(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Dentro do seu planejamento de marketing digital, você não pode abrir mão do monitoramento de redes sociais. Isso porque um único tweet é o suficiente para colocar todo o trabalho de branding para construir uma marca forte por água abaixo.

Não acredita? Pois a Brastemp sentiu na pele o poder das redes sociais ainda em 2011, quando um cliente insatisfeito publicou um vídeo reclamando da assistência técnica da empresa. Logo, a reclamação viralizou no Twitter, alcançando milhões de pessoas.

Certamente, esse episódio arranhou um pouco a reputação da empresa e provocou uma pequena crise interna. Ao mesmo tempo, ele serviu de lição para todas as outras empresas, que começaram a fazer o monitoramento de redes sociais para evitar que isso acontecesse com elas. Viu só como é importante fazer o benchmarking no marketing digital?

 

Dados para analisar no monitoramento de redes sociais

 

Além de publicar posts para engajar seu público-alvo, você deve fazer o monitoramento de redes sociais. Isso inclui não apenas ver o que os clientes estão falando da sua marca nas redes sociais, mas também analisar os resultados de suas ações.

Lembre-se que as mídias sociais geram relatórios com muitos indicadores. Mas antes de saber quais são os principais dados para analisar, é preciso definir os objetivos de cada post.

Por exemplo, um post que leva seus seguidores para o seu site não precisa ter um grande engajamento. Aqui, é melhor que ele tenha um bom número de cliques. Agora, sim, vamos ver quais dados analisar nas redes sociais.

 

1. Alcance dos posts

 

Fique atendo à quantidade de pessoas que visualizam suas postagens. Analisar esse dado dá uma dimensão do público que efetivamente vê suas postagens.

 

monitoramento de redes sociais alcance

 

Aqui, é muito importante lembrar que a mudança de algoritmo do Facebook diminuiu o alcance das publicações das fanpages. Por isso, não entre em desespero se o alcance dos seus posts caiu de uns meses para cá.

 

2. Cliques

 

As principais redes sociais fornecem o número de cliques nos links que cada publicação recebeu. Então, quando você divulga um post do seu blog ou uma página de venda do seu e-commerce, analisar a taxa de clique é fundamental.

 

3. Engajamento

 

Quando sua publicação gera muitos reações (likes), comentários e compartilhamentos, dá para concluir que ela chamou atenção do lead. Para isso, o post deve ser interessante e focado no seu público-alvo.

 

monitoramento de redes sociais engajamento

 

Trata-se de um dado muito importante. Isso porque redes sociais, como Instagram e Facebook, facilitam a visualização de posts de páginas que tem maior interação com os usuários. Então, quando mais o lead curtir, mais seu conteúdo vai aparecer para ele.

 

4. Menções

 

Muita atenção às menções, sejam elas positivas ou negativas. Elas podem acontecer fora do seu perfil. Então, veja a dimensão dos posts que mencionam a sua marca, quantas pessoas curtiram e compartilharam. Analise o que aconteceu de forma imparcial.

Se a publicação é positiva, agradeça esse cliente e pergunte se você pode compartilhar a publicação. Você pode usá-la como uma prova social no marketing de seus negócios.

Por outro lado, uma menção negativa exige mais cuidado. Perceba o tamanho do problema e tente resolver a questão que ela vire uma grande bola de neve.

 

5. Análise dos seguidores

 

Saiba quem segue você! Descubra o como se comporta o público-alvo e persona da sua empresa. Dessa forma, você consegue alinhar as campanhas de acordo com o que seus seguidores mais curtem.

Dá para adaptar seu conteúdo aos perfis que descobrir e ainda segmentar as postagens, mostrando sempre o que eles querem ver e gerando maior engajamento.

 

6. Verifique os comentários

 

Leia tudo e tire dali inspirações para postagens futuras. Além de saber as queixas e elogios. Pergunte coisas e interaja com eles. Não se reprima e responda tudo, até mesmo as críticas mais pesadas. Ao fazer isso, você mostra para todos que está preocupado com a satisfação de seus clientes.

Essa é uma possibilidade de criar um relacionamento e mostrar que se importa. Isso conta muitos pontos!

 

Ferramentas para fazer o monitoramento de redes sociais

 

Existem uma série de ferramentas que ajudam a fazer o monitoramento de redes sociais. Algumas dessas ferramentas, além de gerar dados, possibilitam que você responda um usuário dentro da própria plataforma.

 

1. Scup

 

Sabendo que é impossível acompanhar tudo o que acontece nas redes sociais por conta própria, é preciso contar com uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, como o Scup. Com ela, você cadastra palavras-chave que quer acompanhar em todas as redes sociais.

Nisso, a plataforma online rastreia todos os posts públicos com essas palavras-chave e apresenta todos os resultados. Aí, compete a você classificar as publicações como “positivo”, “neutro” ou “negativo”.

 

monitoramento de redes sociais scup

 

Por fim, o Scup exibe estatísticas e gráficos correspondentes. Você pode fazer um teste gratuito por sete dias. O plano básico custa a partir de 500 reais.

 

2. Klout

 

Essa ferramenta realiza um cruzamento de dados de todos os seus perfis sociais para estabelecer se você é influente ou não nessas plataformas. De modo geral, o Klout analisa quais são os seguidores que mais interagem com suas publicações e quais conteúdos têm mais poder de influência.

Por fim, a ferramenta ainda dá dicas de como tornar seus perfis cada vez melhores.

 

3. Google Analytics

 

Uma das principais informações fornecidas pelo Google Analytics é a quantidade de pessoas que visitaram seu site a partir de um post em rede social. Em outras palavras, a ferramenta do Google mostra a qualidade de suas publicações.

 

4. ville Target

 

Essa ferramenta não necessariamente trabalha com o monitoramento de redes sociais, mas o ville Target tem diversos recursos que economizam seu tempo no dia a dia.

 

monitoramento de redes sociais ville target

 

Entre eles, podemos destacar o agendamento de posts nas redes sociais. Essa funcionalidade permite que você programe todos os posts do mês no Facebook, Instagram e Twitter de uma só vez. Aí, sobra mais tempo para você se preocupar com o monitoramento.

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados