feitos. Mas estes meios são mais impessoais que um email personalizado para clientes antigos. Ou uma mensagem especial no dia do aniversário do seu cliente.

Logo, atualmente, a melhor maneira de trabalhar o marketing de relacionamento é através do mundo digital. As ferramentas são simplesmente muito boas para esta função. Principalmente quando consideramos que você pode automatizar boa parte do processo. Apenas tenha cuidado, existe um limite de automatização. Existem um ponto em que o contato humano é essencial, inclusive no marketing de relacionamento digital.

Marketing multinível e o marketing digital

Para trabalhar com eficiência no marketing multinível você pode e deve apostar em visitas pessoais. Normalmente você precisará explicar muito bem para os seus amigos como funciona o negócio, as maneiras de crescer entre outros aspectos. Fazer isso digitalmente pode não ser tão simples, e é verdade.

Mas é preciso se lembrar de uma coisa: o marketing multinível depende das vendas. Normalmente a estratégia de crescimento em negócios multiníveis é composta por duas frentes diferentes mas intimamente ligadas:

-Encontrar pessoas que querem vender o produto e crescer junto com você;

-Vender o produto e ajudar seus amigos a venderem o produto também.

A primeira etapa é, de certa forma, mais pessoal e depende do contato humano. Você precisa chegar até a pessoa e conversar, explicar o processo e isso é mais pessoal. Mas a segunda frente, focada na venda, esta sim pode se beneficiar de uma boa estratégia de marketing digital.

É claro, algumas pessoas podem pensar: mas investir em marketing digital como uma espécie de vendedor autônomo não vale a pena. É muito caro trabalhar com marketing digital. No entanto, existem empresas de marketing digital que oferecem serviços gratuitos de marketing digital. Como é o caso do ville Target, que possui diversos planos, sendo um totalmente gratuito.

Por fim lembre-se de um detalhe: toda ação de marketing que você fizer que fortalecer o produto irá te auxiliar. Afinal de contas, se um dos seus patrocinados (amigos que entraram por convite seu) vende o produto você recebe uma pequena comissão. O interessante é que: esta venda pode ter sido feita graças ao fato que você publicou postagens relacionadas ao produto.

Ou seja, podemos concluir que o marketing digital também auxilia o marketing multinível.

Mas agora, qual é o melhor?

Se você leu o artigo por completo até agora deve ter notado que não existe um melhor. Na verdade um tem objetivos totalmente diferente do outro. E ainda assim, ambos se relacionam de uma maneira bem interessante. Mas, como os produtos visam fins diferentes não podemos fazer comparações que são, de fato, justas.

Podemos sim destacar o marketing digital, que acaba sendo o elo ou a ferramenta que complementa tanto o marketing de relacionamento quanto o marketing multinível. Mas um destaque é diferente de algo que é, de fato, melhor e superior aos outros.

Qual marketing eu devo utilizar na minha empresa?

Essa pergunta é mais relevante que a simples escolha do melhor marketing. E, de certa forma entre os três tipos citados você deve certamente, sem a menor sombra de dúvidas, focar no marketing digital e no marketing de relacionamento.

No marketing digital você irá trabalhar com todas as ferramentas que ele dispõe. Mas foque bastante no marketing inbound que, como já dissemos, visa atrair e converter leads em clientes. Isso será feito através do envio de emails, e materiais educativos, denominados aqui como marketing de conteúdo. Lembre-se seu objetivo é mostrar ao lead como seu produto pode auxiliá-lo.

Você irá então, fechar o ciclo com o marketing de relacionamento. Uma vez que você finalmente consegue converter o lead e obter um novo cliente, será necessário fidelizar o mesmo. Aí entram em ação as campanhas de fidelização, as mensagens em datas especiais e outros mimos que você deverá oferecer aos seus clientes. O que garantirá que ele manterá consumindo seus produtos.

E lembre-se de um detalhe quanto à fidelização. O suporte ao usuário não é uma ação de marketing, mas ter um suporte ao usuário de qualidade pode ser o diferencial que fará com que seus clientes voltem a consumir seus produtos e serviços.

Mas e o marketing multinível? Não posso trabalhar com ele na minha empresa?

Sim, você até pode, mas existe um problema com o marketing multinível. Trabalhar com ele em menor escala pode ser difícil. Não estamos dizendo que é impossível, mas montar uma empresa que trabalhará com este modelo de negócio exige que você tenha uma estrutura muito bem montada.

Afinal de contas, todos os seus colaboradores vão querer crescer para conseguir aumentar os rendimentos. O crescimento de uma empresa de marketing multinível pode acontecer de maneira tão rápida que pode ser que você não tenha produtos suficientes para abastecer todos os vendedores dependendo da sua taxa de crescimento.

Além disso, podemos dizer que marketing multinível define seu modelo de negócio. Será necessário estudar e entender não como o marketing multinível em si funciona. Mas como estruturar uma empresa que trabalhe desta maneira.

Por outro lado, o marketing de relacionamento não te limita. Assim como o marketing digital também não é um fator limitante. Isso porque você pode trabalhar de maneira offline. Mesmo que você também faça algumas campanhas de marketing online. O seu negócio também pode ser de vendas de produtos, serviços, consultorias. Enfim, ele não estará limitado ao tipo de marketing.

Por outro lado, é difícil pensar em uma empresa que vende serviços de manutenção e trabalha com um modelo de negócio similar ao marketing multinível. O exemplo é específico, mas ele mostra como o marketing multinível limita o modus operandi da sua empresa.

Em suma

Não podemos dizer que existe um marketing melhor que os outros, já que os três tem objetivos e propostas distintas. O marketing digital tem um certo destaque por ser um complemento do marketing de relacionamento e do marketing multinível. Agora, se você quer iniciar sua jornada no marketing digital, dê uma olhada no ville Target.

Com ele você conseguirá trabalhar em todas as etapas do marketing inbound. Tudo isso graças ao auxílio da plataforma na captação e conversão de leads. Através de páginas de captura, envio de emails, segmentação e muito mais. É isso por hoje, boa sorte e bons negócios!

automacao de marketing

Posts relacionados