(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Graças à popularização dos dispositivos móveis, os clientes consomem informações quando e onde quiserem. Diante desse cenário, surgiu o conceito de micro-momentos, um fenômeno que impôs um desafio para os profissionais de marketing.

Tudo fica mais fácil com um exemplo. Então, se uma pessoa vê um produto na TV que lhe chama a atenção, ela não pensa duas vezes: pega o celular e vai em busca de mais informações. Essa situação traduz, na prática, o que chamamos de micro-momentos.

Dependendo da informação que o cliente encontrar na pesquisa, ele pode se interessar ainda mais pelo produto e, no fim das contas, acabar comprando. Por isso, é fundamental produzir conteúdos de qualidade e relevantes para os quatro tipos de micro-momentos. Vamos falar mais deles ao longo do texto.

Conhecer a fundo esse conceito pode impulsionar seus indicadores de marketing digital. E mais importante que isso, ele ajuda a construir uma imagem positiva da sua marca, além de estreitar o relacionamento de seu público-alvo e persona.

Os quatro tipos de micro-momentos

Para ajudar os profissionais de marketing, o Google estabeleceu que existem 4 tipos de micro-momentos:

  • quero saber;
  • quero ir;
  • quero fazer;
  • quero comprar.

Afinal de contas, são várias as questões que podem levar o cliente a uma pesquisa, né? O preço do produto ou serviço, sua qualidade, a reputação da empresa ou o endereço físico onde ele pode ser encontrado. Cada um deles pode representar um tipo de micro-momento.

4 tipos de micro-momentos

Por exemplo, quando o usuário deseja saber detalhes sobre um produto específico que viu ou que alguém comentou, significa que ele está no momento “quero saber”. Por enquanto, ainda não há uma clara intenção de aquisição. Aqui, é interessante fazer conteúdos que reforcem os benefícios do produto ou serviço em questão.

Por sua vez, no micro-momento “quero ir” o cliente tem a intenção de pesquisar lojas físicas, onde o produto está disponível. Nesse momento, as empresas que alinharem seu conteúdo com estratégias de marketing local conseguem melhores resultados.

Cadastrar-se na plataforma gratuita Google Meu Negócio é uma maneira de atrair mais clientes ao seu estabelecimento comercial. Isso sem falar que é uma maneira de estar na primeira página do Google facilmente.

Há também o micro-momento “quero fazer”. Nele, o cliente deseja aprender como criar algo. Vale a pena criar conteúdos em vídeo para facilitar a compreensão dos usuários. Fazer ótimos tutoriais é uma maneira de encantar o cliente.

Por fim, o micro-momento “quero comprar” deixa claro o desejo da compra. Após passar por todas as etapas de pesquisa, a pessoa está convencida que vale a pena fazer determinada aquisição.

Nessa etapa, a pesquisa costuma ser muito mais específica. Por exemplo, “tênis de corrida masculino tamanho X marca Y”, ao invés de “tênis para treino masculino”.

Acompanhe o comportamento de busca dos clientes

Para entender em qual desses micro-momentos seu público-alvo melhor se encaixa é preciso identificar o comportamento de busca deles. O Google Search Console pode ser utilizado nessa tarefa.

comportamento de busca nos micro-momentos

Essa ferramenta fornecer um relatório que mostra os termos de busca que mais levam a sua página a aparecer no Google. É possível saber também qual a principal origem dessas pesquisas (celular, computador ou tablet). Com uma boa análise nessas palavras-chave e um cruzamento dos resultados, você consegue saber em quais micro-momentos deve focar sua estratégia.

Elabore novas estratégias e produção de conteúdo

Em seguida, os resultados de seu monitoramento precisam ser utilizados na revisão de sua estratégia para a produção de conteúdo. Entra em cena o conceito de Inbound Marketing. Seu material precisa incorporar esse perfil para aumentar as chances de sua marca chegar até o seu cliente no micro-momento correto.

micro-momentos estratégias

Verifique também se os materiais já produzidos atendem seus consumidores da forma correta. Com materiais bem produzidos, você não só será encontrado no micro momento certo como aumentará as chances de engajamento.

A importância de entender os micro-momentos

Entender a definição e as características dos micro-momentos é muito importante. Você passa a entender o seu público-alvo melhor, aumentando suas chances de impactá-los.

Diante da tendência imediatista do usuário, também existe a necessidade de satisfazê-lo na mesma velocidade e a qualquer momento. Esse tipo de postura aproxima sua marca do público e aumenta as chances de captar – e converter – novos leads. Por essa razão, utilizar de todas as formas possíveis para atender melhor o consumidor já se tornou uma tarefa inevitável.

Como estar presente em todos os micro-momentos

Parece impossível estar presente em todos os micro-momentos de todos os usuários, mas não é. Utilizando diversas ferramentas você obtém informações suficientes para saber em qual etapa da compra aquele usuário está.

presente nos micro-momentos

E para marcar presença em todos os micro-momentos, é fundamental contar com uma plataforma de automação de marketing. Nela, você segmenta sua base de contatos de acordo com o micro-momento em que cada um se encontra. Aí, pode programar envios automáticos de campanhas de email marketing para impactá-los na hora certa.

Com todos os recursos do ville Target, você consegue fazer tudo isso e muito mais. Cadastre-se agora mesmo e tire suas próprias conclusões!

automacao de marketing

Posts relacionados