(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

O mindset no marketing digital é um conceito que ganha cada vez mais importância no mercado. Apesar de ser algo abstrato e difícil de mudar, trabalhar nesse aspecto pode ser o que faltava para você começar a alcançar cada vez mais resultados em suas campanhas.

Afinal, por trás de qualquer estratégia tem um ser humano com toda a sua bagagem. E, por mais que pouca gente fale sobre isso, a sua mente e suas emoções podem influenciar tanto de forma positiva como negativa em como você trabalha.

Logo, é essencial que você encontre o equilíbrio entre a pessoa e o profissional de marketing digital. E o mindset é a maneira perfeita de começar a trabalhar nesses aspectos!

Muito mais do que uma mudança de pensamento, esse conceito é capaz de ajudar você a desenvolver as melhores práticas de trabalho no cotidiano. Além de estimular a paixão pelo que você faz, o mindset no marketing digital ajuda você a lidar com erros, desenvolver relacionamentos melhores com os seus clientes e, consequentemente, aprimorar os resultados dos seus planos de marketing.

Portanto, não deixe de acompanhar este artigo até o final para saber tudo sobre o que é mindset, quais são os princípios desse conceito e como você pode começar a mudar o seu modelo de pensamento.

Vamos lá?

O que é mindset?

A forma mais básica de traduzir o mindset é como modelo de pensamento. Ele representa as suas atitudes mentais, ou seja, os reflexos que você tem diante de situações específicas.

As pessoas têm formas naturais de reagir diante de situações pelas quais elas nunca passaram, por exemplo. Da mesma forma, existem pensamentos automáticos diante de prazos, pressões, expectativas e uma série de outras emoções que nos tiram da zona de conforto.

Por isso o mindset no marketing digital é um conceito muito importante. Quem trabalha com essa área sabe que existem uma série de habilidades que exigem inteligência emocional. Alcançar metas e objetivos pode ser uma tarefa bastante desafiadora e, portanto, é essencial que você invista na construção de um modelo de pensamento positivo.

Na obra “Mindset: A Nova Psicologia para o Sucesso”, a autora Carol S. Dweck define dois tipos de mindset: o fixo e o progressivo.

Mindset no marketing digital

O mindset fixo é aquele estagnado, que nunca muda e se aprimora. Ele é regido por uma série de pensamentos negativos e pessimistas sobre a sua própria carreira e vida pessoal.

Para que você tenha uma ideia de como o mindset fixo funciona, imagine que um cliente pediu para você realizar uma campanha de conversão no YouTube. Porém, você nunca trabalhou com a plataforma. O seu primeiro pensamento é: “eu não sou capaz de fazer isso”.

Pessoas com o mindset fixo geralmente são negativas e desistem antes mesmo de tentar. Esse tipo de atitude causa frustração. Ele pode ser o motivo pelo qual as suas campanhas nunca saem da velha “mesmice”.

Agora, o mindset progressivo deve ser o seu objetivo para revolucionar a forma como você trabalha.

O que é mindset progressivo?

Diante da mesma situação descrita acima, você poderia ter um pensamento totalmente diferente: “eu nunca trabalhei com o YouTube, mas eu vou me esforçar para aprender e realizar a campanha”.

Parece bobo, mas essa simples mudança no discurso pode fazer toda a diferença. Além de motivar a si mesmo, você com certeza mostrará confiança para os seus clientes.

Esse é o chamado mindset progressivo. Nesse caso, você começa a programar o seu cérebro para não se intimidar diante de novos desafios. E, como no mundo do marketing digital são muitas as alterações no cotidiano, é preciso sempre estar no topo do seu jogo para conseguir desenvolver soluções criativas e inovadoras.

O mindset progressivo deve ser trabalhado ao resto da vida. Além de ajudar na vida profissional, ele é capaz também de melhorar a sua vida como um todo. Por isso, podemos afirmar que todo o trabalho vale muito a pena!

Qual é a relação do mindset no marketing digital?

Você provavelmente já sabe que o marketing digital é um mercado de empreendedores. Independente de se você entrou nesse mundo para vender um produto online, se gerencia diversas campanhas de tráfego e engajamento, enfim. Todos os perfis de profissionais que trabalham com essas estratégias são empreendedores.

Mindset no marketing digital

O empreendedorismo engloba uma série de qualidades como a inovação, criatividade, liderança, coragem e etc. Todas essas habilidades estão diretamente relacionadas ao seu mindset.

Como já mencionamos acima, o seu objetivo deve ser alcançar o mindset progressivo, no qual você constantemente trabalha para aprimorar os seus modelos de pensamento.

Isso significa abandonar diversas crenças pré-definidas que tem sobre você mesmo.

Por isso, o mindset no marketing digital exige muito trabalho. Você terá que assumir riscos, policiar a forma como seu cérebro funciona e abandonar atitudes tóxicas para o seu cotidiano profissional. Mas, acredite: tudo isso vai valer a pena.

Isso porque o conformismo e o negativismo são duas das piores coisas que podem acontecer na rotina de um profissional de marketing digital. Afinal, o mercado está em constante transformação e você precisa sempre acompanhar essas tendências.

E, se você estiver acomodado, dificilmente conseguirá adaptar-se à essas mudanças.

Portanto, trabalhar o seu mindset é essencial para achar o equilíbrio perfeito do empreendedorismo e a elaboração de campanhas digitais.

Sem mais delongas, vamos apresentar algumas dicas para você começar a trabalhar nisso e se tornar um profissional ainda melhor.

Confira 5 dicas para trabalhar o mindset no marketing digital:

Formate sua mente

Quando um aparelho eletrônico, como o seu celular ou computador, começa a apresentar muitas falhas contínuas, você pensa em formatá-lo, certo? Assim, ele retorna às configurações de fábrica, antes de ser alimentado com muitas informações e dados. O resultado da formatação é que ele volta a apresentar um bom desempenho em suas funções.

Mindset no marketing digital

O mesmo acontece com o seu cérebro.

Lidar com diversas campanhas e clientes faz com que a sua mente fique sobrecarregada. Principalmente se você trabalha por longos períodos sem nenhuma pausa. Então, para que você volte a trabalhar com o mesmo entusiasmo e com a mente limpa, será preciso fazer o mesmo.

Formatar a mente significa se livrar de todas as crenças, premissas e ideias pré-concebidas que você tem sobre o seu trabalho. Aqui, vale usar qualquer coisa que faça bem a você. Vale aproveitar as férias, meditar, escrever, enfim. Existem diversas coisas que podem ajudá-lo a limpar a mente e chegar para o próximo dia de trabalho renovado.

Essa estratégia é bastante trabalhosa, mas é a melhor forma de fazer uma desintoxicação da sua mente para que você receba as novas ideias do mindset progressivo.

Alimente pensamentos positivos

Quando você começa a atuar em uma campanha de marketing digital, às vezes você percebe que os resultados não vêm tão rápido quanto você esperava. Pode demorar semanas e até meses para que uma campanha comece realmente a trazer o retorno do investimento.

Essa demora pode fazer com que os profissionais fiquem desmotivados e passem a ter pensamentos do tipo:

  • “O mercado de marketing digital é muito saturado”;
  • “Eu não sou capaz de fazer essa campanha ter sucesso”;
  • “Os meus competidores são muito melhores que eu”.

E por aí vai. Assim, você fica preso no mindset fixo e essa energia transparece em sua performance nas campanhas.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que você alimente crenças e pensamentos positivos sobre si mesmo. Ter paciência e persistir na performance faz com que, ao longo do tempo, você comece a ver resultados.

Mindset no marketing digital

Quando você perceber que está com muitos pensamentos negativos, faça uma pausa e reflita sobre o motivo desse pessimismo. Diga a si mesmo que você é capaz de alcançar as suas metas. Converse com um colega de trabalho e tente desenvolver novas soluções para acelerar o desempenho da campanha.

O importante é que você não se deixe parar por um resultado negativo.

Equilibre pensamento e ação

Apesar de tudo o que já dissemos nesse artigo, de nada adianta construir o mindset progressivo se ele não for colocado em ações. É muito importante que você consiga encontrar o equilíbrio perfeito entre o pensamento e ação, fazendo com que toda a sua confiança apareça nas estratégias elaboradas.

Assim, você evita cair no clichê da pessoa que fala muito, mas não faz nada.

Uma ótima forma de encontrar esse equilíbrio é definindo pequenas metas diárias. Por exemplo, se você cuida de uma campanha no Facebook, coloque como meta conseguir 50 curtidas a mais por dia. Quando conseguir esse objetivo, aumente o número e assim por diante.

Com o tempo, você começará a construir sua autoconfiança e saberá do poder que você tem de alcançar o sucesso.

Não tenha medo de errar

O erro faz parte de qualquer profissão. Porém, a diferença entre quem tem o mindset fixo e o mindset progressivo é como a pessoa age diante desse erro.

Você tem duas opções quado comete algum deslize: se deixar abater a aprender com o erro. Afinal, é completamente normal cometer alguns erros ao longo da sua carreira. Porém, é importante que você seja capaz de entender o que causou esse deslize e aplicar na sua vida de forma a não cometê-lo novamente.

Se você desenvolve esse mindset no marketing digital, fica muito mais fácil desenvolver soluções inovadoras. Isso porque você perde o medo de errar e sabe que, caso isso aconteça, terá muito para aprender com a situação.

Mindset no marketing digital

Isso é uma tarefa bastante difícil. Mas, para começar a investir na construção do mindset positivo, é preciso condicionar a sua própria mente para não se desesperar diante de um erro. Com o passar do tempo, você aprenderá naturalmente a lidar com esses obstáculos.

Especialize-se

Nem sempre mudar o mindset é algo que depende unicamente de você. Uma ótima forma de construir a confiança e fazer com que você se sinta capaz de conquistar novos objetivos é por meio da especialização.

Em qualquer profissão, os cursos são uma ótima forma de adquirir conhecimento e acompanhar as tendências do mercado. Portanto, pode ser uma boa ideia investir em programas que ajudam você a se manter no topo do jogo.

Estude sobre estratégias que você ainda não domina. Aprofunde seus conhecimentos em link building, gerenciamento de redes sociais, otimização de sites e o que mais você tiver interesse.

Além de se tornar um profissional cada vez mais versátil e preparado para o mercado, isso fará com que o seu cérebro comece a agir de forma mais positiva e confiante.

Se você não sabe quais os melhores cursos para a sua profissão, uma boa forma de descobrir pode ser conversando com os seus superiores. Eles terão uma ideia melhor do que você precisa para avançar em sua carreira na empresa.

Mindset no marketing digital

Finalmente, não deixe de investir também em cursos que você tem curiosidade e que podem ser hobbies para você. Lembre-se de que o aprendizado nunca é demais e você será uma pessoa mais culta, profissional e feliz quando estudar o que você ama fazer.

Além do mindset no marketing digital

Além de resetar a sua mente e começar a adotar uma atitude mais positiva e confiante na sua vida profissional, existem muitos outros fatores que ajudam a alcançar resultados em suas campanhas. Para saber quais são as melhores estratégias, é preciso ter conhecimento profundo do negócio. Além disso, você deve também estar sempre disposto a aprender e acompanhar as novas tendências.

Para saber mais sobre os benefícios do marketing digital, conte com os materiais gratuitos do ville Target. Nossas ferramentas de automação de marketing ajudam a captar e gerenciar leads, cuidar das redes sociais e criar landing pages eficientes para a sua empresa.

Você pode também contar com os nossos eBooks para saber mais sobre diversas estratégias e métricas deste universo online. Assim, fica muito mais fácil saber quais são as melhores estratégias para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais.

Acesse o site hoje mesmo para saber mais!

Ainda tem alguma dúvida sobre o mindset no marketing digital? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !